Não vou entrar em discuções de "pilinhas" e marcas e tal e coisa...
Off-topic
Gosto muita da marca Opel e tenho um certo fraquinho pela Toyota.
Podemos ter a sorte (ou azar) de escolher um carro de uma marca aparentemente fiável e sair o tiro pela culatra.
On-topic
Conduzo diariamente um Megane 1.5dCi Break de 105cv na versão luxe previlege, porquê?
porque:
*tem um motor que me dá para tudo, mais soft, mais desportivo consuante os temperamentos.
*tem uma caixa de 6 velocidades que é um mimo.
*faço centenas de quilometros por dia e chego ao fim do dia sem aquela maçada de dores nas costas, o que para mim é muito bom, no Clio chegava oa fim do dia estourado.
*relativamente a consumos, e porque tenho o pé pesado nunca fiz menos de 6,9L/100, fiz uma altura 6,1L/100 porque disse para mim mesmo que iria cumprir limites de velocidade, então era engrenar a 6ª e deixar rolar, maravilha, infelizmente o trabalho nem sempre deixa. (aos moralistas: é escusado comentar pois bem sei que é errado não cumprir limites, mas procuro cumprir dentro das localidades, que acho muito mais preocupante);
*ando muito de AE, a carrinha tem 40000km's e 1 ano e o único problema que me deu foi de um tudo de admissão dos gases de escape ao turbo que entregou a alma ao criador, ainda em garantia;
* depois por ser cilindrada inferior às outras propostas, só te trará menos encargos, seguros, imposto municipal, manutenções (esta última não tenho certezas).
Em suma acho que vais muito bem servido com uma megane, defeitos de constução, não os vejo na minha e daí também não sou muito picuinhas e acredito que todos têm,
estética, apesar de se verem muitas, adoro as linhas da carrinha, simplesmente das melhores da Renault;
conforto, como já mencionei é um regálo, espaçosa confortável em todos os lugares e bastante prática;
motor/caixa, sem palavras é mais que suficente para as nossas estradas;
segurança, sem palavras muito equlibrada no comportamento dinâmico, seja curva seja recta;
E depois se é a que te atrai...
Cumprimentos
Pedro Oliveira