Metro do Porto em risco de parar

Nunca andei no Metro do Porto(porquê embirrar com o nome que escolheram ao tipo de transporte? não há nada que estipule que um Metro tem de andar debaixo de terra acho eu...) e espero um dia andar, apesar de quando aí tive não ter apreciado muito a cidade e me parecer um pouco claustrofóbica(fiquei hospedado junto á câmara e fui aos clérigos e á zona ribeirinha, esta sim muito típica e agradável), percebo a falta que fará á cidade este meio de transporte, seria o mesmo que dizerem que em Lisboa iriam extinguir de vez 50% dos autocarros digo eu...

Saudações alfacinhas :P

Então acho que vamos ficar sem transportes publicos em Portugal,
Será que os STCP dão lucro? e a Carris? a CP?
Para que será que pagamos impostos? nos paises de "1º mundo" paga-se impostos para sustentar estes sector que por natureza nunca dão lucro, transportes publicos, saúde ( que nesse paises é a borla), Educação ( igualmente a borla), justiça, etc. nos paises de terceiro mundo paga-se impostos para os Srs. deputados, ministros e afins terem reformas milionarias ao fim de 8 anos de serviço, para poderem ter não sei quantas secretarias, para terem carro com motorista, etc.
Claro que os transportes públicos têm que ser subsidiados pelo Estado.

Mas tem que haver critérios que permitam uma justiça equitativa.

Porque há muitos transportes públicos que não são subsidiados, e os subsídios atribuídos não reflectem o tal equilíbrio.

Mas voltando ao Metro do Porto, houve um frenesim na junta metroplitana do Porto (muito activa e poderosa em termos políticos) na altura do Metro e a definição das linhas e seus percursos foi feita em bases muito pouco científicas. Dá idéia de que o Metro tinha de passar pela casa de todos, o que é um autêntico disparate.

Basta comparar com Lisboa, que cresceu muito lentamente e só depois de muitos anos de grande pressão demográfica é que se constroem novas linhas. E claro, a Expo'98.

Mas devemos sujeitar as pessoas a esta espera?

Simples. Tem tudo a ver com as leis Económicas. Num País de fracos recursos como o nosso, estes empreendimentos têm que ser feitos com muita cautela.

No Porto, nada disso foi tomado em conta. É natural que o panorama económico seja uma catástrofe. [;)]

Nem todas as cidades tem estofo e capacidade para se darem ao luxo de terem um metro.[;)] O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.

Já que se fala do Metro aqui em Almada prosseguem as obras e parece que em Abril vai ser inaugurada a 1º percursoapr:)

Bela oportunidade em teres ficado calado.

Já agora, porque é que os cidadãos da província, têm de sustentar os 3 milhões de Euros diários de prejuízo do Metro de Lisboa, ou as pseudo-obras dos dormitórios da capital???

Pelo menos aproveitas as infra-estruturas plantadas na capital com o dinheiro de todos os tugas, para ires conhecer o teu país, que se chama Portugal e não Almada e arredores, a ver se consegues ter uma opinião fundamentada sobre que quer que seja, para além dos jornais da tua paróquia...[8b] [8b] [8b]

Pois eu não reconheço qualquer utilidade á Expo nisso que falas, duvido que Lisboa ou Portugal tenham ficado mais prestigiados por uma feira internacional, ficaste com melhor impressão de Espanha depois da Expo Sevilha ou da Alemanha depois de Hannover? Eu não...

Mas se conhecesses a zona oriental de Lisboa antes da Expo, aquilo era um gregório ----> [:vm)] Parecia um daqueles filmes apocalípticos após um desastre nuclear, só faltavam lá os cyborgs... E vê o que é agora, se um dia vieres cá abaixo manda-me PM que pago-te lá um copo :), agora é uma belíssima zona de lazer que abriu a cidade ao rio (que talvez concordes é um belo estuário), construiram-se importantes infraestruturas culturais, e claro, aproveitou-se para se meter lá habitação de luxo, mas isso seria inevitável.

A questão fundamental é: tudo isso custaria sempre muito dinheiro, mas com a Expo e apesar das barracadas orçamentais, sempre deu para cobrir boa parte da despesa, sem expo a factura para os nossos bolsos seria bem mais elevada.
Esta combinadissimo.
Ate vou algumas vezes a Lisboa...tenho la um irmao por isso regularmente lá estou....
Em relaçao á transformaçao dessa grande area, concordo ctg, realmente esta muito bonita e "colorida"....tornou-se uma area de requinte da cidade.
Agora essa transformaçao foi uma consequencia directa da remodelaçao dessa area derivada á Expo e ao Boom intenso de estrangeiros que visitaram a cidade em 98 e por ai adiante...
Essa zona merecia depois um acrescimo de qualidade, demonstrando-se nas habitaçoes de luxo lá construidas.
E falando em estrangeiros e sem qualquer demonstrar qualquer tipo de ofensa ou juizo,apenas estou a constatar um facto, estive la a 2 semanas e realmente é impressionante a quantidade de estrangeiros de origem africana existentes principalmente nos arredores....
...Nao estava habituado e surpreendeu-me um bom bocado na verdade...

Como em tudo, a comunicação social lança uma acha para a fogueira, eu não li o artigo, mas aposto que o lendo iria chegar à conclusão que o título era mais fumo que fogo.
De resto posso-vos dizer que o único problema, como em tudo neste país, é a corrupção e o desvios de dinheiros públicos e negociatas!!!
Como exemplo, posso garantir que a linha amarela, ainda antes de terminada (faltava o troço até Hospital de S. João), conseguiu alcançar as projecções mais optimistas, previstas para 2009, em apenas 3 meses!!!
Ah, e não estou a dizer isto de cor, é que eu trabalhava na operadora do Metro do Porto e vi o nº de bilhetes e passes validados!!!

Quanto à polémica Porto-Lisboa, só tenho pena, por qualquer que seja o motivo, muitas pessoas não possam ficar contentes com o desenvolvimento do seu próprio país...

isto passou dum topico sobre o metro do porto, para uma guerra civil norte sul

ja antigamente diziam que os portugueses não se governam nem se deixam governar e esta é a prova

em relação ao tema eu só acho que houve uma expansão muito rapida, deviam ter ficado só com metade ou secalhar menos do que tem hoje em dia, depois com o passar dos anos iam expandido até a maia etc etc

pelo que sei tiraram alguns serviços a cp, e agora se parar como veem essas pessoas trabalhar????

eu não sei se o serviço da cp era bom ou mau, mas era o suficiente para as pessoas se deslocarem, mas alguem teve a ideia de gastar milhões ou bilhões

para mim que sou de lisboa creio que o metro do porto visto que tem pouco tempo ainda só devia ter a linha que vem do senhor de matosinhos e a de gaia, até ao centro, depois com os anos iam expandido, mas em portugal todos sofremos porque alguem la de cima(governo) quer dar uns dinheiros a amigos primos etc etc

para mim que sou de lisboa creio que o metro do porto visto que tem pouco tempo ainda só devia ter a linha que vem do senhor de matosinhos e a de gaia, até ao centro, depois com os anos iam expandido, mas em portugal todos sofremos porque alguem la de cima(governo) quer dar uns dinheiros a amigos primos etc etc

A da Póvoa não podia faltar...sempre existiu....

Se formos a ver tinha de ser mesmo assim, as novas linhas, Matosinhos, Maia e Gaia, vieram dar muito jeito [;)]

Necessaria nao é bem assim.....
Reconheço a utilidade da Ponte Vasco da Gama...agora a Expo?????
A Expo nao passou dum fait-divers e uma campanha de promoçao a Portugal (ou melhor Lisboa...) lá fora....

Mais: Relembro a todos os users aquando da inaugraçao do Metro do Porto a campanha a meu entender vergonha, por parte da sic e tvi, a nao darem importancia ao acto em si, mas ao custo da obra que foi mais elevado do que estava previsto no projecto...que todos sabemos que nao foi bem assim....

...Agora isto aconteceu aquando da inauguraçao da Expo 98? Ou Vasco da Gama.....

...I don`t think so....

Epá, as obras que apareceram com a Expo em si foram muito porreiras, eu que o diga que dantes para entrar em Lisboa demorava no mínimo 1 hora (eram as filas intermináveis em Sacavém) e agora em 20 min meto-me no centro de Lisboa.

E toda esta zona a oriente ficou com um aspecto mais arranjado, melhores acessos, melhores transportes, se bem que agora já andam a construir muitos prédios, os espaços verdes já andam a desaparecer assim como o estacionamento já começa a ser "critico" em certos locais, apesar de na gare do oriente existir sempre local para estacionar.

E depois temos a questão de lazer, agora existe mais um local para passear (e não estou a falar do Vasco da Gama [:D] ) que dantes não existia, só se fosses passear entre o parque de combustíveis da Petrogal e uns aterros [:D]

Em relação ao Metro do Porto não tenho muita coisa a dizer, pelo que vi penso ser uma mais valia a nível de transportes dentro da cidade, agora só quem o usa diariamente é que o poderá dizer com certeza [;)]

Back