Mercado desvirtuado?

Sendo prático não sei bem qual seria a minha escolha entre um X1 e um 4gc com o motor 18d.

Até gosto bastante do 4, mas depois em termos práticos, no estacionar, entrar, sair, miúdos, bagagens, etc o X1 deve ser mais prático e user friendly.

O motor já não compromete, é um bom motor (contrariamente ao X1 16d) mas também não chega a ser entusiasmante, por isso e apesar das bonitas portas sem molduras, das belas jantes que o 4 pode ter, não sei, não sei ......

Estás a misturar alguns conceitos, André.

Começas na questão entre o Série 3 e o Série 4, dizendo que o último é de um segmento superior. Isso não é verdade. O 4 é apenas uma derivação de carroçaria.

Depois, a comparação com o 3 nunca seria linear porque este tem menos equipamento de série do que o 4: LED, bagageira elétrica, etc.

Em relação à comparação com outros países, tens de ter em conta que, em Portugal, os automóveis são muito taxados pelas emissões. Ora, os SUV gastam sempre mais que as berlinas equivalentes. Logo, pagam mais imposto.

De qualquer forma, o sucesso dos SUV não é apenas local, mas sim global.

Explica-se com uma questão de imagem, mas também com a versatilidade, que é inquestionável.

Repara que pus em aspas porque o Série 4 coloca-se naturalmente em preço acima do S3. Não deixa de estar no D mas é vendido como carroçaria mais diferenciada. Afinal sempre se pagou mais pelas carroçarias desportivas/de paixão face às berlinas. Os SUV não foram os primeiros derivados de maior margem da história...

Se posso concordar teoricamente com a questão das emissões, depois a aplicação no exemplo concreto acaba por ser negligenciável na maior parte dos casos. O X1 16d emite 104g. O 2 16 AT emite 103g com as mesmas jantes... Não é por aí. Aliás, os SUV estão a basear o seu sucesso nisso mesmo: os custos de utilização não são significativamente superiores às berlinas de que derivam seja em consumos seja em pneus ou manutenção Longe vão os tempos onde um "jipe" tinha custos de utilização elevados. Actualmente temos as mesmas mecânicas e as diferenças são aerodinâmica e pouco mais.

E claro que o sucesso SUV é global. A única coisa que quis discutir neste tópico é o overprice em Portugal ser significativamente superior ao dos outros países e tentar perceber porquê. Parece-me depois de ter ido ver as coisas que são opções dos importadores que deliberadamente "abusam" no preço base e/ou restringem o equipamento.

No caso do X1 vs 4 GC, repara que bastava à BMW equipar devidamente o X1 para um carro >35k (GPS é o exemplo mais gritante, mas já o LED começa a ser o base aceitável nesse nível de preço, veja-se que o Série 3 já o vai ter de série brevemente) para que se mantivesse uma diferença de preço, natural, entre os dois. No fundo estou a falar de uns 3-4k que a BMW PT está claramente "a meter ao bolso" por cada X1 que vende [:D] Coisa que a BMW França ou Alemanha não se atreve [;)] E as razões para isto? Somos menos exigentes? Será disso? Ou a imprensa não tem feito o seu trabalho a denunciar estas aberrações? Seria giro discutir isso.

Ainda hoje vi uma carrinha Megane no concessionário, 1.5dci, marcada a 35000€. Está tudo doido? Tinha muito equipamento (bose edition), certo, mas é um 1.5 diesel de uma marca generalista.

O Kadjar, igual... 35000€ e menos equipado.

Isso depois leva com um desconto de 4 ou 5k e o comprador sai do concessionário com a sensação de melhor negócio do século :)

Isso depois leva com um desconto de 4 ou 5k e o comprador sai do concessionário com a sensação de melhor negócio do século :)

Ou isso, ou leva-o a nem sequer entrar no concessionário, riscando determinado modelo à cabeça.

Ainda hoje vi uma carrinha Megane no concessionário, 1.5dci, marcada a 35000€. Está tudo doido? Tinha muito equipamento (bose edition), certo, mas é um 1.5 diesel de uma marca generalista.

uma mégane 1.5 dci em frança já anda de tabela à volta dos 28.000€

A realidade espanhola é de ficarmos a chorar... um pequeno exemplo:

Oferta-Golf.png

Como o motor 1.0 TSI paga quase zero de impostos em Portugal, os impostos não servem de desculpa. Porque é que a SIVA não faz algo semelhante em Portugal?

neste momento se fores à Volkswagen Espanha está assim:
Nuevo Golf Edition TSI 110 desde 17.100€1 o 187€/mes2con MyRenting.

Equipamiento:

• Llantas de aleación
  • Radio CD con mp3 y 8 altavoces
  • Pantalla táctil de 20,3 cm (8”)
  • App-Connect
  • Bluetooth
  • Volante multifunción en cuero
  • Climatic
  • Faros antiniebla delanteros con luz de giro
  • Luces de día Led
  • 7 airbags (airbag de rodilla para el conductor)
  • Sistema anticolisiones múltiples
  • Sistema Start&Stop
  • 6 años de Volkswagen Asistencia incluidos

agora é preciso ler tudo o que essas ofertas implicam, em Espanha não há o conceito do "chave na mão", é que o financiamento implica outros custos que não estão listados.

neste momento se fores à Volkswagen Espanha está assim:
Nuevo Golf Edition TSI 110 desde 17.100€1 o 187€/mes2con MyRenting.
...
agora é preciso ler tudo o que essas ofertas implicam, em Espanha não há o conceito do "chave na mão", é que o financiamento implica outros custos que não estão listados.

Por cá não há nada que se aproxime sequer duma oferta destas.

E a culpa não é dos impostos, pois o motor 1.0 TSI paga apenas 335 euros de ISV.

Eu sei que o objetivo do tópico era outro, mas as margens da SIVA também desvirtuam o mercado...

Sendo prático não sei bem qual seria a minha escolha entre um X1 e um 4gc com o motor 18d.

Até gosto bastante do 4, mas depois em termos práticos, no estacionar, entrar, sair, miúdos, bagagens, etc o X1 deve ser mais prático e user friendly.

O motor já não compromete, é um bom motor (contrariamente ao X1 16d) mas também não chega a ser entusiasmante, por isso e apesar das bonitas portas sem molduras, das belas jantes que o 4 pode ter, não sei, não sei ......

O Série 4 é bem desenhado, tem pinta, mas não é propriamente versátil. Carros com aquele tipo de carroçaria têm sempre um acesso muito difícil ao habitáculo. Quem compra tem de estar preparado para isso, assim como os clientes dos SUV têm de estar preparados para uma dinâmica inferior e consumos mais elevados.

Repara que pus em aspas porque o Série 4 coloca-se naturalmente em preço acima do S3. Não deixa de estar no D mas é vendido como carroçaria mais diferenciada. Afinal sempre se pagou mais pelas carroçarias desportivas/de paixão face às berlinas. Os SUV não foram os primeiros derivados de maior margem da história...

Se posso concordar teoricamente com a questão das emissões, depois a aplicação no exemplo concreto acaba por ser negligenciável na maior parte dos casos. O X1 16d emite 104g. O 2 16 AT emite 103g com as mesmas jantes... Não é por aí. Aliás, os SUV estão a basear o seu sucesso nisso mesmo: os custos de utilização não são significativamente superiores às berlinas de que derivam seja em consumos seja em pneus ou manutenção Longe vão os tempos onde um "jipe" tinha custos de utilização elevados. Actualmente temos as mesmas mecânicas e as diferenças são aerodinâmica e pouco mais.

E claro que o sucesso SUV é global. A única coisa que quis discutir neste tópico é o overprice em Portugal ser significativamente superior ao dos outros países e tentar perceber porquê. Parece-me depois de ter ido ver as coisas que são opções dos importadores que deliberadamente "abusam" no preço base e/ou restringem o equipamento.

No caso do X1 vs 4 GC, repara que bastava à BMW equipar devidamente o X1 para um carro >35k (GPS é o exemplo mais gritante, mas já o LED começa a ser o base aceitável nesse nível de preço, veja-se que o Série 3 já o vai ter de série brevemente) para que se mantivesse uma diferença de preço, natural, entre os dois. No fundo estou a falar de uns 3-4k que a BMW PT está claramente "a meter ao bolso" por cada X1 que vende [:D] Coisa que a BMW França ou Alemanha não se atreve [;)] E as razões para isto? Somos menos exigentes? Será disso? Ou a imprensa não tem feito o seu trabalho a denunciar estas aberrações? Seria giro discutir isso.

Nem estava tanto a comparar o X1 com o Série 2 Active Tourer, pois este também sofre do problema da aerodinâmica. Era mesmo com as berlinas.

De qualquer forma, as marcas escamoteiam um pouco a parte dos consumos, anunciando valores diferentes. A verdade é que, numa utilização despreocupada, os SUV gastam consideravelmente mais.

A parte das margens é uma realidade, sem duvida. Não estás a dizer nenhuma asneira. Mas também não há aqui qualquer ilegalidade nem sequer imoralidade.

As pessoas querem SUV, por isso as marcas aproveitam a boleia para ganhar mais dinheiro. É um bocado como as casas em Lisboa, que estão a preços completamente disparatados, sem que haja reais motivos para isso, a não ser um boom na procura.

Ainda recentemente, e somente por curiosidade, entrei no stand da Renault em Leiria para ver a oferta da marca, estava lá um Kadjar 1.5 dCi de 110cv marcado por 36100 euros ... sem comentários.

E a culpa não é dos impostos, pois o motor 1.0 TSI paga apenas 335 euros de ISV.

Eu sei que o objetivo do tópico era outro, mas as margens da SIVA também desvirtuam o mercado...

há muito tempo que digo isso sobre o downsizing.
não tenho a menor dúvida disso.

Eu entrei no stand porque estava à espera que me entregassem o carro que estava na oficina. Estava a queimar tempo. Mas seguramente, se quisesse um carro destes segmentos, ao ver estes preços, ia logo procurar outra coisa.

Aconteceu-me o mesmo precisamente.

Vi os preços do/a Megane e iam-me caindo os olhos... fui logo ver o twingo que é muito engraçado.

[:D]

Penso que sabes o porquê desta política por parte da SIVA... nada de muito novo [;)]

nada te impede de fazeres importação directa, é pratica comum em muitos paises, compras novo em Espanha, descontas o IVA de la, nada te impede mesmo. tu nao perdes garantias ou direitos por tal.

se a SIVA tem essa posição, amigo, há que abafa-los, se a situação é essa, estou perfeita,ente alinhado contigo.

nada te impede de fazeres importação directa, é pratica comum em muitos paises, compras novo em Espanha, descontas o IVA de la, nada te impede mesmo. tu nao perdes garantias ou direitos por tal.

se a SIVA tem essa posição, amigo, há que abafa-los, se a situação é essa, estou perfeita,ente alinhado contigo.

As coisas não são assim tão simples, e sei-o bem, exatamente porque já tentei fazer isso!

As marcas não andam a dormir, e para evitar concorrência entre os importadores dos vários países, não permitem que façam descontos a compradores estrangeiros. Ou seja, as promoções que se vêm nos sites espanhóis só são válidas para residentes. O preço para estrangeiros (sem descontos) é completamente surreal (muito elevado), para desencorajar a importação/concorrência entre importadores.

A única forma de usufruir destas promoções é arranjar residência em Espanha, nem que seja apenas por um mês.

Last edited:
Para quem procura novo percebo esse argumento. Agora temos de ver que os carros actualmente trazem garantia de 4 a 7 anos. Num mercado Europeu com milhoes carros encontrar um carro com 6 a 12 meses é relativamente facil.

Eu nao entendo pagar 50 000 por um GLA em Portugal quando se arranja de 2015 com 15 000 ksm full extras por 28 000 aqui na Suiça. E ainda têm 2 anos de garantia e sabes que todos fizeram revisoes na marca (a marca oferece 100 000 kms de revisoes).

Todos os mercedes, bmw,audis etc Suiços tem 4 ou mais anos de garantia e revisoes garantidas na marca. Comprar novo e dar 20 000 ISV e IVA ao estado é para atrasados mentais.

PS: Além de que motorizações e equipamento que nunca se vai encontrar em Portugal.

Ainda recentemente, e somente por curiosidade, entrei no stand da Renault em Leiria para ver a oferta da marca, estava lá um Kadjar 1.5 dCi de 110cv marcado por 36100 euros ... sem comentários.
É prática comum de vários concessionários. Dá vontade de rir...

Back