Medicos sem horas

Medicos sem horas

• Não

Votes: 14 56.0%
  • Sim

Votes: 11 44.0%

• Total voters
    25
Eu acho que quem diz que os médicos trabalham pouco devia olhar-se primeiro ao espelho, estou a falar, é claro, do ministro da saúde e dos restantes colegas de governo e parlamento, que passam o tempo a fazer nenhum e ganham do bem bom. Depois os médicos e os outros é que trabalham pouco. Enfim, volta Salazar.
Defendes então a política do "vou fazer mal, porque os outros também o fazem"?!

A política do "os outros ganham muito" em vez de seres tu que ganhas pouco?!

São filosofias de vida, e se calhar por isso é que tantos sectores em Portugal são deficientes...:confused:

A minha médica de familia é capaz de passar um antibiótico quase sem olhar para a garganta, ver febre, a minha mãe é hipertensa e nas consultas de rotina nem lhe mede a tensão, limita-se a passar a receita, etc.. Uma vez que lá fui fiquei maravilhado.. demorei mais de 5 minutos no consultório [:D]

btw: A alcunha desta médica é "telegrama" .. porque será? [:p]

Negligência médica em Portugal é um oasis[8b]
Em Portugal ser médico é um previlégio:sh)

Eu acho que existe uma confusão entre trabalhar muito, e trabalhar durante muitas horas seguidas!

Produtividade é fazer mais e melhor em pouco tempo... não é passar dois dias a trabalhar e dizer que são uns coitados[8b]
Eu ainda gostava de saber que tipo de trabalho faz um médico ao fim de 18h acordado a trabalhar!!! Eu tenho 25 anos e depois de 12 horas de trabalho começo claramente a notar a quebra de rendimento... que tipo de disparates faz um médico ao fim de 14,15 ou 16 horas????

Não tarda, também vão andar em campanhas para limpar a imagem na sociedade:sh)

O tipo de trabalho que mantêm vivos crianças com menos de 30 semanas, cujo comprimento não ultrapassa o de uma caneta.

Se calhar acontecem mais erros médicos por causa de demasiadas horas seguidas de trabalho!!!

Um médico tem de estar psicologicamente descansado de modo a poder tomar a melhor acção em todos os momentos.

Baixem as médias de entrada na faculdade e tornem obrigatórios os exames psicotécnicos.

Existem muitos alunos que entram no curso de medicina pela promessa de muito dinheiro, e acabam por não finalizar o curso por falta de jeito para a coisa.

Os meus pais são médicos e não trabalham pouco..

A minha mãe chega a fazer 3 bancos seguidos numa semana ( entra segunda e sai terça, entra quarta e sai quinta, entra sexta sai sabado..)

Só em 3 dias de trabalho estão aí 72 horas..

...e uma pipa de massa ao fim do mês!!!

É complicado generalizar....mas do que conheço os médicos entre serviço prestado no público e no privado trabalham bastantes horas ......

Mas isto resolvia-se de uma maneira muito simples:
Antes dos 45 anos nenhum médico deveria ser autorizado a praticar medicina privada.

É complicado generalizar....mas do que conheço os médicos entre serviço prestado no público e no privado trabalham bastantes horas ......

Antes dos 45 anos nenhum médico deveria ser autorizado a praticar medicina privada.
Concordo, no geral, e subscrevo!

Se calhar acontecem mais erros médicos por causa de demasiadas horas seguidas de trabalho!!!

Um médico tem de estar psicologicamente descansado de modo a poder tomar a melhor acção em todos os momentos.

Baixem as médias de entrada na faculdade e tornem obrigatórios os exames psicotécnicos.

Existem muitos alunos que entram no curso de medicina pela promessa de muito dinheiro, e acabam por não finalizar o curso por falta de jeito para a coisa.

Lá estão voces com as médias...

O estado e as faculdades não controlam as médias de entrada!!!

São os alunos que a definem..

Se há com este ano 1400 vagas para medicina, e cerca de 6000 alunos a concorrer a essas vagas , evidentemente que as 1400 vagas são ocupadas pelos 1400 melhores alunos...

O mesmo se passa em QUALQUER OUTRO CURSO SUPERIOR PUBLICO!!!

E porquê???
Onde estão so direitos e liberdades individuais?
E porquê só aos médicos???

Os médicos são cidadãos de pleno direito como qualquer outro.
Tem o mesmo conjunto de direitos e deveres:

Tem direito a greves,
tem direito a ferias
tem direito a pagamento de horas extra,
tem o direito a trabalhar somente 8 horas por dia,

com qualquer outro cidadão nacional...

Se consideram, que dada a sua profissão, deveriam ter deveres adicionais, então que lhes sejam dados igualmente DIREITOS adicionais....

Não podem exigir a ninguém, independentemente da sua profissão, que trabalhe mais, ou ganhe menos, ou tenha menos direitos que qualquer outro cidadão do pais...

...e uma pipa de massa ao fim do mês!!!

E se fosse qual era o problema??

Não trabalhou para isso??

Não é um trabalho honesto?

E antes não teve que estudar e trabalhar que nem uma desalmada para atingir esse patamar??

Se todos trabalhassem esse numero de horas isto estaria diferente sem duvida, mas é bonito criticar os outros, o problema é quando o trabalho nos toca a nós!!

As médias de entrada não são controlados pelo estado. Quanto muito as faculdades definiam provas de ingresso mais especificas, e não se tornava como este ano em que até Matemática serve como uma prova de ingresso para medicina.

O meu oftalmologista trabalha num hostipal público e na sua clínica privada, pelo menos..

Quando lá vou com as minhas irmãs (somos 3míopes) deixamos lá um cheque de 180€ em menos de 1hora.. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro..

Ah, e a clínica está sempre cheia..

E porquê???
Onde estão so direitos e liberdades individuais?
E porquê só aos médicos???

Os médicos são cidadãos de pleno direito como qualquer outro.
Tem o mesmo conjunto de direitos e deveres:

Tem direito a greves,
tem direito a ferias
tem direito a pagamento de horas extra,
tem o direito a trabalhar somente 8 horas por dia,

com qualquer outro cidadão nacional...

Se consideram, que dada a sua profissão, deveriam ter deveres adicionais, então que lhes sejam dados igualmente DIREITOS adicionais....

Não podem exigir a ninguém, independentemente da sua profissão, que trabalhe mais, ou ganhe menos, ou tenha menos direitos que qualquer outro cidadão do pais...

Penso exactamente da mesma maneira. Às vezes acho que as pessoas se esquecem que um médico não é sobre-humano, que tem direitos, etc...

Mas claro, há médicos e médicos, mas isso é em qualquer profissão...

O problema dos Médicos não é trabalharem pouco.

O problema é onde é que lhes interessa trabalhar mais, sem deixar a segurança do SNS.

Se lhes retirarem o SNS da equação e os obrigarem a optar por o exclusivo entre privado e publico a coisa muda.

O publico fica livre do "pendura" e com espaço para novos profissionais sem os vicios que alguns desses srs. demonstram ter.

O "privado" que lhes ature os caprichos de "Primas Donas" que alguns têm

x2 apr:)

O tipo de trabalho que mantêm vivos crianças com menos de 30 semanas, cujo comprimento não ultrapassa o de uma caneta.
Ninguém disse que não salvavam. Mas todos temos de reconhecer que o risco de errar é 1000 x superior se fizessem só 12h de máximo e ai eram substituidos por outro médico.

Não entendo como é que se diz que há falta de médicos e depois todos os anos há milhares de pessoas que ficam a porta das faculdades e com médias superiores a 18. Aumentem o número de vagas, façam mais uma faculdade que receba mais 500 por ano!

E se fosse qual era o problema??

Não trabalhou para isso??

Não é um trabalho honesto?

E antes não teve que estudar e trabalhar que nem uma desalmada para atingir esse patamar??

Se todos trabalhassem esse numero de horas isto estaria diferente sem duvida, mas é bonito criticar os outros, o problema é quando o trabalho nos toca a nós!!

Claro que trabalhou para isso, que é honesto e é merecido.

Simplesmente está-se a apontar que trabalham e têm o merecido retorno, não trabalham de borla pelo amor à arte...

Ninguém disse que não salvavam. Mas todos temos de reconhecer que o risco de errar é 1000 x superior se fizessem só 12h de máximo e ai eram substituidos por outro médico.

Não entendo como é que se diz que há falta de médicos e depois todos os anos há milhares de pessoas que ficam a porta das faculdades e com médias superiores a 18. Aumentem o número de vagas, façam mais uma faculdade que receba mais 500 por ano!

O problema não é só o número de vagas, é q a maioria dos recém-licenciados não estão para sair dos grandes centros urbanos. Isto resulta em q a rede de médicos das zonas do interior seja escassa e envelhecida, começam a faltar médicos para fazer bancos nocturnos (a partir dos 50 têm opção de o deixar de fazer) e para cobrir a totalidade dos postos médicos das regiões (isto nos médicos do centro de saúde).

Quanto aos horários, os médicos vão ter de passar a picar o ponto, o q é uma medida q só peca por tardia.

Já sabes .. que te vão rotular de vermelho ou de ...

Eh pá não sei, mas deve ser algo com conotação marxista, que por certo a máquina de rotular terá já programada [:D]

Eu só vejo como aceitável a regra de só puder exercer no privado após os 45 anos, se o curso e eventual especialização fosse realizado com recurso a uma bolsa de estudo paga pelo estado. [;)]

Aliás já defendi aqui que os "Bolseiros" estivessem sujeitos a uma espécie de "comissão de serviço", sendo colocados durante um período X num hospital distrital ou centros de saúde fora dos grandes centros urbanos.

Quanto ao restante cenário é como digo, contrato de exclusividade, se opta por SNS não exerce fora do mesmo.

Claro que as contrapartidas salariais teriam de ser outras, mas por certo que todos teríamos a ganhar, médicos e utentes do SNS.

Sou Enfermeiro! Vou escrever três ou quatro coisas. Peçam para não me interpretarem mal!

1º - O trabalho do Médico é regra geral, um trabalho stressante, exigente mentalmente e por vezes fisicamente, e além da imagem social, tem obviamente uma responsabilidade a toda a prova.

2.º - É facto que conheço médicos que trabalham mais de 100h semana, mas isso não é regra. No hospital normalmente a regra é 35h ou 42h semanais mais a urgênica.

3.º - É facto também que os médicos regra geral entram a horas (dos que conheço e conheço algumas dezenas) mas também conheço alguns que chegam bem antes da hora! Nisso defendo a classe. Imaginemos a situação: Terça feira às 9 da matina o médico X entra na urgência. Sai de lá 24h depois às 9da matina de quarta-feira. Normalmente qualquer funcionário dirigia-se a casa. O médico X "tem" de ir ao internamento "ver" os doentes e acaba por lá passar mais 4 ou 5h. ENtretanto é dia de consultas externas e tem consulta das 14h até Às 18h. AInda nem foi a casa, ou se o fez foi a correr. Muitos fazem isto acreditem.

4.º - Agora quanto ao vencimento: é certo tudo o que disse e o Médico ganha comparativamente ao resto da população muito bem. Critico o facto de as horas de urgência serem pagas a extraordinárias. Assim, aquele médico X além das 35h semanais que tem de fazer e tem vencimento para tal, ganha mais 24-48-72-etc horas extraordinárias, consoante o número de urgências que faça. Aqui é que eu crítico. Criem-se equipas de urgência, e dentro do horário semanal reservem-se horas para urgência, ou simplesmente passem a fazer 60h semanais. Gastam-se milhões em horas...

5.º - Como disse era Enfermeiro, com orgulho e com responsabilidade social. O tal que está 24h por dia com o doente, ao lado dele, sempre que precise. Normalmente sem nós o trabalho médico simplesmente não se faz ou faz-se deficientemente, estudámos muito também, temos tal como eles a vida dos doentes nas mãos.

Se o Médico X me pedir olhe dê esta medicação y ao Doente Z, e eu saber que isso vai trazer prejuízo para o doente, eu não administro. E agora? Quem realmente tem responsabilidade com o doente?

Depois, os enfermeiros ganham mal. 900€-950€ mês, fazendo sempre mais de 35horas semana. O excedente raramente é pago em extra e andamos a acumular horas. Já vi casos com centenas de horas a mais. Não é 5 ou 10h, é muito mais.

Como cidadões não acham que o trabalho do enfermeiro também deveria ser valorizado? A nossa carreira? A nossa situação lalboral?

Daqui a uns meses posso estar desempregado, assim como estão centenas que saíram das escolas nos últimos anos. Estamos muito mal na saúde.

Quanto à pergunta: não acho que trabalhem pouco, do que conheço trabalham muito, mas não se esqueçam que trabalhar não é sinónimo de estar ao lado do doente!!

Last edited:
Back