Pois é! Há pouco mais de meia hora tive a oportunidade de conduzir o i MIEV nas imediações do IST.
A primeira reacção é a de um carro excessivamente estreito (que na versão europeia terá uma distância entre rodas aumentada em 15cm), com um formato smartizado, ainda que com 5 portas e 4 lugares. No interior, a grande "surpresa" foi a do volante à direita, mas que no fim acabou por não causar nenhum problema de adaptação. Apenas o pisca do outro lado causou alguma estranheza.
Fui fazer o test-drive com outro jovem que devia ter quase dois metros, e ele, coitado, quase que batia com a cabeça no tecto! O carro tem um interior um pouco reduzido, e embora leve 4 pessoas com algum à vontade, pessoas com alturas superiores ao normal terão problemas.
Na condução, o mais especial é não haver o tradicional barulho do motor. A brecagem é óptima, com uma direcção muito directa e natural. A travagem mostrou-se razoável, ainda que não a tenha usado a fundo. O motor...tem uma resposta óptima. Não se sentem as vibrações involuntárias que um smart, por exemplo, emite da caixa (desconheço o sistema de passagem de tracção às rodas a partir do motor, o homem da Mitsubishi também não me soube informar). Com 4 pessoas dentro do carro, o binário não deixa de ser impressionante. De facto, para além da ausência de som, o binário do motor foi a maior "surpresa". Não só pela sua intensidade, que já me era conhecida, mas sim pela linearidade, que embora seja identificável no gráfico de binário, ao vivo tem outra dimensão. De notar que conduzi apenas com 60% da potência disponível!
Foi uma experiência curta, mas que deu para tomar conhecimento do ideal do carro do futuro. O lançamento está previsto, mas com um preço que rondará os 20.000-30.000€, variando nos apoios do estado (que já estamos a ver, deverão ser poucos).