EnginE
Banido
Sou Enfermeiro! Vou escrever três ou quatro coisas. Peçam para não me interpretarem mal!
1º - O trabalho do Médico é regra geral, um trabalho stressante, exigente mentalmente e por vezes fisicamente, e além da imagem social, tem obviamente uma responsabilidade a toda a prova.
2.º - É facto que conheço médicos que trabalham mais de 100h semana, mas isso não é regra. No hospital normalmente a regra é 35h ou 42h semanais mais a urgênica.
3.º - É facto também que os médicos regra geral entram a horas (dos que conheço e conheço algumas dezenas) mas também conheço alguns que chegam bem antes da hora! Nisso defendo a classe. Imaginemos a situação: Terça feira às 9 da matina o médico X entra na urgência. Sai de lá 24h depois às 9da matina de quarta-feira. Normalmente qualquer funcionário dirigia-se a casa. O médico X "tem" de ir ao internamento "ver" os doentes e acaba por lá passar mais 4 ou 5h. ENtretanto é dia de consultas externas e tem consulta das 14h até Às 18h. AInda nem foi a casa, ou se o fez foi a correr. Muitos fazem isto acreditem.
4.º - Agora quanto ao vencimento: é certo tudo o que disse e o Médico ganha comparativamente ao resto da população muito bem. Critico o facto de as horas de urgência serem pagas a extraordinárias. Assim, aquele médico X além das 35h semanais que tem de fazer e tem vencimento para tal, ganha mais 24-48-72-etc horas extraordinárias, consoante o número de urgências que faça. Aqui é que eu crítico. Criem-se equipas de urgência, e dentro do horário semanal reservem-se horas para urgência, ou simplesmente passem a fazer 60h semanais. Gastam-se milhões em horas...
5.º - Como disse era Enfermeiro, com orgulho e com responsabilidade social. O tal que está 24h por dia com o doente, ao lado dele, sempre que precise. Normalmente sem nós o trabalho médico simplesmente não se faz ou faz-se deficientemente, estudámos muito também, temos tal como eles a vida dos doentes nas mãos.
Se o Médico X me pedir olhe dê esta medicação y ao Doente Z, e eu saber que isso vai trazer prejuízo para o doente, eu não administro. E agora? Quem realmente tem responsabilidade com o doente?
Depois, os enfermeiros ganham mal. 900€-950€ mês, fazendo sempre mais de 35horas semana. O excedente raramente é pago em extra e andamos a acumular horas. Já vi casos com centenas de horas a mais. Não é 5 ou 10h, é muito mais.
Como cidadões não acham que o trabalho do enfermeiro também deveria ser valorizado? A nossa carreira? A nossa situação lalboral?
Daqui a uns meses posso estar desempregado, assim como estão centenas que saíram das escolas nos últimos anos. Estamos muito mal na saúde.
Quanto à pergunta: não acho que trabalhem pouco, do que conheço trabalham muito, mas não se esqueçam que trabalhar não é sinónimo de estar ao lado do doente!!
Boa analíse
De facto a classe dos enfermeiros é igualmente importante e considero-a extremamente mal paga [8b]
Um enfermeiro de Hospital público devia de ganhar uns justos 1500€/mês