Entre o que dizem e a realidade ..... muita água corre no rio.
O 200D partilha o motor com os 190's, com algumas modificações a nivel de admissão, colectores, sistema de vácuo ... mas é ela por ela. O mesmo acontece com o motor 250D .... algumas variações mas a base está lá.
O 250D é a "escolha acertada" por assim dizer.... mexe-se melhor do que o 200D, gasta menos que o 300D e consegue fazer mtos kms ....
Por norma os 250D chegam aos 900 K's ... e ou partem válvulas, rebentam com a distribuição, partem o bloco, dão passagem ... os 200D facilmente atingem milhao e 200 mil ... sem grandes preocupações de maior, claro que nunca com aquela vivacidade dos 500K's ... mas... dão para o gasto.
Eu nao olho para um motor .... só por da aquela palha, ou pq o Zé Manel disse isto ou aquilo ....
Um motor para mim consiste em :
Motor que vem de fábrica
Periféricos e a sua qualidade
Custo da Manutenção
Custo da Reparação
Facilidade de Manutenção
Disponibilidade de Peças
Robustez
Fiabilidade
Aqui o 200D leva a melhor .... é fraquinho ? aqueles carros nao foram feitos para grandes maluquices ... chega facilmente aos 160 em recta, não consome mto óleo em condições normais, qquer macaco lhe mexe bla bla bla.
O 250 .... mexe-se relativamente bem, mas tb peca por isso ... nestes as transmissoes levam mais material, a reparação do diferencial vem mais cedo, as caixas cedem com mais facilidade, o peso do conjunto é maior, a facilidade com que devora rolamentos... é estonteante, claro que é mais carro .... mas tb custa bastante mais €€€ a manter.
o 300 .... são 6 cilindros a beber gasoleo, são 6 cilindros a levar óleo, são 6 injectores, é uma bomba inj completamente diferente, tem um consumo bastante superior, precisa de cuidados que um 4 cilindros nao precisa, suave mas mto duro com as transmissoes , bla bla bla que podia aqui continuar a falar.
Eu nao tenho pachorra para estar aqui a digitalizar as folhas das oficinas.... senão mostrava-vos a diferença de material/horas de um 200 para um 250 ....
e se formos para os cdis ..... [}

]
De onde tirei esta experiencia..... know how adquirido desde puto a rondar a oficina, a conduzir os ditos cujos, a perceber os seus problemas e resoluções, a ver as dificuldades nas reparações, os tempos de paragens, a complexidade de cada motor, cablagens, técnicas de reparações .....
Se me perguntarem .... que motor metia para fazer kms ?
200D ....
Se me perguntarem ... se fosses tu a fazeres os kms ?
250D ... multivalvulas

o melhor motor dos que aqui estão

(atenção que nem todos os 250d sao Mv)
Tenho la um motor parado com 1 150 000 ..... o carro teve azar... o motor sobreviveu .... e ainda la está para mais 100 000 .....
[^]ou mais.....
Mas claro ... depende da utilização que lhe dão ... para a pessoa "normal" ..... nem chegam a perceber os prós e contras destes motores... pq ao fim de 400 K's .... já estão "velhos" ....
se mm assim acharem que nao me expliquei .... façam perguntas directas... pode ser que vá tirar umas fotos [^]