Mazda Mx5

O A110 é uma loucura financeira. Não tenho como racionalmente justificar aquilo mesmo que o "pudesse" comprar. É só alarmes a soarem na minha cabeça [s)] [s)]

O MX-5 custa menos de metade. Mas o mais importante é poder ser encaixado fiscalmente [;)]. E é descapotável (valorizo isso).

Além de me parecer ter um bom mercado de 2ª mão: no caso de me arrepender não ficaria tão entalado.

Se for o 2.0 não, porque as novas regras fizeram disparar o PVP para os 46.000€.

Sim, o mercado de usados para o Mx5 é muito dinamico

O meu tem dificuldade em aguentar as mudanças mais altas abaixo das 2000 rpm, mas ainda tem poucos Km. Espero que melhore.

15 a 20mil km.

O meu foi assim; consegui vender o ano passado para cidade o 1.5 90cv do mazda2 ao meu cota para deixar os diesel e queixou-se do mesmo até ter 15mil km.

A 6ª velocidade no 1.5 é muito longa, para ajudar nos consumos. A velocidade máxima é claramente obtida em 5ª velocidade.
Não me refiro a isso. Refiro-me a circular abaixo das 2000 rpm numa mudança alta a velocidade mais ou menos constante.

A 6a do MX5 faz 40 Km/h por cada 1000 rpm, exactamente o mesmo que a 5a do meu antigo Civic 1.5.
Há uma subida ao pé de casa que fazia no Civic a 60 Km/h em 5a sem problemas. Teoricamente o MX5 devia conseguir fazer o mesmo em 6a, pois tem a mesma relação. Na prática, até a 5a morre. Tenho de meter 4a.

Última edição:
Não me refiro a isso. Refiro-me a circular abaixo das 2000 rpm numa mudança alta a velocidade mais ou menos constante.

A 6a do MX5 faz 40 Km/h por cada 1000 rpm, exactamente o mesmo que a 5a do meu antigo Civic 1.5.
Há uma subida ao pé de casa que fazia no Civic a 60 Km/h em 5a sem problemas. Teoricamente o MX5 devia conseguir fazer o mesmo em 6a, pois tem a mesma relação. Na prática, até a 5a morre. Tenho de meter 4a.

O teu MX-5 é um RF, certo? Está stock?

Essa comparação com o Civic 1.5 é realmente estranha. Presumindo que se trata do Civic 1.5 de 115cv (6ª geração, 1996-2000), este até tem uma desmultiplicação maior em 5ª velocidade (faz 40,2Km/h às 1000 rpm) que o MX-5 1.5 em 6ª (que faz 39,6 Km/h em 1000 rpm). Tendo o MX-5 um maior binário máximo (e obtido a uma rotação inferior), maior potência e sendo apenas ligeiramente mais pesado, não seria de esperar ter mais dificuldade que o Civic nesse exercício que referes.

Última edição:
Aqui vai. Vou começar pelo meu anterior 1.5 que estava muito "optimizado", o motor estava muito bem rodado, fazia quase 150 cv, e tinha um set-up de afinações da suspensão com as sways da RBE que o amarravam de forma soberba ao solo. Do grupo de Mx5 (amigos) onde somos uns 20 e tais, era o que tinha melhores performances.

Julgo que tem a ver com a praticamente ausencia de "body roll" a que estava habituado no 1.5L. Afinações das barras estabilizadoras [;)]

O André quer é o novo Alpine! [:p]

Esse 1.5 devia estar bastante 'radical', muitíssimo longe da configuração stock... Se há coisa que salta instantaneamente à vista quando se puxo um pouco mais pelo 1.5 stock é precisamente o body roll.

O 2.0 184 deve ser qualquer coisa, tenho pena de não experimentar.

Esse 1.5 devia estar bastante 'radical', muitíssimo longe da configuração stock... Se há coisa que salta instantaneamente à vista quando se puxo um pouco mais pelo 1.5 stock é precisamente o body roll.

Para isso é que servem as sway bars...

Não é preciso uma afinação radical.
O meu tem as Sway bars e não estão sequer afinadas para o mais hardcore, aquilo tem 3 níveis de afinação e o meu está no intermédio e o body roll pura e simplesmente desapareceu, é uma diferença da noite para o dia e o carro teve uma perda de conforto muito ligeira, a minha mulher que é "conforto-maniaca" diz que nem dá pela diferença, eu que ando com o carro todos os dias notei a diferença mas valeu bem a pena a troca.

O meu tem dificuldade em aguentar as mudanças mais altas abaixo das 2000 rpm, mas ainda tem poucos Km. Espero que melhore.

Como já responderam, vai melhorar.
No meu também noto agora o carro com mais "força" em baixas e até mesmo nas subidas em AE por exemplo, falaram aí a partir dos 15k - 20k km mas até acho que notei as diferenças mais cedo mas não sei precisar, talvez a partir dos 10k km :confused:.
O teu vai com quantos km?

Não é preciso uma afinação radical.
O meu tem as Sway bars e não estão sequer afinadas para o mais hardcore, aquilo tem 3 níveis de afinação e o meu está no intermédio e o body roll pura e simplesmente desapareceu, é uma diferença da noite para o dia e o carro teve uma perda de conforto muito ligeira, a minha mulher que é "conforto-maniaca" diz que nem dá pela diferença, eu que ando com o carro todos os dias notei a diferença mas valeu bem a pena a troca.

Essas Sways são o melhor upgrade para esse carro, e o dinheiro mais bem empregue! [:cool:]

O teu MX-5 é um RF, certo? Está stock?

Essa comparação com o Civic 1.5 é realmente estranha. Presumindo que se trata do Civic 1.5 de 115cv (6ª geração, 1996-2000), este até tem uma desmultiplicação maior em 5ª velocidade (faz 40,2Km/h às 1000 rpm) que o MX-5 1.5 em 6ª (que faz 39,6 Km/h em 1000 rpm). Tendo o MX-5 um maior binário máximo (e obtido a uma rotação inferior), maior potência e sendo apenas ligeiramente mais pesado, não seria de esperar ter mais dificuldade que o Civic nesse exercício que referes.
Exactamente. Mas na realidade é o que se passa. E o RF é mais leve que o Civic, pois os pesos anunciados antigamente não incluíam o condutor.

Há qualquer coisa de especial nos motores Honda... Do ralenti até ao redline, sempre uma finesse invejável.
Não é a primeira desilusão que apanho com motores supostamente iguais ou melhores, de outras marcas.

Última edição:
Nunca percebi. Mas os experts dizem que é o body roll que mantem o user friendly universal do carro, e que o torna tão fácil de conduzir para qualquer condutror, porque o mx5 não foi pensado como um racing car. Quem o quer assim mudifica-o, por isso há tanta oferta de melhorias para o carro

Por exemplo as sways que coloquei no meu 1.5 mudaram completamente o carro. O body roll desapareceu por completo, o carro curvava sobre carris, mas aquela frente ao andar depressa precisava de precisão e tacto para perceber quando o carro chegava ao seu limite. Lembro-me que as primeirras voltas que dei com elas num track day em Palmela, estava 2 segundos atrás dos outros ND´s, até perceber como tinha que inserir a frente do carro, no final acabei com o terceiro tempo, a dois ou tres décimos de segundo do "prof" [;)]

Em sintese, as sways devolvem-te um carro com limites mais alargados, mas a velocidades elevadas com reações mais "imediatas". Por exemplo com as afinações que o carro do msantos tem (intermédias) o carro dele quando começar a sair, a frente é a primeira a avisá-lo. Com as sways originais, é a traseira a primeira a escorregar.

Agora que me tenho dedicado alguma coisa a estudar o MX-5, surgiram-me algumas dúvidas.

1. Bancos.
Apoio lateral dos bancos "normais" é suficiente ou manifestamente pouco?
A pele parece-me muito plástica/com brilho e parece ganhar folga rapidamente (vejo isso em carros com poucos kms), confirmam isso?
Daí que a pergunta seguinte é...vale a pena gastar 2k nos bancos reccaro só pelo apoio? A pele é de melhor qualidade?

2. Escape desportivo
Recomendam o oficial da linha de acessórios? Ou outro?

3. Em caso de ir para um usado/viatura de serviço, qual é o Model Year cut-off que vocês acham que valha a pena. Digo isto porque já percebi que foi havendo umas melhorias como a regulação em profundidade do volante ou até os "níveis" de abertura das portas dianteiras!

4. Apple CarPlay a partir de qual MY? É retrofitável nos anteriores?

5. É possível ter LSD como acessório no 1.5? Pelo que percebi houve mercados onde os 1.5 o podiam ter?!

Obrigado!

Última edição:
Não choro nem um cêntimo o dinheiro que custaram, ainda por cima trouxeram uma garrafa de vinho de oferta extra. [:D]

[:p][:D]

Ou me engano muito ou ter que mandar vir outras!

Mas antes disto vou ter que experimentar o do João, que tem pack sport e levou agora as molas desportivas da Mazda. Quero ver primeiro [;)]

Estudaste bem, fizeste as perguntas certas e não perguntaste pelo 124 [:D]

Só fiz um curto TD num ND há uns 2 anos e não te posso ajudar muito, mas do que me lembro de ver e ler:

1 - o apoio lateral é normal, e chega para quem não for muito forte.
A qualidade da "pele" é má, o @msantos já se queixou.

2 - o @semilha tem um escape da Cobalt e tá muito satisfeito e foi barato, então comparado com uma Akrapovic: https://forum.motorguia.net/diario-...rt-zc33s-yamaha-mt-07-o-trio-japones-102.html

3 - Os de 2019, porque os de 2020 subiram bastante de preço.

4 - O @msantos colocou no dele posteriormente. Acho que o dele é de 2018, pelo que os de 2019 já devem trazer de série.

5 - Desconheço.

Agora que me tenho dedicado alguma coisa a estudar o MX-5, surgiram-me algumas dúvidas.

1. Bancos.
A pele parece-me muito plástica/com brilho e parece ganhar folga rapidamente (vejo isso em carros com poucos kms), confirmam isso?
Daí que a pergunta seguinte é...vale a pena gastar 2k nos bancos reccaro só pelo apoio? A pele é de melhor qualidade?

2. Escape desportivo

3. Em caso de ir para um usado/viatura de serviço, qual é o Model Year cut-off que vocês acham que valha a pena. Digo isto porque já percebi que foi havendo umas melhorias como a regulação em profundidade do volante ou até os "níveis" de abertura das portas dianteiras!

5. É possível ter LSD como acessório no 1.5? Pelo que percebi houve mercados onde os 1.5 o podiam ter?!

Obrigado!

A minha opinião é esta:

Um Excelence com os bancos Recaro e molas Sport. Se o conseguires no mercado de usados ou nos demos dos concessionários, melhor ainda.

CarPlay só nas versões de 2020, o meu é de Outubro de 2019 e trás apenas a pré-instalação (são 250€) para fazer as ligações. Regulações do volante, já estão nas versões de 2019.

Os bancos de pele no excelencee são demasiado "escorregadios", no meu 1.5 Evolve navi, tinha-o os normais em tecido e sempre achei suficiente o apoio lateral.

Escape desportivo para um daily é cansativo, principalmente se fizeres muita AE. Com este dinheiro monta-lhe umas sways reguláveis, é o melhor upgrade que farás ao carro [:p]

Autoblocante que saiba não exste nas opções em PT, podes mandar vir dos EUA e montar cá. Prepara 1500€, cheguei a avaliar esta questão para o meu 1.5

Última edição:

1. Bancos.

2. Escape desportivo

Obrigado!

Ora bem, a minha opinião:
1 - Acho o apoio lateral dos bancos que o meu tem mais do que suficiente, vou bem encaixado, não sei se os bancos inferiores ao Excellence são iguais mas julgo que sim. Eu como sou gordo não sei se encaixaria bem nos reccaro desportivos e se não me ia sentir desconfortável depois de fazer muitos km de seguida. Em termos de aspecto adoro os Recaro.
A pele dos bancos é fraca, curiosamente o meu até nem parece muito mau no que respeita a essa folga que dizes e já vi noutros carros, nota-se bem o desgaste na almofada lateral onde se roça para entrar e sair do carro, mas eu também graças à minha "formosura" não sou muito ágil [:D]

2 -Toda a gente fala bem do Cobalt, pelo que eu não gastaria dinheiro a mais por aquele que a Mazda vende, e primeiro andava uns km valentes com o carro para ver se o som stock não agrada. [;)]

3- Quanto mais recente melhor, isso do volante acho que foi só a partir dos de 2019 e foi nesse ano que o motor passou a ter mais 1 cv, mas dizem que é mais eficiente e faz mais 500 RPM por minuto, nunca experimentei um desses para ver a diferença. O meu é de 2018 e tem isso dos níveis de abertura de porta, não sei quando foi introduzido...

4 - Acho que em Portugal o Car Play não é de série em nenhum. O Retrofit penso que dá para fazer em todos, fiz no meu e ficou por cerca de 220-230€ para quem usa o carro para passear por locais desconhecidos como eu faço poder usar o Google Maps é uma maravilha. Mas tem mais vantagens sem ser os mapas por exemplo o Apple Music funciona muito bem.

5 - Isso não posso ajudar, julgo que sim é possível montar à posterior porque tal como tu tenho ideia que houve essa opção nalguns mercados.

Já agora uma opinião pessoal, se gostas assim tanto do Alpine aposta nesse [:cool:]
Até pode ser que poupes dinheiro a médio longo prazo porque não perdes o valor de retomar o MX-5 em troca do Alpine. [:D]

E eu até nem sou grande fã do Alpine, apesar de saber que é muito bom, acho que preferia um MX-5 2.0 do que um Alpine e ainda ficava com muitos trocos para a gasolina...presentemente quem me tira o factor cabrio, tira-me tudo. [:D]

Voltar
Superior