Minicarros com caixa auto

Minicarros com caixa auto

• Total voters
    134
  • Poll closed .
Eu pessoalmente prefiro o iQ como carro em si, muito mais confortável, bem mais engraçado por fora, mexe-se muito bem e pelo CB estava a fazer uns consumos porreiros durante o test-drive. E em versão automática tem o sistema de ajuda ao ecodriving (o manual tem a indicação de shift) que a vai ajudar muito a reduzir consumos. Já o Smart nem CB tem.

Mas o interior do iQ é muito triste e só se pode escolher preto/ameixa em tecido, mesmo em pele leva com aquele tom roxo no interior. Já no Celica o que mais me decepcionou foi o interior do carro, são bons materiais mas com umas cores... E como conduzimos o carro é no interior e não lá fora :sh)

Para mim o ideal seria um iQ com o interior de um Smart, mas isso não é possível. [:D]

Ela até gosta do KA, mas realmente automático nunca vi [;)] E olha que o C1/107/Aygo está em equação como opção mais económica. [;)]

honda jazz, que sai mais barato

honda jazz, que sai mais barato

Com caixa automática fica por quanto?

Acho que o pessoal que dá outras ideias nem sequer leu a parte inicial e os restantes post´s do eduardomaio...

EDIT: Qual é o preço do Aygo com caixa automática?

Last edited:
Eu pessoalmente prefiro o iQ como carro em si, muito mais confortável, bem mais engraçado por fora, mexe-se muito bem e pelo CB estava a fazer uns consumos porreiros durante o test-drive. E em versão automática tem o sistema de ajuda ao ecodriving (o manual tem a indicação de shift) que a vai ajudar muito a reduzir consumos. Já o Smart nem CB tem.

Mas o interior do iQ é muito triste e só se pode escolher preto/ameixa em tecido, mesmo em pele leva com aquele tom roxo no interior. Já no Celica o que mais me decepcionou foi o interior do carro, são bons materiais mas com umas cores... E como conduzimos o carro é no interior e não lá fora :sh)

Para mim o ideal seria um iQ com o interior de um Smart, mas isso não é possível. [:D]

Ela até gosta do KA, mas realmente automático nunca vi [;)] E olha que o C1/107/Aygo está em equação como opção mais económica. [;)]

O KA não existe em automático. De qualquer modo, é perfeitamente normal o Trio ser mais barato, se mexeres num e noutro percebes rapidamente porquê....o Twingo o KA e o 500 ( sendo o ultimo mais peculiar ainda ) jogam noutro campeonato.

Não sei se é ou não importante, mas neste momento não há KA's a gasolina para entrega.

Acho que o pessoal que dá outras ideias nem sequer leu a parte inicial e os restantes post´s do eduardomaio...

Ele está no gozo porque ela já tem um Jazz parado à porta, mas não é dela [;)]

O Aygo só com A/C e com caixa auto ronda os €13.700, o C1 fica ligeiramente mais barato e levou o restyling.

O KA não existe em automático. De qualquer modo, é perfeitamente normal o Trio ser mais barato, se mexeres num e noutro percebes rapidamente porquê....o Twingo o KA e o 500 ( sendo o ultimo mais peculiar ainda ) jogam noutro campeonato.

Não sei se é ou não importante, mas neste momento não há KA's a gasolina para entrega.

Eu sei, já conduzi o 107 na versão anterior ao restyling e nota-se bem que joga numa liga abaixo... É um budget car e não um brinquedo caro, mas é mais versátil que um Smart ou um iQ.

eu tou a dar outras ideias porque eu conheço tanto o eduardo como a namorada dele, e sei que ela tem um jazz dos pais parado a porta, e quer se queira quer não sai sempre mais barato, visto que pelo menos poupa no seguro

Com que então teres um automóvel de 3 metros de comprimento ou um de 2,7m é a mesma coisa e uma "falsa questão"...

Não te deves estar a referir a utilização em cidades a sério (entenda-se grandes, com muito movimento, dificuldade em estacionar,etc,etc) concerteza se achas que 30cm não podem fazer diferença.. [;)]

Bom... eu vivo dentro de Lisboa, trabalho em Lisboa, estaciono diariamente em Lisboa e faço cerca de 40.000Km por ano (90% Lisboa e arredores), acho que é suficiente para ter uma opinião formada daquilo que é andar e estacionar numa grande cidade em Portugal.
Até a pouco tempo fazia-me deslocar num carro com 5,20m e nunca deixei de ir a sitio nenhum por causa disso.
Com respeito a dimensão dos modelos em causa, o que eu quero dizer é que a partir do momento que já não é possivel estacionar transversalmente (com 2,70m isso deixa de ser possivel) essa diferença deixa de ter importância, uma vez que temos que usar o lugar deixado por um carro "normal" (a maioria dos Smart estacionam onde os outros estacionam não tiram vantagem do tamanho), sendo bastante mais importante uma direcção assistida de origem (que o Smart não tem) e um raio de viragem mais reduzido (onde o IQ leva a melhor) de forma a poder serpentiar melhor e manobrar melhor.
Se a tudo isto se juntar a possibilidade de levar 3 ou 4, pode fazer a diferença entre ter que levar um carro ou dois carros caso fossem Smart's.

Mas não é automático. Já disse para dar aquele à troca pelo novo com caixa auto.

Um coupé com caixa pilotada é que era! [:D]
Existe o 1.4 com CVT, se estivermos a falar da 1ª geração. Tem um modo que simula uma caixa semi-automática com 7 relações; penso que cá em Portugal o 1.4 só foi vendido com CVT, ainda que o 1.2 tenha sido (largamente) o mais vendido.

No novo, o 1.4 tem uma versão i-SHIFT. [;)]

Entre os dois principais aqui falados, seguia para o Toyota. Se o iQ começasse a ficar fora das opções por motivos de orçamento, tentava um de serviço ou outro carro usado.

Bom... eu vivo dentro de Lisboa, trabalho em Lisboa, estaciono diariamente em Lisboa e faço cerca de 40.000Km por ano (90% Lisboa e arredores), acho que é suficiente para ter uma opinião formada daquilo que é andar e estacionar numa grande cidade em Portugal.
Até a pouco tempo fazia-me deslocar num carro com 5,20m e nunca deixei de ir a sitio nenhum por causa disso.
Com respeito a dimensão dos modelos em causa, o que eu quero dizer é que a partir do momento que já não é possivel estacionar transversalmente (com 2,70m isso deixa de ser possivel) essa diferença deixa de ter importância, uma vez que temos que usar o lugar deixado por um carro "normal" (a maioria dos Smart estacionam onde os outros estacionam não tiram vantagem do tamanho), sendo bastante mais importante uma direcção assistida de origem (que o Smart não tem) e um raio de viragem mais reduzido (onde o IQ leva a melhor) de forma a poder serpentiar melhor e manobrar melhor.
Se a tudo isto se juntar a possibilidade de levar 3 ou 4, pode fazer a diferença entre ter que levar um carro ou dois carros caso fossem Smart's.

A direcção do Smart mesmo sem ser assistida é bastante leve devias experimentar uma.

Acho giro falares do raio de viragem para "serpentiar melhor e manobrar melhor" e depois a parte do 30cm a menos do Smart já não servem para nada....:confused: (se pensares um pouco o Smart com menos 30cm não precisa de um raio tão grande como o IQ por ser mais compacto).

Essas palas...

EDIT: espero que nessa teoria do IQ "serpentiar melhor e manobrar melhor" esteja além dos 30cm em comprimento os não sei quantos cm a mais de largura.

Last edited:
Existe o 1.4 com CVT, se estivermos a falar da 1ª geração. Tem um modo que simula uma caixa semi-automática com 7 relações; penso que cá em Portugal o 1.4 só foi vendido com CVT, ainda que o 1.2 tenha sido (largamente) o mais vendido.

No novo, o 1.4 tem uma versão i-SHIFT. [;)]

mas o que ela tem a porta não é automatico, e parece que ela quer automatico

Também vivo em Lisboa actualmente, ando com um carro bem maior que um Smart, mas não é por isso que não consigo admitir que é muito mais fácil encaixar um em qualquer lado, assim como as vantagens que um Smart pode dar.

E dizer que levas 4 num iQ é forçado, mesmo os 3, já depende muito dos passageiros. Nem os proprios vendedores da Toyota e a Toyota "vendem" o iQ como um automóvel de 4 lugares, sendo que frisam que apesar de homologado o carro é um 3+1, e o lugar atrás do passageiro será apenas para crianças ou alguem muito pequeno e magro colado em cima do volante.

É que pelo que dizes ficarias muito mais bem servido com um Mazda 2, Ford Fiesta ou Swift, que não são só um "bocadinho" maiores e permitem muito mais espaço para bagagem e lugares reais, se achas que 30cm do Smart para o iQ não fazem a diferença, então 3,78m do Swift permitem-te muitas coisas que o iQ não... O problema é que cada cm conta, mesmo que digas que não. Se assim fosse nem estavamos aqui a discutir um automóvel destes com esta pompa toda.

Eu achei bastante graça ao carro (como acho que ficou visível no meu post de contacto inicial com o mesmo), agora a maneira como falas do mesmo,e mais ainda criticas o Smart é tão exagerada que só te leva a peder credibilidade mesmo quando estás a transmitir informação correcta.

Nem é o iQ é Jesus Cristo, nem o Smart é o Anti-Cristo [;)]

Já experimentaste algum IQ?
Eu já!
3 adultos a bordo, eu ao volante com 1,83m, o pendura com 1,78m e o passageiro atrás do pendura com 1,65m ... ninguém vai apertado.
Será obviamente forçado dizer que o passageiro de trás vai confortavel numa viagem até Madrid... mas no dia a dia urbano é mais que bom.

4 anões e 2 pricesas:
YouTube - Toyota iQ - Will basketball players fit?

parecem-te apertadas estas 3 raquiticas?
YouTube - Vicki Butler-Henderson drives the Toyota iQ

A direcção do Smart mesmo sem ser assistida é bastante leve devias experimentar uma.

Acho giro falares do raio de viragem para "serpentiar melhor e manobrar melhor" e depois a parte do 30cm a menos do Smart já não servem para nada....:confused: (se pensares um pouco o Smart com menos 30cm não precisa de um raio tão grande como o IQ por ser mais compacto).

Essas palas...

EDIT: espero que nessa teoria do IQ "serpentiar melhor e manobrar melhor" esteja além dos 30cm em comprimento os não sei quantos cm a mais de largura.

Acho que quem não está a pensar bem, nesse particular, és tu... mas este video pode ilucidar-te ao minuto 4'21":

YouTube - Toyota iQ vs. Smart (H.Q.)

Ou seja... os 30 cm a menos não servem mesmo para nada no que repeita ao raio de viragem.

Back