Ora cá vou eu, mais uma vez

, responder ao tópico com base na minha experiência pessoal. Em 1998 comprei um Saxo 1.5D novo, o qual vendi com 178.000km em 2002. Nunca tive qualquer problema de maior, tirando dois ou três "pintelhinhos" resolvidos ao abrigo da garantia. Ainda levou os amortecedores de origem.
Quando o comprei, confesso que o fiz um bocado a medo em virtude dos tais "diz que disse". Tirei por mim a prova dos nove e, em 2002 comprei o 307 1.4 Hdi (para mim, "igual" á Citroen a todos os niveis), o qual conta actualmente com 140.600km sem problemas de maior a assinalar.
Em 2004, comprei um C3 1.4 Hdi, o qual conta com 60.000km e, mais uma vez, sem problemas de vulto a assinalar. No entanto, senti muita diferença ao passar do 307 para o C3 pelo que está em marcha a troca do C3 por um comercial do segmento C. E qual será? Exactamente, um C4 1.6 Hdi 110cv.[B)]
Em termos de assistência, não vou dizer que estou maravilhado, mas tambem não estou desiludido. O preço e qualidade de atendimento parecem-me dentro da média do que por ai vou observando relativamente a outras marcas.
Como vês, eu próprio tinha essa ideia pré-concebida na cabeça e tirei-a comprando o 1º carro da marca. Desde ai, nunca me desiludiu.
Tambem não digo que é melhor que esta ou aquela, ou que é intocável. É uma marca de automóveis com bons produtos e uma excelente relação preço/equipamento/qualidade.
Relativamente á desvalorização, conforme já foi aqui referido, a partir do momento em que compramos um carro a um preço normalmente mais baixo que a concorrência, é natural que o tenhamos que vender novamente a preço mais baixo. E até ai não estou descontente pois tenho várias propostas de 9.000 e uma de 9.500 pelo C3, o que me parece relativamente bom.
Quanto ás hipóteses que colocas, gosto muito de ambas, acho que a Mazda é um excelente produto a muito bom preço, mas só posso dar a resposta definitiva de ver e "apalpar" a C4.
Abraços
EDIT: Para tentar demonstrar o quão "iguais" são os carros hoje em dia, em conversa com um colega, ontem num casório, fiquei estupefacto quando soube que o seu comercial do segmento C de uma re****da marca já teve que levar um alternador e caixa de velocidades/transmissões novos. O carro tem a matricula ZZ, 80.000km e o rapaz é do mais calmo e pacato que há a conduzir.