Miguel Sousa Tavares acusado de plágio

[:0][:0][:0][:0][:0][:0]

MST e Clara Pinto Correia: os melhores da literatura "fast-food". Daqui a 50 anos ninguém quererá saber deles. Dantas do século XXI [8]

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

MST e Clara Pinto Correia: os melhores da literatura "fast-food". Daqui a 50 anos ninguém quererá saber deles. Dantas do século XXI [8]

quem era esse Dantas?

citação:Originalmente colocada por jpg

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

quem era esse Dantas?

Um autor bastante popular do início do século passado, conhecido hoje sobretudo pelo Manifesto Anti-Dantas :D, escrito pelo Almada Negreiros na década de 10, ridicularizando totalmente a obra do Dantas...:D

citação:Originalmente colocada por neoxic

Alguém consegue fazer aqui um "paste" das declarações do 24h? O dele mesmo?

Fonte: 24 horas online, 24.10.2006

"Ele que dê a cara que vai ver o que lhe acontece"

“O meu comentário a tudo isso é o seguinte: barda*****! É o que eu tenho a dizer.” O escritor Miguel Sousa Tavares está furioso com uma denúncia anónima que surgiu na Internet e que o acusa de ter plagiado o livro “Esta Noite, a Liberdade”, de Dominique Lapierre e Larry Collins, para escrever o seu livro “Equador”.
Desde o enredo às caracteristícas da personagem principal, passando por frases inteiras, Sousa Tavares é acusado até de ter feito, pura e simplesmente, a tradução de partes do livro que, no original, tem o título de “Freedom at Midnight”.
Mas quem pensa que é a acusação em si que está a deixar o escritor completamente irritado está muito enganado.
A verdadeira razão da sua raiva está no facto de a acusação partir de um blogue anónimo.
“Quem se refugia no anonimato para fazer essa acusação só pode ser movido pela inveja e pela cobardia”, diz Sousa Tavares.
Apesar de o blogue ser anónimo e não ter nenhum tipo de elemento que permita o contacto ou a identificação do seu autor, Sousa Tavares promete não baixar os braços, apesar de não saber muito bem o que fazer. “Não tenho ideia se é sequer possível conseguir descobrir o autor do blogue,mas caso se descubra, irei até às últimas consequências”, promete.
Sousa Tavares alega não ter tempo para ir ver blogues, mas confirma que o seu editor o fez, de forma a inteirar se do conteúdo do mesmo. A vontade de Sousa Tavares não podia ser mais explícita.
“Ele que dê a cara que vai ver o que lhe acontece. Não há dúvida, caso se descubra quemé o autor, isto vai ser resolvido no tribunal e à paulada”, remata.
Contactada pelo 24horas, a editora Oficina do Livro, responsável pela publicação de “Equador”, afirmou ter conhecimento do caso, mas remeteu para o futuro uma posição oficial sobre o assunto. No centro da polémica está o blogue http://freedomtocopy. blogspot.com/, que lança a acusação. O blogue é constituído por um único texto “Estranha forma de escrita”, onde o autor anónimo não poupa Sousa Tavares a críticas. Refere que tanto o “Equador” como “Freedom to Midnight” têm como ponto de partida uma personagem que é convidada por uma alta individualidade para ocupar um cargo de chefia fora do país. No caso de “Equador” é Luís Bernardo Valença que é convidado pelo rei para ocupar o cargo de governador de S.Tomé, em “Freedom to Midnight” é Louis Francis Mountbatten que se torna vice-rei da Índia através de um convite directo do primeiro- ministro inglês.
A partir daqui o autor anónimo acusa Sousa Tavares de seguir o enredo de Dominique Lapierre e Larry Collins, que curiosamente também iniciaram a vida profissional como jornalistas. No blogue há exemplos de frases inteiras que são iguais, assim como factos, nomes e locais.
Miguel Sousa Tavares não escondeu que usou o “Freedom to Midnight” em busca de dados sobre a História da Índia, tendo-o incluído na bibliografia de “Equador”, mas daí até o ter plagiado vai uma grande distância. Está lançada a confusão!

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Custa-me a acreditar...

Reconheço que admiro o MST, não pelas suas idéias, mas principalmente pelo modo como as expôe.

Agora plagiar..., porra. :(

Olha, nas atitudes vocês parecem gémeos... [}:)][:p];)

Isto de se fazer mil e uma coisas e ainda ter de escrever livros ( assim o obriga o contrato com a editora...) dá nestas coisas..ora vamos lá fazer aqui uns copy/paste para abreviar e sempre dá tempo para mais uns 12 anos enve4lhecidos em casco de carvalho!

se ele fez isso e porque e um perfeito idiota...eu so me acredito quando a materia for provada de facto e nao com alegaçoes de individuos que nao dao a cara...

Bom, o MST não precisa de provar nada. Nem ele, nem os autores do blog.

Os livros estão aí, nas estantes. Basta comprar e ler, para o bem ou para o mal!

Não é amanhã que ele entra no telejornal da TVI?

Quero ver o homem a espumar.. Já com o Scolari, que foi apenas um fait diver foi engraçado.. Amanha vai ser ainda mais..

não consigo enumerar já a quantidade de senhores que vieram bater no Miguel Sousa Tavares.[xx(]

O acto é cobarde e parece somente uma tentativa de "vingança" de alguém que não gosta de MST ou sentiu-se atingido por algo,ou puramente por inveja(algo muito comum neste país).

Além do mais, essas comparações ( dúbias ),para mim nunca teriam credibilidade nenhuma.

Mas o efeito foi conseguido,não faltam os "bota-abaixo" a achincalhar quem não gostam ou não simpatizam.

Só por acaso trata-se de uma pessoa inteligente,com sucesso,e que não tem medo nem complexos de dizer o que pensa.Seja qual for o assunto.

Mesmo que não concorde com algo que ele diz,pessoas destas deveriam multiplicar-se.

Estivesse o país cheio de gente como ele,..

"Estivesse o país cheio de gente como ele,.. "

...E teríamos um país de plagiadores! Ele pode ameaçar com as pauladas que quiser, mas o texto dele é decalcado dos anteriores...

citação:Originalmente colocada por Manoel

Olha, olha!

Primeiro a Clara Pinto Correia, nas crónicas da Visão... (agora escreve timidamente no 24 horas)

Agora este cavalheiro.

Está bonito, sim senhor!

Não me lembro dessa [:0]

Voltar
Superior