Morte e Reencarnação

citação:Originalmente colocada por mccrow

]isto é, o par acção-reacção não existe, apenas o par acaso-acontece ... mas enfim, crenças não podem ser discutidas
É claro que existe!
Bem - Mal
Vida - Morte
Matéria - Anti-matéria
Acção - Reação
...

Só não se encara isso como sendo criado por um ser, uma entidade única e todo poderosa.
O acaso surge exactamente de um acaso, mas vai obedecer a uma determinada ordem. Essa ordem pode ser estática, ou pode ser dinâmica, que era o que estava a discutir anteriormente com o Vortice.
Por exemplo, se meteres um palito numa tomada dá-te choque; acção-reação, mas o efeito que o choque vai ter em ti pode não ser sempre igual; pode não ter sempre o mesmo efeito.
Quem defende a origem por "acaso" continua a saber que há coisas que surgem de algo, a tal ordem que existe. Depois podes acreditar que surge MESMO uma ordem especifica, ou pode ser aleatória.
Tentando explicar um pouco melhor e mais resumidamente:

-Perspectiva 1- Tudo existe e obedece a uma ordem/designio divino e por ele foi criado.
-Perspectiva 2- Tudo existe e obedece a uma ordem pré-definida, mas não a uma intervenção divina, não a um ser superior.
-Perspectiva 3- Tudo existe sem uma ordem rigida, especifica, e os acontecimentos, apesar de terem consequências surgem aleatóriamente.

Claro que ainda pode haver outras persepectivas, ou variantes, mas estas são as básicas que eu conheço.

Perspectiva 4 – tudo existe sem uma regra e ordem preestabelecida – tudo está inserido num mundo com “regras” (físicas) básicas que, apesar de na sua essência serem simples, permitem combinações extremamente complexas. Devido a este ambiente particular (em que se verificam já cenários de elevada complexidade) o ser humano (levado pela curiosidade – mais um produto do já bastante complexo cérebro que tem) tem necessidade de obter respostas para o que não consegue compreender. Assim surge deus.

citação:Originalmente colocada por Vortice

citação:Originalmente colocada por lmrsa

Gostaria de lançar uma questão: quem defende a reencarnação, defende-a para todos os seres vivos, ou é uma particularidade exclusiva do ser humano?

Todos os animais têm espírito, logo todos têm a possibilidade de reencarnar. No entanto, o nosso espírito não é comparável ao do de um animal.
em que te baseias para dizer isso?

Na obra de Allan Kardec, um intelectual francês que dedicou a sua vida às ciências e letras, e que utilizou o método científico no estudo dos fenómenos "sobrenaturais"/"paranormais". Mais tarde veio a publicar vários livros sobre estes assuntos, entre os quais "O Livro dos Espíritos", sendo considerado o pai do Espiritismo.

Muitas das coisas que eu refiro são baseadas nas obras dele.

Não pertenço ao movimento espírita nem nada do género, mas respeito e acredito em grande parte daquilo que ele defende.

Perspectiva 4 – tudo existe sem uma regra e ordem preestabelecida – tudo está inserido num mundo com “regras” (físicas) básicas que, apesar de na sua essência serem simples, permitem combinações extremamente complexas. Devido a este ambiente particular (em que se verificam já cenários de elevada complexidade) o ser humano (levado pela curiosidade – mais um produto do já bastante complexo cérebro que tem) tem necessidade de obter respostas para o que não consegue compreender. Assim surge deus.
Essa é a 3, está é mais pormenorizada [:p]

citação:Originalmente colocada por andmiguel

citação:Originalmente colocada por andmiguel

eu sou a reencarnação do Rei D. Afonso Henriques!

ok não me batam :(

:D

Deves ser mais a D. Urraca...! :D

essa és tu ! vais levar porrada [:p][:p]
Venham eles...!
s11.gif
s14.gif

citação:Originalmente colocada por Torres

]isto é, o par acção-reacção não existe, apenas o par acaso-acontece ... mas enfim, crenças não podem ser discutidas
...

-Perspectiva 1- Tudo existe e obedece a uma ordem/designio divino e por ele foi criado.
se um ente divino crior (acção) então tudo existe (reacção)

...

-Perspectiva 2- Tudo existe e obedece a uma ordem pré-definida, mas não a uma intervenção divina, não a um ser superior.
esta fica completamente fora da teoria do acaso

...

-Perspectiva 3- Tudo existe sem uma ordem rigida, especifica, e os acontecimentos, apesar de terem consequências surgem aleatóriamente.
acção reacção ...

o certo é que não consigo encontrar uma explicação do que o acaso possa ter na origem de tudo ...

acção reacção ...

o certo é que não consigo encontrar uma explicação do que o acaso possa ter na origem de tudo ...
Não é para teres tu a explicação, porque senão não havia várias perspectivas. Se as há, é porque ninguém tem a certeza.
A questão do acaso, tanto pode ser válida como inválida. A primeira reação de todas, pode ter sido um acaso.

Definitivamente...

Não gosto... [8)]Não gosto de falar de morte nem de pensar nela... Vida de pois da morte... É ver p crer... De uma descrente não se pode esperar outra coisa mas é de louvar os que tem a capacidade de acreditar e sobretudo a capacidade de sonhar!!![:X]

citação:Originalmente colocada por Mendes77

Gostaria de lançar uma questão: quem defende a reencarnação, defende-a para todos os seres vivos, ou é uma particularidade exclusiva do ser humano?

Acredito que a reencarnação é valida para todos os seres vivos... a evolução aconteceria em 2 níveis: material e espiritual, a reencarnação seria uma das leis da natureza (de DEUS) responsável pelo destino e evolução de cada ser. Sobre a reencarnação nos humanos penso que ela é a chave para compreensão da aparente injustiça e caos em que vivemos, cada una nasceria no meio apropriado, as experiências vividas por cada um estaria de acordo a suas necessidades evolutivas.

Isso levanta algumas questões: no caso particular de espécies em que se verifique um aumento exponencial do número de indivíduos, isso implicaria que determinado indivíduo teria de forçosamente reencarnar não num mas em vários outros. Isto é uma possibilidade?

Por outro lado, isso também implica que todas as formas de vida (desde a mais complexa à mais básica) tenham necessariamente uma componente espiritual. Mais uma vez pergunto, é correcto?

Por outro lado, existem objectos não vivos que são por vezes conotados com uma forte componente espiritual (nomeadamente símbolos de religiões). Poderão também reencarnar?

As tuas questões levantam outras questões:

Já pensaste alguma vez que a realidade deve ser mas complexa do que imaginamos?

Que a nossa ciência estagia no ABC do conhecimento?

Respeito totalmente a tua convicção, isto é essencial, mas não posso deixar de responder a esta frase: sim, várias vezes, mais do que as aconselháveis até; mas em que medida isso responde de alguma maneira ao que perguntei?

O teu raciocínio é basicamente este: eu digo que existe reencarnação. Se alguém me tentar contradizer, “investigando” dentro dos possíveis esse fenómeno, basta argumentar que “a realidade é mais complexa do que imaginamos” e pronto, justificação dada. Ok, mas agora explica-me como é que, sendo a realidade mais complexa do que podemos imaginar, e estando a incarnação neste patamar de conhecimento não acessível ao comum dos mortais, algumas pessoas afirmam sem dúvidas a sua existência.

Disse e volto a repetir acredito na Reencarnação, se ela de facto acontece não posso garantir com uma certeza absoluta... e porque acredito? Porque sou Espiritualista!! E dentro das teorias espiritualistas para mim é das mais racionais... e depois esta teoria não se fundamenta numa crença cega assenta em evidencias cientificas que sugerem essa possibilidade, falo mais concretamente da “memória extra-cerebral”... Consulta os trabalhos de Ian Stevenson e Hernani Guimarães Andrade... agora voltando a tua as tuas questões: não faz sentido falares em efeitos quando mal se conhece e se aceita as causas, o sensato seria questionar as “evidencias” que sugerem a possibilidade da Reencarnação, o resto depois logo se ve...

citação:Originalmente colocada por eu

O horror ao vazio também desempenha um papel muito importante nestas questões. Porque razão temos que arranjar exlicações (científicas, religiosas, etc...) para tudo ?

Não é assim que mundo avança?

Quando não conseguimos compreender os fenómenos, porque não assumimos simples e humildemente que... não sabemos?

Estou de acordo... agora também é absurdo rejeitar as provas de uma dado fenómeno sem conhece-lo de perto apenas porque não se acredita na sua possibilidade, também não faz sentido nega-lo baseando-se na opinião de quem não domina o assunto... Se fores a construir uma casa e quiseres saber a melhor maneira de construi-la na vais pedir a opinião a um sapateiro, se precisares um conselho medico não vais pedir ajuda a um cozinheiro... da mesma forma não faz sentido pedir opinião sobre os fenómenos transpessoais ou excepcionais a aqueles que não lidam com o fenómeno. Espero que entendas isso.

Todos os animais têm espírito, logo todos têm a possibilidade de reencarnar. No entanto, o nosso espírito não é comparável ao do de um animal.
em que te baseias para dizer isso?

Na obra de Allan Kardec, um intelectual francês que dedicou a sua vida às ciências e letras, e que utilizou o método científico no estudo dos fenómenos "sobrenaturais"/"paranormais". Mais tarde veio a publicar vários livros sobre estes assuntos, entre os quais "O Livro dos Espíritos", sendo considerado o pai do Espiritismo.

Muitas das coisas que eu refiro são baseadas nas obras dele.

Não pertenço ao movimento espírita nem nada do género, mas respeito e acredito em grande parte daquilo que ele defende.

Então ja somos 2 ;) Já fiz parte durante uns bons anitos, guardo boas lembranças desses tempos, espero voltar aos estudos principalmente ao estudo experimental, uma boa noitada para mim faz-se a volta de uma mesa e não proprimamente para comer...:)

Disse e volto a repetir acredito na Reencarnação, se ela de facto acontece não posso garantir com uma certeza absoluta... e porque acredito? Porque sou Espiritualista!! E dentro das teorias espiritualistas para mim é das mais racionais... e depois esta teoria não se fundamenta numa crença cega assenta em evidencias cientificas que sugerem essa possibilidade, falo mais concretamente da “memória extra-cerebral”... Consulta os trabalhos de Ian Stevenson e Hernani Guimarães Andrade... agora voltando a tua as tuas questões: não faz sentido falares em efeitos quando mal se conhece e se aceita as causas, o sensato seria questionar as “evidencias” que sugerem a possibilidade da Reencarnação, o resto depois logo se ve...

Posso perguntar quais essas evidências?

Voltar
Superior