Mazda Mx5

No meu MX-5 ND, na revisao dos 5 anos trocaram me o oleo da caixa, acho que a frio ficou uma valente m*rda, se o carro ficar na rua com temperaturas baixas a primeira é para esquecer, nem a segunda entra por vezes, preferia de longe o que lá estava...

Também troquei o óleo da caixa na primeira revisão 2017....usaram o óleo de transmissão incorrecto. Apesar disso ficou mais suave, sem ruído e até agora não consegui partir a dita.

Concessões são por norma para esquecer nestas coisas. O ideal é ver o feedback de vários utilizadores que já o fizeram.

Outra coisa que os ND não gostam que se toque.

A mazda fez uma coisa muito rara hoje em dia que foi desenvolvee uma caixa de velocidades nova.
Por norma as caixas ficam em produção durante décadas com algumas alterações como por ex. passar de 5 para 6 velocidades.
Para o ND foi desenvolvida uma caixa completamente nova para reduzir peso e para a 6 ter uma relação 1:1.
No entanto pelos vistos o design/materiais deve ter sido levado aos limites para reduzir o peso e terá originado uma série de problemas de durabilidade.
Eu tenho a última revisão e apenas tenho preocupação na passagem de 1 para 2, de resto é das melhores caixas que já tive nas mãos e sem dúvida superior à do NC que já era muito agradável.
O meu ND2 184cv tem Setembro de 2019 como data de produção, pelo que julgo que terá já a ultima revisão à caixa.

Já levo 26.000km, 2 track days, várias idas às Serras com o intuto de andar depressa, e onde a caixa é bem solicitada.

Zero stresses ou indicadores de fragilidade. Nem estou preocupado!

Troca o óleo da caixa. Procura o que a malta dos 124 em países mais frios usa. Fica outra coisa.

A raridade das coisas muitas vezes é sorte ou uso (mau uso ou não...). Também não há relatos de amortecedores originais a babarem e a precisarem de substituição aos 50-70mil km e eu tenho 3

Pois já li, muitos mudam o óleo e dizem que melhora. Mas depois reparo que passados uns tempos alguns metem posts a dizer que custa sempre um pouco a passagem de 1a para 2a. Então dá-me aquela ideia que a troca do óleo tem mais um efeito moral de quem está a gastar euros, que outra coisa.
Vou convivendo com isso, mas realmente dá ideia que a frio o carro quer é 3a para cima e andar quietinho... as vezes até a parar num semáforo tenho de passar de 2a para primeira e ando ali a passar pelas mudanças todas a ver se alguma quer entrar... até acho que ela entrava mas um gajo não quer forçar lol...
Depois é um show, faz passagens rápidas, nunca experimentei a trocar de mudança sem tirar o pé do acelerador mas acho que dá para fazer sem stress de maior.

Soma e segue, devagarinho…

20-CBC6-CB-742-A-4-C40-B11-A-557-B8-AB442-C0.jpg

Quanto à caixa, não estou preocupado com problemas. Com a suavidade do trato que lhe dou deve durar tanto ou mais do que o motor. Mas a 2a é um pouco rija a frio, é. O ideal tem sido puxar a 1a até às 2500rpm e parece ser a essa velocidade que a 2a entra melhor (isto em plano). A quente, é sempre sem problemas.

Venho de 5 carros italianos, um deles com motor boxer. Estou habituado a todos os truques e manhas no que a caixas de velocidades diz respeito. [:)]

Última edição:
Esse consumo era instantâneo, ia na A1 a caminho de Lisboa, ligeiramente a descer. A média da viagem foi de 5.3L/100Km e habitualmente, com as voltas e brincadeiras, anda nos 6.1L.

Não faço quilómetros suficientes para me preocupar com os consumos mas gosto de olhar para o instantâneo como indicador de esforço do motor, por assim dizer. Já o fazia nos Puntos.

Pois, quem tem carros assim daily tem de ir percebendo a condução e como gasta menos, mas 6.1 com uns descontrolos pelo meio já é excelente...
Os diesel perdoam mais, mesmo que se ande mais despreocupado as médias aparecem excelentes na mesma, não gasta 5 gasta 5,5... agora nestes carros com cuidado gasta 6 sem cuidado passa os 7,5 num instante...

Qual seria o preço razoável para um detalhe na pintura + retirar calcário dos vidros e espelhos + impermeabilização da capota...?

Tenho um orçamento mas não faço a mínima ideia se está em conta ou caro........

Tendo em conta que paguei mais de 1000€ por um serviço assim no meu, não acho esse valor nada caro. O serviço levou quase 2 semanas a ser executado e incluiu:

Polimento médio, corte em partes específicas
Polimento de acabamento
Polimento fino
Cerâmica na pintura
Cerâmica nos vidros
Proteção da capota
Jantes seladas com PWS
Aplicação de PPF na moldura no pára-brisas e nos faróis.

Última edição:
Tendo em conta que paguei mais de 1000€ por um serviço assim no meu, não acho esse valor nada caro. O serviço levou quase 2 semanas a ser executado e incluiu:

Polimento médio, corte em partes específicas
Polimento de acabamento
Polimento fino
Cerâmica na pintura
Cerâmica nos vidros
Proteção da capota
Jantes seladas com PWS
Aplicação de PPF na moldura no pára-brisas e nos faróis.

Sim... mas isto não será algo dessa "dimensão"...

Pois... sei bem o trabalhão que tive a dar protecção cerâmica e o que custa o produto (que só dá para 1 carro) para ter resultados bons durante 2 a 3 anos...

Para esses preços, os produtos têm de ser bastante modestos... passados 3 a 6 meses devem ter de voltar a aplicar algo para proteger a pintura!

No que diz respeito ao MX5, não vejo motivo para um polimento custar nenhum balurdio, a area total com tinta é minuscula. Alem disso, dado que a espessura do verniz é baixa, até será aconselhavel fazer o minimo possivel para um resultado satisfatório. No caso do meu sei que foi utilizado CQUARTZ UK 3.0 para a pintura e Renovo para a lavagem/impermiabilização da capota, ambos produtos minimamente conceituados na area. Após 1 ano e picos, ainda está bastante repelente.

Edit - quando digo que tem pouca area de pintura, estou a comparar com um utilitario normal de segmento C por exemplo (como o Leaf que tambem tenho em casa, e sei que preciso facilmente do dobro do tempo/trabalho para o lavar)

Última edição:
Tambem utilizei esse cquartz uk 3.0, são 50€ só o produto, mais os panos que se gastam porque o produto seca muito rapido, ficam cristais nos panos muito rijos, é melhor mandar para o lixo.
Mas dá uma trabalheira brutal, a fazer as passagens, mesmo numa area pequena como é o carro mx5, demorei prai das 18h até as 23h por cada coating, dei 2, portanto só para aplicar o selante ceramico é um dia de trabalho...

O meu MX5 com protecção cerâmica, selagem das jantes e impermeabilização da capota ficou abaixo de 300€, num "expert" de Almada

Fez dois anos agora em Novembro, e mantem-se "rijo"

Se alguem quiser a recomendação, envio por PM

Estive por lá e foi muito interessante ver os microns da pintura em diferentes áreas do carro...

Enquanto no capot tinha 138 já na bagageira...tinha partes com apenas 68!!! Assustador no mínimo!

Estive por lá e foi muito interessante ver os microns da pintura em diferentes áreas do carro...

Enquanto no capot tinha 138 já na bagageira...tinha partes com apenas 68!!! Assustador no mínimo!

As pinturas dos carros japoneses, no geral, nunca foram grande espingarda. Considero mesmo que são o seu calcanhar de Aquiles. Portanto, não me surpreende [;)]

Voltar
Superior