mercedes w124

a17929

New member
qual destes motores será mais fiavel neste modelo?200d?250d?300d?em qual motor ja viram ou têm mais km sem ser aberto?

Daquilo que sei iria para o 300D. É o 6 cilindros, correcto? É também o que conheço melhor e, como tal, só oiço dizer bem e é muito duradouro.

A minha experiência com esta série de motores resume-se ao M103, um 6 cilindros a gasolina de um Classe G.

250 D. MAis fiável, melhor relação.

kilometragem superior a 1 milhao de kms comprovada.

especialmente o 250 Mv

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

O MENOS fiavel acho que é o 200d, mesmo assim é MUITO melhor neste aspecto que os diesel actuais.

por acaso ..... é o MAIS fiável ... mas a melhor relação é o 250 ;) tem mais força e é em tudo melhor......

200D já vi motores sem ser abertos e só com 3 embraiagens ... a fazerem 1200 000.

citação:Originalmente colocada por MercFan

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

O MENOS fiavel acho que é o 200d, mesmo assim é MUITO melhor neste aspecto que os diesel actuais.

por acaso ..... é o MAIS fiável ... mas a melhor relação é o 250 ;) tem mais força e é em tudo melhor......

200D já vi motores sem ser abertos e só com 3 embraiagens ... a fazerem 1200 000.

Sempre me disseram que era menos fiavel que os irmãos maiores, e que o de 5 cilindros é globalmente o melhor.
Tenho a ideia que os 3 motores são capazes de fazer mais de 1 milhão de kilometros se serem abertos.

Entre o que dizem e a realidade ..... muita água corre no rio.

O 200D partilha o motor com os 190's, com algumas modificações a nivel de admissão, colectores, sistema de vácuo ... mas é ela por ela. O mesmo acontece com o motor 250D .... algumas variações mas a base está lá.

O 250D é a "escolha acertada" por assim dizer.... mexe-se melhor do que o 200D, gasta menos que o 300D e consegue fazer mtos kms ....

Por norma os 250D chegam aos 900 K's ... e ou partem válvulas, rebentam com a distribuição, partem o bloco, dão passagem ... os 200D facilmente atingem milhao e 200 mil ... sem grandes preocupações de maior, claro que nunca com aquela vivacidade dos 500K's ... mas... dão para o gasto.

Eu nao olho para um motor .... só por da aquela palha, ou pq o Zé Manel disse isto ou aquilo ....

Um motor para mim consiste em :

Motor que vem de fábrica
Periféricos e a sua qualidade
Custo da Manutenção
Custo da Reparação
Facilidade de Manutenção
Disponibilidade de Peças
Robustez
Fiabilidade

Aqui o 200D leva a melhor .... é fraquinho ? aqueles carros nao foram feitos para grandes maluquices ... chega facilmente aos 160 em recta, não consome mto óleo em condições normais, qquer macaco lhe mexe bla bla bla.

O 250 .... mexe-se relativamente bem, mas tb peca por isso ... nestes as transmissoes levam mais material, a reparação do diferencial vem mais cedo, as caixas cedem com mais facilidade, o peso do conjunto é maior, a facilidade com que devora rolamentos... é estonteante, claro que é mais carro .... mas tb custa bastante mais €€€ a manter.

o 300 .... são 6 cilindros a beber gasoleo, são 6 cilindros a levar óleo, são 6 injectores, é uma bomba inj completamente diferente, tem um consumo bastante superior, precisa de cuidados que um 4 cilindros nao precisa, suave mas mto duro com as transmissoes , bla bla bla que podia aqui continuar a falar.

Eu nao tenho pachorra para estar aqui a digitalizar as folhas das oficinas.... senão mostrava-vos a diferença de material/horas de um 200 para um 250 ....

e se formos para os cdis ..... [}:)]

De onde tirei esta experiencia..... know how adquirido desde puto a rondar a oficina, a conduzir os ditos cujos, a perceber os seus problemas e resoluções, a ver as dificuldades nas reparações, os tempos de paragens, a complexidade de cada motor, cablagens, técnicas de reparações .....

Se me perguntarem .... que motor metia para fazer kms ?

200D ....

Se me perguntarem ... se fosses tu a fazeres os kms ?

250D ... multivalvulas ;) o melhor motor dos que aqui estão ;) (atenção que nem todos os 250d sao Mv)

Tenho la um motor parado com 1 150 000 ..... o carro teve azar... o motor sobreviveu .... e ainda la está para mais 100 000 .....

[^]ou mais.....

Mas claro ... depende da utilização que lhe dão ... para a pessoa "normal" ..... nem chegam a perceber os prós e contras destes motores... pq ao fim de 400 K's .... já estão "velhos" ....:(

se mm assim acharem que nao me expliquei .... façam perguntas directas... pode ser que vá tirar umas fotos [^]

Boa resposta MercFan, se leres a minha opinião está lá um "acho que..." pois não conheço ao ponto de dizer com certesas que um é melhor que outro quando todos são excelentes, apenas disse aquilo que me foi dito e parece que estava errado.
Ainda à uns tempos andei num W123 200d e adorei o carro, mas os maiores têm outro trabalhar ;)

mercfan mas o 250d tem assim tanta diferença de manutenção para o 200d?poe fotos ai pro pessoal ver estas maquinas q estão pouco divulgadas no forum.eu acho o 200d fraco para a carroçaria e n deve beber mt menos q o 250d e a andar n tem nada a ver.

citação:Originalmente colocada por a17929

mercfan mas o 250d tem assim tanta diferença de manutenção para o 200d?poe fotos ai pro pessoal ver estas maquinas q estão pouco divulgadas no forum.eu acho o 200d fraco para a carroçaria e n deve beber mt menos q o 250d e a andar n tem nada a ver.

o 200D no MAXIMO dos maximos ... e com o pé a fundo durante 550 kms .... sempre a puxar todas as mudanças a redline, nao consome mais de 10Litros

o 250D nestas condiçoes consegue consumir 14 .....

mas claro ... o 250d "dá bigode" .... :D

o 250d do meu pai n é multivalvulas so tem 10 valvulas e 94cv.haverá mt diferença pra esse multivalvulas a nivel de motor?qual o "melhor" mercfan?

citação:Originalmente colocada por DudexVTi

citação:Originalmente colocada por MercFan

teoricamente, o maior numero de cilindros confere maior fiabilidade

ou maiores problemas.....

isso é como tudo na vida, daí o teoricamente :)

Teoricamente os cdis sao melhores,

Na realidade.... são uma má escolha ..... [}:)]

(consomem 3x's mais material ... e têm o mesmo rendimento....) [8]

Mas teoricamente.... sao melhores ! :D

mercfan o multivalvulas q dizes é o de 113cv?deve andar mais um pouco q o de 94cv e mais diferenças?obrigado

nao compares cenas sem nexo, motores com o mesmo tipo de construçao teoricamente o de maior numero de cilindros é mais duradouro fruto da menor vibraçao do motor, acho que nao é muito complicado de entender. e erros de construçao e pressoes altas no turbo nunca foram teses para contra argumentar nada

MercFan, na prática os CDI são os mais performantes e os mais económicos no que toca a combustível.

No resto concordo inteiramente contigo : o 200 D é um grande motor, tal como o era o 240 D tudo porque a baixa potência, a simplicidade, a pouca rotatividade e a grande qualidade dos componentes do motor\carro o levam a kilometragens que mais nenhum carro atinge.

nao compares cenas sem nexo, motores com o mesmo tipo de construçao teoricamente o de maior numero de cilindros é mais duradouro fruto da menor vibraçao do motor, acho que nao é muito complicado de entender. e erros de construçao e pressoes altas no turbo nunca foram teses para contra argumentar nada

se nao atingiste o problema é teu .... [8)]

Back