Mazda Mx5

Mas alguém usa um GT3, ou um GT4 no dia a dia???

Não estás a misturar alhos com bogalhos, na ânsia de justificares a tua afirmação? [:D]
Não estou a misturar conceitos.

O MX5 é um tipo de carro que se quer leve, com motor atmosférico, caixa manual e o mais simples possível.

E não é um carro para s3 conduzir todos os dias. Nem em pista. É um carro de fim de semana para desfrutar.

Como um GT86 e agora um GT4 o são.

A embraiagem e a caixa são das coisas mais importantes da condução.

.............

Yha!!!

A distribuição de pesos 50/50, a afinação do chassis, a direcção, a suspensão, o auto-blocante a relação peso/potencia, o handling, etc etc. são acessórios de menor importância.

[:D][:p]

O MX5 é um tipo de carro que se quer leve, com motor atmosférico, caixa manual e o mais simples possível.

E não é um carro para s3 conduzir todos os dias. Nem em pista. É um carro de fim de semana para desfrutar.

Não???

Tens ou já tiveste algum MX-5?[;)]

Yha!!!

A distribuição de pesos 50/50, a afinação do chassis, a direcção, a suspensão, o auto-blocante a relação peso/potencia, o handling, etc etc. são acessórios de menor importância.

[:D][]
Nenhum desses influência tanto a habilidade da condução como o jogo embraiagem/caixa.

Em carros automáticos até arrancar a fundo é fácil. É trocar mudanças.

Com embraiagem as coisas já não dão assim.

pronto roger, com esta afirmação, aniquilaste a minha argumentação! [][:D]
Não disso que o resto que citaste não é importante. Mas no conceito do MX5 se não vem acompanhado de uma caixa manual é para esquecer.

Por alguma coisa o MX5 tem uma legião enorme de seguidores. Ou o S2000 é um dos desportivos mais adorados.

Cá em casa há um VTI e apesar da excelente caixa e motor o resto é mediano a fraco. A começar pelos travões a capacidade de travar. E por isso não é nenhum desportivo ou um carro que de um enorme prazer de conduzir.

Não disso que o resto que citaste não é importante. Mas no conceito do MX5 se não vem acompanhado de uma caixa manual é para esquecer.

Por alguma coisa o MX5 tem uma legião enorme de seguidores. Ou o S2000 é um dos desportivos mais adorados.

Cá em casa há um VTI e apesar da excelente caixa e motor o resto é mediano a fraco. A começar pelos travões a capacidade de travar. E por isso não é nenhum desportivo ou um carro que de um enorme prazer de conduzir.

O que contestei na tua afirmação, é que um desportivo, e mesmo um super-desportivo, não morre ou deixa de o ser, ou é menos, por ter ou não ter caixa manual, porque é mais uma questão de gosto e opção pessoal.

A F1, os Rallys, e a competição em geral, usam caixas automáticas há muitos anos, julgo que no top, já nem se usam caixas tradicionais. São todas sequenciais e robotizadas.

A embraiagem e a caixa são das coisas mais importantes da condução. Um carro destes com caixa automática não faz sentido.

Tanta preocupação em baixo peso, precisão da direcção, equilíbrio de pesos e depois colocam algo que de purista não tem nada.
Concordo contigo, nunca comprava um MX-5 com automática, nem que viesse com uma PDK que faz trocas em não sei quantos cagagésimos...

As preocupações da Mazda com o peso, equilibrio e afins pouco ou nada tem a ver com "purismo" mas sim com a qualidade intrínseca do produto. O Mx-5 é assim porque é um bom produto, muitos dos outros não o são porque desenvolver e fabricar um desportivo destas dimensões e preço sem que faça uso de uma plataforma já existente fica caro e não lhes compensa.

Num Mx-5, devido ao seu layout com a caixa dentro do habitáculo, logo por baixo do selector, sem cabos ou engrenagens extra permite obter um tacto mais preciso. Depois toda a evolvência apela ao seu uso, o carro é pouco potente e o motor deve ser esprimido para retirar algum sumo. Nada como uma caixa como a do mx-5 para isso.

A inclusão da caixa auto é só um estimulo às vendas num mercado onde muita gente nem sequer sabe conduzir com "stick-shift".

Quantos aos GT3RS e afins com caixas automáticas são carros tão rápidos e exigentes que a caixa auto permite ao condutor focar a sua atenção no mais importante que é não estampar-se na próxima curva.

Mas tu tens isso no ND, pura e simplesmente meteram a opção de caixa auto para quem quiser, é opção...

Eu também nunca compraria um roadster com caixa auto (não, nunca conduzi um desportivo de caixa auto, o mais potente de caixa auto que andei foi um 530d).

Por acaso sabes que a maioria dos Super-desportivos tem caixa automática, ou roborizada? desde 0 911 até aos Lambos? [;)]

Já te responderam em baixo. Comparar um MX5 com um Lambo ou um 911 é um erro, o target é completamente diferente, a potência e binário são estupidamente dispares e tu que és uma pessoa relativamente experimentada em bons carros sabes do que estamos a falar. A melhor forma de explorar esses carros que andam a velocidades muitíssimo elevadas é a caixa auto por ser mais rápida.

Não estou a dizer que a Mazda tenha feito mal em disponibilizar a opção da caixa auto, ela é importante nos EUA. Agora eu, nunca equacionaria. A caixa auto num MX5 desvirtua a sua filosofia.

2016 Mazda MX-5 Miata Club vs. 2015 Subaru BRZ - Head 2 Head Ep. 68

Que carro fabuloso. Gosto muito do conceito do GT86/BRZ, mas o MX-5 faz mais o meu estilo (roadster britânico sem avariar). Além disso, é para mim muito mais bonito esteticamente.

2016 Mazda MX-5 Miata Club vs. 2015 Subaru BRZ - Head 2 Head Ep. 68

Gostei de ver!
Apesar do deficit de cavalos, impressionante o MX5 ainda assim conseguir ser mais rápido em todas as medições.
Também concordo que o adornar do MX5 parece demais. É o que se destaca mais em todas as imagens dos testes que tenho visto.
Ainda por cima sendo vermelho, traz memórias dos épicos adornamentos de carroçaria do Fiat Uno 45S que tive![:D]

À luz deste comparativo, acho que o GT86/FR-S/BRZ já estão a pedir por uma actualização.
Talvez uma ligeira dieta (mais de 200kg de diferença entre os dois), um motor mais disponível em todos os regimes e não apenas em altas, e opção por borracha mais competitiva.

Mesmo comparando as specs das versões europeias, que no papel, perdem sempre para as americanas, o Mx5, oficialmente, é marginalmente mais rápido que o GT86.
E como tem sido evidenciado em ínúmeros testes, é a opção FUN por excelência.

Têm aparecido recentemente rumores, motivados pela aproximação da Toyota e Mazda, sobre o sucessor do GT86, em que o MX5 forneceria a plataforma, mas numa versão "esticada" para continuar a ser um 2+2.

O marketing da Mazda é bem fraquinho, inscrevi-me no site deles para receber informações e novidades acerca do MX-5 e até ao momento recebi zero. Podiam mandar umas fotos, especificações, localização de stands, etc...no século XXI têm que ser bem mais interactivos com pessoas que podem ser futuros clientes e que tomam a iniciativa de demonstrar interesse no seu produto.

O marketing da Mazda é bem fraquinho, inscrevi-me no site deles para receber informações e novidades acerca do MX-5 e até ao momento recebi zero. Podiam mandar umas fotos, especificações, localização de stands, etc...no século XXI têm que ser bem mais interactivos com pessoas que podem ser futuros clientes e que tomam a iniciativa de demonstrar interesse no seu produto.

Aqui na Holanda é bem melhor: enviam logo o catálogo por correio, têm uma revista mensal própria MUITO BOA onde fazem sempre bons artigos sobre os vários carros (e ultimamente este tem tido muito destaque, claro) e é bastante fácil marcar test-drives online. Acho que o problema é mesmo com a Mazda Portugal.

Back