Oh meu deus, eu que vim hoje de ver o "Inglorious Basterds", chego aqui e apanho com outro filme, que embora não tão bom, é também ele de grande qualidade [

]
De certa maneira achei piada à exposição ao ridículo, não da crença das pessoas, mas das novelas intermináveis que se desenrolam à volta de uma história, dos novos amiguismos, dos jantares a serem combinados, enfim da extensão de um tópico sobre algo que aconteceu a um perfeito desconhecido a todos nós para patamares dignos, ou se calhar indignos, de se assinalar.
De qualquer maneira, à partida, parece-me um caso de alguém que se aproveitou para se infiltrar num grupo de amigos que, apesar de não o conhecerem de mais algum sitio que não a internet, ganharam com o indivíduo uma familiaridade suficiente para aceitar a sua "persona" como alguém real, pela qual pareciam até meter as mãos no fogo, e assim facilmente se tornaram peões do odioso nesta história toda.
Enfim, existem alguns "cancros" por aí espalhados, alguns bem activos (até sem sair deste tópico se encontram), e esta foi apenas mais uma metástase de um deles. Infelizmente é um mal que nos põe de pé atrás em tudo o que lemos por aqui, sobretudo vindo de users de registo recente, e hoje em dia a noção de "recente" já é bem alargada.
O pouco que se pode fazer para travar um pouco este mal, seria começar a apertar ainda mais no registo de novos utilizadores, por exemplo restringindo o leque de serviços de email aprovados para registo, impedindo os endereços de email públicos como Gmails e hotmails e apenas autorizando endereços de email "oficiais", tais como os que nos são atribuídos pelos ISP's/faculdades/trabalho etc etc etc. Conheço fóruns que fazem precisamente isto.
Ia ser uma grande razia mas se calhar aumentava a qualidade e a credibilidade do que por aqui é dito, com prejuízo apenas da muita palha e conversa da treta, sabe-se lá quantas vezes esquizofrénica, que por aqui se tem. E reduzia-se a probabilidade de mais casos destes.