Mazda Mx5

LuisMiguelC,

Como todos os MX5 o teu tem os alinhamentos todos errados, vêm todos assim pelo que te sugiuro que vás a um centro mandar colocar os alinhamentos todos certos:

Normalmente são estes que toda a gente usa para manter o comportamentop do carro o mais neutro possivel:

alinhamento à frente,
caster 7.5/8, camber -1, convergencia 0.07
Alinhamento atras,
camber -1.6, convergencia 0.07
A convergencia é por roda

Alinho sempre os meus carros em Belas na Expo pneu

Última edição:
Não me informaram disso, não. Pensei que estivesse a comprar um carro fabricado este ano. Aliás, tinham um igual em exposição e não mo quiseram vender por ser de exposição e que viria este do Porto. Afinal...

Os vossos também cheiraram a queimado no 1o dia? O meu cheirou e disseram do stand que era normal, mesmo noutros Mazda e que passaria ao fim de 2 ou 3 dias.

O meu CX-30 recebido na 2ª feira cheirou muito a queimado no primeiro e segundo dias, agora já passou. Já tinha lido online que são assim. Nas motas isso também é bastante normal, portanto não estranhei, mas é um cheiro forte e pode fazer impressão.

Quanto aos quilómetros do carro, não acho nada demais. Eu levantei o meu com 13 km, mas a inspecção e preparação antes da entrega foi feita aos 9 km. Depois deram uma volta pela zona industrial para garantir que estava tudo bem, e só aí meteram mais 4 km. Quando peguei no carro vim directo para casa, que é na vila ao lado. É um percurso pequeno, e quando cá cheguei já ia com 20 e muitos kms. Portanto terei feito mais uns 15. É muito fácil fazer trajectos curtos e rapidamente chegar aos 20 e tal km. Basta terem o ponto de embarque/desembarque no camião a 10 km do stand, mais outros 10 no Porto entre o depósito e o camião, e já lá estás.

Em relação ao telemóvel do "Hugo" também não acho muito grave, provavelmente tiveram que actualizar software e usaram o telemóvel do mecânico para testar, já aí no stand, e esqueceram-se de o apagar. No meu CX-30 mandaram um email com um link para o site da Mazda, enquanto eu esperava pelo carro chegar, onde podia escolher os parâmetros todos do rádio: estações favoritas, linguagem do sistema, etc. Quando me entregaram o carro já estavam esses parâmetros todos configurados e prontos a usar, fizeram isso no stand por mim.

E em relação ao ano de fabrico também é uma situação muito normal, o meu CX-30 tinha chegado há pouco tempo do Japão, ainda estava no Porto de Antuérpia à espera de ser trazido para a Holanda quando o encomendei no início de Abril. Quando chegou vi o papel no vidro, e a semana de fabrico era a semana 38 de 2020 (meados de Setembro de 2020). E é um modelo 2021, facilmente verificado por alguns pormenores e equipamento que o modelo 2020 não tinha.

Portanto parece-me tudo relativamente normal, não stresses. E boa sorte, é um carro bem catita! [:cool:]

P.S. -> em relação ao teu Fiat com 1 km, sabes que eles podem fazer 2 ou 3 resets ao conta quilómetros total com as ferramentas da marca, não sabes? [;)]

Última edição:
E entretanto já ontem fui buscar o carro.

Está quase tudo muito bem mas há coisas que estão a manchar a experiência: o carro já tinha 28Km (acho muito, o Fiat foi-me entregue com 1Km), tinha um iPhone de um Hugo qualquer emparelhado (a pessoa que o conduziu no Porto até ao camião?) e já chegou a Portugal a 24 de Julho de 2020.

Sinto que estou a comprar semi novo e não novo. Tenho que acordar uma muda de óleo de cortesia ao fim de 2 ou 3mil Km para compensar o tempo que passou até ser matriculado.

Gostei mais de conduzir o cinzento de test drive que tinha 72Km: julgo que a manete abanava menos em ponto morto (mas as mudanças custavam mais a entrar) e a direção transmitia mais confiança junto ao ponto médio. Esta está... leve. Ou tem pressão a mais nos pneus ou o alinhamento está fora dos parâmetros.

Tenho que ir ver isso.

De resto, é fantástico! Excelente motor e caixa, óptimo som de motor e de escape, sólido. E passa em lombas como nenhum outro carro que possuí. Parece deslizar para fora delas, sem a frente afundar antes de recuperar. Muito muito confortável!

Os miúdos na rua olham e acenam... É impossível sentir-me triste ou em baixo aos comandos deste carro. É uma catarse: os problemas da vida desaparecem por momentos.

Agora tenho que me habituar à frente bojuda e ganhar algum kit de unhas que o Punto não me exigia.

Parabéns pela máquina nova!

A Mazda costuma fazer uma ou duas encomendas de MX-5 por ano. Mandam vir logo uma série de unidades nas configurações mais vendidas. Talvez para se precaverem contra aumentos de preços e reduzirem o tempo de espera do cliente.

Para evitar isso só encomendando à fábrica e esperando. Foi o que eu fiz (a configuração que queria também não existia em stock). Levantei-o com 6 Km, o que me parece razoável dado ter de rodar da linha de montagem até ao barco, depois do barco até ao camião ou comboio, etc.

Dito isto, tenta focar-te no positivo: tens um belo carrinho!

Última edição:
LuisMiguelC,

Como todos os MX5 o teu tem os alinhamentos todos errados, vêm todos assim pelo que te sugiuro que vás a um centro mandar colocar os alinhamentos todos certos:

Normalmente são estes que toda a gente usa para manter o comportamentop do carro o mais neutro possivel:

alinhamento à frente,
Alinhamento atras,

Viva! Muito obrigado pela ajuda. Calha mesmo bem porque é perto de onde vivo. Uma amiga minha leva la o Twingo dela e fala muito bem desse local pelo bom serviço e o facto de lidarem com grandes máquinas. A ver se la passo amanhã. [;)]

O meu CX-30 recebido na 2ª feira cheirou muito a queimado no primeiro e segundo dias, agora já passou. Já tinha lido online que são assim. Nas motas isso também é bastante normal, portanto não estranhei, mas é um cheiro forte e pode fazer impressão.

Quanto aos quilómetros do carro, não acho nada demais. Eu levantei o meu com 13 km, mas a inspecção e preparação antes da entrega foi feita aos 9 km. Depois deram uma volta pela zona industrial para garantir que estava tudo bem, e só aí meteram mais 4 km. Quando peguei no carro vim directo para casa, que é na vila ao lado. É um percurso pequeno, e quando cá cheguei já ia com 20 e muitos kms. Portanto terei feito mais uns 15. É muito fácil fazer trajectos curtos e rapidamente chegar aos 20 e tal km. Basta terem o ponto de embarque/desembarque no camião a 10 km do stand, mais outros 10 no Porto entre o depósito e o camião, e já lá estás.

Em relação ao telemóvel do "Hugo" também não acho muito grave, provavelmente tiveram que actualizar software e usaram o telemóvel do mecânico para testar, já aí no stand, e esqueceram-se de o apagar. No meu CX-30 mandaram um email com um link para o site da Mazda, enquanto eu esperava pelo carro chegar, onde podia escolher os parâmetros todos do rádio: estações favoritas, linguagem do sistema, etc. Quando me entregaram o carro já estavam esses parâmetros todos configurados e prontos a usar, fizeram isso no stand por mim.

E em relação ao ano de fabrico também é uma situação muito normal, o meu CX-30 tinha chegado há pouco tempo do Japão, ainda estava no Porto de Antuérpia à espera de ser trazido para a Holanda quando o encomendei no início de Abril. Quando chegou vi o papel no vidro, e a semana de fabrico era a semana 38 de 2020 (meados de Setembro de 2020). E é um modelo 2021, facilmente verificado por alguns pormenores e equipamento que o modelo 2020 não tinha.

Portanto parece-me tudo relativamente normal, não stresses. E boa sorte, é um carro bem catita! [:cool:]

P.S. -> em relação ao teu Fiat com 1 km, sabes que eles podem fazer 2 ou 3 resets ao conta quilómetros total com as ferramentas da marca, não sabes? [;)]

Olá Kijk,

Quanto ao reset aos quilómetros não sabia disso. O peixe que sempre me venderam é que não podiam retirar quilómetros, apenas colocar mais se necessário (na compra de um odómetro usado, por exemplo).

Há umas semanas conduzi um Tipo Cross Firefly que marcava mesmo 0Km. Deixei-o com 1Km [:D], foi só dentro do recinto da Motor Village.

Entretanto - e esta informação é importante para mim - percebi o motivo dos 28Km. O carro foi trazido do Porto de camião até Almada, onde teve uma verificação. Marcava nessa altura 10Km segundo a documentação entregue. Depois veio a rodar desde Almada até Barcarena, tendo assim acumulado os outros 18Km, para o total de 28Km.

Hoje fui ao carro e já não me pareceu abanar tanto a manete, estando semelhante ao MX-5 que conduzi. Resta apenas a questão da direção leve ao centro, que já vou tentar resolver amanhã.

Obrigado pelo testemunho no que que às datas e quilómetros diz respeito. [;)]

Parabéns pela máquina nova!

A Mazda costuma fazer uma ou duas encomendas de MX-5 por ano. Mandam vir logo uma série de unidades nas configurações mais vendidas. Talvez para se precaverem contra aumentos de preços e reduzirem o tempo de espera do cliente.

Para evitar isso só encomendando à fábrica e esperando. Foi o que eu fiz (a configuração que queria também não existia em stock). Levantei-o com 6 Km, o que me parece razoável dado ter de rodar da linha de montagem até ao barco, depois do barco até ao camião ou comboio, etc.

Dito isto, tenta focar-te no positivo: tens um belo carrinho!

Nao fazia ideia que as encomendas fossem tão espaçadas no tempo. Eles bem me queriam vender um Excellence. A minha ideia sempre foi um Evolve mas apenas porque o dinheiro não estica. O stand resolveu a questão da diferença de valores e tornou-se um “no brainer”: sem dúvida que prefiro um Excellence e o equipamento que tem a mais.

Tenho mais 3 questões a colocar e espero que não me levem a mal por abusar da vossa boa vontade. Sempre tive italianos e la em casa também só há Fiats, pelo que há muitas coisas para as quais não estou alerta.

1a - o pedal da embraiagem dos vossos MX-5 ND também transmite uma espécie de pequeno estalido a cerca de meio do curso do pedal? Não é nada de especial, mas reparei nisso.

2a - quando desligam o carro, ouvem uma espécie de estalo uns segundos depois, vindo da parte de trás do carro? Será a bomba de combustível a despressurizar? É bastante audível.

3a - no porta luvas central vinham 2 peças de plástico para colocar na parte de baixo do carro e ainda vinha uma 3a, de plástico da cor da carroçaria que não sei que utilidade poderá ter. As de plástico preto, colocaram nos vossos carros, ou já vinham colocadas?

Obrigado pela vossa ajuda. A sério!

EDIT: Já encontrei a resposta para as peças pretas. O Google é meu amigo: https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=635989

Última edição:
Nao fazia ideia que as encomendas fossem tão espaçadas no tempo. Eles bem me queriam vender um Excellence. A minha ideia sempre foi um Evolve mas apenas porque o dinheiro não estica. O stand resolveu a questão da diferença de valores e tornou-se um “no brainer”: sem dúvida que prefiro um Excellence e o equipamento que tem a mais.

Sim, eles empurram o Excellence porque é dessa versão que fazem stock. Eu mandei vir um Evolve por gostar mais dos acabamentos em preto, compartimento do motor e pára-brisas mais limpos, etc. Pelo preço é como dizes, acaba por não compensar.

É como que uma profecia auto-realizada. Fazem stock da versão Excellence porque é a mais vendida. Como têm Excellence em stock, empurram as pessoas para essa versão, fazendo com que seja a mais vendida. E está o ciclo completo! [:D]

Tenho mais 3 questões a colocar e espero que não me levem a mal por abusar da vossa boa vontade. Sempre tive italianos e la em casa também só há Fiats, pelo que há muitas coisas para as quais não estou alerta.

1a - o pedal da embraiagem dos vossos MX-5 ND também transmite uma espécie de pequeno estalido a cerca de meio do curso do pedal? Não é nada de especial, mas reparei nisso.
Não (ou pelo menos, nunca reparei). Cheguei a ter noutro carro, algo que resolvi lubrificando o veio da bomba de embraiagem. Não sei se será esse o caso aqui.

2a - quando desligam o carro, ouvem uma espécie de estalo uns segundos depois, vindo da parte de trás do carro? Será a bomba de combustível a despressurizar? É bastante audível.
Nunca reparei em nada. Será isto? https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=714922

3a - no porta luvas central vinham 2 peças de plástico para colocar na parte de baixo do carro e ainda vinha uma 3a, de plástico da cor da carroçaria que não sei que utilidade poderá ter. As de plástico preto, colocaram nos vossos carros, ou já vinham colocadas?

Os dois ralos de borracha preta servem para tapar uns orifícios na parte inferior do carro, que presumo sejam usados no transporte.
O meu trazia-os no pequeno compartimento por baixo do apoio de braço.
Em princípio deveriam ser instalados durante o processo de preparação para entrega ao cliente (eu pedi para mo entregarem sem preparação).

Trazia também os centros das jantes, os tapetes, e a antena, na mala (items cuja instalação também faz parte da preparação).

Não me lembro de nenhuma peça de plástico colorido como referes. Pode eventualmente ser uma adição recente. Se colocares uma foto talvez se consiga perceber onde é suposto encaixar.

ps: como já estás certamente a reparar, o miata.net é um mundo de informação! :) A comunidade e o suporte aftermarket são na minha opinião duas das melhores coisas da experiência de ter um MX-5.

Última edição:
Esse barulho ao desligar o carro parece-me ser simplemente vibrações do motor a parar, transmitidas ao sistema de escape (guiando-me pelos 2 vídeos no fórum do link to MSchumacher).

Obrigado pela vossa ajuda. A sério!

EDIT: Já encontrei a resposta para as peças pretas. O Google é meu amigo: https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=635989
Estalos vindos da parte de trás depois de desligar o carro... Não será simplesmente o escape a começar a arrefecer?

LuisMiguelC,

alinhamento à frente,
Alinhamento atras,

Caro 330i,

Porque razão colocas te um camber negativo superiores na traseira e uma diferença tão grande? Porque esta rebaixado é não consegues mais camber com um caster de 8?
Amanhã vou alinhar o meu uma vez que ainda vou demorar a colocar molas.
Estou a pensar neste setup , quero o caster o mais alto possível para ter um melhor feeling de direcção.
3e350665105b7a5387c72807bc349882.jpg

Caro 330i,

Porque razão colocas te um camber negativo superiores na traseira e uma diferença tão grande? Porque esta rebaixado é não consegues mais camber com um caster de 8?
Amanhã vou alinhar o meu uma vez que ainda vou demorar a colocar molas.
Estou a pensar neste setup , quero o caster o mais alto possível para ter um melhor feeling de direcção.
3e350665105b7a5387c72807bc349882.jpg

Porque gosto de um carro muito neutro de frente, mas mais solto no trem posterior. [;)]

E porque é o set-up que tinha no meu anterio ND1, e estava muito habituado às suas reações. E neste ND2 tenho jantes maiores e pneus mais largos, estou a usar 215/ 45/17 PS4

Humm,
A flying miata recomenda o máximo de camber possível para caster a 8, e iguail a valor frente e trás.
O Dave Coleman recomenda o max de caster, essa vai ser a minha prioridade.
Depois vou ter de voltar a alinhar quando rebaixar, aí devo ficar por 1.2 de camber max a frente.

Humm,
A flying miata recomenda o máximo de camber possível para caster a 8, e iguail a valor frente e trás.
O Dave Coleman recomenda o max de caster, essa vai ser a minha prioridade.
Depois vou ter de voltar a alinhar quando rebaixar, aí devo ficar por 1.2 de camber max a frente.

Os alinhamentos são sempre muito pessoias. O teu estilo de condução, e a utilização que queres dar ao carro.

A maioria dos condutores de um MX5 nem nota se tem um carro alinhado ou desalinhado, se está com tendencia subviradora ou sobreviradora. Para a maioria, o modo mais neutro possivel é o aconselhável [;)]

Falando de alinhamentos, para daily/fast road gosto de usar:
Caster ao máximo 8'xx
Camber -1,6 all around
Toe é que não me recordo, mas acho que é a spec da GWR.
[:cool:]

Os alinhamentos são sempre muito pessoias. O teu estilo de condução, e a utilização que queres dar ao carro.

A maioria dos condutores de um MX5 nem nota se tem um carro alinhado ou desalinhado, se está com tendencia subviradora ou sobreviradora. Para a maioria, o modo mais neutro possivel é o aconselhável [;)]

Porquê? Sao pessoas idosas?
Ja vi videos de malta a abusar ,na realidade até parece que esta versao nd tem vendido bem para pessoas mais jovens e por vezes mais dinâmicas...

Porquê? Sao pessoas idosas?
Ja vi videos de malta a abusar ,na realidade até parece que esta versao nd tem vendido bem para pessoas mais jovens e por vezes mais dinâmicas...
Nao tem nada a ver com idade.

Tem a ver com as skills da maioria dos condutores. A maioria nao vai "pilotá-los" mas apenas conduzi-los de forma calma e suave.

Fui ver a cábula que tinha do alinhamento que fiz, no meu caso coloquei nas 4 rodas:
Camber:-1º
Caster: 8º
Toe: 0º
Na altura quem me deu estes valores foi o tonyV que entretanto desapareceu do fórum, segundo ele já tinha usado o camber a -1,5º mas que achou excessivo e comia mais o pneu por dentro.

Entretanto o Clube MX-5 votou à organização de passeios apr:)

Como não explicam como vai ser organizado o almoço não me vou inscrever, nesta fase não vou estar a comer à mesa com pessoas que não conheço.

Voltar
Superior