zezoca
Suspenso
O meu em ponto morto não passa das 5500rpm
Cada vez são mais as eletronicas com o chamado soft limiter que não permitem passar de determinada rpm mediana em ponto morto.
O meu em ponto morto não passa das 5500rpm
Já aos anos que existem inúmeros carros com limitadores de rpm e/ou binário normalmente nas relações mais baixas..
julgo até ter lido algures onde se fala de mapaeamentos que o mx-5 ND tem limitador de rpm mais curto nas 3 primeiras relações.
Quanto ao limite/corte em si, várias dyno chart e foruns sobre mapas deixam a ideia de ser pelas 7500rpm para o nd2 e quase 1000rpm mais cedo para o ND1.
li algures que preparações tipo bbr elevam para a casa das 8000rpm até porque deve levar com cames para trabalhar mais lá em cima.
Cada vez são mais as eletrónicas com o chamado soft limiter que não permitem passar de determinada rpm mediana em ponto morto.

Esse motor foi feito para trabalhar com 95,não ganharás nada por andar a abastecer com 98.Podes colacar 98 ou 95, com a certeza que o desempenho do 2.0 fica com resposta diferente com 98
Avariam?Nenhum Mazda anda a 98RON.
zezoca, o VW Golf R DSG também possui esse "soft limiter" quando em "ponto morto", mas conseguimos ultrapassá-lo procedendo deste modo: Colocas o selector da caixa de velocidades na posição intermédia/a meio entre o modo "P/Parking/estacionamento" e a "R/Rear/marcha atrás", ou seja, sem engrenares verdadeiramente o modo Parking e o Rear e nessa posição pressionando o acelerador na sua totalidade iremos atingir a faixa de redline.
Deixo aqui esta foto para tentar explicar um pouco melhor (a posição a que me refiro será com o selector aproximadamente na posição da seta branca e tens de o manter nessa posição com a mão para que o mesmo não "descaia" para o modo "P" ou "R"):
![]()
Esse motor foi feito para trabalhar com 95,não ganharás nada por andar a abastecer com 98.
Nenhum Mazda anda a 98RON.
Claro que funciona com as duas,aliás esse motor e como muitos outros fora da Europa funcionam com um mínimo de 87 AKI e 91 PON.
Quanto ganhas em binário,cavalagem,compressão?
Os únicos em que eu sentia a diferença e era no consumo era nos meus antigos Evo 7 e STI de 2006.
No Evo era de quase um litro,estava em Stage 2 com 385cv.
O STI estava de origem,mesmo o aileron era o aerodinâmico original.
Constipam-seAvariam?
arrumador de carros. porque?
Soares e 330i, sempre coloquei no Citroen Saxo Cup 1.6i 16v (desde 1997) gasolina de 98 octanas (e até já coloquei a de 100 que existia salvo erro em alguns postos da BP), nunca soube ao certo se a mesma fornece alguma vantagem extra, talvez não, mas mesmo assim continuo a colocá-la.
No Golf R pelo menos no manual comentam que somente com índice 98 terá o rendimento máximo, mas que também poderá utilizar 95 (como mínimo). No bocal de combustível aparece o índice 98 em ponto grande e o de 95 em ponto pequeno. Também sempre utilizei 98.
Também uso 98 no Boxster, porque é a gasolina que manda no manual. Diz expressamente que 95 pode ser usado só em situação de emergencia, e que o carro retarda a ignição perdendo potencia.
Agora quando no manual recomenda 95, meto 95, e é assim que é suposto ser, segundo a ciencia, meter 98, no máximo devia perder potencia.
Se têm um veículo desenhado para 95 e dá mais potencia com 98, eu tinha era medo, é porque provavelmente foi desenhado às 3 pancadas que nem uma coisa básica como o tipo de gasolina correto a utilizar souberam referenciar.
Também uso 98 no Boxster, porque é a gasolina que manda no manual. Diz expressamente que 95 pode ser usado só em situação de emergencia, e que o carro retarda a ignição perdendo potencia.
Agora quando no manual recomenda 95, meto 95, e é assim que é suposto ser, segundo a ciencia, meter 98, no máximo devia perder potencia.
Se têm um veículo desenhado para 95 e dá mais potencia com 98, eu tinha era medo, é porque provavelmente foi desenhado às 3 pancadas que nem uma coisa básica como o tipo de gasolina correto a utilizar souberam referenciar.