Morar num andar alto

Excelente IIdEvIlFiReII apr:)apr:)

Já deu para aprender umas coisas.

Quanto a morar nas alturas, lamento mas vou lançar mais duas desvantagens que ainda não li aqui:
1. Alguns prédios têm uma bomba para puxar a água e ajudar o abastecimento da mesma aos andares mais altos. Quando falta a luz, falta também a água nos andares mais altos. Isto aconteceu a uns amigos meus que viveram no último andar de um prédio, numa zona com frequentes cortes de luz!

2. Os fumos de todas as chaminés das cozinhas invadiram o último andar de um grande prédio. Os moradores (meus familiares) foram parar ao hospital - foram encontrados pelos bombeiros já inconscientes!.
Neplhin ajuda-me a explicar isto (?). A máquina que puxa os fumos das chaminés instalada no topo do predio avariou. Então os fumos de todas elas acumularam-se no último andar (9º ou 10º não me recordo).

Isto é possível? :confused:

Isto é possível? :confused:

É...

Tal como ja foi dito, num predio todos os fenomenos e xatices, se tiverem de acontecer tem 90% de hipotese de acontecer no ultimo andar e no penultimo por baixo de o recuado.(este por vezes ainda é pior que o ultimo)[;)]

Já deu para aprender umas coisas.

Quanto a morar nas alturas, lamento mas vou lançar mais duas desvantagens que ainda não li aqui:
1. Alguns prédios têm uma bomba para puxar a água e ajudar o abastecimento da mesma aos andares mais altos. Quando falta a luz, falta também a água nos andares mais altos. Isto aconteceu a uns amigos meus que viveram no último andar de um prédio, numa zona com frequentes cortes de luz!

Nos 29 anos que morei no 11º andar ( prédio que tem mais de 30 anos) fiquei centenas de vezes sem luz e NUNCA mas NUNCA fiquei sem água da forma como dizes.

Só acho uma coisa. Dizer que não se deve morar num andar alto por causa dos incêndios é como dizer que não se deve andar de avião porque pode cair, nem de barco porque pode afundar, nem de carro porque...

2. Os fumos de todas as chaminés das cozinhas invadiram o último andar de um grande prédio. Os moradores (meus familiares) foram parar ao hospital - foram encontrados pelos bombeiros já inconscientes!.
Neplhin ajuda-me a explicar isto (?). A máquina que puxa os fumos das chaminés instalada no topo do predio avariou. Então os fumos de todas elas acumularam-se no último andar (9º ou 10º não me recordo).

Mas que fumos eram esses para as pessoas ficarem inconcientes? Monoxido de carbono?

Se as conduta de fumos nao puxar bem o fumo entra em casa das pessoas, pode entrar o fumo dos grelhados , e fica a casa a cheiras a sardinhas assadas sem ninguem lá ter comido sardinhas[:D] mas o pior é o fumo das lareiras, esse pode matar se nao for extraido.

Mas este fenomeno dos cheiro não é apenas nos predios muito altos, mesmo predios de 4/5 andares podem dar estes problemas e o ultimo andar é sempre o centro das xatices.

Nos 29 anos que morei no 11º andar ( prédio que tem mais de 30 anos) fiquei centenas de vezes sem luz e NUNCA mas NUNCA fiquei sem água da forma como dizes.

Acredito é porque o teu predio nao tem hidropressor [;)]

No entando em predios digamos de luxo, tem alem do hidropressor tem um electrogerador e uma sisterna de gasoleo que dispara quando falta a luz e evita se ficar sem agua ou sem elevador.[;)]

Mas este fenomeno dos cheiro não é apenas nos predios muito altos, mesmo predios de 4/5 andares podem dar estes problemas e o ultimo andar é sempre o centro das xatices.
Exactamente. Recordo-me de uma falha ocorrida no condomínio "Pátio Bagatela" (prédios baixos) que permitia a passagem do cheiro de tabaco de uns andares para outros. O problema foi entretanto resolvido pelo construtor.

e2421_017_85.jpg

Só acho uma coisa. Dizer que não se deve morar num andar alto por causa dos incêndios é como dizer que não se deve andar de avião porque pode cair, nem de barco porque pode afundar, nem de carro porque...

As vezes é dificil de se acreditar,,, mas quem trabalha com predios e construções nota que a maioria das xatices sao nos ultimos andares e rapidamente nota que nao se trata de coincidencia.[;)]

Vou dar um exemplo de uma casa onde vivi em Almada(actualmente a casa do meu pai) que é um predio de apenas 4 andares sendo o ultimo recuado com terraço.

1--- no tempo das antenas de TV o ultimo andar era sempre incomodado com as idas ao telhado, alem do arranjo do telhado

2-- o de baixo 3º andar tinha infiltrações devido ao recuado do 4ºandar(ultimo) e o 4ºandar teve obras, e meteram tela asfaltica.

3- um dia houve um incendio no predio ao lado mas pegou á tela asfaltica e e o 4ªandar ardeu todo... entretanto seguros e tal e obras tiveram 3 meses em obras...e parados antes das obras...

4- Com esta paragem e o 4ºandar sem janelas depis de ter ardido o 3º andar ficou todo lixado pois chuvia em casa...

E tou a falar de um predio bom de apenas 4 andares...todas as xatices sao no ultimo e por acrescimo no 3º...

Last edited:
As vezes é dificil de se acreditar,,, mas quem trabalha com predios e construções nota que a maioria das xatices sao nos ultimos andares e rapidamente nota que nao se trata de coincidencia.[;)]

Vou dar um exemplo de uma casa onde vivi em Almada(actualmente a casa do meu pai) que é um predio de apenas 4 andares sendo o ultimo recuado com terraço.

1--- no tempo das antenas de TV o ultimo andar era sempre incomodado com as idas ao telhado, alem do arranjo do telhado

2-- o de baixo 3º andar tinha infiltrações devido ao recuado do 4ºandar(ultimo) e o 4ºandar teve obras, e meteram tela asfaltica.

3- um dia hoje um incendio no predio ao lado mas pegou á tela asfaltica e e o 4ªandar ardeu todo... entretanto seguros e tal e obras tiveram 3 meses em obras...e parados antes das obras...

4- Com esta paragem e o 4ºandar sem janelas depis de ter ardido o 3º andar ficou todo lixado pois chuvia em casa...

E tou a falar de um predio bom de apenas 4 andares...todas as xatices sao no ultimo e por acrescimo no 3º...

Com isso concordo, mas um andar pode ser alto sem ser necessariamente o último ou penúltimo do prédio. [;)]

não se esta a dizer que não se deve morar em um andar alto,mas sim os perigos que isso acarreta.

mas tens coisas que são menos más , em uma situação de sismo quem mora nos últimos andares ,em caso de desmoronamento total do edifício,e mais provável encontrares vitimas vivas na superfície e logo a seguir (um dois pisos sub escombros)
(atenção factor tempo conta muito nestes casos quanto mais fundo tiverem mais tempo vais ficar preso logo mais certo é morreres com uma morte lenta e agonizante)

pois como é óbvio estão com menos material em cima,e por norma (isto se ele cair a direito) cria bolsas onde pode estar pessoas.
isto é teoria pois na pratica não acredito
(e nunca passei por um que tenha de andar a fazer buscas em escombros e espero não ter de passar pois isso era muito mau sinal para o nosso Portugal)

mas claro que no dia a dia ninguém pensa nessas coisas,o povo liga ao bonito e tal depois quando elas se acontecem é que são elas.

metam na cabeça uma coisa. morar em um prédio seja alto ou não é uma lotaria.
podem passar anos sem qualquer problema,como podem ficar sem nada para o resto da vida em questões de minutos.

vocês em um prédio contam com um pequeno pormenor
(vocês partilham o espaço com mais pessoas)

ou seja tu podes tomar conta da tua rica casinha que tanto te custa a pagar, podes ser um cidadão que tem preocupação de ter toda a segurança a nível habitacional em dia.

mas por um azar tens um vizinho no piso de baixo que se esta a ***** para a segurança e para o seu bem estar e dos restantes moradores do prédio.

então por causa desse morador os outros moradores do prédio ficam sem os bens que tanto lhes custaram a pagar.

pensem nisto não é campanha contra prédios mas sim um alerta.[;)]

não vos passa pela cabeça quantas vezes eu vi pessoas literalmente na ***** por causa de um vizinho que é alcoólico e adormeceu a fumar na cama,uma velha que incendiou a cama com uma manta térmica,uma que deixou o gás ligado e explode a casa (e as restantes).

depois estamos nós cá em baixo a arrumar o nosso material e olhamos e vemos o pessoal a chegar de um dia do trabalho e ficarem no meio da rua porque a casa deles foi afectada por uma destas situações.

abraço e pensem nisso, não tenha a típica mania de ai e tal só acontece aos outros,ou pois mas fazer isto ou aquilo também faz mal e não se morre.

a melhor maneira de não se passar por isto é prevenir [;)]

O sitio onde moramos e passamos grande parte das nossas vidas (pelo menos 8~10 horas durante a noite) pode e deve ser escolhido de acordo com um conjunto de factores (segurança, localização, tipologia, qualidade de construção, qualidade de vida, etc...). Se só houvessem casas livres com mais de 7 pisos obviamente que viveria lá, havendo outras opções escolho não o fazer.

Viajar de avião, barco ou carro é algo inevitável, não há outra escolha (não vou a nado daqui para NY ou a pé até Bruxelas). Ainda assim podes fazer escolhas. Eu prefiro pagar portagens e andar maioritariamente por AEs, porque sei que o risco de acidente é substancialmente inferior ao de um IP, IC ou nacional.

Eu acho que aqui está a falar-se de coisas muito diferentes e de prédios muito diferentes...

No meu prédio de 11 andares nos 29 anos que lá vivi no 11º Andar, ocorreu 4 incendios em 4 apartamentos distintos.
Nunca MAS nunca as chamas passaram para outro andar (nem passam) e felizmente não morreu ninguem.
Existem acesso ao telhado sem incomodar qualquer pessoa, para efectuar alterações ou reparações na antena colectiva, ou nas lampadas de sinilização.

Nunca tive problemas com fumos, cheiros, tabaco, agua, etc .

Ter em atenção que o prédio têm mais de 30 anos.

não se esta a dizer que não se deve morar em um andar alto,mas sim os perigos que isso acarreta.

mas tens coisas que são menos más , em uma situação de sismo quem mora nos últimos andares ,em caso de desmoronamento total do edifício,e mais provável encontrares vitimas vivas na superfície e logo a seguir (um dois pisos sub escombros)
(atenção factor tempo conta muito nestes casos quanto mais fundo tiverem mais tempo vais ficar preso logo mais certo é morreres com uma morte lenta e agonizante)

pois como é óbvio estão com menos material em cima,e por norma (isto se ele cair a direito) cria bolsas onde pode estar pessoas.
isto é teoria pois na pratica não acredito
(e nunca passei por um que tenha de andar a fazer buscas em escombros e espero não ter de passar pois isso era muito mau sinal para o nosso Portugal)

mas claro que no dia a dia ninguém pensa nessas coisas,o povo liga ao bonito e tal depois quando elas se acontecem é que são elas.

metam na cabeça uma coisa. morar em um prédio seja alto ou não é uma lotaria.
podem passar anos sem qualquer problema,como podem ficar sem nada para o resto da vida em questões de minutos.

vocês em um prédio contam com um pequeno pormenor
(vocês partilham o espaço com mais pessoas)

ou seja tu podes tomar conta da tua rica casinha que tanto te custa a pagar, podes ser um cidadão que tem preocupação de ter toda a segurança a nível habitacional em dia.

mas por um azar tens um vizinho no piso de baixo que se esta a ***** para a segurança e para o seu bem estar e dos restantes moradores do prédio.

então por causa desse morador os outros moradores do prédio ficam sem os bens que tanto lhes custaram a pagar.

pensem nisto não é campanha contra prédios mas sim um alerta.[;)]

não vos passa pela cabeça quantas vezes eu vi pessoas literalmente na ***** por causa de um vizinho que é alcoólico e adormeceu a fumar na cama,uma velha que incendiou a cama com uma manta térmica,uma que deixou o gás ligado e explode a casa (e as restantes).

depois estamos nós cá em baixo a arrumar o nosso material e olhamos e vemos o pessoal a chegar de um dia do trabalho e ficarem no meio da rua porque a casa deles foi afectada por uma destas situações.

abraço e pensem nisso, não tenha a típica mania de ai e tal só acontece aos outros,ou pois mas fazer isto ou aquilo também faz mal e não se morre.

a melhor maneira de não se passar por isto é prevenir [;)]

Não deixas de ter razão no que dizes, mas não podes pensar assim.
É tão perigoso/arriscado morar num andar alto, como morar numa cave onde está sujeito a inundações.

Já vi pessoas a perderem tudo em casas ( moradias/vivendas) mais rapidamente do que num andar alto.

Se quando fossemos comprar uma casa, seja qual fôr o andar ou prédio analisassemos todos os Pros e Contras nunca compraria uma casa, pois TODAS têm riscos inerentes seja a incendio ou inundaçoes.

Mais uma vantagem que lembrei de viver num 11o andar.

POdes ir trabalhar e deixar as janelas todas abertas, podes dormir com as janleas abertas que NINGUEM mas NINGUEM ( a não ser o homem aranha) te vão assaltar.

Eu acho que aqui está a falar-se de coisas muito diferentes e de prédios muito diferentes...

No meu prédio de 11 andares nos 29 anos que lá vivi no 11º Andar, ocorreu 4 incendios em 4 apartamentos distintos.
Nunca MAS nunca as chamas passaram para outro andar (nem passam) e felizmente não morreu ninguem.
Existem acesso ao telhado sem incomodar qualquer pessoa, para efectuar alterações ou reparações na antena colectiva, ou nas lampadas de sinilização.

Nunca tive problemas com fumos, cheiros, tabaco, agua, etc .

Ter em atenção que o prédio têm mais de 30 anos.

tiveste 4 focos de incêndio e não 4 incêndios[;)]
não vale a pena explicar a diferença.
mas felizmente tiveste sorte.
mas fogos a serio passam sim entre andares e o mais rápido que possas pensar.[;)]

por norma é o piso logo a cima e depois os últimos pisos(efeito de radiação)

tiveste 4 focos de incêndio e não 4 incêndios[;)]
não vale a pena explicar a diferença.
mas felizmente tiveste sorte.
mas fogos a serio passam sim entre andares e o mais rápido que possas pensar.[;)]

por norma é o piso logo a cima e depois os últimos pisos(efeito de radiação)

Não foram focos, foram incendios mesmo, as casas ficaram completamente destruidas.
Foram totalmente reconstruidas.

Já agora desculpa a minha ignorancia, mas podes explicar nesta edificio em que fora dos apartamentos é tudo completemante em pedra (cimento) não existe NADA em madeira ou material inflamavel, sendo que a parte de fora dos apartamentos é em cimentos também, pode se alastrar para outros apartamentos?

Não foram focos, foram incendios mesmo, as casas ficaram completamente destruidas.
Foram totalmente reconstruidas.

Já agora desculpa a minha ignorancia, mas podes explicar nesta edificio em que fora dos apartamentos é tudo completemante em pedra (cimento) não existe NADA em madeira ou material inflamavel, sendo que a parte de fora dos apartamentos é em cimentos também, pode se alastrar para outros apartamentos?

posso te tentar explicar[;)]

um fogo deita calor e fumos
tanto a chama como os fumo são uma fonte de calor
ou seja imagina a casa esta a arder, tu moras na casa mesmo colada faz de conta 5ºpiso esquerdo e direito o calor formado pelo fogo começa a passar pelas paredes e encontra sempre caminho(é como a electricidade)
procura sempre uma fonte onde se propaga , desde ferro a madeira,cimento,ect.

a passar pela parede ele vai aquecer e queimar o que estiver do outro lado da parede.

depois tens o fumo este sim lixa ainda mais a coisa.
ele vai subir então tens o 5ºpiso esquerdo a incendiar o direito
e tens o fumo a subir pela escada a cima ate bater nas ultimas portas
esse fumo transporta calor muito calor.

ele ao acumular no cimo vai começar a derreter tudo que la esteja.
o tal efeito de radiação[;)]

se estiver a uma temperatura muito elevada e acumular muito fumo vai acontecer um fenómeno que já passei por alguns (e ate hoje me borro quando acontece)

que se chama (Back-Draft) e isto sim é uma verdadeira bomba relógio
isto quando se dá a força e de tal forma que é pior que uma explosão de gás canalizado

espero mais ou menos ter explicado sem linguagem tecnica[;)]

CONDU%C3%87%C3%83O-clubedoarrais-300x201.jpg

CONVEC%C3%87%C3%83O-clubedoarrais-300x281.jpg

Last edited:
Lembro-me de há uns anos, num luxuoso lar para idosos em Cascais, ter havido um incêndio e de um idoso ter morrido. O edifício era baixo, tinha todos os equipamentos de segurança e o senhor morreu na mesma. Isto quando um tipo tem de batar a bota não há nada a fazer. [;)]

Pessoalmente escolhi um andar bem alto porque adoro chegar às enormes janelas e ver o Castelo de São jorge, a Ponte Vasco da Gama, a 25 de Abril, o Cristo Rei, etc...

Podem acorrer acidentes no andar? Claro que podem! Incêndios, sismos, etc... Mas quem é que me garante que, quando estou na moradia a caldeira não explode.

Para mim o grande inconveniente do andar é a vizinhança, mas isso é um problemas seja o andar alto ou baixo. Quando me reformar vou viver para uma moradia, mas só para não ter de aturar reuniões de condomínio e coisas do mesmo género.

Eu percebo o teu alerta, mas já lá dizia o meu paizinho: "Tudo o que é bom na vida, ou é perigoso, ou faz mal a saúde, ou é pecado". [:D][;)]

PS: Agora a sério, IIdEvIlFiReII obrigado pelos teus úteis ensinamentos. :)

Last edited:

A carga térmica é transferia através da estrutura. O que não faltam são exemplos práticos de incêndios em apartamentos que alastram ao resto do edifício. Os novos sistemas de corta-fogo e materiais não inflamáveis podem dificultar o alastramento do fogo mas não o impedem e muito menos impedem a propagação de fumos.

Back