Moedas Euro

O Banco de Portugal só fornece as comemorativas nacionais.

Infelizmente, diga-se!

Comemorativas ou não, só fornece as nacionais. [;)]

Porque as entidades estrangeiras responsáveis pela emissão nada têm a ver com o BdP.

Mesmo assim para as nacionais, vocês vão é directamente ao Banco de Portugal, e não a um balcão de um comum banco, certo?

Para as nacionais comemorativas podes ir ao Banco de Portugal e ao INCM. Os bancos comuns costumam ter moeda em estado não circulado, mas não comemorativas. Dá jeito, por exemplo, se fores ao estrangeiro, vais a um banco (ou mesmo a uma casa de câmbio) e pedes moeda não circulada que eles normalmente têm...excepto o vaticano e tal...além disso, tens que te restringir aos anos que tiverem em stock (normalmente o último, muitas vezes sem a moeda de 2€, por exemplo).

Mais que isso...tens que comprar a numismatas...candonga ou não...isso depois é à vontade do freguês.

Se estás a começar a coleccionar, convém delimitares o que vais coleccionar (países, comemorativas - 2€ ou todas, metais, estados - circuladas, não circuladas, flor de cunho...etc etc) porque se não vais esbanjar dinheiro e tempo...

O mais importante - para quem está nos euros - é apanhar de imediato o que sai (por exemplo, dia 11 sai uma moeda comemorativa de 2,5€ das linhas de torres se não estou em erro) e ir, aos poucos, "encontrando" ou comprando o que ficou para trás.

Mesmo assim para as nacionais, vocês vão é directamente ao Banco de Portugal, e não a um balcão de um comum banco, certo?

Eu não vou a lado nenhum, é só mesmo o que apanho na carteira! [;)]

Sei que o BdP só fornece as nacionais porque já lá fui sondar quais as que seria possível lá arranjar [:D]

Porque apanhar em circulação comemorativas de €2 dos outros países não é pêra doce, particularmente após pouco tempo depois de serem lançadas dado serem "recolhidas" antes que haja a possibilidade de chegarem cá.

Sei que o BdP só fornece as nacionais porque já lá fui sondar quais as que seria possível lá arranjar [:D]

Porque apanhar em circulação comemorativas de €2 dos outros países não é pêra doce, particularmente após pouco tempo depois de serem lançadas dado serem "recolhidas" antes que haja a possibilidade de chegarem cá.

Isso é normal nas de menor tiragem. Aliás, certas moedas não chegam a entrar em circulação, são "vendidas" pelas próprias instituições nacionais, ou então acontecem casos como os do Mónaco, Vaticano, etc, em que até excursões de comerciantes de moedas (que têm possibilidade de comprar uma parte da emissão) se fazem até ao país emissor...e muitas vezes nem chega para todos. Há indivíduos que compram, com bastante facilidade 30, 40, 50 mil moedas por exemplo (coisa que eu, nem que tivesse a disponibilidade financeira poderia fazer pois não sou comerciante certificado...nem por certificar! hehe) e depois conseguem ter uma influência no seu preço de venda...maximizando o seu investimento (às vezes 2, 4, 6, 10 vezes). Mas nada é assim tão fácil...em certos casos falamos na ordem das dezenas de milhões de euros.

Por isso...acreditem...moedas comemorativas de S.Marino, Vaticano, Mónaco, etc NUNCA vos aparecerão nos trocos...Essas moedas só compradas mesmo. E andam entre os 30/40€ e os 1000/1400€ da moeda da Grace Kelly (isto falando apenas de moedas de 2€, simples!). Estas são só para quem colecciona a serio. Eu, por exemplo, tenho algumas moedas de euro a valerem algum dinheiro...mas daí a dar dois ou três salários mínimos por uma moeda...:sh)

Agora as outras, e para quem quer apenas coleccionar o que aparece nos trocos...é passar nas cantinas das faculdades pelas 2.30/3h e pedir para ver as caixas registadoras. Numa semana cheguei a levar para casa 50/60€ em moedas comemorativas das mais comuns (tratado de Roma...EMU, as Portuguesas todas e muitas, muitas de outros países), mas claro, circuladas...e isso, por exemplo para mim não interessa nada (ou quase nada).

Como já disse, uma colecção bem feita, em 20/30 anos pode valer muito, muito dinheiro...imaginem certificados de aforro classe A...mas "on steroids".[;)]

Last edited:

Eu também é mais ou menos isso, só guardo o que me aparece nas mãos, ou às vezes os amigos me dão.

Nunca comprei moedas, a não ser pelo mesmo valor, que é isso que costumo fazer com os amigos... [:D]

Esta semana consegui mais 2 comemorativas, 1 da espanha, e a da comemoração dos 100 anos da Republica Portuguesa.

moeda2.jpg

img

Update

Update

• 10 anos do Euro (Alemanha) (nota: já a tinha, esqueci-me de mencionar na lista inicial [:D])
  • 10 anos do Euro (Portugal)
  • Igreja de Ludwigskirche em Saarbrücken (Saarland), 2009 (Alemanha)
:)

• 10 anos do Euro (Espanha, 2009)
  • Castelo de Berg (Luxemburgo, 2008)
  • 20º Aniversário do início da Revolução de Veludo (Eslováquia, 2009)

Update

Update

• 10 anos do Euro (Espanha, 2009)
  • Castelo de Berg (Luxemburgo, 2008)
  • 20º Aniversário do início da Revolução de Veludo (Eslováquia, 2009)

• Mosteiro de Cordova (Espanha, 2010)
  • €2 do Chipre
  • 25º Centenário Batalha de Maratona (Grécia, 2010)
  • Holstentor em Lübeck, Schleswig-Holstein (Alemanha, 2006)

Update

Update

• Mosteiro de Cordova (Espanha, 2010)
  • €2 do Chipre
  • 25º Centenário Batalha de Maratona (Grécia, 2010)
  • Holstentor em Lübeck, Schleswig-Holstein (Alemanha, 2006)

• 200º Aniversário Louis Braille (Itália, 2009)
  • 4º centenário da edição de Dom Quixote de la Mancha (Espanha, 2005)
  • 200º Aniversário Camilo Benso, Conde de Cavour (Itália, 2010)

Eu tive algumas da Estonia mas gastei :sh) agora só tenho uma de 5c e 1c.
Têm o pais nas costas da moeda e acho que são todas assim.

As da Finlândia como dizem aqui que não existe a de 5c não é verdade, existe sim, só não existe é de 1c e 2c.

Da Finlândia aqui na carteira tenho 2€ - 1€ - 50c e 2x 5c.

Back