Portugal é 1 mercado muito estranho. Qualquer carro em stock num concessionario na europa tem desconto. Uns 10..outros 20...alguns 30%.
No Porto a Opel queria mais dinheiro pelo de servico do vendedor do que o que paguei pelo meu. O do vendedor tinha menos 2000 de equipamento. So isso mostra como as coisas funcionam.
Isto!
Quando comprei o meu também me queriam "impingir" um de serviço (que há a potes nos concessionários), numa configuração que nem me agradava muito. O carro tinha +/- meio ano e 3 ou 4 mil km. Acabei por comprar o meu novo, com mais equipamento, mais 45cv e numa configuração a meu gosto por mais mais cerca de 1000 ou 1500€!
Claro que para mim não tive dúvidas qual é que queria, e se trouxesse o outro ia pagá-lo à mesma e nunca iria estar satisfeito.
Mas...
1º muita gente vai comprar com o dinheiro contadinho, e conseguem ser "racionais" ao ponto de não gastar nem mais um tostão e trazer aquele que dá, ou é mais barato.
2º para muita gente é indiferente se é o carro a, b, ou c, e se tem 70 ou 150cv, simplesmente precisam de um carro, vão lá e compram.
E como aquele até é quase novo e mais barato, e nem é preciso estar à espera, porreiro! é já este. E assim se escoam paletes de carros de de leasing "semi usados" a preços de "quase novos", onde por vezes analisando friamente os números, não é o melhor negócio!
Infelizmente vivemos num país onde os carros usados são muito caros, e quanto mais usados pior! Pedir mais de 1/3 do preço de novo por um carro com 10 anos e tecnologicamente ultrapassado acho um exagero, mas pior é toda a assistência que dele advém sair do nosso bolso!
Pior mesmo só os tractores, onde ao fim de 15/20 anos ainda são capazes de valer metade do valor, sendo que muitas vezes os donos até os compraram com dedução de iva, ou através de projectos [

]