Medicos sem horas

Medicos sem horas

• Não

Votes: 14 56.0%
  • Sim

Votes: 11 44.0%

• Total voters
    25
Sou Enfermeiro! Vou escrever três ou quatro coisas. Peçam para não me interpretarem mal!

1º - O trabalho do Médico é regra geral, um trabalho stressante, exigente mentalmente e por vezes fisicamente, e além da imagem social, tem obviamente uma responsabilidade a toda a prova.

2.º - É facto que conheço médicos que trabalham mais de 100h semana, mas isso não é regra. No hospital normalmente a regra é 35h ou 42h semanais mais a urgênica.

3.º - É facto também que os médicos regra geral entram a horas (dos que conheço e conheço algumas dezenas) mas também conheço alguns que chegam bem antes da hora! Nisso defendo a classe. Imaginemos a situação: Terça feira às 9 da matina o médico X entra na urgência. Sai de lá 24h depois às 9da matina de quarta-feira. Normalmente qualquer funcionário dirigia-se a casa. O médico X "tem" de ir ao internamento "ver" os doentes e acaba por lá passar mais 4 ou 5h. ENtretanto é dia de consultas externas e tem consulta das 14h até Às 18h. AInda nem foi a casa, ou se o fez foi a correr. Muitos fazem isto acreditem.

4.º - Agora quanto ao vencimento: é certo tudo o que disse e o Médico ganha comparativamente ao resto da população muito bem. Critico o facto de as horas de urgência serem pagas a extraordinárias. Assim, aquele médico X além das 35h semanais que tem de fazer e tem vencimento para tal, ganha mais 24-48-72-etc horas extraordinárias, consoante o número de urgências que faça. Aqui é que eu crítico. Criem-se equipas de urgência, e dentro do horário semanal reservem-se horas para urgência, ou simplesmente passem a fazer 60h semanais. Gastam-se milhões em horas...

5.º - Como disse era Enfermeiro, com orgulho e com responsabilidade social. O tal que está 24h por dia com o doente, ao lado dele, sempre que precise. Normalmente sem nós o trabalho médico simplesmente não se faz ou faz-se deficientemente, estudámos muito também, temos tal como eles a vida dos doentes nas mãos.

Se o Médico X me pedir olhe dê esta medicação y ao Doente Z, e eu saber que isso vai trazer prejuízo para o doente, eu não administro. E agora? Quem realmente tem responsabilidade com o doente?

Depois, os enfermeiros ganham mal. 900€-950€ mês, fazendo sempre mais de 35horas semana. O excedente raramente é pago em extra e andamos a acumular horas. Já vi casos com centenas de horas a mais. Não é 5 ou 10h, é muito mais.

Como cidadões não acham que o trabalho do enfermeiro também deveria ser valorizado? A nossa carreira? A nossa situação lalboral?

Daqui a uns meses posso estar desempregado, assim como estão centenas que saíram das escolas nos últimos anos. Estamos muito mal na saúde.

Quanto à pergunta: não acho que trabalhem pouco, do que conheço trabalham muito, mas não se esqueçam que trabalhar não é sinónimo de estar ao lado do doente!!

Boa analíse :)

De facto a classe dos enfermeiros é igualmente importante e considero-a extremamente mal paga [8b]

Um enfermeiro de Hospital público devia de ganhar uns justos 1500€/mês :)

Para se baixar medias de entrada num curso só tem de se abrir mais vagas ou utilizar outro método de escolha que não só a média.

Matemática de 12º ano é tão importante para o curso de medicina como é química. A unica disciplina de 12º ano que é realmente importante em medicina é Biologia e mesmo assim......

nao posso falar pelo geral mas os medicos k conheco trabalham e nao e pouco :sh)

ora sao as consultas nos hospitais, ora sao os consultorios privados, mais formacao para aqui e para ali.. muitas vezes tem k roubar algum tempo a propria familia para conseguirem organizar a vida profissional.. :sh)

A realidade que conheço permite-me afirmar que, embora existam médicos cumpridores do seu horário de trabalho, prolongando-o muitas vezes para além da hora de saída, muitos há que não o fazem.....SISTEMATICAMENTE !
Entendo ser este um procedimento incorrecto e gerador de mau estar nas instituições.
Por outro lado, cumprir o horário não é sinónimo de se trabalhar muito...
No entanto, se o horário existe é, obviamente, para ser cumprido, até porque, também é com base nesse horário de trabalho que se estabelem os vencimentos de cada trabalhador.

Achoq ue já foi muita coisa dita, e o testamento do Alves foi o melhor.

Simplesmente há de tudo.

Tenho pena é que uma profissão dantes muito respeitada vira alvo da crítica fácil, pouco fundamentada na maior parte das vezes e com desconhecimento de causa...

Trabalham pouco n é? Luta pelas 40 horas semanais e tal, um médico faz bem mais....

Também já vi muito médico calão não é mentira, mas porque é que não vêm atacar os trabalhadores municipais reunidos em dúzia a verificar o trabalho do outro que tapa o buraco??

Que raio, parece que há um empenho colectivo da sociedade em puxar para baixo esta profissão em concreto... deixa-me triste e a pensar ir trabalhar para outro lado...

Achoq ue já foi muita coisa dita, e o testamento do Alves foi o melhor.

Simplesmente há de tudo.

Tenho pena é que uma profissão dantes muito respeitada vira alvo da crítica fácil, pouco fundamentada na maior parte das vezes e com desconhecimento de causa...

Trabalham pouco n é? Luta pelas 40 horas semanais e tal, um médico faz bem mais....

Também já vi muito médico calão não é mentira, mas porque é que não vêm atacar os trabalhadores municipais reunidos em dúzia a verificar o trabalho do outro que tapa o buraco??

Que raio, parece que há um empenho colectivo da sociedade em puxar para baixo esta profissão em concreto... deixa-me triste e a pensar ir trabalhar para outro lado...

Os bons profissionais passarão incolumes por estas e outras polémicas...incluindo a do controlo biométrico da assiduidade.

Os bons profissionais passarão incolumes por estas e outras polémicas...incluindo a do controlo biométrico da assiduidade.

Mais do que incólumes!

Com o controlo da assiduidade, serão inclusivamente beneficiados!

Quer por via de lhes serem oficialmente contabilizadas as horas extras, e como tal de acordo com a lei, terem o direito a receber sobre elas á taxa legal...

...ou de outra forma, poderem cumprir religiosamente o seu horário de trabalho, sem que lhes possa ser apontado o dedo, ficando com mais tempo livres para eles, para a sua família, ou para o sector privado, conforme o legitimamente desejem...

Para os médicos, sinceramente o controlo de assiduidade é uma benesse!

Quem se calhar não vai gostar da brincadeira é o estado, ao ver o quanto mais vai ter que pagar a estes funcionários...

Mais do que incólumes!

Com o controlo da assiduidade, serão inclusivamente beneficiados!

Quer por via de lhes serem oficialmente contabilizadas as horas extras, e como tal de acordo com a lei, terem o direito a receber sobre elas á taxa legal...

...ou de outra forma, poderem cumprir religiosamente o seu horário de trabalho, sem que lhes possa ser apontado o dedo, ficando com mais tempo livres para eles, para a sua família, ou para o sector privado, conforme o legitimamente desejem...

Para os médicos, sinceramente o controlo de assiduidade é uma benesse!

Quem se calhar não vai gostar da brincadeira é o estado, ao ver o quanto mais vai ter que pagar a estes funcionários...

Estamos de acordo.
Por isso é que não entendo tanto ruído á volta deste tema ( controlo biometrico da assiduidade ), por parte de alguns médicos e mesmo da própria Ordem.

Last edited:
Estamos de acordo.
Por isso é que não entendo tanto ruído á volta deste tema ( controlo biometrico da assiduidade ), por parte de alguns médicos e mesmo da própria Ordem.

A ordem tem razão naquilo que diz..

Olha o exemplo de uma operação planeada: Se a equipa acabar de fazer as 8 horas de trabalho dali a 2 horas , a cirurgia estar prevista durar 4h, e o estado disser que não paga horas extras, então cabe á bondade da equipa realizar essa operação, ou ocupar as horas restantes de trabalho noutras actividades que não o operar ou realizar outras de menor duração...

Isto implica menos "produtividade", sem duvida alguma, pois estaria a deixar na mão da equipa a decisão de operar para alem do horário contratado de forma gratuita...

Não duvido que noutras condições, a larga maioria dos profissionais as realiza-se, com tem vindo a fazer até ao momento...

..mas num clima de guerra fria entre governo e classe profissional, temo que a opção escolhida seja a de zelo e cumprimento rigoroso das regras, como forma de fazer ver ao governo de que maneira essa decisão não iria aumentar a produtividade...

Isto tudo porque a opinião publica e o governo não querem ver o óbvio:

Que quer os médicos, quer os enfermeiros, restantes técnicos de saude e laboratório, trabalham em regra, bem mais do que lhes está estipulado nos contratos de trabalho, sem que sejam remunerados por isso.

sim, e não,

como em todas as profissões á os bons e os maus,

os mais ambiciosos, e os menos..

mas não invejo a vida de um "Bom" profissional da medecina que lida todos os dias com a morte.

agora, que a eu acho, na minha singela opinião,,,,,,,

se não estão satisfeitos com o estado,, que saiam e se mudem exclusivamente para o privado....

existem varios exemplos de profissionais, que depois de fazerem as "directas" de 48h seguidas na urgencia, ainda vão á Clinica privada cumprir os horarios.

tb existem aqueles, que se vão "passear" no publico e depois sim, vão trabalhar no privado..........

mas como diz o outro,,

isto é normal,,

a teoria da normalidade

Como em todas as profissões há os que trabalham muito e são dedicados e há preguiçosos e desleixados. No meu local de trabalho acontece o mesmo, nem uma porcaria de um garrafão da máquina de água são capazes de mudar...

Se as médias são altas a culpa é dos alunos, é uma espécie de lei do mercado, da oferta e da procura. E se aumentasse o número de vagas será que seria possível o Estado sustentar isso? É que ajudar no orçamento de um curso de Letras por exemplo é bem diferente de ajudar num curso de ciências.

Do que aprendi nas minhas aulas de Saúde Pública, e com dados oficiais do INE, é que nem sequer faltam médicos (clinica geral) em Portugal. Não faltam na medida em que estamos mais ou menos como o resto da União Europeia. A distribuição dos recursos humanos talvez seja mesmo o pior de tudo. Em relação aos enfermeiros é que pelas estatisticas estávamos bem abaixo da média europeia.

E se alguém reclama que se devia voltar ao tempo do Salazar, essa mesma pessoa devia fazer uma pesquisa sobre o que o SNS nessa altura, os serviços e assistência prestados à população e o preço e acessibilidade disso mesmo. Depois que venha cá defender essa ideia...

Se as médias são altas a culpa é dos alunos, é uma espécie de lei do mercado, da oferta e da procura. E se aumentasse o número de vagas será que seria possível o Estado sustentar isso? É que ajudar no orçamento de um curso de Letras por exemplo é bem diferente de ajudar num curso de ciências.

O meu exemplo não se pode tomar À partida como o todo nacional (não tenho dados suficientes do restante). Ainda assim:

no 1º ano, em anatomia, o mais proximo que arranjaram para praticarmos foi:
- COMPREM um coração de porco, tesouras e bisturis. A faculdade talvez arranje um pacote de luvas.

- Usei alguns reagentes nas aulas de bioquímica do 1º ano.

Desde então nunca mais usei NADA que nãofosse pago do meu bolso...

-Salário de professores? Tive turmas de 22, todos no quarto cm um doente porque não há docentes para dividir em grupos menores...

-A faculdade? Não tinha aquecimento, chovia em algumas salas, não havia lâmpadas no wc e só algumas tinham papel higiénico...

_ Site na net? Apareceu há 2 anos e é uma vergonha

- Computadores? Eram 8 para mil alunos...

OK, um curso de medicina é muito caro.. eu é que ainda não percebi porquê![8b]

Last edited:
O meu exemplo não se pode tomar À partida como o todo nacional (não tenho dados suficientes do restante). Ainda assim:

no 1º ano, em anatomia, o mais proximo que arranjaram para praticarmos foi:
- COMPREM um coração de porco, tesouras e bisturis. A faculdade talvez arranje um pacote de luvas.

- Usei alguns reagentes nas aulas de bioquímica do 1º ano.

Desde então nunca mais usei NADA que nãofosse pago do meu bolso...

Não entendo para onde vai o dinheiro... salário de professores? Tive turmas de 22, todos no quarto cm um doente porque não há docentes para dividir em grupos menores...

A faculdade? Não tinha aquecimento, chovia em algumas salas, não havia lâmpadas no wc e só algumas tinham papel higiénico...

OK, um curso de medicina é muito caro.. eu é que ainda não percebi porquê![8b]

E achas que essas condições - muito más a meu ver - vão melhorar se for a dividir por mais alunos? Eu penso que não...

Em concreto eu não posso falar dos custos de um curso de medicina. Mas posso falar de outro curso da área científica que é o de Ciências Farmacêuticas. Existem algumas disciplinas que poderão ser comuns - Histologia, Embriologia, Citologia, Citoquimica, Histoquimica, Farmacologias, Quimicas, Bioquimicas - e que ocorrem obrigatioriamente gastos com material e /ou limpeza/manutenção que são muito onerosos. Se isso de facto não se verifica no teu curso...

Apenas posso dizer que tinha uma ideia errada... Venham de lá mais vagas que afinal é barato! :sh)

Estamos de acordo.
Sim, não se percebe! Parece que só lhes trás vantagens...

Será que mais alguém, dentro da área (medicina), tem opinião mais formada sobre isto?...

E achas que essas condições - muito más a meu ver - vão melhorar se for a dividir por mais alunos? Eu penso que não...

Apenas posso dizer que tinha uma ideia errada... Venham de lá mais vagas que afinal é barato! :sh)

Não! Só estava a desmistificar a parte dos custos...

Acho que é incomportável mais gente e que não podemos cair no erro de espanha: abrir faculdades e vagas a torto e a direito, cobrir as necessidades do país e a seguir ter 35 faculdades a debitar médicos para exercerem no país vizinho e na lua... mas isto já tá muito OT.

Agora dentro do tema: acho que o controlo biométrico vai levar à amputação de dedos para favores entre colegas.[:D]

Sinceramente acho que vai acabar com os prevericadores, mas como foi já focado vai levar a muitas perdas porque os cumpridores (Às vezes até demasiado) não vão gostar de ser acossados e pode acontecer que alguns se limitem a fazer o que está no contrato e todo e qualquer minuto seja debitao ao patrãozinho estado...

Tenho pouca experiência de vida laboral mas há uma coisa que já aprendi e penso ser verdade. É tão mau ter um patrão liberal e empregados libertinos como um patrão ditador e empregados responsáveis. Com esta medida, os empregados que se acham cumpridores vão encarar esta medida como uma afronta, os baldas protestam porque provavelmente vai-se-lhes acabar a mama.

Sempre ouvi dizer que o justo pagava pelo pecador.

A ordem tem razão naquilo que diz..

Olha o exemplo de uma operação planeada: Se a equipa acabar de fazer as 8 horas de trabalho dali a 2 horas , a cirurgia estar prevista durar 4h, e o estado disser que não paga horas extras, então cabe á bondade da equipa realizar essa operação, ou ocupar as horas restantes de trabalho noutras actividades que não o operar ou realizar outras de menor duração...

.

E como é que esta situação é tratada agora, sem o tal «controlo biométrico da assiduidade » ?

Back