Metro do Porto em risco de parar

Isso é logico.

O metro de Lisboa custa um balurdio devido ao tunel é muito mais caro que um metro de superficie como o do Porto ou o de Almada.

Um kilometro de Metro debaixo da terra tem um preço abismal comparado com 1 klm de Metro de superficie.

Recebe menos mas tambem não tem que reparar tuneis nem coisas do estilo mas sim reparar as linhas visto estas estarem á superficie.
Tem é que ser bem gerido para ser sustentavel.[;)]

O metro do porto não é só de superficie.

nephilim, quando não se sabe do que se fala, e se é discriminador como tu, mais vale estar calado aí na tua capital do império...

há quantos anos existe o metro de lisboa?
sabes que os transportes demoram vários anos a obter uma habituação da população na sua utilização?
há quantos anos existe o metro do porto?
sabes o que é uma província?
alguma vez vieste ao porto?
sabes que tem 8km de rede subterrânea?
sabes quanto custa fazer túneis numa zona granítica?
sabes quanto custa fazer túneis numa zona calcárica?

enfim, não perco mais tempo contigo...

nephilim, quando não se sabe do que se fala, e se é discriminador como tu, mais vale estar calado aí na tua capital do império...

há quantos anos existe o metro de lisboa?
sabes que os transportes demoram vários anos a obter uma habituação da população na sua utilização?
há quantos anos existe o metro do porto?
sabes o que é uma província?
alguma vez vieste ao porto?
sabes que tem 8km de rede subterrânea?
sabes quanto custa fazer túneis numa zona granítica?
sabes quanto custa fazer túneis numa zona calcárica?

enfim, não perco mais tempo contigo...

Mas quem é que está a descriminar ou a dizer mal?

eu ate nem sou de Lisboa e se queres que te diga nem sou "fan" de Lisboa e até gosto do Porto tive aí em Setembro a ultima vez.

Um tunel em zona granitica não sei valores mas sei o valor que custa abrir um metro de vala para obras publicas em granito e o trabalho que dá, e sei qto custa abrir em terra mole. É o dia da noite nisso tens razão.

O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.

sabes o que é uma província? é o nome das regiões, tipo Minho, Estremadura, Alentejo, etc. Lisboa também é uma cidade de província. são todas.
como ignoras isto, o teu comentário é depreciativo, pois queres dizer que tudo o que é fora de lisboa e restantes cidades dormitório são um monte de campónios.

sabes o que é uma província? é o nome das regiões, tipo Minho, Estremadura, Alentejo, etc. Lisboa também é uma cidade de província. são todas.
como ignoras isto, o teu comentário é depreciativo, pois queres dizer que tudo o que é fora de lisboa e restantes cidades dormitório são um monte de campónios.

Epá eu sei isso e até se queres que te diga gosto de cidades mais pequenas e mais calmas que os strsses de lisboa.

O que estava a dizer com a provincia era que o metro se justifica em grandes metropoles apenas e com um investimento que possa ser de certa forma sustentavel (se bem que se for com tunel isso é sempre impossivel)

Acredito que a maioria das cidades(como almada porto etc) possam ter um metro mais simples mas eficaz e capaz de ser suscentavel a curto prazo tem é que ser projectado para mtos utentes.

Já agora no porto fiquei triste com uma coisa e posso tar enganado mas acho um erro, mas ja agora os portuenses que deem a sua opinião sobre isto.

Eu em puto ia algumas vezes ao Porto e andava mto num autocarro com ligação electrica a fios, ou seja era um electrico com pneus.

E desta vez que tive no porto disseram que aquilo já não havia[:blush:]

Agora pergunto eu:

Porque acabaram com aquilo? não polui e ao preço do gasoleo agora e de futuro não seria isso um optimo transporte?

Aquilo parecia-me uma solução boa...fiquei sem saber o porque de acabar:sh)

não sei porque é que acabaram, mas enchiam a cidade de cabos para dar energia a esses autocarros eléctricos, ficava bastante feio...
e poluir, polui sempre, nem que seja na central de produção da electricidade...

O que vou dizer não é por ser habitante do distrito do Porto e ser tripeiro de gema, mas o que sublinhei do que escreveste da tua opinião é a mentalidade de muitos saloínhos da treta daí de Lisboa e arredores!

E parece que o senhor Nephilim é um deles pelas bacoradas que manda neste tópico! Mas não é o unico saloínho a dizer porcarias neste tópico!

Os convencidos que gostam de afirmar e reafirmar cheios de orgulho e de razão que o Porto tem apenas mais um eléctrico, lembrem-se que a expressão Metro-de-superfície é bem explícita e não é preciso ser-se muito inteligente para reconhecer o respectivo significado!

Antes do Porto ter metro, andei no de Lisboa durante anos e anos e continuo a andar cada vez que vou lá! A minha conclusão é esta: antes um metro de superfície e contemplar a paisagem, do que andar a ver muros atrás de muros e umas estações ornamentadas (algumas com ar psicadélico como a de Olaias) só para disfarçar o cinzentismo do metro em geral como o de Lisboa!

Porque acabaram com aquilo? não polui e ao preço do gasoleo agora e de futuro não seria isso um optimo transporte?

Aquilo parecia-me uma solução boa...fiquei sem saber o porque de acabar:sh)

Também tenho saudades dos trolei-carros e eles fazem parte da minha infancia!

Mas sabes o que é em todas as viagens um dos braços de ligação soltar-se de um dos cabos da linha eléctrica, o trolei parar por falta de energia, e o motorista andar lá uns bons minutos a tentar fixar o braço no respectivo cabo, usando a corda que estava enrolada na traseira do veículo que unia a esse braço que tinha uma mola que lhe fazia pressão pra cima?

Isto para não falar na já referida poluição de consumo eléctrico, poluição visual (tinha a cidade toda atafulhada desses cabos), as manutenções constantes nessas redes electricas e também o facto de aquilo ser lentinho!

Se não me engano acho que aquilo não passava dos 50 km/h, mas alguém que te confirme!

Last edited:
Palmas para vocês todos apr:)apr:)apr:)

Para os que moram nos três países diferentes apr:)apr:)apr:)

O país do norte do centro e do sul palmas apr:)apr:)

Triste mentalidade :sh)

Os cartões de crédito, os prémios aos administradores, os negócios pouco transparentes e outras coisas mais só podiam ter um fim destes!
Pobre País!

Antes do Porto ter metro, andei no de Lisboa durante anos e anos e continuo a andar cada vez que vou lá! A minha conclusão é esta: antes um metro de superfície e contemplar a paisagem, do que andar a ver muros atrás de muros e umas estações ornamentadas (algumas com ar psicadélico como a de Olaias) só para disfarçar o cinzentismo do metro em geral como o de Lisboa!

Também tenho saudades dos trolei-carros e eles fazem parte da minha infancia!

Mas sabes o que é em todas as viagens um dos braços de ligação soltar-se de um dos cabos da linha eléctrica, o trolei parar por falta de energia, e o motorista andar lá uns bons minutos a tentar fixar o braço no respectivo cabo, usando a corda que estava enrolada na traseira do veículo que unia a esse braço que tinha uma mola que lhe fazia pressão pra cima?

Isto para não falar na já referida poluição de consumo eléctrico, poluição visual (tinha a cidade toda atafulhada desses cabos), as manutenções constantes nessas redes electricas e também o facto de aquilo ser lentinho!

Se não me engano acho que aquilo não passava dos 50 km/h, mas alguém que te confirme!

O metro da minha cidade é tb de superficie.[;)]

Sobre o trolei tens razão , mas segundo sei que há trolei modernos , mais rapidos e actuais e com braços extensiveis segundo parece e não necessitam de encher a cidade de fios acho que precisa de um...mas nao tou dentro do assunto.
Mas esses trolei era mto antigos segundo parece os troleis actuais não tem nada a ver. Mas nunca vi nenhum:sh)

Bom, vamos lá a colocar o Metro nos carris. [:cool:]

Não há dúvida que o Metro do Porto tem sofrido de tudo o que de mal o sistema Político com o seu clientelismo proporciona.

O problema não é o cartão de crédito e o carro da Administração. Não, nada disso. O problema é os políticos que se querem perpetuar no poder que impôem traçados e calendários que não têm nada a ver com a realidade.

E nunca ninguém lhes fez frente.

Claro que o Governo deixa a coisa andar até alguém bater com a testa no muro. É o que está a acontecer.

Uma vergonha para a nossa classe política.

Ao menos, poderia servir como um mau exemplo. Mas pelos vistos, outras situações idênticas estão no horizonte: Ota e TGV.

Isto não tem remédio. [:cool:]

Bom, vamos lá a colocar o Metro nos carris. [:cool:]

Não há dúvida que o Metro do Porto tem sofrido de tudo o que de mal o sistema Político com o seu clientelismo proporciona.

O problema não é o cartão de crédito e o carro da Administração. Não, nada disso. O problema é os políticos que se querem perpetuar no poder que impôem traçados e calendários que não têm nada a ver com a realidade.

E nunca ninguém lhes fez frente.

Claro que o Governo deixa a coisa andar até alguém bater com a testa no muro. É o que está a acontecer.

Uma vergonha para a nossa classe política.

Ao menos, poderia servir como um mau exemplo. Mas pelos vistos, outras situações idênticas estão no horizonte: Ota e TGV.

Isto não tem remédio. [:cool:]

Pois tens razão, por exemplo aqui o metro de Almada tambem , deu e continua a dar montes de problemas, já devia ter sido inaugurado e só esta previsto para Abril e só com uma linha a funcionar e com o troço incomplecto[:blush:] isto para não ser um fiasco pegado... e tudo por traçados feitos por atrasados mentais e politiquices da treta, mas tá a avançar se bem que não concordo com grande parte do seu traçado

O transportes devem ser públicos e gratuitos.
Tu aqui tens razão a 50%. São públicos.

O resto é a demagogia habitual que tem levado este País para a ruína. Este País não é, nunca foi e nunca será comuna. E não é por obra de Nª Srª de Fátima. É que há muitas pessoas, nas quais eu me incluo que nunca deixarão que isso aconteça.

Claro que neste povo a confusão é muita. Este fórum poderia ao menos ser usado para esclarecer e serenar. Não peço mais nada. [;)]

O metro da minha cidade é tb de superficie.[;)]

Sobre o trolei tens razão , mas segundo sei que há trolei modernos , mais rapidos e actuais e com braços extensiveis segundo parece e não necessitam de encher a cidade de fios acho que precisa de um...mas nao tou dentro do assunto.
Mas esses trolei era mto antigos segundo parece os troleis actuais não tem nada a ver. Mas nunca vi nenhum:sh)

Os trolei-carros era uma seca, aquilo andava no meio do transito como os outros carro o prolema e que o trolei-carros nao podiam fugir da "rota" dos cabos bastava estar um carro parado em 2º fila e aquilo ja nao passava.

Quanto ao Metro acho que nao se vai chegar ao ponto de o deixar parar e espero bem que nao, porque se antes demorava 40 de autocarro de Valadares ao centro do Porto (Faria Guimaraes) e o "bus" a gente nunca sabe muito bem a que hora aquilo vai passar ou vai chegar, basta um motorista mais "atadinho" e nunca mais chegas ao destino ja para nao falar do transito nas horas de ponta (as vezes eram 45 so para descer a rua Mouzinho da Silveira), hoje demoro 20 minutos a fazer o mesmo percurso de comboio ate Genaral Torres e depois de metro ate Faria Guimaraes, demoro sempre 20 minutos seja horas de ponta ou nao.

Como tenho assinatura mensal do Andante ( serve para os STCP, CP e Metro) nunca mais levei o carros para o centro da cidade e nao vejo o metro as moscas tem hora que necessario as composiçoes terem duas carruagens passarem de 5 em 5 minutos e quase nao chega a noite por exemplo uma carruagem chega de 10 em 10 minuto mas nao vem as moscas, traz sempre bastantes pessoas isto na linha de Gaia. Outra nota para o patrulhamento por parte de seguranças privados e por parte da PSP veem-se com muita frequencia nas composiçoes do Metro.

Last edited:
Os trolei-carros era uma seca, aquilo andava no meio do transito como os outros carros o prolema e que o trolei-carros nao podiam fugir da "rota" dos cabos bastava estar um carro parado em 2º fila e aquilo ja nao passava.

Quanto ao Metro acho que nao se vai chegar ao ponto de o deixar parar e espero bem que nao, porque se antes demorava 40 de autocarro de Valadares ao centro do Porto (Faria Guimaraes) e o "bus" a gente nunca sabe muito bem a que hora aquilo vai passar ou vai chegar, basta um motorista mais "atadinho" e nunca mais chegas ao destino ja para nao falar do transito nas horas de ponta (as vezes eram 45 so para descer a rua Mouzinho da Silveira), hoje demoro 20 minutos a fazer o mesmo percurso de comboio ate Genaral Torres e depois de metro ate Faria Guimaraes, demoro sempre 20 minutos seja horas de ponta ou nao.

pois o melhor mesmo é o transporte publico ter via propria...assim o tempo é sempre o mesmo.

Back