Morte na tuna

nferrari

Well-known member
Hoje andava a deambular por um conhecido site de estudantes, quando me deparo com esta notícia já antiga, mas que me deixou num sentimento de perplexidade e de injustiça atroz.

Melhor do que adiantar-me em comentários, deixo aqui o conteúdo da reportagem.

http://videos.sapo.pt/RY14uyNIYpKtIZKZkmOT (SIC - parte 1)

http://videos.sapo.pt/QPvU7gdgzhCwZcLGYzC5 (SIC - parte 2)

http://canais.sol.pt/paginainicial/sociedade/interior.aspx?content_id=149242 (jornal Sol)

Só posso exprimir repúdio e nojo pelas membros da tuna intervenientes nesta história, espero que nunca me cruze com indivíduos tão vis e reles como estes.[:vm)]

Com o sistema de prescrições em vigor nas universidades, admira-me ainda haver actividades académicas "extra-curriculares".

Não vi o vídeo todo, mas prevendo que seja o tema do costume, tal como em todo o lado, há quem não saiba brincar, e nas academias não é excepção.

P.S.: E fica só este testemunho.

não vi o vídeo e apenas li 1/4 da reportagem, mas sendo rico como a família do rapaz eu moveria mundos e fundos para encontrar os culpados.

com o curso quase acabado e quase livre destes malditos abusadores e humilhadores psicológicos de rapazes que não se metem com ninguém, acabou por perecer diante de uma simples tuna, que supostamente deveria dar música e festa e não dor e tristeza. :sh)

Por acaso estive numa tuna, tambem numa Lusíada (não da que fala o Video).. Custa muito no inicio. Parece que estávamos na tropa.. A verdade é que apesar de termos comido muita porcaria, e bebido muita mistela, encher muito à chuva por falharmos notas nos festivais, etc etc.. Havia limites.. E quem os impunha era o responsável..

Triste certas tunas não saberem impor limites..

PS: Quanto aos horários.. tínhamos ensaios das 21h às 24h, para conseguir conciliar..

O que sempre achei incrivel é que os cromos mais desprezados na escola secundária onde andei, eram os maiores mauzões nas tunas / praxe, tenho pena dos que se sujeitam a esse pessoal,num fundo acho que são todos um grupo de pessoas de mente fraca

Havia limites.. E quem os impunha era o responsável..

acredito que em muitos casos seja o mais irresponsável de todos

praxes, para mim é coisa de que devia ser proibida
passei por uma, e não me venham com as tretas da integração, porque a mim não integrou em nada
são um bando de palhaços que se quer divertir à custa de outro ser humano.
deprimente e nojento

O gajo da tuna a dizer que aquilo tinha dedo do médico[:vm)]

Aquilo fizeram pacto de silêncio vai ser arquivado, por mim ia tudo pa custoias, algum havia de falar.

Eu não consigo perceber é o que leva uma pessoa aceitar ser submetida a isso. A sério que não consigo.

Quando estive na praxe fui completamente de mente aberta. Houve alguns momentos em que me diverti imenso, conhecia imenso pessoal. Mas no momento a seguir já estava de 4 no chão, tinha um gajo que não conhecia de lado nenhum a berrar aos meus ouvidos, etc. Pouco depois soube que no baptismo, entre as coisas normais de comida, havia pessoal que mandava vomitado, entre outros fluídos. Como é óbvio e por mais que me digam que gostaram da praxe, NINGUÉM que não tenha um problema psiquiátrico grave gosta disto e se está a divertir quando está de 4 e o estão a chamar de lixo. É como eu ter um grande amigo, que me diverte e faz tudo por mim, mas de vez em quando dá me um soco na cara por puro prazer. 2 ou 3 dias depois não voltei a permitir que me praxassem. Continuei a ver pessoal a chorar ao fim do dia, antes de irem para os copos, demorei um pouco mais, mas conheci toda a gente na mesma e não sou considerado nenhuma aberração social pelos colegas...

São coisas diferentes.. As praxes de caloiro está relacionado de faculdade para faculdade..

Nas minhas a unica coisa que mais custou era fazer as flexões (cheguei a fazer 80 num dia)

De resto eram coisas que nós próprios achávamos piada. Nada de berros aos ouvidos, nem agressões. Alias, em quase todos os dias da minha praxe como caloiro, tinha um Doutor que falava connosco e nos explicava o que iríamos ver e "viver" na faculdade.

Já na tuna, poderíamos levar 1 ou 2 "Caldos", ou acartarmos com os instrumentos por falharmos notas, mas nunca me bateram. Nem a mim, nem a quem lá estava.. Simplesmente havia a responsabilidade de saber o limite..

as tunas e o desejo/sonho de serem pseudo músicos [:D][:D], manquem-se pá
Bom post[;)][;)][;)] Daí eu andar num coro.
Somos cantores mais a sério e não há nada dessa violência[;)] Quanto à morte, os tunos todos da dita Tuna deveriam ser responsabilizados criminalmente. De certeza que pelo menos uns 4 anos dentro de umas paredes brancas e um beliche não lhes deve fazer mal

Por acaso estive numa tuna, tambem numa Lusíada (não da que fala o Video).. Custa muito no inicio. Parece que estávamos na tropa.. A verdade é que apesar de termos comido muita porcaria, e bebido muita mistela, encher muito à chuva por falharmos notas nos festivais, etc etc.. Havia limites.. E quem os impunha era o responsável..

Triste certas tunas não saberem impor limites..

PS: Quanto aos horários.. tínhamos ensaios das 21h às 24h, para conseguir conciliar..

Comer porcaria, beber mistela, isso para ti não é um limite???

O que desce um Ser Humano para se achar integrado....

Comer porcaria, beber mistela, isso para ti não é um limite???

O que desce um Ser Humano para se achar integrado....
"Come este pedaço de relva onde o cão mijou ainda agora. Depois serás um dos nossos"...

WTF?

Se querem integrar o pessoal, juntem um grupo e vão todos juntos beber uns canecos.

Filhos da p###... deviam é levar eles excertos de pancada para ver se gostam. Tb fui praxado, nada de mais, não deixei que abusassem.

A culpa disto também é de quem deixa que abusem nas faculdades, se a cada vez que houvesse um abuso houvesse queixa na polícia e sanções queria ver se abusavam.

Não deixa de ser revoltante pensar no que aquela mãe passou para criar um miudo, depois quando chega um dos motivos de mais orgulho para os pais, a entrada na faculdade, o miudo morre desta forma...
Também iria até ao fim para encontrar o culpado. E se não encontrasse um culpado... haveriam de ficar marcados para sempre. Se fosse preciso vingava o meu filho... é mais que certo.

A praxe depende de faculdade para faculdade.

Eu passei por duas, em ambas havia escolha de ser praxado, ser anti-praxe e saltar fora da praxe caso nao tivessem a gostar da brincadeira (nao podiam voltar a inserir-se na praxe).

Desde que a liberdade de escolha esteja sempre presente e existam regras e controlo sobre os que praxam nada a apontar.

No meu tempo cheguei a ver alguns que pisaram os limites da praxe no tribunal de praxe, muito bom[:D]

Algumas dessas personagens aficionadas das associações de estudantes são como extremistas religiosos. E o pior é que quando alguém se depara com isto, num meio novo e se quer encaixar não sabe estabelecer limites a esses tótós e por vezes acaba mal.

Pessoalmente, entrei na universidade já depois das praxes mas pelo que me contaram eram brincadeiras soft, mas que eu nunca teria paciência para aquilo. E não tive "sponsors" e dei-me bem.

Ainda me lembro no segundo ano da univ a entrar nas instalações e ter lá desses cromos e cromas fardados à porta a perguntarem-me se eu era caloiro e para provar... [:D] Nem lhes respondia e com isso nunca tive qualquer tipo de problema.

Ps. Já tive um amigo meu que se "virou" a 3 ou 4 da A. E. por se estarem a armar em espertos porque ele não queria ser praxado. E não levaram a deles adiante.

Last edited:
Não deixa de ser revoltante pensar no que aquela mãe passou para criar um miudo, depois quando chega um dos motivos de mais orgulho para os pais, a entrada na faculdade, o miudo morre desta forma... .

Orgulho é saber que o filho saberia dizer que não, ou mandava-os pastar...
Orgulho é não se deixar humilhar por idiotas...

De qualquer forma eu concordo contigo, nem que ficasse o resto da minha a vida a tentar saber quem foi o culpado, eu iria o apanhar...

Abomino COMPLETAMENTE qualquer tipo de praxe, a meu ver é como as touradas. São nojentas e estúpidas mas segundo alguns iluminados é tradição...
Se é para seguir tradições, no tempos antigos queimava-se pessoas vivas na fogueira pensando-se que eram bruxa ou videntes...

Orgulho é saber que o filho saberia dizer que não, ou mandava-os pastar...
Orgulho é não se deixar humilhar por idiotas...

Percebo o que queres dizer. Pessoalmente sinto que sou assim, tou-me a c#gar para o que os outros dizem que é bom ou fica bem, o que interessa é o que eu penso. Há quem diga que tenho a auto-estima a um nível tão elevado que se torna raro... [:D] Também vou querer um dia incutir esse espirito aos meus, se os tiver.

Mas imagina que se tratava de um miudo com personalidade mais fraca... um miudo que se importa com o que os outros dizem... um miudo tão perfeccionista que só pensa em agradar e fazer tudo para que os outros gostem. Não controlas este tipo de postura, às vezes é inato, faz parte da personalidade da pessoa, e em todo o caso não deixa de ser teu filho. Tenho a certeza que conheces pessoas que têm este tipo de personalidade e não deixam de ser boas pessoas e motivo de orgulho para os pais, tou-me a fazer entender...?

Resta-me desejar que as universidades um dia abram os olhos e proibam as praxes que para integrar servem pouco. Pode ser que decidam deixar de humilhar as pessoas para passarem a integrá-los de forma mais decente, por exemplo com provas de desporto, jantaradas e copos...

Cumps!

Back