Megane Break ou outras???

citação:Originalmente colocada por phalhas

Boas.
Primeiro que tudo agradeço a todos os que escreveram sobre esta questão, independentemente das suas opiniões.

Como é óbvio, já pesquisei, analisei, experimentei, negociei, principalmente em termos de retoma do meu Picasso e de descontos. E após isto tudo cheguei à conclusão que a Megane era a escolhida e também pela estética. Pensei em novas, carrinhas ou monovolumes, usadas, importadas, etc etc.

Na altura, semana passada, surgiu-me uma dúvida, 85 ou 105 cv com diferenças de 1100 iróis. Foi aqui que comecei a pesquisar em fóruns e descobri que havia pessoas "desiludidas" com os Meganes, como por exemplo referem neste tópico, e coloquei a questão se estaria a fazer uma boa escolha.

Apesar das alternativas que propõem, estou inclinado para a Megane, embora a dúvida sobre o motor continue, mas algo céptico.
Sei que problemas todas as marcas têm, mas não queria arrepender-me, pois ainda são alguns iróis que se gastam, e para isso continuo com a minha Picasso que não deu problemas, apesar dos quase 6 anos e dos seu 120000 kms.

A Focus, a Cmax, a Astra, mesmo a 307 foram hipóteses mas a Megane sempre me agradou mais, a minha irmã tem uma das primeiras que foi indicada por mim e nunca teve problemas...

citação:Originalmente colocada por colin

... Arrisquei. Se pudesse voltar atrás, tinha escolhido outro carro.

Dos foruns (portugueses, espanhois, ...) dedicados ao megane, posso concluir que até nem sou um gajo azarado com os problemas do megane. Há muito mais gente mais azarada que eu. Mas sendo eu tão picuinhas com o carro, devo dizer que não estou contente e tenho a sensação (por tudo que leio e vejo) que a maioria dos possuidores de meganes já teve pelo menos uma chatice com o carro. Pior que isto é a assistência. É bastante sofrível. Nunca há vagas para arranjar nada (marque para daqui a 3 semanas...) é tudo normal, nada tem solução. Não tenho paciência.
Tenho azar com os stands? É capaz. Mas também não tenho vida para andar 300km à procura de um stand como deve ser....

boa sorte.

cumps

Então qual seria a escolha? E as outras marcas não têm problemas idênticos?
Obrigado a todos mais uma vez.

Assim que a escolha e a compra estiver efectuada colocarei aqui um novo tópico.

Rui

Cada vez mais tenho a sensação que todas as marcas têm problemas. Umas mais, outras menos. Eu não gosto de falar do que não conheço, daí não ter referido outras opções no campo da fiabilidade.

Respondendo à pergunta: Não tendo gostado do megane em termos de fiabilidade e qualidade percebida (na minha optica - cada um tem os seus gostos e padrões), teria optado pela Opel Astra 1.7. Sim, eu sei que também houve problemas com essas. Se calhar, se tivesse optado por essa, hoje diria mal da Opel e não da Renault. Agora é tarde.

A verdade é que se, quando comprei o megane, já houvesse o corolla 1.4 d4d (só saiu 2 ou 3 meses depois), seria essa a minha escolha. Pq? Porque o meu trintão Toyota sempre se portou mto bem e gostaria de ter continuado fiel à marca. Não havendo um corolla para o meu bolso, foi o megane o escolhido.

Não te estou a aconselhar a comprar o corolla, obviamente. Cada um tem os seus gostos e prioridades. Só disse o que disse sobre os meganes (e diria dos astras e mesmo dos corollas se a situação fosse identica) porque tive azar. Pior: tive azar e lá no fundo sei que até sou um gajo sortudo. Pelo pessoal que conheço e principalmente pelo que vejo em foruns (de possuidores de meganes), concluo que é realmente um modelo muito problemático no que toca a fiabilidade.

Desde o momento que há variadísismos tutoriais a ensinar a desmanchar o carro todo para acabar com os ruídos em toda a parte (tópicos muito concorridos - toda a gente sofre do mesmo mal) e tópicos quase "sticky" dos problemas mais comuns (desde as coisinhas de somenos importancia como mau contacto persistente dos piscas até aos problemas que houve com os vidros que caiam, coluna de direcção que chocalha, suspensão que salta do apoios, desgaste irregular dos pneus, deficiencias de injecção, solavancos as 2000rpm no dci 100cv, problemas na egr, pedais de embraiagem que colam no fundo, apoios do motor que fazem o carro chocalhar, etc), problemas esses que obviamente não acontecem todos a toda a gente mas dá a sensação que acontecem pelo menos 1 ou 2 destes a uma grande maioria dos possuidores... Para mim, não serve. Houvesse dinheiro e trocava de carro já amanhã. Podia mudar para pior. Não sei. Mas para outro Renault de certeza que EU não mudava. Este para mim é o último.

Fora estes problemas e os concessionários que não são grande coisa, é uma carrinha bonita (a mais bonita do segmento, para mim), o motor de 100cv safa-se bem (mesmo em baixas rotações é bastante disponível - o de 105 deve ser parecido) e parece que nasce gasóleo no depósito. A meu ver, o motor de 100cv só peca no binário máximo. O de 105 deve ser perfeito neste aspecto, dado que tem um binário maximo 20% superior entre as 2000 e as 3000. É o único defeito que aponto ao motor do 100cv: ter de vencer a preguiça de reduzir de 5ª pra 4ª numa ultrapassagem numa estrada nacional. Nas outras mudanças é sempre a subir de rotação. Acho que no global está um motor muito agradável de utilizar. O de 105cv supera-o com certeza.

cumps

Infelizmente não conheço o de 85cv nem o de 80cv, pelo que não tecerei comentários sobre ele.

Na altura que comprei o meu, so custava mais 1000 euros que a versão de 80cv. Pela diferença de preço, tão baixa, eu optei logo pelo motor mais "disponível". É preciso ter em mente que os consumos de um e de outro são praticamente iguais (para estilos de condução iguais, obviamente).

cumps

Obrigado colin. ;)

A ideia que eu tinha e tenho, comparando com o Focus, é de que o motor do Mégane tem uma maior disponibilidade em baixas. No entanto, e, pelo que disseste, por outro lado parece-me a mim que o motor do Focus tem mais binário disponível em regimes intermédios em relação ao DCI de 100cvs (como dizes, provavelmente melhorado no DCI de 105cvs), o que torna este motor igualmente bastante agradável de conduzir. É um motor suave, progressivo e disponível apartir das 1.500rpms e mostra bastante força apartir das 2.000rpms, só acabando perto das 3.500rpms.

Assim, com estes 2 bons motores... a escolha é mesmo complicada! [|)]

Pois, mas no meu caso é fácil, a Focus não me agrada muito, e nunca compraria um carro que não me preenche.

Preferia a Cmax.

Por várias razões, mais ou menos racionais, a Megane é a que mais me agrada, embora as dúvidas existam sempre e estas tenham sido avolumadas com a leitura de alguns tópicos.

Mas é tudo, e tb, uma questão de sorte.

Como tudo na vida...

Rui

Outra coisa... já dizeste um test-drive aos 2 carros? É que comprar um carro sem o experimentar em estrada é como ir a uma loja de pronto-a-vestir e comprar roupa sem experimentar se nos serve ou se nos assenta bem... com a agravante de um carro ser muitíssimo mais caro que uma peça de roupa e sem prossibilidade de troca fácil.

O melhor é mesmo experimentar todos os carros que tiveres em mente.

citação:Originalmente colocada por phalhas

Pois, mas no meu caso é fácil, a Focus não me agrada muito</u>, e nunca compraria um carro que não me preenche.

Preferia a Cmax.

Por várias razões, mais ou menos racionais, a Megane é a que mais me agrada, embora as dúvidas existam sempre e estas tenham sido avolumadas com a leitura de alguns tópicos.

Mas é tudo, e tb, uma questão de sorte.

Como tudo na vida...

Rui
Bem, se não te agrada a Focus então não é a melhor opção para ti. É mau gastarmos os nossos suados €€€ num carro que não nos agrada! [xx(]

citação:Originalmente colocada por camadusa

citação:Originalmente colocada por Simple

citação:Originalmente colocada por camadusa

vai focus o 1.6 tdci de 110cv é bem melhor q o 1.5 dci

Aidna agora o Grupo a qual pertence a Olá, empandeirou umas dezenas desses com menos de um ano, sem dúvida o pior carro que já por lá passou como frota.
AS opções voltaram a ser PEugeot ou Renault, depois de terem tentado variar..
Desta monta calharam Megs breacks dci.
volto a afirmar o 1.6 é bem melhor que o 1.5dci, é usado na ford, peugeot, citroen, mazda, volvo, enfim deve ter o seu valor e além disso não foi concebido a partir de 65cv e ter sido esticado até aos 105cv, quando começarem a fazer o mesmo ao 1.6, vais ver aonde vai parar, enquanto esse já pouco mais tem para dar., é verdade é muito económico , até te esqueces de pôr gásoleo:D

O facto de afirmares é irrelevante para mim, lá porque o 1.5 dci ter começado nos 65 cavalos é mais limitado? não senhor...
O 1.6 vai parar onde? nos 200 cavalos :)? Achas que o 1.5 para nos 105cv? Irão existir evoluções de ambos..e embora um seja 1.5 e outro 1.6 a cubicagem que difere é minima e comportam ambos o que as marcas lhes quiserem pôr a nível de cavalagem ou binário mediante a durabilidade pretendida.
COnforto de utilização:
Na minha opinião e já conduzi ambos prefiro o 1.5 dci, as diferenças são ligeiras, mas a caixa de 6 velocidades da-lhe vantagem, bem aplicada o 1.6 não lhe chega, o que são migalhas a nível de comparação..pois ambos são bons motores mediante o que apresentam e muito equivalentes no geral, situação em que o factor escolha é na minha opinião o maio gosto por uma ou outra marca ou marcas que usem o motor em causa...
Nã há necessidade de vir dizer que um ´´e de logne melhor que o outro, o que é sem dúvida facciosismo IMHO. São ambos bons e ambos como disse anteriormente dão os seus problemas, sendo que a fiabilidade de um e outro,está logicamente dependente de quem conduz e da sorte que calha a cada um com o seu modelo.

Acompanhei já varias frotas deste grupo e sei do que falo, inclusivé estes motores 1.6 hdi nos peugeots não deram nem 10% dos problemas tal como o anterior 1.4 hdi de 70 que esta última frta composta por focus deu, haverão diferenças, talvez na montagem? ou outro factor qualquer? Perante a quantidade de casos existentes só neste pequeno grupo de carros, acredito que sim, e aí a minha escolha não recai mesmo neles, ou pelo menos na montagem da Ford. Simples como isso.

A nova frota de megs irá dar problemas? logicamente.., como em todas as frotas que têm tido, mas esta última dos focus bateu todas aos pontos de longe. Um azar colectivo? hmmm.

1 abraço

SImple.

Nao deixes de comprar a carrinha porque ouves comentarios menos abonatorios. venderam-se imensas Meganes e é normal que se ouça tanto a falar mal como a falar bem, isso e tudo uma questao de sorte. Entre Ford e Renault o item fiabilidade é praticamente identico por isso nao vas por ai. Compra se gostares porque simplesmente a melhor para ti. Nestes Meganes novos so com muito azar é que vais ter problemas por isso ja sabes que a regra é nao haver problemas e o mais provavel é que nai haver. Disfruta mas é da carrinha que é uma das melhores do segmento em motor conforto comportamento estectica consumos ETC uma referencia

Depois de várias indecisões e dúvidas...Já está...

Vem a caminho uma Megane Break 105CV Exclusive Cinza Platina...

Para a semana deverá estar em casa, depois posto fotos.

Obrigado a todos.

Rui

a astra caravan deve ter a melhor relação preço/equipamento ...
mas a peugeot 307sw é mais bonita...

a megane n é má... mas n sei s será a melhor...

cumps

citação:Originalmente colocada por chasdegua

a astra caravan deve ter a melhor relação preço/equipamento ...
mas a peugeot 307sw é mais bonita...

a megane n é má... mas n sei s será a melhor...

cumps

Obrigado pela opinião mas não concordo...
Rui

Espero que tenhas sorte com a carrinha,apesar de ser um modelo que esteticamente me agrade bastante(Sem duvida nenhuma que neste segmento é das mais bonitas,esteticamente agrada-me mais que a focus) eu não seria capaz de a comprar, simplesmente pela forma como a renault está actualmente,problemas atras de problemas,assistencia após venda péssima,users que falam que fazem mais de 300km´s porque na zona deles não existe assistencia em condições,um sem fim de coisas que só o que se aqui encontra já dá vontade de fugir.
Obvio que TODAS as marcas dão problemas mas o que se passa actualmente na renault é ja sistematico de um modelo para o outro,parece que em vez de progredir estão a regredir,e ao contrario do que se diz por aqui a ford tambem vendeu e vende imenso e os problemas nao tem sido sistematicos(lembro-me da bomba de agua por exemplo) como tem a renault !!!

No entanto e visto tudo o que leste,e sabendo dos problemas existentes em alguns,e não tendo o minimo problema em arriscar, espero sinceramente que a carrinha não te traga problemas,o minimo que se pode pedir a quem deu bastante dinheiro por um carro, e que sejas sempre bem assistido na renault.(digo isto porque foste para o renault,se fosses para o ford diria exactamente o mesmo porque para mim seja o carro que for, ainda para mais sendo zero km´s, as marcas tem que assumir todas as suas responsabilidades!!!)

Desejo-te boa sorte com ela :)

Parabéns pela escolha. Acho que vais muito bem servido. Tenho um Mégane II 3p 1.9 dCi de 2003 e já vai com quase 120 mil km e está para as curvas! Ainda não experimentei esse 1.5 dCi mas já me disseram que quase se equipara ao 1.9 dCi! Pediste algum extra? Não te esqueças de ir a http://forum.clubemegane.com e adere ao Clube Mégane, pois vale a pena (isto, claro está, se já não te inscreveste)! Outra coisa... Depois de te habituares à 6.ª velocidade vais dar ainda mais valor à tua escolha! No meu carro, aos 120 km/h vou em 6.ª às 2.000 rpm, ou aos 150 km/h às 2.500 rpm!

Já agora, a bem da verdade, o 1.6 HDi/TDCI tem 109 cv (apesar das marcas anunciarem 110) e o 1.5 dCi 106 cv (apesar da marca anunciar 105). Daí que a diferença de 3 cv seja irrelevante quando há variáveis tão influentes em jogo como diferentes transmissões e caixas de 5 vs. 6 velocidades.

Houve aqui quem tenha dito que o Megane 1.5 DCI era mais económico que o Focus 1.6 TDCI... mas não é bem assim! Eu acho que os 2 são económicos e nenhum deles se destaca. Têm os 2 praticamente os mesmos baixos consumos. Quando as pessoas dizem que o Megane é mais económico é um engano. Essas pessoas parecem-lhe que o Megane gasta menos porque faz mais kms com o depósito, mas nem tudo o que parece é. É que ter mais autonomia nem sempre significa gastar menos. Neste caso o Megane faz mais kms mas não é por gastar menos!!! É por o depósito do Megane ser maior (60 litros) que o do Focus (52 litros). Se gasta o mesmo que o Focus e se tem um depósito maior, então tem que fazer mais kms (mais autonomia) que o Focus! É natural! Agora, dizer que é mais económico... é mentira! Atenção que não estou a chamar mentiroso a ninguém. Apenas estou a dizer que as pessoas que disseram aquilo estavam pura e simplesmente enganadas! Não quero ferir susceptibilidades! ;)

Parabéns, phalhas!!!

Acho que fizeste a escolha acertada! Era o que querias, acho que fizeste bem! Não há dúvidas que o Megane é uma bela máquina (bela por ser bonita e bela por ser boa :D). Estima bem o bólide!

O que falta agora são as fotos da praxe e da tua experiência da máquina, se já a tiveres nas mãos, claro!

Boa sorte com a carrinha, que é sempre o que se pretende.

citação:Originalmente colocada por blindness2005

Houve aqui quem tenha dito que o Megane 1.5 DCI era mais económico que o Focus 1.6 TDCI... mas não é bem assim! Eu acho que os 2 são económicos e nenhum deles se destaca. Têm os 2 praticamente os mesmos baixos consumos. Quando as pessoas dizem que o Megane é mais económico é um engano. Essas pessoas parecem-lhe que o Megane gasta menos porque faz mais kms com o depósito, mas nem tudo o que parece é. É que ter mais autonomia nem sempre significa gastar menos. Neste caso o Megane faz mais kms mas não é por gastar menos!!! É por o depósito do Megane ser maior (60 litros) que o do Focus (52 litros). Se gasta o mesmo que o Focus e se tem um depósito maior, então tem que fazer mais kms (mais autonomia) que o Focus! É natural! Agora, dizer que é mais económico... é mentira! Atenção que não estou a chamar mentiroso a ninguém. Apenas estou a dizer que as pessoas que disseram aquilo estavam pura e simplesmente enganadas! Não quero ferir susceptibilidades! ;)

Hmm... Eu falei muito bem dos consumos do 1.5 dci e sei muito bem as diferenças entre consumo médio aos 100km e autonomia. Por acaso nunca experimentei o 1.6tdci mas já conduzi outros carros, supostamente com melhores consumos e, para mim, o megane destaca-se. Lá por eu fazer 1200km com um deposito do megane e fazer 700 com o do polo tdi, não quer dizer nada em termos de consumos. Mas EU faço as contas e vejo que o tdi gasta muito mas muito mais, não havendo razões para tal (diferenças de 1 litro/100km ou ainda um pouco mais)...

Quando disse ao autor do tópico que o megane é mesmo muito bom em consumos, expliquei o porquê da minha afirmação e acho q ele ficou convencido. É o que interessa;). Eu não me considero faccioso neste ponto, até porque odeio a Renault. É a vida.

cumps

Back