Mazda Mx5

O meu já está a ser vítima da qualidade de construção japonesa: caiu a lente da luz de matrícula, do lado esquerdo. Ora aí algo que nunca aconteceu com os meus 5 italianos: caírem peças. [:)]

Lá liguei para o call center, que me encaminhou para a oficina. Não atenderam, liguei ao vendedor (que ainda tem o meu número guardado) que foi atencioso e falou com a oficina. A peça custa uns 30€ mas para fazer uso da garantia tenho que ligar para o call center e fazer uma marcação para uma “peritagem” e aguardar depois resposta da Mazda.

Que saudades da Fiat, em que lá cheguei com o Punto sem marcação, deram uma volta comigo no carro, abriram o capot, deram pela falta da peça e em mais 5 minutos tinha o carro pronto e entregue.

Eu digo bem daquilo que cumpriu ou superou as expectativas e digo mal daquilo que entendo estar abaixo do esperado. Não tenho clubes: quase tudo na vida tem pontos positivos e pontos negativos. Cabe-nos escolher o melhor compromisso para cada um de nós.

Pronto, agente troca :)

Também vou trocar breve os pneus de trás, já duraram 6mil km também não se pode pedir muito mais, acho que vou arriscar uns dunlop sportmaxx rt2, são menos 30euros/cada que os ps4 e por acaso tenho boa experiência com dunlop. Esses fleva também parecem muito bons, mas ja tive uns s.drive que não me pareceram brutais, eram médios...

Lá liguei para o call center, que me encaminhou para a oficina. Não atenderam, liguei ao vendedor (que ainda tem o meu número guardado) que foi atencioso e falou com a oficina. A peça custa uns 30€ mas para fazer uso da garantia tenho que ligar para o call center e fazer uma marcação para uma “peritagem” e aguardar depois resposta da Mazda.

Que saudades da Fiat, em que lá cheguei com o Punto sem marcação, deram uma volta comigo no carro, abriram o capot, deram pela falta da peça e em mais 5 minutos tinha o carro pronto e entregue.

Qualquer dia estás como eu: Gosto muito do MX-5 e detesto a Mazda [:D]

Olá pessoal. O meu ND para o ano vai fazer a primeira inspeção. A minha duvida é em relação às panela final, que não é a original, mas sim uma aftermarket. Estou descansando em relação ás emissões, pois não mexi em catalisadores. Mas serà que podem implicar por causa do barulho?
Alguém que não tenha a panela final de origem com feedback?

Muito obrigado

Olá pessoal. O meu ND para o ano vai fazer a primeira inspeção. A minha duvida é em relação às panela final, que não é a original, mas sim uma aftermarket. Estou descansando em relação ás emissões, pois não mexi em catalisadores. Mas serà que podem implicar por causa do barulho?
Alguém que não tenha a panela final de origem com feedback?

Muito obrigado
Eu estou na mesma situação que tu...e já fiz a minha primeira IPO e não tive qualquer problema...mas respondendo à pergunta...claro que podem... aliás até numa operação STOP se apanhas alguém mais exigente... é questão de sorte...

Obrigado Semilha pelo feedback. Nunca tive problemas até agora. O carro não está muito barulhento, mas claro ao puxar as rpm nota-se mais que original, mas nada comparado como muitos carros que aí andam. Mas tou naquele dilema entre arriscar ou colocar a original e pronto e andar assim para evitar chatices

Atenção que há regras!

Tal como nas motas... se a panela não for a de origem, tem que estar homologada E registada no livrete. Para ser homologada tem que respeitar, entre outras coisas, o nível de ruído máximo (que é muito mais alto que as panelas de origem dos carros normais). Caso o fabricante tenha a panela homologada na Europa, o certificado será suficiente para registar no livrete. Se não houver ficha de homologação, em teoria terás que ir à inspecção B. Embora digas que não tiraste os catalizadores, isso não é a única coisa que contribui para a (redução de) emissões, portanto mesmo com os catalizadores poderás estar acima dos limites. Agora a parte final e mais engraçada... estado tudo nos conformes em termos de homologações, quando fores registar a panela no livrete no IMT... vão-te dizer que não fazem isso!! [:D] Mas se a GNR te mandar parar e não tiveres no livrete, estás em contra-ordenação! [:D] Bem vindo a Portugal.

Obviamente que no teu caso não será grave, porque não estás numa mota e a GNR não vai andar a medir emissões, mas quanto à inspecção... talvez tenhas que pôr uma nota junto ao livrete... [;)]

E se o fabricante tiver a panela certificada na europa com mais dBs que os que vêm no livrete, pode-se homologar o novo nível de dBs?

Não é que seja muito relevante mas se não der muito trabalho punha a panela no livrete.

Neste carro a panela final tb se muda em 30min... nada demais.

É verdade que não dá muito trabalho trocar as panelas, desaparafusar e trocar. Mas é "chato" andar com essa preocupação. Já me passou pela cabeça, trocar para a original e pronto não penso mais nisso. Realmente aqui em PT é tudo muito complicado, mas pronto é o que há.

Mas é também engraçado o facto de a Mazda vender uma panela final diferente da original como peça. Será que trás uma folha de homologação?

Última edição:
Está quase pronto!

B8297531-67-EE-4-B68-9835-D9-D4970086-C1.jpg

B8297531-67-EE-4-B68-9835-D9-D4970086-C1.jpg

Mas é também engraçado o facto de a Mazda vender uma panela final diferente da original como peça. Será que trás uma folha de homologação?

Isso nas motas é pão nosso de cada dia...

Eu só me pergunto naqueles escapes com válvulas... são medidos obviamente não em modo "sport" mas depois é só rateres a torto e a direito por aí...o que é ainda mais engraçado...porque não é tirar ir à IPO e voltar a por...ele está ali mesmo...todos sabem que faz mais barulho do permitido mas...como apenas é medido em modo "quiet".......

Atenção que há regras!

Tal como nas motas... se a panela não for a de origem, tem que estar homologada E registada no livrete. Para ser homologada tem que respeitar, entre outras coisas, o nível de ruído máximo (que é muito mais alto que as panelas de origem dos carros normais). Caso o fabricante tenha a panela homologada na Europa, o certificado será suficiente para registar no livrete. Se não houver ficha de homologação, em teoria terás que ir à inspecção B. Embora digas que não tiraste os catalizadores, isso não é a única coisa que contribui para a (redução de) emissões, portanto mesmo com os catalizadores poderás estar acima dos limites. Agora a parte final e mais engraçada... estado tudo nos conformes em termos de homologações, quando fores registar a panela no livrete no IMT... vão-te dizer que não fazem isso!! [:D] Mas se a GNR te mandar parar e não tiveres no livrete, estás em contra-ordenação! [:D] Bem vindo a Portugal.

Obviamente que no teu caso não será grave, porque não estás numa mota e a GNR não vai andar a medir emissões, mas quanto à inspecção... talvez tenhas que pôr uma nota junto ao livrete... [;)]

A coisa nao é bem assim, se a panela/ escape for homologado e certificado como road legal para determinado veiculo, é o mesmo de teres de origem braços de suspensão trw e meteres lemforder equivalentes.

Basta-me mostrar o certificado de um akrapovic road legal especifico para a minha mota para comprovar a legalidade sem necessidade de averbamentos, pois é material de substituição com caracteristicas e homologações semelhantes.

A coisa nao é bem assim, se a panela/ escape for homologado e certificado como road legal para determinado veiculo, é o mesmo de teres de origem braços de suspensão trw e meteres lemforder equivalentes.

Basta-me mostrar o certificado de um akrapovic road legal especifico para a minha mota para comprovar a legalidade sem necessidade de averbamentos, pois é material de substituição com caracteristicas e homologações semelhantes.

Sim sim, vai lá dizer isso à GNR quando mandam parar motas. Não está no livrete, multa e inspecção B. Mas se fores ao IMT, eles dizem que não têm nada que meter no livrete. É um país da fantasia...

Voltar
Superior