Olá pessoal!
Eu tenho a mania de, de vez em quando, fazer umas comparações entre miniaturas semelhantes de fabricantes diferentes. Apesar de nunca aqui ter colocado nenhuma, já fiz uma data delas. Mas desta vez também deixo por aqui.
Depois desta introdução, vamos ao que interessa.
O carro em causa é o Fiat 131 Abarth vencedor do Monte Carlo 1980 do Walter Rohrl. As miniaturas em causa são as versões da Ixo e da Troféu. Ou seja, as únicas marcas que fabricam esta miniatura. A Solido também tem esta miniatura mas nada tem a ver em termos de molde (já tive umas poucas).
Em termos de molde, nota-se uma claríssima diferença em termos de largura. O Ixo é notoriamente mais largo. Em contrapartida, o comprimento é o mesmo. Seguidamente, a diferença que mais salta à vista são os faróis. No Ixo estes estão muito saídos da grelha enquanto que no Troféu estão sensivelmente à face, ou seja, parece que estão embutidos na grelha tal qual o que acontece num normal automóvel. Este pormenor no Ixo fica bastante mal. Dá um aspecto de brinquedo à miniatura. Note-se que esta questão é igualmente notória nos faróis de nevoeiro que sofrem do mesmo mal.
Na traseira, existem igualmente enormes diferenças. O Troféu tem ópticas que são sensivelmente o dobro das do Ixo em termos de largura. Ainda na traseira do carro, nota-se uma diferença na matrícula que é totalmente diferente em ambas as miniaturas. No Ixo é mais quadrada, estando dividida em duas linhas. Já a matrícula do Troféu apresenta a configuração mais tradicional, ou seja, uma tira rectangular com todas as letras e números na mesma linha. Ambos as miniaturas têm ponteira dupla, mas no Ixo o pormenor e acabamento está mais perfeito estando inclusivamente definidos os buracos nas ponteiras. Os pneus são mais largos no Ixo assim como as respectivas palas.
As jantes são igualmente completamente diferentes em termos de desenho em ambos os modelos. O Troféu tem apenas um retrovisor do lado do condutor enquanto o Ixo tem dois retrovisores. Como sempre, os limpa pára-brisas no Troféu são muito mais finos do que no Ixo. Este é um daqueles pormenores que eu mais aprecio nas miniaturas Troféu. Muitas vezes nas miniaturas das outras marcas (Vitesse/Skid, Ixo, Minichamps, etc) as miniaturas pecam por ter os limpa pára-brisas demasiadamente grossos e muitas vezes muito pouco à escala. Já nas miniaturas Troféu desde há muito tempo que tal não se verifica. Outro pormenor semelhante a este é a antena. Desde os primeiros Troféus (mesmo aqueles mais antigões que ás vezes eu arranjo) as antenas sempre foram bastante finas e muito mais proporcionais que nas outras marcas. Até há bem pouco tempo os Ixo tinham antenas monstruosas, incrivelmente largas. Felizmente, já alteraram esta questão visto que as miniaturas de fabrico mais recente já vêm com antenas mais finas e muito mais proporcionais. É o caso deste Ixo que já vem com uma antena bem fina ao nível do Troféu.
Ao nível da frente, os piscas laterais que se encontram nos guarda-lamas dianteiros têm igualmente algumas diferenças. Apesar de em ambas as miniaturas, os piscas serem definidos através de decalques, no Ixo existe uma ligeira saliência para simular a peça real da luz de pisca. Ora neste caso, parece-me que o Ixo estará melhor.
A partir daqui as diferenças exteriores cifram-se essencialmente ao nível dos decalques.
O Troféu tem um pequeno decalque redondo em ambas as portas junto ao nº10 (do lado direito) e, do lado do piloto, já no vidro dos lugares traseiros (se tivesse!!!!), aparece mais um pequeno decalque rectangular. O Ixo não tem nenhum deles. Ainda nas portas, os nomes dos pilotos estão escritos em letra maior no caso do Troféu assim como a palavra “FRANCFORT” sendo a bandeira italiana igualmente de maiores dimensões.
O Troféu tem ainda mais um decalque no pára-brisas que diz “G41” (junto ao capot) e mais outro no vidro traseiro com o nº 90. Nenhum destes aparece no Ixo. Na frente nota-se ainda que o Troféu tem um decalque “Abarth” mesmo no “bico” do carro que não aparece no Ixo. Em contrapartida o Ixo tem mais um decalque na zona traseira. Mesmo no fundo do carro, na zona que está pintada de azul mais escuro. Trata-se de um decalque com letras de um patrocínio qualquer. O Troféu não tem.
Na traseira, irão reparar que no aileron que se encontra mesmo no “rabo” do carro, o decalque “Abarth” está situado em posições diferentes. No Troféu encontra-se à frente dos dois decalques “Fiat”. No Troféu encontra-se no meio destes dois decalques, na mesma linha. O decalque “Abarth” que aparece no aileron que se situa na parte de cima do carro é bastante maior no caso Troféu.
Ainda na traseira, o decalque da placa do Rallye Monte Carlo encontra-se mais a meio da traseira no Ixo. No Troféu está mais chegado à frente, mais junto do vidro traseiro.
No capot, logo a seguir ao pára-brisas, aparecem umas ranhuras em ambas as miniaturas que simulam entradas de ar. Neste caso o Ixo está melhor pois para simular os verdadeiros buracos que surgem no carro real, pintaram as ditas ranhuras de preto enquanto que no troféu estão em branco.
Aqui ficam as fotos (Ixo - esquerda/Troféu - direita):
E aqui ficam algumas fotos do carro real:
As duas últimas não são do rallye em questão. A primeira é do TAP 1980 e a segunda penso que será do MC 81 mas dá para ver que, de facto, existiu um 131 Abarth com a configuração que o Troféu apresenta em termos de luzes traseiras. Além diso, na foto do carro do TAP aparece um dos decalques que surgem no Troféu - aquele pequeno no pára-brisas ("G41").
Conclusões:
Qual dos 2 estará melhor? Para mim, a melhor miniatura é a da Troféu. Primeiro pelos farois da frente que, como se pode ver pelas fotos do carro real, estão muito mais perfeitas no Troféu. Como eu digo em cima, neste aspecto o Ixo parece um brinquedo. Os pneus também me parecem que estão mais correctos no caso do Troféu pois em pelo menos um das fotos, parecem bem finos. Claro que aqui podemos sempre argumentar que o Troféu teria pneus relativos a uma classificativa de neve e o Ixo de asfalto. Em relação ás jantes que são totalmente diferentes em ambas as miniaturas é muito difícil de chegar a uma conclusão segura pois as fotos que se arranjaram do carro real não dão para ver bem. Mesmo assim, admito que estejam ambos correctos pois como se sabe, nem sempre as jantes, mesmo no mesmo rallye são sempre iguais em termos de desenho.
O Troféu está também correcto ao apenas apresentar um retrovisor exactamente como está nas fotos do carro real.
Em relação aos decalques que aparecem a mais no Troféu, também não é possível dizer se estará correcto ou errado pois estas fotos não deixam ver. Ainda assim, parece que o decalque "Abarth" que se encontra na frente do Troféu (no capot) não aparece no carro real.
Relativamente ao facto de os dois carros terem diferenças de largura não me posso pronunciar pois trata-se de uma questão de proporções e mesmo de escala que não tenho possibilidade de responder. Mesmo assim, a "olhómetro" acho que o Troféu estará mais certo.
Em relação aos interiores, como é normal, o Ixo está mais bem detalhado visto que tem mais decalques interiores ao nível do tablier e não só. Mesmo assim, como sempre, os cintos no Troféu estão muito mais correctos indo agarrar ás roll-bars traseiras como deve ser, enquanto que no Ixo é só um decalque em cima do banco. A Ixo tem mesmo que resolver esta questão!!!!
A última questão que se coloca é mesmo a das luzes traseiras - a maior diferença entre as duas miniaturas.
Infelizmente não posso responder de forma segura à questão de saber qual está mais correcta pois nenhuma das fotos que o pessoal arranjou permite dar uma resposta concreta. Ainda assim, tudo me leva a acreditar que o Troféu será o correcto. Isto porque, nos vários 131 Abarth que já tive da Troféu, as ópticas traseiras são todas semelhantes ao deste Ixo (nomeadamente nos vencedores do TAP 1980 e 1981 que tenho na minha colecção). Ora se a Troféu resolveu alterar este pormenor tendo em conta que as outras miniaturas vêm com outra configuração de ópticas, tudo me leva a crer que talvez seja esta a configuração correcta para o carro em específico. De outra forma não teria qualquer lógica estar a alterar as ópticas do carro. Claro que isto é apenas um raciocínio lógico e, como tal, falível. Já no Ixo, acredito que eles tenham feito o que muitas vezes sucede. Têm uma determinada base e usam para quase todos os rallyes (mesmo de anos diferentes) sem terem a atenção devida a estas pequenas questões. Por outro lado, na última foto aparece um carro com esta configuração que apesar de não ser do mesmo ano sempre demonstra que existiu e não se trata de nenhuma invenção da Troféu.
Resumindo e concluindo eu prefiro de longe o Troféu (tanto que tive os dois na minha mão e o Troféu é que foi para a prateleira.
Venham lá as opiniões.
Abraço:
Pedro Oliveira