Mercado desvirtuado?

Eu nao entendo pagar 50 000 por um GLA em Portugal quando se arranja de 2015 com 15 000 ksm full extras por 28 000 aqui na Suiça.
A Suiça não faz parte da UE. Importar carro da Suiça é capaz de ter regras pouco favoráveis, não?

Quem diz Suiça fala Alemanha que é 1 mercado muito maior. Quantos leasings de 12 meses e os carros ainda têm 3 anos de garantia. Quando o valor de 1 novo passa a ser 50% em impostos não é muito inteligente comprar novo.

Mas isto só muda se o consumidor Portugues passar a ser Europeu. É que dar 50 000 euros onde 20 000 sao impostos simplesmente não é logico.

PS: Já vi que Portugal tem leis muito estranhas de compra de carros na Europa. Especialmente a partir de fevereiro.

Last edited:
Ainda recentemente, e somente por curiosidade, entrei no stand da Renault em Leiria para ver a oferta da marca, estava lá um Kadjar 1.5 dCi de 110cv marcado por 36100 euros ... sem comentários.

E entras num concessário Mercedes e tens um A 180d AMG Line a tocar ou ultrapassar os 40k. Também fazemos no comment a isso?

É que esse Kadjar é despachado a 32-33k e o próprio A nos 34-35k. E os compradores, lá está, acham que fizeram um negócio brutal.

A parte das margens é uma realidade, sem duvida. Não estás a dizer nenhuma asneira. Mas também não há aqui qualquer ilegalidade nem sequer imoralidade.

Nem entro por aí porque estamos a falar da aquisição de um bem e o vendedor coloca o seu produto ao preço que quer.

E se posso criticar as margens a verdade é que os importadores só colocam a fasquia absurdamente alta porque há compradores que -não sabendo ou não querendo saber- pagam (e calam).

Porque a verdade no final do dia é essa: enquanto houver portugueses dispostos a pagar mais 2 a 3x pelo diferencial dessa carroçaria face ao que os restantes consumidores europeus pagam, os importadores continuarão a fazer isto porque têm público para tal.

Nós aqui estamos genericamente bem informados e mais informados que o consumidor médio. Mas pergunto, quantos de vocês tinham noção da ordem de valores deste "prémio" que pagamos em Portugal por estes modelos?

Eu me confesso. Sabia que pagávamos mais mas não sabia que era desta ordem de valores.

As coisas não são assim tão simples, e sei-o bem, exatamente porque já tentei fazer isso!

As marcas não andam a dormir, e para evitar concorrência entre os importadores dos vários países, não permitem que façam descontos a compradores estrangeiros. Ou seja, as promoções que se vêm nos sites espanhóis só são válidas para residentes. O preço para estrangeiros (sem descontos) é completamente surreal (muito elevado), para desencorajar a importação/concorrência entre importadores.

A única forma de usufruir destas promoções é arranjar residência em Espanha, nem que seja apenas por um mês.

ok,

no entanto acho que a melhor via é comprar carros novos à mandatários,
esses vendem os carros por toda a europa por preços muito baixos (20-30% mais baratos),
é claro que aquilo é conforme a disponibilidade e as marcas, não terás a configuração do carro que queres e quanto mais a cor.

no entanto o preço vale a pena e mantém a garantia de fabrica.
o senão tratas tu da papelada, não é complicado se o carro é homologado na europa e se nunca foi imatriculado.

vê do lado do luxemburgo e da belgica.

Portugal é 1 mercado muito estranho. Qualquer carro em stock num concessionario na europa tem desconto. Uns 10..outros 20...alguns 30%.

No Porto a Opel queria mais dinheiro pelo de servico do vendedor do que o que paguei pelo meu. O do vendedor tinha menos 2000 de equipamento. So isso mostra como as coisas funcionam.

É que esse Kadjar é despachado a 32-33k e o próprio A nos 34-35k. E os compradores, lá está, acham que fizeram um negócio brutal.

Exacto, o consumidor gosta de se gabar que teve um mega desconto e que ainda espremeu o concessionário.

Cada vez mais me convenço de o que preço deveria ser sempre "chave na mão", sem mais despesas ou descontos. Quanto muito, oferta de equipamento.

Ainda hoje vi uma carrinha Megane no concessionário, 1.5dci, marcada a 35000€. Está tudo doido? Tinha muito equipamento (bose edition), certo, mas é um 1.5 diesel de uma marca generalista.

O Kadjar, igual... 35000€ e menos equipado.

Creio que isso facilmente leva com desconto de 6k€!
E vem abaixo dos 29k€.

As coisas não são assim tão simples, e sei-o bem, exatamente porque já tentei fazer isso!

As marcas não andam a dormir, e para evitar concorrência entre os importadores dos vários países, não permitem que façam descontos a compradores estrangeiros. Ou seja, as promoções que se vêm nos sites espanhóis só são válidas para residentes. O preço para estrangeiros (sem descontos) é completamente surreal (muito elevado), para desencorajar a importação/concorrência entre importadores.

A única forma de usufruir destas promoções é arranjar residência em Espanha, nem que seja apenas por um mês.

existe então a solução dos mandatários, como os abaixo

http://mandataire-auto-neuve.fr/
http://www.autodiscount.fr/
http://www.espagnauto.com/

so tens que depois avançar pessoalmente com as matriculas, custos de legalização e impostos. dá um certo trabalho e conhecer os tramites para completar os processos.

um grande cuidado a ter é conhecer bem a configuração do carro, extras e ano de fabrico. um carro que era destinado a belgica não tem o mesmo equipamento que um destinado à italia por exemplo.

Portugal é 1 mercado muito estranho. Qualquer carro em stock num concessionario na europa tem desconto. Uns 10..outros 20...alguns 30%.

No Porto a Opel queria mais dinheiro pelo de servico do vendedor do que o que paguei pelo meu. O do vendedor tinha menos 2000 de equipamento. So isso mostra como as coisas funcionam.

Isto!
Quando comprei o meu também me queriam "impingir" um de serviço (que há a potes nos concessionários), numa configuração que nem me agradava muito. O carro tinha +/- meio ano e 3 ou 4 mil km. Acabei por comprar o meu novo, com mais equipamento, mais 45cv e numa configuração a meu gosto por mais mais cerca de 1000 ou 1500€!
Claro que para mim não tive dúvidas qual é que queria, e se trouxesse o outro ia pagá-lo à mesma e nunca iria estar satisfeito.

Mas...
1º muita gente vai comprar com o dinheiro contadinho, e conseguem ser "racionais" ao ponto de não gastar nem mais um tostão e trazer aquele que dá, ou é mais barato.

2º para muita gente é indiferente se é o carro a, b, ou c, e se tem 70 ou 150cv, simplesmente precisam de um carro, vão lá e compram.
E como aquele até é quase novo e mais barato, e nem é preciso estar à espera, porreiro! é já este. E assim se escoam paletes de carros de de leasing "semi usados" a preços de "quase novos", onde por vezes analisando friamente os números, não é o melhor negócio!

Infelizmente vivemos num país onde os carros usados são muito caros, e quanto mais usados pior! Pedir mais de 1/3 do preço de novo por um carro com 10 anos e tecnologicamente ultrapassado acho um exagero, mas pior é toda a assistência que dele advém sair do nosso bolso!
Pior mesmo só os tractores, onde ao fim de 15/20 anos ainda são capazes de valer metade do valor, sendo que muitas vezes os donos até os compraram com dedução de iva, ou através de projectos [:)]

Back