Mínimos, para que servem?

Vendo bem, até uso bastante vezes os mínimos.

Como já descrito, sempre que paro numa passagem-de-nível passo para mínimos.

Por regra, no pára-arranca das filas de trânsito intermináveis em hora de ponta, também circulo sempre nos mínimos.

Quanto tenho o carro estacionado à noite na berma da estrada, comigo lá dentro ou temporariamente, também o deixo com os mínimos.

Ao fim da tarde, para lhe tirar fotos, também ligo os mínimos, por vezes juntamente com os faróis de nevoeiro.[:D][:D][:D]

Numa passagem de nível, muitas vezes o carro está parado com a dianteira elevada, pois estas costumam estar acima do nível da estrada. Ora, com a dianteira levantada, os médios encadeiam quem está do outro lado. Passar para mínimos com o veículo parado é um acto de civismo para quem está parado do outro lado a levar com os faróis enquanto o comboio não vem, dado que as cancelas, por segurança, costumam fechar muito antes do comboio começar a passar.

Penso eu... :sh)

Já agora, depois de eu ter posto aí o artigo do CE, ainda há quem tenha dúvidas? [;)]

Por isso é que perguntei. Não concordo com tanto preciosismo em relação ao saber o código e nem acho que a utilização dos mínimos seja assim tão relevante.

a sua utilização é praticamente inexistente para a maioria dos condutores. Não há assim aos magotes de carros a estacionar fora das localidades..

A sua existência torna-se essencial como presença caso um médio se funda como referiram atrás.

Já agora, não me digas que sabes os limites de velocidade para todas as categorias, os pesos máximos, a dimensão máxima, etc. etc..

Se sim parabéns. Eu não sei.
[:D] Essa parte obviamente que não! Nem sei porque é que nos obrigam a decorar esses números quando, na prática, nunca irás precisar deles.
De resto podes crer que sei e tento manter-me sempre "em forma"!

O autor do tópico que me desculpe, mas tirei a carta em 96 e não considero que isso seja desculpa para esquecer o Código. Aliás, considero que o Código de Estrada é uma ferramenta fundamental para todos os condutores, só que normalmente é esquecido assim que se passa no exame de condução. Parece que deixa de ser necessário, quando é precisamente ao contrário!

A questão das luzes é sempre pertinente, uma vez que um dos maiores atentados à boa circulação em estrada, tal é o número de pessoas com carta, não condutores, que não as sabem usar correctamente, entre outras coisas.

eu por muito que leia nao consigo encontrar aqui uma rewsposta a pergunta inicialmente feita.

mas mais a frente ja ta dou !!!!!

Aliás, se quiséssemos ser mesmo correctos, deveríamos por defeito usar os máximos, também chamados luzes de estrada, e só quando viesse trânsito de frente, mudaríamos para os médios, chamados de luzes de cruzamento (por algum motivo).

nao sei quem foi o seu(ou teu) instrutor mas ele devia ou ser ja de idade avançada ou dava aulas após o almoço [:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

[:D] Essa parte obviamente que não! Nem sei porque é que nos obrigam a decorar esses números quando, na prática, nunca irás precisar deles.
De resto podes crer que sei e tento manter-me sempre "em forma"!

pois é é por isso qua as vezes quando vamos todos lançados e vemos um camiao a começar a ultrapassar só sabemos (ou sabem) dar maximos e fazer insultos pois se se lembrassem das velocidades de cada tipo de veiculos já saberiam que quando se aproximam de certos veiculos devem tomer atençao a velocidade a que vão a circular pois eles por algum motivo (correcto ou incorrecto) podem de repente resolverem ultrapassar os veiculos que vao a frente deles e não teem a mesma velocidade que nós é como quando nos aproximamos de uma bicicleta, ela pode ir junto a berma mas tambem pode vir para a faixa de rodagem

ja agora aproveito para dar a resposta dos minimos, segundo o NOVO CODIGO DA ESTRADA os minimos só se ligam em DUAS situações:
1º quando estamos PARADOS numa passagem de nivel a aguardar a passagem do comboio
2º quando paramos ou estacionamos FORA das localidades em que a visiblidade é reduzida

de resto sempre que as condições de visiblidade sejam reduzidas ( nevoeiro, chuva intensa, tempo escuro, para além das IP´s e tuneis em que é obrigatório) DEVEMOS levar sempre os médios ligados

teem duvidas??? é facil mandem um mail a DGV que eles respondem ou perguntem numa escola de condução

um abraço e bom fim de semana

Pela mesma razão da passagem de nivel, além disso se tiver ruas bem iluminadas não precisso de usar os médios. Não é pelos os médios que vou ver melhor. Agora ser visto é outra coisa, com os médios chamo mais a atenção.[;)]

Importas-te de me dizeres onde moras para te ir ai apreender a carta? [8b] Eu às vezes pergunto o que é que a malta andou a fazer nas aulas de código, será que andou a olhar para as miudas?

Já meteram ai o código, os mínimos (faróis de presença) apenas são usados para sinalizar o veículo quando este se encontra imobilizado!

E percebam uma coisa, as luzes não servem apenas para ver, ser visto pelos outros condutores é uma óptima forma de evitar acidentes!.

Uma coisa tão simples como as luzes (que só têm 3 posições) e ninguém as sabe usar [8b]

Hoje à tarde vim do Algarve pela EN e o dia esteve nebulado, ocorrendo mesmo alguns aguaceiros em vários pontos. A visibilidade era consideravelmente reduzida para o período horário 14h/17h.

Pode-se dizer que apenas metade tinha as "luzes" ligadas.
Dos que a tinham ligadas, cerca de metade andava com os mínimos.

Tenho meia dúzia de meses de carta. Tenho imenso a aprender mas enfim...

Última edição:
Penso q há outra situação em q o uso dos mínimos tb é pertinente. Não q o código o diga mas pq é pertinente. Ao pôr do sol qdo este está ainda completamente visivel com bastante claridade ainda e um condutor circula de frente. Ora quem vem de frente vê o outro bem (n sendo preciso os médios)mas para quem vem de trás convém ter as luzinhas vermelhas ligadas pois podem fazer a difrença.

Hoje à tarde vim do Algarve pela EN e o dia esteve nebulado, ocorrendo mesmo alguns aguaceiros em vários pontos. A visibilidade era consideravelmente reduzida para o período horário 14h/17h.

Pode-se dizer que apenas metade tinha as "luzes" ligadas.
Dos que a tinham ligadas, cerca de metade andava com os mínimos.

Tenho meia dúzia de meses de carta. Tenho imenso a aprender mas enfim...

ainda tens de aprender???? que andaste a fazer na escola de condução????
agora se tens que aprender para ficares prevenido das asneiras que se fazem isso sim concordo contigo, e chegaras a uma altura que te interrogaras se deves conduzir como aprendeste e segundo o codigo ou se te as-de juntar a cambada que conduz como se ve no dia a dia.
bem espero que nao passa para o "outro" lado pois apesar de sermos poucos somos bons tem é sempre atençao as asneiras dos outros e tenta "adivinhar" certas manobras que normalmente acontecem com certo tipo de veiculos e pessoas

Eu uso muitas vezes os minimos à noite quando o percurso que faço está muito bem iluminado pelos candeiros de rua, e faço-o obviamente dentro de uma localidade(quase sempre cidade!!)
Incorres "só" numa contra-ordenação..
o que interessa a contra-ordenacao?

a policia podia ate PAGAR para eu andar assim! EU NAO ANDO DE MINIMOS A NOITE, NEM AO ANOITECER. a razao e uma e nao e dificil de compreender: E PERIGOSO.

eu sou daqueles gajos estranhos que escolhia nao receber dinheiro e nao matar que receber dinheiro e matar uns quantos.

p.f. tirem a carta e ganhem uma ponta de juizo...

ainda tens de aprender???? que andaste a fazer na escola de condução????
conceitos novos em portugal mas muito em voga onde se morre menos: condutor recem encartado NAO SABE TUDO.
E IMPOSSIVEL SABER O CODIGO TODO, POR MAIS QUE SE ESTUDE E SE CONDUZA.
com um ensino de conducao como o tuga, E BOM QUE O CONDUTOR ASSUMA QUE TEM MUITO PARA APRENDER. senao mata e/ou morre mais cedo do que esperava.
o condutor mais perigoso e aquele que assume que nao tem nada a aprender e ja e bom condutor.

Voltar
Superior