Repara que pus em aspas porque o Série 4 coloca-se naturalmente em preço acima do S3. Não deixa de estar no D mas é vendido como carroçaria mais diferenciada. Afinal sempre se pagou mais pelas carroçarias desportivas/de paixão face às berlinas. Os SUV não foram os primeiros derivados de maior margem da história...
Se posso concordar teoricamente com a questão das emissões, depois a aplicação no exemplo concreto acaba por ser negligenciável na maior parte dos casos. O X1 16d emite 104g. O 2 16 AT emite 103g com as mesmas jantes... Não é por aí. Aliás, os SUV estão a basear o seu sucesso nisso mesmo: os custos de utilização não são significativamente superiores às berlinas de que derivam seja em consumos seja em pneus ou manutenção Longe vão os tempos onde um "jipe" tinha custos de utilização elevados. Actualmente temos as mesmas mecânicas e as diferenças são aerodinâmica e pouco mais.
E claro que o sucesso SUV é global. A única coisa que quis discutir neste tópico é o overprice em Portugal ser significativamente superior ao dos outros países e tentar perceber porquê. Parece-me depois de ter ido ver as coisas que são opções dos importadores que deliberadamente "abusam" no preço base e/ou restringem o equipamento.
No caso do X1 vs 4 GC, repara que bastava à BMW equipar devidamente o X1 para um carro >35k (GPS é o exemplo mais gritante, mas já o LED começa a ser o base aceitável nesse nível de preço, veja-se que o Série 3 já o vai ter de série brevemente) para que se mantivesse uma diferença de preço, natural, entre os dois. No fundo estou a falar de uns 3-4k que a BMW PT está claramente "a meter ao bolso" por cada X1 que vende [

] Coisa que a BMW França ou Alemanha não se atreve [

] E as razões para isto? Somos menos exigentes? Será disso? Ou a imprensa não tem feito o seu trabalho a denunciar estas aberrações? Seria giro discutir isso.