Mazda Mx5

Não sei se vale a pena continuarem a apostar no RF...

O objectivo do RF deveria ser tornar o carro de uso menos esporádico, já que terá um pouco mais de atenuação acústica e melhor protecção física o que o sujeita a ser um carro menos de garagem. Deveria mais que duplicar as vendas atingir um público diferente e supostamente mais comum, digo eu sem ter noção dos custos de desenvolvimento e produção do sistema em si/diluição pelas vendas... mas parece-me que os puristas ganharam all the way...

Qual a razão para o preço base subir de 24500 para 29000 em alguns anos?
Agora não há essa versão que custava esse preço...mesmo assim a que há agora custava uns 26500 na altura ...por isso sempre existiu um aumento. Isto já é um ND2 com algumas modificações em relação a essa primeira versão por isso não me parece que seja assim tanto o aumento...

Não sei se vale a pena continuarem a apostar no RF...

O objectivo do RF deveria ser tornar o carro de uso menos esporádico, já que terá um pouco mais de atenuação acústica e melhor protecção física o que o sujeita a ser um carro menos de garagem. Deveria mais que duplicar as vendas atingir um público diferente e supostamente mais comum, digo eu sem ter noção dos custos de desenvolvimento e produção do sistema em si/diluição pelas vendas... mas parece-me que os puristas ganharam all the way...
Parece-me abusivo essa interpretação, Portugal é um mercado marginal apenas 1240 unidades em 5 anos, média de 240 por ano

Portugal tem um clima propício a descapotáveis, o RF em Portugal faz menos sentido que em outras partes do globo.

A ideia que tenho é que pleo menos nos EUA as vendas andam por volta dos 50/50, mas tenho de confirmar.

Última edição:
Abusivo é uma palavra forte, acho que a lona voltou a ser uma tendência, se vires o z4, que é dos roadsters mais vendidos também, foi teto rigido e voltou para lona...

Houve uma certa moda em tectos rigidos que não aprovou, muito por culpa de peso, arrumação do dito tecto,...

Obviamente não falo pela generalidade do mercado, mas para mim o MX-5 é um carro apetecível exactamente por ser descapotável. Meter-lhe uma tampa rígida transforma-o num qualquer Corsa comercial de 2 lugares. A parte dinâmica do carro vem em segundo plano, não é motivo principal para comprar. Desconfio que a maioria dos compradores (aqueles que não vêm aqui ao fórum) pensam como eu.

Abusivo é uma palavra forte, acho que a lona voltou a ser uma tendência, se vires o z4, que é dos roadsters mais vendidos também, foi teto rigido e voltou para lona...

Houve uma certa moda em tectos rigidos que não aprovou, muito por culpa de peso, arrumação do dito tecto,...
Digo abusivo porque extrapolar o sucesso comercial de um modelo pelo irrisório mercado português não faz sentido.

Sim hoje há muiyollto menos oferta de tectos rígidos removíveis, sendo que de acordo com este canal a principal razão é o custo.
(este canal é interessante para quem gosta da historia por detrás das marcas /modelos)
Marcas como Ferrari e Maclaren mantêm a oferta do tecto rígido onde o custo não é factor tão crítico.

https://youtu.be/6DFfp94OwJs

Obviamente não falo pela generalidade do mercado, mas para mim o MX-5 é um carro apetecível exactamente por ser descapotável. Meter-lhe uma tampa rígida transforma-o num qualquer Corsa comercial de 2 lugares. A parte dinâmica do carro vem em segundo plano, não é motivo principal para comprar. Desconfio que a maioria dos compradores (aqueles que não vêm aqui ao fórum) pensam como eu.

Por essa ordem de ideias um Porsche Cayman será o quê? Uma Renault Kangoo?

Passa pelo fórum do MX-5 internacional e verás o que é os compradores valorizam no MX-5, é uma ideia errada que um MX-5 é "Hair dressers car"
O MX-5 é o carro do mundo mais usado em corridas com diversas competições por esse mundo fora.
A principal razão é a qualidade do chassis, suspensões juntamente com a fiabilidade mecânica.
O ND já foi desenvolvido de raiz com a competição em vista.

Última edição:
Nos dias amenos sim, mas nos quentes só malta teimosa é que anda de capota para baixo (como eu lol). E nestes o RF é capaz de funcionar melhor com o ar condicionado.
Tenho a ideia que a capota de lona do MX-5 consegue isolar razoávelmente bem nos dias de calor, o problema é nos dias frios com temperaturas abaixo dos - 5 C.
Há mercados em que a há diferenças de construção nas capotas, versão GT com mais material isolante que o modelo base.
Não sei se em Portugal também existe essa diferença.

Tenho a ideia que a capota de lona do MX-5 consegue isolar razoávelmente bem nos dias de calor, o problema é nos dias frios com temperaturas abaixo dos - 5 C.
Há mercados em que a há diferenças de construção nas capotas, versão GT com mais material isolante que o modelo base.
Não sei se em Portugal também existe essa diferença.

Existiam inicialmente algumas difeernças entre as versões base, e a excellence, em que esta ultima tinha um forro interior suplementar.

O meu 1º ND que era a versão Evolve Navi de 2015, não tinha esse forro. Este ND2 de 2019 versão Excellence, tem duplo forro, e lida muito bem com o frio e com o calor.

Por essa ordem de ideias um Porsche Cayman será o quê? Uma Renault Kangoo?

Passa pelo fórum do MX-5 internacional e verás o que é os compradores valorizam no MX-5, é uma ideia errada que um MX-5 é "Hair dressers car"
O MX-5 é o carro do mundo mais usado em corridas com diversas competições por esse mundo fora.
A principal razão é a qualidade do chassis, suspensões juntamente com a fiabilidade mecânica.
O ND já foi desenvolvido de raiz com a competição em vista.

Sim sim, tudo muito lindo. Quantos dos MX-5 vendidos em Portugal foram usados em corridas?

Não esquecer que em Portugal os preços do MX5 já lhe retiram a vertente acessível que tem sido o seu bread and butter na globalidade dos mercados.

Sim sim, tudo muito lindo. Quantos dos MX-5 vendidos em Portugal foram usados em corridas?
Lá estás tu focado em Portugal, representa pouco mais de 200 carros por ano, o que não deve faltar é cidades que consomem bem mais isso.
Vai procura a quantidade de troféus de MX-5 espalhados por esse mundo fora e competições em que o MX-5 é o carro mais utilizado.
Pessimamente conheço um que tem 4, com 2 já totalmente track car, 1 a caminho e o outro para o dia a dia.
2c219d7af0b3b52120bb439e96e881ab.jpg

Última edição:
Voltar
Superior