Melhor motor 1.6 de sempre

citação:Originalmente colocada por Excalibur

citação:Originalmente colocada por rubenvalente

Boas, não é para desfazer de nada mas isto que aqui vou meter vai ser um pouco trágico para todos os que acham que só existem algumas marcas que metem no mercado motores de baixa cilindrada com baixa potencia.
O bicho que vos passo a apresentar entrou directamente para a minha lista de carros a ter:
Renault 12 gordini:

gordini12hq0.jpg
[/URL]

Pois é pasmem-se em 1970-74 já havia um renault 1600 atmosférico com 125 cv de potencia, mas não acaba aqui:

" Para equipar o novo gordini, a equipa Renault vai utilisar o bloco 807-20 vindo da série renault 16 ts.
Este motor de 4 cilindros em linha conta com um bloco e culassa em aluminio, válvulas em v accionadas por uma simples arvore de cams lateral. Além disto o 1.6 conta com uma culassa hemisférica muito bem desenhada.
Animado pelos seus 2 carburadores horizontais weber de corpo duplo 45 dcoe ele desenvolve 125 cv ás 6250 rpm e 14,3 mkg de binário ás 4500rpm.Ele entrega uma sonoridade muito forte em parte graças aos seus carburadores. Ele faz lembrar o som de alguns alpine a110.
Melodioso, performante e disponivél o unico ponto fraco é o consumo que ronda os 10-15 litros em condução tranquila e cerca de 20 litros em ritmo acelerado.
Mas não acaba aqui, de notar que em outubro de 1970 a Renault comercializou via marca um kit para dar mais potencia ainda ao motor, foi batizado de :motor 807 G e era constituido por:
-pinstons;
-segementos;
-bielas;
-camisas;
-arvore de cams;
-giclers e penso que guias das válvulas;
-com tudo isto a cilindrada foi aumentada um pouco e situava-se nos 1596cm3;
este kit oferecia ao carro uma potencia final de 160 cv, um binário de 17mkg e um regime máximo de 7200rpm."

Isto tudo em 1970, grande motor e grande carro, merece estar aqui também.[B)][B)][B)]

Fonte:http://www.automobile-sportive.com/guide/renault/r12gordini.php

Além de equipar o R12 Gordini, equipou um outro:

Alpine A310 1600 VE (1971 - 1974) :
- Cylindrée : 1605 cm³
- Transimission : Propulsion
- Boite : Manuelle 5 rapports
- Puissance : 125 ch DIN à 6250 tr/mn
- Poids : 930 kg
- V-Max : 205 km/h
- 400 m D.A : 15"4
- 1000 m D.A : 29"7

Versão rigorosamente de estrada e limitado a 125ch.

Isto eram máquinas :):)

citação:
Af147

e?

será que custa assim tanto a engolir que em 1965 a Alfa desenvolveu um 1.6 com 170cv?!

podem saltar e espernear que isso não altera nada!
Altera, altera o Imenso EGO dos possuidores de VTEC. [:p]

O curioso é que num forum de automóveis não se quer admitir que quando se fala em "verdades supremas" (o caso, dado que consideraram á partida o VTEC da Honda como o melhor 1.6 de todos os tempos até á actualidade) estamos sujeitos á surpresa, e alguns foram surpreendidos por estes dois motores, um da Alfa Romeo, e outro da Renault (mas descansem há mais).

Nas ultimas pág's. deste tópico vieram alguns users (eu incluido) demonstrar que há "vida" com qualidade para além do vosso paraiso, isso parece que cai mal, o que me espanta porque gostar de automoveis e motores é possuir paixão, mas não cegueira ou fanatismo, é tentar acima de tudo enriquecer o nosso conhecimento, independente de marca ou modelo.

porra, mas ao menos podiam disfarçar um bocado, não dar tanto nas vistas nas reacções.
é que neste tópico nem sequer podem dizer que eu é que fiz e aconteceu. é que começei apenas por colocar um post com a simples frase "melhor 1.6" com uma foto e depois as specs e depois vieram logo os de orgulho ferido tentar abafar a situação.

costuma-se dizer que nenhum macaco olha para o seu rabo e é bem verdade. Depois outros é que são fanáticos.

Cada vez ha mais pessoal a teimar que não ha-de dar o braço a torcer á ALFA ROMEO...

Quanto mais descobrem sobre esta marca, mais descobrem que afinal não é assim tão má, e isso ainda os obriga a ficarem mais irritados!!

AH GRANDA ALFINHA!!!

67alfa18.jpg

[^][^][^][^][^][^]

Eu possuo um vtec e não me sinto minimamente alterado :D

Para mim devia de haver ainda mais competição saudável entre marcas, só nos viria beneficiar a nós;)

D3esconhecia por completo esse motor 1.6 do R12, assim como o do alfa (que como o artigo diz, era um carro inspirado para competições, logo muito diferente da realidade das estradas, com tudo de bom e de mau que esse facto acarrete:))

Mas, e há sempre um mas... o b16 é um bloco que foi utilizado mais de uma década, com várias alterações é certo, atingindo o seu ponto auge no ek9 (o desconhecido por nós que vivemos na tugolandia[:p]) o 1º civic type R.

E uma coisa não se pode negar, foram feitos milhões de b16, e ainda se vêm muitos pelas nossas estradas. Alguns discretos outros nem por isso, o que importa reter é que foi/é um motor que conciliava muito, uma alta potência especifica, uma utilização citadina despreocupada, boas prestações e (para mim) muito importante, consumos muito bons!

Faço nota que alguns B16 vinham montados em carroçarias familiares, e que na altura, houve muita gente dita conservadora (conheço médicos e afins) que por quererem um produto equilibrado (relação preço/conforto/equipamento) compravam o civic.

Agora cada um é livre de interpretar como quizer, certo é que foi/é um motor que marca;)

Claro que não falta aí mais motores 1.6 porreiros, o psa 120 cv é um exemplo disso. Também gosto do de 110cv da reno, e por aí fora, mas sem dúvida alguma que o b16 é o melhor, no geral que tive oportunidade de experimentar.

Só um aparte, podem chamar-se tudo, mas tendêncioso é que não, até porque quem me conhece sabe que já tive de tudo um pouco (polos, clio, R5, fiesta, e alguns hondas [8D])

Eu gosto de comprar produtos pelo que valem não pelas marcas ;)

Cump.

Edit: esqueci-me de referir um motor que também gostei, o 147 que quando saíu fui testá-lo e calhou-me um 1.6;) Mas acho que podia estar melhor no capitulo dos consumos, pormenores[:p]

agora deixo aqui o repto para abrirem um tópico "melhor 2.0 de sempre"

eu deixo já a minha resposta... :D

2.0 V8 - N.A.
230cv/8800rpm
Ano: 1967

968-5.jpg

E pronto agora quem não acha esse motor alfa de competição, e o motor do Renault com 125cv (e ainda com arvore de cames lateral de tão evoluído que é) superior ao 1.6 da Honda é ser fanático. Já o meu avô dizia que com cães destes não se pode ir á caça…

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por Baiones

citação:Originalmente colocada por Gil Oliveira

1.6? so se for este...

http://img228.imageshack.us/img228/5206/72fiat124sportspider5jz4.jpg
Não me digas que colocaram um VTEC debaixo do capot... :D [}:)]

É que se não não pode ser o melhor!! :D

com essa fizeste lembrar-me desta pérola! [}:)][}:)][}:)]

http://pwp.netcabo.pt/0151832102/santarem2006/dsc02644.jpg
:D:D:D

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

citação:Originalmente colocada por Automobilista

citação:Originalmente colocada por v7

Este motor Alfa de 115 cv é fantástico. Em termos de sonoridade é mesmo talvez o melhor 1.6 que conheço.

sim, mas não teve só 115cv como "eles" referem.
nas versões de estrada este motor teve pelo menos e entre outros:
115cv - Giulia GTA
125cv - 1600 GT Júnior
170cv - TZ2 ( TZ2 que existia em duas versões - a pista e a de estrada)

Esse era um carro de corridas que apenas tinha uma versão de estrada por obrigação dos regulamentos, tinham que produzir uma quantidade minima de versão de estrada para o poderem homologar nas corridas em que participava. Isso ainda hoje acontece...por exemplo com o Mercedes CLK GTR de LeMans, tb tem uma versão de estrada ou o Toyota GT1 RoadCar etc etc.
É o que eu pensava...:D
e?

será que custa assim tanto a engolir que em 1965 a Alfa desenvolveu um 1.6 com 170cv?! [|)][xx(]

podem saltar e espernear que isso não altera nada! [:p]
E? digo eu... Parece que é algo de extraordinário dados os propósitos desse motor....

ser fanatico é não considerar o b16 como "Melhor motor 1.6 de sempre", não será o mais potente, o mais economico, o mais agradavel, mas no conjunto geral é o melhor, ponto final.

e a brigada franco/italiana é a unica facção ultra-radical-fundamentalista que vejo neste topico.

E pronto agora quem não acha esse motor alfa de competição, e o motor do Renault com 125cv (e ainda com arvore de cames lateral de tão evoluído que é) superior ao 1.6 da Honda é ser fanático. Já o meu avô dizia que com cães destes não se pode ir á caça…

não, fanático é dizer que o motor não serve porque supostamente era de competição, ignorando a filosofia da marca naquela época, em que a sinergia carros/motores de estrada/pista era total.
fanático é dizer que foram fabricados poucos logo não interesaa, ignorando o tipo de carros em questão e novamente, a época.
fanático é dizer que bebe muito logo não interessa, ignorando novamente a tal época, em que nessa altura até podia gastar 50l/100km que era praticamente irrelevante.
porque supostamente esses motores já não circulam, ignorando que não só circulam como ainda correm e que com toda a certeza, quando o ultimo motor VTEC já setiver reciclado e a servir de circuitos integrados, estes Alfa's ainda cá vão andar.
etc etc.

não, fanático é dizer que o motor não serve porque supostamente era de competição, ignorando a filosofia da marca naquela época, em que a sinergia carros/motores de estrada/pista era total.
fanático é dizer que foram fabricados poucos logo não interesaa, ignorando o tipo de carros em questão e novamente, a época.
fanático é dizer que bebe muito logo não interessa, ignorando novamente a tal época, em que nessa altura até podia gastar 50l/100km que era praticamente irrelevante.
porque supostamente esses motores já não circulam, ignorando que não só circulam como ainda correm.
etc etc.
[:o)]
Mas para quê tanta coisa se o assunto do tópico é "MELHOR MOTOR 1.6 de SEMPRE". Achas que esse motor é melhor ao B16A, é pá que bom para ti, até se te dessem um e outro tu querias esse porque “é melhor”, o que te hei-de dizer...

Vai lá ver versões de competição do preparador oficial da Honda sobre o B16, esse sim está de igual para igual com o teu menino da Alfa...

A última parte do teu post é só para rir, assim não te posso levar a sério.
Sim claro, toda a gente sabe que os motores honda são indestrutiveis!!! :D

( aqueles que berram devem ser montados em Italia... [}:)] )

Isto deve ser o resultado de um síndrome qualquer, um complexo qualquer sobre a fama que a alfa actualmente tem.
Isto porque tu disseste aquilo que não querias ouvir E QUE EU NÃO DISSE. Vocês fazem a festa, mandam os foguetes e ainda apanham as canas... espectáculo.
É só rir.[}:)]

Isto deve ser o resultado de um síndrome qualquer, um complexo qualquer sobre a fama que a alfa actualmente tem.
Isto porque tu disseste aquilo que não querias ouvir E QUE EU NÃO DISSE. Vocês fazem a festa, mandam os foguetes e ainda apanham as canas... espectáculo.
QUEM DIZ É QUEM É!! QUEM DIZ É QUEM É!!

QUEM DIZ É QUEM É!! QUEM DIZ É QUEM É!!
Ora bem, agora é que tou a gostar de ler. Portanto admites que a vossa teimosia com esse 1.6 da alfa é puro fanatismo. :D

Voltar
Superior