Agora que me tenho dedicado alguma coisa a estudar o MX-5, surgiram-me algumas dúvidas.
1. Bancos.
Apoio lateral dos bancos "normais" é suficiente ou manifestamente pouco?
A pele parece-me muito plástica/com brilho e parece ganhar folga rapidamente (vejo isso em carros com poucos kms), confirmam isso?
Daí que a pergunta seguinte é...vale a pena gastar 2k nos bancos reccaro só pelo apoio? A pele é de melhor qualidade?
2. Escape desportivo
Recomendam o oficial da linha de acessórios? Ou outro?
3. Em caso de ir para um usado/viatura de serviço, qual é o Model Year cut-off que vocês acham que valha a pena. Digo isto porque já percebi que foi havendo umas melhorias como a regulação em profundidade do volante ou até os "níveis" de abertura das portas dianteiras!
4. Apple CarPlay a partir de qual MY? É retrofitável nos anteriores?
5. É possível ter LSD como acessório no 1.5? Pelo que percebi houve mercados onde os 1.5 o podiam ter?!
Obrigado!
Ora bem, a minha opinião:
1 - Acho o apoio lateral dos bancos que o meu tem mais do que suficiente, vou bem encaixado, não sei se os bancos inferiores ao Excellence são iguais mas julgo que sim. Eu como sou gordo não sei se encaixaria bem nos reccaro desportivos e se não me ia sentir desconfortável depois de fazer muitos km de seguida. Em termos de aspecto adoro os Recaro.
A pele dos bancos é fraca, curiosamente o meu até nem parece muito mau no que respeita a essa folga que dizes e já vi noutros carros, nota-se bem o desgaste na almofada lateral onde se roça para entrar e sair do carro, mas eu também graças à minha "formosura" não sou muito ágil [

]
2 -Toda a gente fala bem do Cobalt, pelo que eu não gastaria dinheiro a mais por aquele que a Mazda vende, e primeiro andava uns km valentes com o carro para ver se o som stock não agrada. [

]
3- Quanto mais recente melhor, isso do volante acho que foi só a partir dos de 2019 e foi nesse ano que o motor passou a ter mais 1 cv, mas dizem que é mais eficiente e faz mais 500 RPM por minuto, nunca experimentei um desses para ver a diferença. O meu é de 2018 e tem isso dos níveis de abertura de porta, não sei quando foi introduzido...
4 - Acho que em Portugal o Car Play não é de série em nenhum. O Retrofit penso que dá para fazer em todos, fiz no meu e ficou por cerca de 220-230€ para quem usa o carro para passear por locais desconhecidos como eu faço poder usar o Google Maps é uma maravilha. Mas tem mais vantagens sem ser os mapas por exemplo o Apple Music funciona muito bem.
5 - Isso não posso ajudar, julgo que sim é possível montar à posterior porque tal como tu tenho ideia que houve essa opção nalguns mercados.
Já agora uma opinião pessoal, se gostas assim tanto do Alpine aposta nesse [

]
Até pode ser que poupes dinheiro a médio longo prazo porque não perdes o valor de retomar o MX-5 em troca do Alpine. [

]
E eu até nem sou grande fã do Alpine, apesar de saber que é muito bom, acho que preferia um MX-5 2.0 do que um Alpine e ainda ficava com muitos trocos para a gasolina...presentemente quem me tira o factor cabrio, tira-me tudo. [

]