Moedas Euro

Eu tambem comecei a juntar as moedas dos paises da UE há pouco tempo.

Aqui vai a lista das que tenho(ainda são pouquinhas):

Bélgica - 10 cts

Alemanha - 1, 5, 10 e 20 cts

Espanha - 1, 10 e 20 cts; 1€

França - 2 cts e 1 €

Itália - 20 cts

Finlândia - 50 cts

Dos restantes países não tenho nada [s)]

Eu acabei com as minhas moedas repetidas, já lá tinha quase 30€ :P

A colecção normal, essa sim continua :P

Quando vi o nome do tópico lembrei-me logo disto (0:50) [:)]
Já liguei mais à colecção das moedas...ainda tenho umas quantas, mas é bastante complicado arranjar as que faltam, a não ser que vá aos países!

Last edited:
Eu não faço colecção mas no início da circulação do euro guardei algumas de diversos países.
Tenho ainda uma de 2.5€ dos jogos olímpicos de 2008.[:p]

Desenterrando um bocadinho

Desenterrando um bocadinho

Faço colecção desde 2002. E tudo o que tenho surgiu na minha carteira ou amigos/família que já sabem do vício e me estão sempre a mostrar moedas que acham ser "diferentes" [:D]

Tenho em falta as seguintes:

• Eslovénia - 10 cent, 20 cent, 1 euro
  • Eslováquia - 5 cent
  • Chipre - 1 cent, 2 cent, 10 cent, 50 cent, 1 euro, 2 euro
  • Malta - 1 cent, 2 cent, 5 cent, 10 cent, 50 cent, 1 euro, 2 euro
  • Vaticano, Mónaco, San Marino - todas (imagino que me faltarão sempre a não ser que compre o kit...)

Edições especiais tenho:

• Presidência Conselho UE 2007 (Portugal) (acho que até tenho 2...)
  • 2ºs Jogos da Lusofonia (Portugal)
  • Tratado de Roma 50 anos (Portugal, Espanha)
  • 10 anos do Euro (França, Áustria)
  • Igreja de Sankt Michaelis, Hamburgo 2008 (Alemanha)
  • Jogos Olímpicos Atenas 2004 (Grécia)
  • 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem (Portugal)
  • Presidência francesa UE 2008 (França)

Por acaso dá-me um enorme gozo cada vez que descubro uma na carteira :)

E agora a coisa complicou-se ainda mais dado que a face comum foi ligeiramente alterada em 2007 [:D]

Last edited:
Update

Update

Edições especiais
tenho:

• Presidência Conselho UE 2007 (Portugal) (acho que até tenho 2...)
  • 2ºs Jogos da Lusofonia (Portugal)
  • Tratado de Roma 50 anos (Portugal, Espanha)
  • 10 anos do Euro (França, Áustria)
  • Igreja de Sankt Michaelis, Hamburgo 2008 (Alemanha)
  • Jogos Olímpicos Atenas 2004 (Grécia)
  • 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem (Portugal)
  • Presidência francesa UE 2008 (França)

• Tratado de Roma 50 anos (Bélgica)
  • 70 ans Appel 18 Juin General Charles de Gaulle (França)

• Tratado de Roma 50 anos (Bélgica)
  • 70 ans Appel 18 Juin General Charles de Gaulle (França)

Também faço colecção, guardando apenas as que me vão aparecendo nas mãos. Não sei de cor quais as que tenho, sempre que me aparece alguma de anormal guardo, e vejo quando chego a casa.

Comemorativas, também tenho algumas

Tratado de Roma 50 anos (Portugal e França)
Presidência do concelhoda união europeia (Portugal)
Declaração universal dos direitos do homem (Portugal)
Jogos da Lusofonia (Portugal)
10.º aniversário da União Económica e Monetária (Portugal)

Acho que tenho mais algumas, mas não estou a ver agora, tenho que ver, pois comemorativas costumo guardar, até acho que tenho algumas repetidas.

As da Finlândia de 5, 2 e 1 centimos, é virtualmente impossivel arranjar em troca corrente, só comprando kits dos paises.

Os meus pais estiveram lá e alguns nem sabiam que existiam. E ninguém, absolutamente ninguém tinha as moedas!

De 5 centimos vi lá... de 2 e 1 nop

outro dia estava a ver as moedas que tinha (pobre é mesmo assim lol) e vi çá uma moeda estranha, é uma moeda de 2 euros com o D quixote de la mancha (axo) e uns moinhos lá atrás.

engraçado ainda ontem recebi como troco uma moeda destas, e eu a pensar: tão mas está aqui o D Quixote [:D] ????

afinal eu tenho uma moeda toda bonita [;)]

Update

Update

• Centenário da República 1910-2010 (Portugal)

• 10 anos do Euro (Alemanha) (nota: já a tinha, esqueci-me de mencionar na lista inicial [:D])
  • 10 anos do Euro (Portugal)
  • Igreja de Ludwigskirche em Saarbrücken (Saarland), 2009 (Alemanha)
:)

Eu colecciono apenas moedas não circuladas:

Todos os sets - conjunto dos 2c aos 2€ (mas apenas de um ano e não de todos os anos);
Todas as comemorativas de 2€;
Todas as comemorativas portuguesas (1.5€, 2.5€, 5€, 8€ e 10€);
Não colecciono erros mas gostava de encontrar a moeda de 1€ de 2008 com o mapa antigo...

Basicamente faltam-me coisas que são mais complicadas de comprar, e obviamente a moeda 2€ comemorativa do Mónaco de 2007 da Grace Kelly quem me quer parecer nunca vou ter uma...:(

Ah...e tenho em cada moedas comemorativas portuguesas (as deste ano) aos pontapés...(aí uns 30€ ou 40€ delas no mínimo)

Last edited:
Ah...e tenho em cada moedas comemorativas portuguesas (as deste ano) aos pontapés...(aí uns 30€ ou 40€ delas no mínimo)

Eu não compro, só guardo que me vai vindo ter à mão. Mas tens aos pontapés? todas iguais?

Após confirmação, comemorativas tenho as seguintes:

- 50.º aniversário do Tratado de Roma - Portugal / França / Holanda

- Presidência portuguesa da União Europeia

- Presidência francesa do Conselho da União Europeia no segundo semestre de 2008

- 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem

- 10.º aniversário da União Económica e Monetária - Portugal / Alemanha

- Estado federado de Saarland

- 2.os Jogos da Lusofonia

Mas a ultima que encontrei, foi a de 2€ da Eslovénia

Last edited:
Eu não compro, só guardo que me vai vindo ter à mão. Mas tens aos pontapés? todas iguais?

Sim, basicamente, quando uma moeda portuguesa sai (como esta última da república) vou ao Banco de Portugal e compro as que posso (ao valor facial, obviamente), assim como as outras comemorativas nacionais. E sim, todas iguais.

Nem me esforço muito por fazer lucro...embora fosse bem possível...simplesmente fico com elas até que um dia me dá na telha e me livro delas (perder dinheiro nunca perco, claro, porque elas valorizam). A última moeda do Luxemburgo 2€cc tive a felicidade de comprar 20 por 80€ e vender 19 por quase 150€ (fiquei com uma para mim)...e eu não sou nada negociante...foi um golpe de sorte. Com as Portuguesas apenas faço isso porque é euro por euro...

Eu gosto de coleccionar, mas quando chegar aos meus 60 anos troco a minha colecção por um R8 v10 spyder em bom estado (um clássico na altura)...e aínda fico a perder...

Last edited:
Como as arranjas?

Net? Algum site específico ou leilões?

Pela net fiz conhecimentos num fórum específico de numismática (é fácil de encontrar no google)...onde há gente com muitos contactos que arranja a preços muitíssimo inferiores aos das casas de numismática. No meu caso até fiz amizade com o "meu fornecedor" [:D], e grande parte do que são moedas estrangeiras encarrego-o de mas arranjar.

Depois há feiras...onde até se pode negociar mais ou menos o valor de algumas moedas...como por exemplo todos os domingos de manhã no Porto, ali perto de Sá da Bandeira.
É preciso também ter algum olho e regatear, pelo que acho que nunca comprei uma única moeda pelo seu preço "de tabela".

Outras vão-me sendo oferecidas. Tenho muitos amigos que viajam muito, eu próprio viajo alguma coisita e mesmo moedas de outros continentes (que eu não colecciono tanto, apenas pelo prazer de me lembrar de que já ali estive, ou que o familiar x foi ali e trouxe) não custa nada ir às casas de câmbio ou aos bancos pedir duas ou três de cada em estado não circulado.

Mais complicadas são aquelas moedas comemorativas dos micro estados europeus...que passam pelos abutres antes de te chegarem às mãos...Porque sim, também há uma vertente economicista na numismática (e é ENORME...).

MrBrown
Mas vais a um banco normalissimo? Por acaso fui uma única vez a uma sucursal de um banco pedir 1, ao que eles me disseram que não tinham, nem sabiam quando ou se viriam até.

Back