citação:
Originalmente colocada por BMWM3
Boas
Primeiro que tudo estamos a comparar fotos não equivalentes, pois na foto encontra-se o Evo II do 190 e não se encontra o M3 Evo III, mas sim uma versão normal do M3.
Para mim sem duvida que prefiro o M3 E30 ao 190. Lógico que tenho de comparar o M3 Sport Evo III com o 190 Evo II, para que haja igualdade.
Para quem gosta e prefere carros desportivos, percebe um pouco de automoveis e gosta de carros com um comportamento realmente desportivo, o M3 é sem duvida a escolha correcta. Felizmente tive o prazer de assistir ao aparecimento destes dois modelos, de referir que nessa altura já eu tinha carta de condução e carro desde 1983.
Tive tambem o privilegio de conduzir alguns desses modelos, andar à boleia noutros e ler as criticas / comparativos que se fizeram nessa época. Era unânime que o M3 em comportamento e condução deixava muito para trás o Mercedes. O 190 pecava por ser demasiado macio, com o chassis a adornar em demasia nas curvas, mesmo na versão Evo II. Para quem entende de alemão, deixo aqui 2 links elucidativos da diferença entre os 2 modelos, incluindo 1 quadro com as prestações:
http://www.s14.de/0106/04.jpg
http://www.s14.de/0106/0106.htm
Há que não falar por falar, sem conhecer minimamente os modelos em questão, com comentários que nada têm de realidade. Uma coisa é a estética, que dependerá do gosto de cada um, outra coisa é escreverem-se barbaridades, como algumas que eu li, fazendo referencia ao comportamento dinamico e desportivo destes 2 modelos. Por vezes a paixão pela marca que possuimos, leva a que pessoas façam comentários sem nexo, revelando ser completamente ignorantes nesta matéria, ao que a estes 2 modelos diz respeito. Inclusive li comentários sobre a exclusividade do Mercedes em relação ao BMW, quando se ignora que as versões Evo do M3 tiveram tambem produções limitadas, como adiante explicarei. Tão limitadas quanto o Mercedes Evo II !
O Mercedes W201, conhecido comercialmente por 190, aparece em Novembro de 1982 uns meses após o E30, tendo a sua primeira versão desportiva em 1985 com o motor 2.3 16v, que debitava 185cv. Em 1989 aparece a primeira evolução desta versão ( nome copiado do que a BMW tinha feito 2 anos antes, em 1987 ), desta vez com uns anunciados 204cv. Esta evolução seria para combater o M3 da BMW, que desde 1986 tinha 200cv e em 1988 com o M3 Evolution II tinha passado para os 220cv. Como devem calcular se a ideia era fazer sombra ao M3, falharam o objectivo.
Ao contrário do que li aqui, foi o Mercedes 190 que andou sempre atrás do M3 e não o contrário, até a designação Evolution copiaram. Mas já lá vamos mais abaixo.
Contudo esta dita evolução não era propriamente uma evolução pura, visto que o motor do 190, inicialmente com 2.3 de cilindrada, era agora um 2.5 de cilindrada. Em 1990 uma 2ª evolução deste motor 2.5, eleva a potência do Mercedes até aos 235cv. Contudo o 190 nunca passou de um cordeiro com pele de lobo, quando comparado com o seu concorrente mais directo da BMW. O chassis, o motor e o comportamento do Mercedes nunca estiveram à altura de poder rivalizar com o M3. Talvez a sua vocação e o objectivo da marca não fosse propriamente esse.
A história do M3 é diferente.
Em 1982 o E30 da BMW substitui o E21. O M3 E30 da BMW foi criado a pensar na competição, um puro desportivo na estrada. Em 1986 o M3 é lançado com um motor 2.3 a debitar 200cv de potência, deixando muito para trás o seu rival da Mercedes, quer em prestações ( mais 10 km/h e quase menos 1s dos 0-100 km/h ), quer em comportamento. Em 1987 a BMW faz a primeira evolução do seu M3, com pequenas alterações, mais por questão de homologação para competição ( tal como irá acontecer com as seguintes evoluções ). A potência é mantida e são feitos apenas 500 veículos, os necessários à homologação. Nesse ano vencem o DTM.
Em 1988 aparece uma nova evolução do M3, com a designação Evolution II, mantem a cilindrada 2.3 e aumenta a potencia para 220cv. Deste modelo só se produzem 501 unidades.
Em 1990 aparece o fabuloso M3 Sport Evolution III, com um motor de 2467 c.c., debitando 238cv, com uma velocidade máxima de 250 km/h e fazendo 6,1s dos 0-100 km/h. Apenas 600 unidades foram fabricadas.
Se as prestações do Evo II da BMW já chegavam para se bater com o Evo II da Mercedes, o Evo III da BMW pulverizava por completo os resultados do 190 ( ver resultados dos testes nos links ).
O M3 ganha por 2 anos ( 1987 e 1989 ) o DTM. Isto não seria de grande importância, se nos lembrarmos que os carros de competição são tão modificados, que é normal nos nossos dias ver utilitários ( como o 206 ) a vencer provas, quando nas estradas ficam a kms de carros como os Lancer Evo, por exemplo. Refiro contudo este pormenor, porque, ao contrário do que acontece normalmente, nessa época os M3 E30 de pista não tinham muita diferença dos que andavam nas estradas. Era um puro carro de corridas o que comprávamos no stand.
Com o Mercedes era diferente. A filosofia da marca é o conforto e de desportivo o 190 pouco mais tem que o aspecto. Quanto à politica seguida, se a ideia é acompanhar a BMW, ela é um completo fracasso. Azar dos azares: a Mercedes anda sempre atrasada e quando lança o motor de 204cv para competir com o M3 de 200cv, já a BMW tinha apresentado o Evo II com 220cv.
O Evolution II do 190, que aparece em 90, tambem não tem melhor sorte. A BMW lança na mesma altura o Evo III com 238cv, ficando o 190 sempre muito atrás do modelo da BMW em desportividade.
A Mercedes anda desde essa altura a reboque da BMW, quer em algumas pobres imitações, quer principalmente em prestações. Por azar, incompetência ou propositadamente, andam sempre vários anos atrasados em relação à BMW.
A história continua a repetir-se nos anos 90, onde o classe C AMG da Mercedes anda sempre atrás dos M3 E36 e dos M3 E46, apesar de por vezes a Mercedes recorrer a motores com mais 2000 c.c. que a BMW, como aconteceu em 98 com o 55 AMG. A critica automovel continua a ser unânime em considerar o BMW com melhor performance que o Mercedes. O M3 da BMW é inclusive considerado várias vezes como melhor motor do mundo.
A Mercedes e a BMW são duas marcas de topo, com óptima fiabilidade e excelente qualidade de construção. Se uma marca está melhor em alguns aspectos, a outra tambem vence em alguns outros. Já tive alguns modelos das duas marcas e são excelentes automoveis.
Quero contudo referir uma verdade indesmentivel: em termos desportivos e em comportamento, com modelos semelhantes e equivalentes, a BMW sempre foi e continua a ser bem superior à Mercedes. Só quem pouco percebe de automoveis poderá dizer o contrário.
O Mercedes sempre foi um carro que privilegia o conforto em detrimento do comportamento e embora nos nossos dias esta diferença já seja menor que nos anos 80, a Mercedes continua a estar uns bons furos abaixo da BMW em termos dinâmicos. Não sou só eu que o digo, mas tambem todos os especialistas que têm testado e comparado estas duas marcas pelo mundo fora, ao longo dos ultimos anos.
Se a ideia é ter conforto, a Mercedes vencerá na maioria dos comparativos, se pelo contrário preferimos a desportividade, a BMW é sem duvida a vencedora. São duas filosofias diferentes, com cada uma das marcas a apostar em diferentes objectivos de topo.
Quanto a estes 2 modelos das fotos, a diferença é abismal. Enquanto o BMW E30 me faz recordar um certo status social e um modelo desportivo, o Mercedes 190 é o oposto. Basta dizer que o E30 ainda hoje tem inumeros fãs e clubes por todo o mundo. Do 190 só conheço os taxistas...
Quanto ao 190, vou contar uma pequena historia da sua existência.
Por ser mais caro, o Mercedes ganhou fama no nosso país há uns anos atrás e era vulgar ver qualquer individuo com dinheiro, mas sem perceber nada de automoveis, comprar um Mercedes. Era a época em que o melhor era o que fosse mais caro. Ter um Mercedes era sinónimo de ser rico. Esta fama que cresceu e evoluiu principalmente nos anos 70, nessa altura com algum cunho de verdade, mas teve o seu auge no inicio e meados dos anos 90, onde era vulgar ver os então chamados "azeiteiros", a comprar modelos usados dos 190 ( na sua maioria ), a maior parte já com vários anos de uso, tentando realizar sonhos de criança trazidos dos anos 70. Contudo a realidade dos anos 90 já era outra e ter um Mercedes já não era obrigatoriamente sinónimo de ser rico. Contudo estes pavões não se importavam com isso. Queriam era o seu momento de fama, tentando passar a imagem do que não eram.
Depois era vê-los a passear nas suas "máquinas" de 10 e mais anos, muitas vezes artilhadas com extras de fazer corar o mais atrevido, mas que estes individuos faziam questão de mostrar, acionando alegremente as suas novas buzinas musicais.
Recordo com particular saudade um individuo, que de camisa aberta até meio do peito, de onde sobressaia uma proeminente barriga, mostrando os cabelos e a vasta coleção de fios de ouro, arrotava, cuspia para o chão e enquanto retirava a cera dos ouvidos com a chave do seu bólide, dizia a outro: "pá, não há melhor que a marca da estrelinha. Ao domingo boto o farnel e os garrafões da pinga na bagageira e levo a familia toda prá praia. E olhe que somos uns 8".
A completar a frase coçava a micose entre pernas e dava a volta ao palito que mantinha entre os dentes, afinal somos machões ou não somos?
Depois há a historia dos taxis, aos quais a BMW sempre recusou qualquer hipotese dos seus modelos andarem na praça. A meu ver bem, pois uma marca de prestigio como a BMW deverá ter outros objectivos que não apenas os comerciais.
A praça veio tambem abalar bastante a imagem dos 190, embora tenha realçado a robustez inegavel dos seus motores diesel de baixa potencia.
Felizmente para a marca, nem todos os Mercedes têm esta fama, apesar de ainda haver muitos modelos conotados com várias profissões, como taxistas, construtores, etc, etc, etc....
Cumprimentos