Mercado desvirtuado?

Peugeot

308 SW/3008 (1.6 Bluetech 120)
- Portugal: 5300€
- Espanha: 5010€
- França: 4850€
- Alemanha: 3700€

Primeira marca em que a diferença é relativamente homogénea entre países...

Só quando existir verdadeira liberalização dentro da UE no que respeita ao setor automóvel é que estas aberrações vão acabar...

Até lá, os importadores /representantes vão continuar a brincar com os consumidores Portugueses... que também têm culpa, quando aceitam pagar balúrdios por carros que não valem o preço que pedem por eles.

Só quando existir verdadeira liberalização dentro da UE no que respeita ao setor automóvel é que estas aberrações vão acabar...

Até lá, os importadores /representantes vão continuar a brincar com os consumidores Portugueses... que também têm culpa, quando aceitam pagar balúrdios por carros que não valem o preço que pedem por eles.

Eu já sabia que pagávamos mais pelos SUV comparativamente ao que acontecia noutros mercados. Mas, agora, depois de ter ido ver caso a caso em x modelos, é de um gajo ficar parvo com o balúrdio que em Portugal se fazem pagar os SUV comparativamente às equivalentes berlinas/MPV!

X1, GLA, Q3 estão altamente inflacionados na tugolândia, mas diferenças do absurdo face ao que se passa nos outros mercados!

E os dois primeiros vendem a potes. O que se traduz em algo simples: são autênticas minas para os importadores! [;)]

Por acaso ontem andei a ver Serie 1 e X1 116d de serviço e havia 2 com configurações muito semelhantes, a mesma idade e km, o S1 custava 31.000€ e o X1 38.000€, um gajo olha para o X1 e realmente não consegue perceber onde o porquê desta diferença de preço...

??????

sabias que os carros em Portugal são dos mais baratos de toda a Europa? e que os importadores até fazem um esforço significativo para ter os melhores equipamentos de base?
sabias que há gente a vir buscar ca os carros novos?

o que lixa tudo são os impostos!

Já repararam que o Tuga gosta sempre de fazer mais um esforço para ir buscar qualquer coisa de melhor ou superior? Mesmo que durante a posse do veículo raramente vá realmente notar a diferença?

Quantos exemplos passam por este fórum de que 1.000 ou 2.000 € não são "quase nada"?

De facto, dada a elevada fiscalidade que incide sobre os automóveis, os preços destes tendem a ser obscenos, o que pode fazer parecer que 1.000 ou 2.000 € não são nada. Mas a verdadeira questão é que ainda é dinheiro, mas mesmo muito dinheiro para a maioria dos Portugueses. Por mim, os Portugueses não sabem o real valor das coisas e do dinheiro. Se soubessem, o nosso parque automóvel seria bem diferente. [;)]

Portugal falta o dinamismo dos mercados grandes. O preço que pagas por 1 carro nao tem nada a ver com o listado. Quem quer configurar tem de puxar por galoes (desconto de empresa, aqui na Suiça basta trabalhares para 1 emprega grande: UBS, Nestle etc).

Para carros nao encomendados compras um de stock. Como existe em cada marca 2000 a 3000 carros stock no País nao e dificil encontrar 1 a gosto. O meu carro era 51 000 e comprei por 35 000. Mercedes tem 3 anos de garantia e ofereceram 4 anos além do desconto. É assim que tenho visto toda a gente que compra. Ninguém compra pelo preço listado.

As marcas carregam nos preços conforme a procura. Entao o CLA custa 5000 mais que o GLA. O CLA é mais pequeno para os ocupantes traseiros.

Resumindo, Portugal tem tudo para ser 1 mercado fantastico de leasing: Se começarem a fazer carros de stock para poder fazer os 20..30% desconto e como os usados valem 30% mais que na Suiça ...leasing de 4 anos seria incrivelmente barato.

Last edited:
Last edited:
??????

sabias que os carros em Portugal são dos mais baratos de toda a Europa? e que os importadores até fazem um esforço significativo para ter os melhores equipamentos de base?
sabias que há gente a vir buscar ca os carros novos?

o que lixa tudo são os impostos!
Os impostos não são os culpados de tudo. Queres um exemplo?

Preços ANTES de impostos:

Golf 1.0 TSI Confortline (Portugal): 20,133 €

Golf 1.0 TSI Advance (Espanha): 18,074 €

Por mim, os Portugueses não sabem o real valor das coisas e do dinheiro.

Eu também acho que andamos a gastar demasiado dinheiro com os automóveis.

Facilmente se gasta mensalmente mais dinheiro com um automóvel do que com uma casa, o que é um absurdo...

Sim, subscrevo inteiramente.

A diferença de preço é pesada e a margem por unidade é bem mais simpática. o equipamento adicional de série no 4 faz o resto.

Resta saber se têm o mesmo equipamento [;)]

É uma pena de facto o X1 18d ser tão caro, quando o serie 2 18d custa menos 5000 euros.. não acho que faça sentido mas pronto.

Atenção que há algumas alterações nos preços "base" dos carros em Portugal.

Li algures uma matéria, e acho que até foi num artigo da revista AH sobre a Octavia 1.0 TSI, em que o suposto preço base do 1.0 era superior ao 1.6 TDI, e que o 2.0 TDI em relação ao 1.6 é residual :sh)
A diferença está no ISV, em que um TDI paga muito mais que um TSI, e um 2.0 paga muito mais que um 1.6.

Eu também acho que andamos a gastar demasiado dinheiro com os automóveis.

Facilmente se gasta mensalmente mais dinheiro com um automóvel do que com uma casa, o que é um absurdo...

Acho que a realidade é diferente consoante o que vemos todos os dias.

Quem circula numa grande área metropolitana como Lisboa, pode ficar com essa ideia. Muito carro novo ou com poucos anos. E carros com preço médio elevado. Mas é uma realidade algo paralela devido aos carros de empresa. Em Portugal entrou-se por completo, para qualquer empresa de média dimensão ou mesmo a nível das unipessoais, no complemento salarial por via do renting automóvel.
A banalização das vendas dos premium vem toda daí.

Nas compras particulares a realidade é outra e os carros não são trocados a cada 4 anos, mesmo em Lisboa e nas zonas com maior GDP[;)] Porque esses saem do bolso [;)]

Basta ir ao Porto. Eu vou todos os meses e carros anteriores a 2000 é mato. Por isso e que fico surpreendido quando os numeros dizem 200 000 viaturas novas/ano

Ou desajudar.

Essa frase decorre de alguém se ter limitado a olhar para os Classe S e S Coupé mais baratos e chegar à brilhante conclusão dos 43%.

Na verdade, a motorização equivalente, são 9%. Tudo a ver.

Correcto. Viram o S350d vs S500 coupe. Totós :P

Já escrevi para eles. Vamos esperar a resposta :D

Last edited:
é normal os suvs serem mais caros, todas as mulheres os querem, a grande maioria adora andar de saltos altos, e a ver bem alguns homens agora também[:D]

Back