Morar num andar alto

Se caires de um terceiro andar directo ao chão mais vale morreres. A tua qualidade de vida deve ficar muito mas mesmo muito limitada.

Mas se tu ou o teu vizinho de baixo tiverem um azar de ter um incêndio na cozinha ou por um qualquer curto/circuito é útil que os bombeiros consigam chegar a tua casa com escadas e linhas de água e não ficarem cá em baixo a olhar para ti encurralado no 13º piso.

Até porque duvido muito que um prédio dos 80's tenha portas corta-fogo em todos andares ou escadas de emergência.

3º andar sao por norma no minimo 10-11metros de altura por vezes bem mais... o suficiente para se uma pessoa cair ficar literalmente esborrachada no chão, se sobreviver é um milagre.[;)]

Um familiar meu caiu de um 3.º andar, e de forma equilibrada, mas ao chegar lá abaixo teve morte imediata, pois o corpo não aguentou a pressão.

Até de um 2º andar tenho algumas dúvidas...

Esta dúvida pode parecer estúpida, mas eu até hoje o mais alto que morei foi num 3º andar. Acontece que ando com um 13º andar debaixo de olho, com uma vista estupenda para o Tejo, preço de saldo, mas levantaram-se-me algumas dúvidas:

- Quais são as desvantagens, sendo que vantagem será a vista e menos ruído da rua.
- Já me pus a pensar: venho do supermercado carregado com sacos meto aquilo no elevador e são 13 andares até lá acima, por vezes parando várias vezes, vizinhos a entrar e a sair e eu ali com as mãos cheias de sacos a pesar.
- Para fazer a mudança também deve ser um belo pincel, pois há sempre aquelas coisas que somos nós a levar.
- Como é que é com o vento lá em cima? Ter janelas abertas no inverno é mentira, não? E o ruido do vento, deve ser assustador? :eek: O habitual acto de fumar à janela é capaz de passar a ser um acto de masoquismo.

E finalmente:

- Estarei armado em xoninhas com estas perguntas todas? Isto nem parece meu que sempre fui um gajo que não pensa muito nas coisas, é meia bola e força[:D]

Agradeço opiniões de pessoal que tenha experiência de vivência em prédios altos, tipo 10º para cima.

Mas tu pensas que 13º andar é o quê? 150º anda?? LOL E sim estas armado em "xoninhas"...fumar á janela é masoquismo..LOL mas pensas que são o que 200mts de altura?? eheheheh

Morei durante 29 anos no 11º andar e é a coisa melhor que pode-se viver.

[Vantagens]

- Qualidade de ar
- Qualidade na Vista
- não ha abelhudos a espreitar
- barulho chega muito reduzido cá cima
- queres fazer ginastica? nada melhor do que descer e subir as escadas todos os dias em vez de ir pelo elevador;
- não há nada melhor do que no Inverno estar na cama e ouvir a chuva a bater na janela
- Elevadores, onde morei tinhamos 3, RARAMENTE avariavam, mas lá de vez em quando tinha que caminhar por ali a cima 11 andares.
- nada como fumar lá no alto sem problemas:)

[Desvantagens]

- mudanças...Horrivel então se os elevadores forem pequenos...prepara-te
- bicicleta, não cabe no elevador, ai vais tu com ela às costas pelas escadas.
- crianças e animais de estimação ( p.e. Gatos) mil cuidados com as janelas.
- elevadores...em 29 anos fiquei apenas 2 vezes preso dentro deles...não tenho claustrofobia, mas acho que ninguem gosta de ficar preso dentro de um elevador
- humidade, como estamos mais acima, mas chuva, mais humidade.

Mas penso que é das melhores coisas ( para mim) onde s epode viver é nos ultimos andares mesmo estando consciente de todas as desvantagens

Nota: o prédio onde vivi, foi construido em 1978 e tinha escadas de incendio (em pedra) por dentro do edificio.

Um familiar meu caiu de um 3.º andar, e de forma equilibrada, mas ao chegar lá abaixo teve morte imediata, pois o corpo não aguentou a pressão.

Isso de cair , tem muito que se lhe diga...

Vivi num predio no centro de almada que uma mulher se atirou para se matar de um 4º andar, e caiu na calçada directamente fazendo um enorme barulho .... teve 15 dias no hospital toda ligada e saiu porreira sem mazelas...:eek:

Na mesma rua um rapaz atirou-se de um 3ªandar e caiu em cima de um carro ficando este destruído ele morreu na mesma...

Tambem um rapaz caiu da falesia de almada , uma altura de um arranhaceus, e nao morreu, nem partiu nada...caio na terra em cima de vegetação....

No alentejo vi uma mulher cair de um terraço , equivalente a um 1º andar.... e na sei se sobreviveu mas pelo sangue que ficou na estrada nao deve ter ficado grande coisa.

Nas obras um andaime desabou e caiem 2 operarios de um 1ºandar um morre e outro nada sofre...

Ha dias li de um bebe que caiu de um nono andar e sobreviveu...

O cair é sempre muito relativo...

Nunca "vi" nunguem que tivesse presenciado tantas quedas. És sempre em grande Nephilim[:)]

Felizmente nunca vi nenhuma cair, mas infelizmente vi o resultado cá em baixo dessas todas excepto da primeira que ainda era puto, e agora me lembro que tambem vi uma miuda que caiu de um predio eu ia na rua vi montes de gente fui ver o que era o vi que ela tinha caido de um andar alto e morrido:confused:

vocês ñ andam na rua pois ñ?se cair do 11ºandar![:)][:)]

A probabilidade de irem na rua e serem atropelados ou cair um vaso na cabeça e morrerem deve de ser 1000x superior a cair de uma janela.

P.S. Já agora também ñ conduzem pois ñ?é que a probabilidade irem ao volante e ficarem paralítico ou morrerem ainda deve ser maior.

O único conselho que dou é se gostares da localização e da casa, ires veres nas atas se todo o pessoal paga sempre o condomínio, e se tiver tudo certo avança com a compra da casa.[;)]

vocês ñ andam na rua pois ñ?se cair do 11ºandar![:)][:)]

A probabilidade de irem na rua e serem atropelados ou cair um vaso na cabeça e morrerem deve de ser 1000x superior a cair de uma janela.

P.S. Já agora também ñ conduzem pois ñ?é que a probabilidade irem ao volante e ficarem paralítico ou morrerem ainda deve ser maior.

O único conselho que dou é se gostares da localização e da casa, ires veres nas atas se todo o pessoal paga sempre o condomínio, e se tiver tudo certo avança com a compra da casa.[;)]

Estupido é quem mora no andar alto e têm vasos de forma que possam cair.

Quando morava nesse no prédio com 11 andares, no prédio da frente houve uma senhora que lamentavelmente levou com o vaso, sei que sobreviveu mas não sei se teve maselas para o resto da vida....

Quando morava num prédio no 2º andar um gajo maluco da cabeça atirou-se da janela da sala e acho que ficou porreiro. [:)][:)]

Felizmente nunca vi nenhuma cair, mas infelizmente vi o resultado cá em baixo dessas todas excepto da primeira que ainda era puto, e agora me lembro que tambem vi uma miuda que caiu de um predio eu ia na rua vi montes de gente fui ver o que era o vi que ela tinha caido de um andar alto e morrido:confused:

Mas as pessoas atiram-se da janela à tua passagem ?? És assim tão atraente ? [:)][:)][:)]

A vista é esta. Tejo, VDG, Parque das Nações[br:)][br:)][br:)]

attachment.php

Exactamente o que eu procurava.

Parece a vista do telhado da minha fábrica...

bem como já aqui repeti algumas vezes, sou bombeiro.
e posso te dizer que já apanhei ao longo destes 15 anos de serviço bastantes quedas de alturas elevadas.
já vi morrerem de um primeiro andar,como já vi gajos que caíram do 7º andar e estão vivos (não estou a dizer que andam e são normais)

por isso é tudo muito mesmo muito relativo,no que toca a quedas.

depende do peso da pessoa,constituição óssea,tipificação do terreno(pedra,terra,alcatrão)

no que toca aqui a cena do morar em um andar alto,eu na minha opinião não comprava por uma razão.

em situação de fogo se estiveres em casa e não conseguires por as mais variadas razoes aceder ao piso terra,aposta em uma morte lenta e agonizante.

e sim já apanhei nestes anos muitos mortos em andares altos.
muitos deles morreram pela inalação de fumos e não pelo fogo.

outra coisa que as pessoas não sabem e são enganadas pelas campanhas do estado.
é que são muito mesmo muito poucas, as viaturas dos bombeiros (sejam eles municipais,voluntarios,sapadores) que atingem essa elevaçao.

sem contar que as que chegam lá, sofrem de idade,falta de manutenção.
com mais um agravante,grande parte desses prédios sofrem de um mal(as viaturas não conseguem chegar mesmo há entrada do edifício)
ou seja o grau de elevação fica bastante limitado ,pois quanto mais longe a viatura ficar do prédio,menos altura consegue atingir.

só vos posso dar umas luzes em caso de incêndio.

se detectarem fogo,ou fumo verifiquem (tentem) saber onde é o foco.
imaginemos que o foco esta no 5ºpiso e vocês estão no 7º

primeiro uma das pessoas tenta fazer reconhecimento, visto ser um ambiente carregado de fumos tóxicos, é molharem-se mesmo com a vossa roupa, meter uma toalha molhada enrolada na cara e levar uma garrafa de agua e um telemóvel.

seguem pelo vão de escadas sempre encostados pela parede e em posição baixa (nunca se metam no elevador) se virem que nao aguentam o fumo retornem ao lugar inicial.

conseguem chegar ao piso 5 verificam que as chamas não estão a sair pela porta(se não estiver a sair pela porta e se por uma razão ela estiver aberta, fechem a mesma pois isso vais permitir que quem esta nos andares superiores se consigam safar)
é normal ficarem as portas abertas, as pessoas com o pânico arrancam porta fora e fica aberta.

suponhamos que a porta esta fechada e não há chamas para o interior do vão de escadas, voltam a subir e vão buscar os vossos familiares. ou neste caso peguem no telemóvel e indiquem os vossos que o caminho esta livre para poderem descer.
(se possível socorram quem mora ao vosso lado)

noutra situação se encontrarem chamas na entrada da porta que vos bloqueia o caminho. voltem a subir, entrem em casa pequem em toalhas molhadas e comecem a vedar as portas para o fumo não entrar.

se conseguirem chegar a clara boiá ou porta do terraço (depende da altura do prédio e do andar onde vocês estão) abram ela e se tiver clara boiá ,partam os vidros para começar a circular os fumos)

fiquem em casa e tapem as portas com as toalhas, escolham um local da casa onde fique mais afastado do local do fogo para se refugiarem.

muita agua e toalhas com vocês .(atenção que esta opção depende de onde esta o foco de incêndio) se for um andar a baixo não fiquem lá pois o certo é morrerem com a temperatura e fumos.

ultima opção irem para o terraço do prédio (depende da tipificação do mesmo e do foco de incêndio)

se neste caso tiverem de ir para o terraço fiquem (ou tentem) ficar contrario ao foco de incêndio e fumo .
nesta situação eu tentava ficar mesmo no centro do terraço e enrolar as toalhas na cara ir deitando agua nas mesmas e manter o corpo deitado ao nível do chão para não respirar fumos .

levar uma toalha colorida para acenar e identificar que estão no terraço.
depois de serem identificados voltem para o centro do terraço.

tenham atenção a uma situação , verifiquem as pessoas a vossa volta e tentem acalmar as mesmas, em situações destas é normal haver pessoas que se atiram dos terraços em desespero .
se virem alguém assim (e juro que não estou a dar tanga alguma) só tem uma maneira de a acalmar antes de ela se matar na vossa frente o levar alguém com ela.
essa opção é meter ela KO .
(o mesmo se aplica em gajos no mar)

Ps: liguem sempre para os bombeiros mesmo que fiquem dentro de casa resguardados,ou no terraço.
indiquem o numero de vitimas e localização das mesmas.

parece estúpido o que vou dizer mas quando digo indiquem é dizer morada,numero de porta o piso e o numero de pessoas.

é que nestas situações é normal ligarem para os bombeiros aos gritos a dizer estamos em aqui em casa e isto esta a arder rápido venham .

(literalmente isto sem morada da rua,nem o numero da casa ,nada de nada só mesmo isto)

espero que fiquem com uma noção da coisa, não utilizei linguagem técnica por isso acho que deu para ter uma ideia.

e aprendam uma coisa, neste tipo de situações, não podemos contar com o cú da galinha.
sejam doutores,pedreiros,ect. nesta altura tem de haver tomates e sangue frio, só isso é que vos vai safar, nada mais.
espero ter ajudado (neste caso espero que nunca se tenham de lembrar do que escrevi)[;)]

bem como já aqui repeti algumas vezes, sou bombeiro.
e posso te dizer que já apanhei ao longo destes 15 anos de serviço bastantes quedas de alturas elevadas.
já vi morrerem de um primeiro andar,como já vi gajos que caíram do 7º andar e estão vivos (não estou a dizer que andam e são normais)

por isso é tudo muito mesmo muito relativo,no que toca a quedas.

depende do peso da pessoa,constituição óssea,tipificação do terreno(pedra,terra,alcatrão)

no que toca aqui a cena do morar em um andar alto,eu na minha opinião não comprava por uma razão.

em situação de fogo se estiveres em casa e não conseguires por as mais variadas razoes aceder ao piso terra,aposta em uma morte lenta e agonizante.

e sim já apanhei nestes anos muitos mortos em andares altos.
muitos deles morreram pela inalação de fumos e não pelo fogo.

outra coisa que as pessoas não sabem e são enganadas pelas campanhas do estado.
é que são muito mesmo muito poucas, as viaturas dos bombeiros (sejam eles municipais,voluntarios,sapadores) que atingem essa elevaçao.

sem contar que as que chegam lá, sofrem de idade,falta de manutenção.
com mais um agravante,grande parte desses prédios sofrem de um mal(as viaturas não conseguem chegar mesmo há entrada do edifício)
ou seja o grau de elevação fica bastante limitado ,pois quanto mais longe a viatura ficar do prédio,menos altura consegue atingir.

só vos posso dar umas luzes em caso de incêndio.

se detectarem fogo,ou fumo verifiquem (tentem) saber onde é o foco.
imaginemos que o foco esta no 5ºpiso e vocês estão no 7º

primeiro uma das pessoas tenta fazer reconhecimento, visto ser um ambiente carregado de fumos tóxicos, é molharem-se mesmo com a vossa roupa, meter uma toalha molhada enrolada na cara e levar uma garrafa de agua e um telemóvel.

seguem pelo vão de escadas sempre encostados pela parede e em posição baixa (nunca se metam no elevador) se virem que nao aguentam o fumo retornem ao lugar inicial.

conseguem chegar ao piso 5 verificam que as chamas não estão a sair pela porta(se não estiver a sair pela porta e se por uma razão ela estiver aberta, fechem a mesma pois isso vais permitir que quem esta nos andares superiores se consigam safar)
é normal ficarem as portas abertas, as pessoas com o pânico arrancam porta fora e fica aberta.

suponhamos que a porta esta fechada e não há chamas para o interior do vão de escadas, voltam a subir e vão buscar os vossos familiares. ou neste caso peguem no telemóvel e indiquem os vossos que o caminho esta livre para poderem descer.
(se possível socorram quem mora ao vosso lado)

noutra situação se encontrarem chamas na entrada da porta que vos bloqueia o caminho. voltem a subir, entrem em casa pequem em toalhas molhadas e comecem a vedar as portas para o fumo não entrar.

se conseguirem chegar a clara boiá ou porta do terraço (depende da altura do prédio e do andar onde vocês estão) abram ela e se tiver clara boiá ,partam os vidros para começar a circular os fumos)

fiquem em casa e tapem as portas com as toalhas, escolham um local da casa onde fique mais afastado do local do fogo para se refugiarem.

muita agua e toalhas com vocês .(atenção que esta opção depende de onde esta o foco de incêndio) se for um andar a baixo não fiquem lá pois o certo é morrerem com a temperatura e fumos.

ultima opção irem para o terraço do prédio (depende da tipificação do mesmo e do foco de incêndio)

se neste caso tiverem de ir para o terraço fiquem (ou tentem) ficar contrario ao foco de incêndio e fumo .
nesta situação eu tentava ficar mesmo no centro do terraço e enrolar as toalhas na cara ir deitando agua nas mesmas e manter o corpo deitado ao nível do chão para não respirar fumos .

levar uma toalha colorida para acenar e identificar que estão no terraço.
depois de serem identificados voltem para o centro do terraço.

tenham atenção a uma situação , verifiquem as pessoas a vossa volta e tentem acalmar as mesmas, em situações destas é normal haver pessoas que se atiram dos terraços em desespero .
se virem alguém assim (e juro que não estou a dar tanga alguma) só tem uma maneira de a acalmar antes de ela se matar na vossa frente o levar alguém com ela.
essa opção é meter ela KO .
(o mesmo se aplica em gajos no mar)

Ps: liguem sempre para os bombeiros mesmo que fiquem dentro de casa resguardados,ou no terraço.
indiquem o numero de vitimas e localização das mesmas.

parece estúpido o que vou dizer mas quando digo indiquem é dizer morada,numero de porta o piso e o numero de pessoas.

é que nestas situações é normal ligarem para os bombeiros aos gritos a dizer estamos em aqui em casa e isto esta a arder rápido venham .

(literalmente isto sem morada da rua,nem o numero da casa ,nada de nada só mesmo isto)

espero que fiquem com uma noção da coisa, não utilizei linguagem técnica por isso acho que deu para ter uma ideia.

e aprendam uma coisa, neste tipo de situações, não podemos contar com o cú da galinha.
sejam doutores,pedreiros,ect. nesta altura tem de haver tomates e sangue frio, só isso é que vos vai safar, nada mais.
espero ter ajudado (neste caso espero que nunca se tenham de lembrar do que escrevi)[;)]

Só posso agradecer porque li coisas que desconhecia e que me podem salvar a vida ou aos meus apr:)apr:)

Só uma dúvida "IIdEvIlFiReII", na parte em que aconselhas a pôr outra pessoa KO... como é que isso se faz ? É um banano na cara ? [:)]
Juro que não sei. :sh) É que vê-se no "24", o Jack Bauer põe-lhes o braço à volta do pescoço e eles desmaiam, mas isso parece-me demasiada ficção porque se fizer aquilo a alguém...estou a sufocá-la...

Só uma dúvida "IIdEvIlFiReII", na parte em que aconselhas a pôr outra pessoa KO... como é que isso se faz ? É um banano na cara ? [:)]
Juro que não sei. :sh) É que vê-se no "24", o Jack Bauer põe-lhes o braço à volta do pescoço e eles desmaiam, mas isso parece-me demasiada ficção porque se fizer aquilo a alguém...estou a sufocá-la...
depende do tamanho do animal:sh)
mas é mesmo banano na cara ou uma ***** nos cornos[;)]
o comportamento deles é igual aos que se estão a afogar, chegas ao pé dele e o gajo afoga-te...
tens de lhe espetar um abrunho para o meteres ko e poderes o salvar,senão ficas lá

Última edição:
Excelente IIdEvIlFiReII apr:)apr:)

Já deu para aprender umas coisas.

Quanto a morar nas alturas, lamento mas vou lançar mais duas desvantagens que ainda não li aqui:
1. Alguns prédios têm uma bomba para puxar a água e ajudar o abastecimento da mesma aos andares mais altos. Quando falta a luz, falta também a água nos andares mais altos. Isto aconteceu a uns amigos meus que viveram no último andar de um prédio, numa zona com frequentes cortes de luz!

2. Os fumos de todas as chaminés das cozinhas invadiram o último andar de um grande prédio. Os moradores (meus familiares) foram parar ao hospital - foram encontrados pelos bombeiros já inconscientes!.
Neplhin ajuda-me a explicar isto (?). A máquina que puxa os fumos das chaminés instalada no topo do predio avariou. Então os fumos de todas elas acumularam-se no último andar (9º ou 10º não me recordo).

depende do tamanho do animal:sh)
mas é mesmo banano na cara ou uma ***** nos cornos[;)]
o comportamento deles é igual aos que se estão a afogar, chegas ao pé dele e o gajo afoga-te...
tens de lhe espetar um abrunho para o meteres ko e poderes o salvar,senão ficas lá

Bem, lá se vai aquela ideia de "não se bater nas mulheres"... até porque algumas entram facilmente em pânico total.

Obrigado IIdEvIlFiReII [;)]

Post com informação muito útil IIdEvIlFiReII[;)]

Eu também já morei durante cerca de 10 anos num 10º andar.
Tem como já foi dito vantagens e inconvenientes, mas se gostas do apartamento e da localização pode ser uma boa opção (até rima[:D])

Cumprimentos[;)]

Voltar
Superior