Morte na tuna

Praxes a meio do semestre, não sou muito apologista, a menos que tenham sido marcadas com antecedência, como ocorreu pela minha faculdade. Se eles não tinham cara de satisfeitos, volta-se à questão de não saberem dizer "não" sob o pretexto de não se sentirem integrados, mas isso já não depende tanto dos praxantes, mas sim dos praxados, que devem negar a praxe. [;)]

Que raio.. hoje é terça.. conheço sim é praxes às Quintas-feiras (Quinta feira negra), em que os apologistas de trajam e praxam.. mas assim a meio do semeste..:confused:

A praxe é um ritual que deve ser mantido mas tem, obviamente como tudo na vida, que ter limites intransponiveis.

Ora nem mais! Desde que haja limites e esses limites sejam respeitados, as praxes têm tudo para correr bem, conhecer de novos amigos, diversão garantida, copos entre (novos) amigos, a todo o espírito académico que é vivido, quer por quem é praxado, quer por quem praxa. [;)] E falo tendo passado pelos dois lados: caloira e veterana.

Não sujem o nome das Tunas por alguns maus exemplos, quando há tão bons exemplos por esse Portugal fora..[;)]

Precisamente! (fazem falta os likes):)

Que raio.. hoje é terça.. conheço sim é praxes às Quintas-feiras (Quinta feira negra), em que os apologistas de trajam e praxam.. mas assim a meio do semeste..:confused:

A meio do semestre não é muito comum. Na minha faculdade foi uma "invenção" deste ano, supostamente, seriam 24h de praxe, só para animar um pouco os caloiros. Julgo que foi na base de karaoke, actividades ligeiras, "rally tascas" (equipas de caloiros e veteranos, a percorrer as tascas típicas da zona, adivinha-se o resultado [:D])

A Quinta-feira negra também existe por aqui, mas por norma são apenas veteranos trajados, e alguns caloiros a cantarem, para rir e descontrair ao máximo. [;)]

Ora nem mais! Desde que haja limites e esses limites sejam respeitados, as praxes têm tudo para correr bem, conhecer de novos amigos, diversão garantida, copos entre (novos) amigos, a todo o espírito académico que é vivido, quer por quem é praxado, quer por quem praxa. [;)] E falo tendo passado pelos dois lados: caloira e veterana.

Precisamente! (fazem falta os likes):)

OH MSD parece que hoje andamos picados nas estradas do autohoje [:D] (estou a brincar, adoro uma boa discussão com quem tenha ideias diversas das minhas)

Eu acho que para conhecer novos amigos, diversão garantida copos e ser integrado na faculdade não é necessário nada disso.

As praxes são aquilo que de mais preverso tem o ser humano, que é aproveitar-se de uma situação de superioridade para subjugar e minorizar o outro.

Eu nem me meti nisso e fiz grandes amigos que como eu sabem respeitar as diferenças.

Ainda hoje, 12 de Abril, a meio da manhã, vi um grupo grande de caloiros a ser praxado...
Alguns estavam com uma cara... [8b]
Estamos a meio do segundo semestre...

Qual é a faculdade?

Certamente o nível de exigência não é alto senão não andavam preocupados com a praxe mas sim em estudar [:D]

OH MSD parece que hoje andamos picados nas estradas do autohoje [:D] (estou a brincar, adoro uma boa discussão com quem tenha ideias diversas das minhas)

Eu acho que para conhecer novos amigos, diversão garantida copos e ser integrado na faculdade não é necessário nada disso.

As praxes são aquilo que de mais preverso tem o ser humano, que é aproveitar-se de uma situação de superioridade para subjugar e minorizar o outro.

Eu nem me meti nisso e fiz grandes amigos que como eu sabem respeitar as diferenças.

Realmente, parece que andamos "às turras" [:D] (discussões assim são sempre óptimas)

Eu não defendo os copos que acabam em bebedeiras enormes como meio de integração, julgo que aqui me expliquei mal. [;)] Dizia mais no sentido do rally tascas, onde em cada tasca há actividades para fazer, questionários de cultura geral. Todos os meios são bons para fazer novos amigos, naturalmente que quem não vai às praxes consegue igualmente integrar-se, conheço imensos casos desses. Mas não deixo de ver as praxes, pelo menos as praticadas na minha faculdade, como outro meio de fazer amigos.

Não posso concordar com o conceito que tem de praxes. Poderão ser assim nalgumas faculdades, e sei que isso há bastante (infelizmente), mas por aqui, as praxes não são mais do que haver distinção de roupa entre caloiros (com t-shirts a indicar a condição de "bestas", sendo que "bestas" não é para ser entendido num sentido negativo, apenas como um nome, como um estado antes das praxes e de serem "caloiros") e veteranos (trajados), haver jogos entre cursos (teatro, bowling humano [rebolar na relva por meia dúzia de metros, até chegar aos colegas], muita cantoria, inventar gritos/músicas por equipas, jogos triviais do género enrolar um emaranhado de cordas a volta do grupo e alguem ter de desfazer, faz-se isto nos escuteiros, e muitos mais exemplos podiam ser dados, que em nada minoriza ou envergonha os caloiros. [;)]

Diferenças e limites, todas as praxes devem ter. Tudo quanto sejam ataques à integridade física/psicológica, sou totalmente contra. Praxes de carácter sexual, são inclusivamente proibidas na minha faculdade. [;)]

Fogo, não sei em que faculdades é que vocês andam/andaram. 5 semanas de praxe e depois não há nada para ninguém?[:D]

Na minha faculdade (ESTSP), todas as 5ªs feiras é dia de praxe.
No ISEP, todos os dias são dias de praxe; na Escola Superior de Educação, todos os dias são dias de praxe...
Aliás, aqui no Porto devem ser poucas as faculdades que não fazem praxe até ao dia do cortejo.

PS - o motivo de eu não ter continuado na praxe foi precisamente por ela durar todo o ano. Tinha mais que fazer...[:D]

Fogo, não sei em que faculdades é que vocês andam/andaram. 5 semanas de praxe e depois não há nada para ninguém?[:D]

No ISEP, todos os dias são dias de praxe; na Escola Superior de Educação, todos os dias são dias de praxe...
Aliás, aqui no Porto devem ser poucas as faculdades que não fazem praxe até ao dia do cortejo.

PS - o motivo de eu não ter continuado na praxe foi precisamente por ela durar todo o ano. Tinha mais que fazer...[:D]

Eu foi dos que tive só um mês e meio de praxe mas chegou muito bem.
Já que era praticamente todos os dias até as 6h da manha!! e quase todos os fins de semana (na pratica até devia ter sido todos, mas o pessoal la conseguia sempre se esquivar um ou outro!)

mas e estudar? estuda-se?

Sim, realmente são uma cambada de inúteis.. Não fosse 1 guitarrista da tuna que frequentei, um guitarrista que costuma tocar com a Mariza.. Há tunas e tunas.. E já ouvi vozes e já vi músicos que envergonham muito "artista" profissional..

Pessoalmente, acho que só depois de os ver a todos é que se pode tirar conclusões..

já vi umas quantas e fiquei a pensar "*******, têm 30 anos e ainda andam a brincar às bandas na faculdade? ridículo"

A meio do semestre não é muito comum. Na minha faculdade foi uma "invenção" deste ano, supostamente, seriam 24h de praxe, só para animar um pouco os caloiros. Julgo que foi na base de karaoke, actividades ligeiras, "rally tascas" (equipas de caloiros e veteranos, a percorrer as tascas típicas da zona, adivinha-se o resultado [:D])

A Quinta-feira negra também existe por aqui, mas por norma são apenas veteranos trajados, e alguns caloiros a cantarem, para rir e descontrair ao máximo. [;)]

Eu como veterano fiz apenas 1 ou 2 vezes.. (Sou uma pessoa que anda de T-Shirt 9 meses por ano.. logo sofro muito com o traje vestido[:D]) mas as quintas-Feiras negras por aqui é mais em brincadeira que outra coisa..

Já aconteceu arranjarmos namoros à pala disto.. mandar um caloiro meter-se com esta ou com aquela.. e deu namoroapr:)

Eu nem me meti nisso e fiz grandes amigos que como eu sabem respeitar as diferenças
.

Mas as Praxes não são aquilo que se ouve ou vê na TV.. tenho 4 anos de Faculdade, 1 fui praxado, e os outros praxei.. em 4 anos não vi uma única pessoa ser maltratada.. E quem não estava de acordo com a praxe, não é obrigado.
Fazes um "relógio Cu-cu Humano", ou enrolar um caloiro com quase 2m em papel higiénico, fazendo um caloiro múmia (quando a ideia até foi dele) não me parece algo ofensivo. Ou como já vi fazerem, pedindo ao caloiro para ir comprar uma cerveja (dinheiro do Doutor) e pedir para ele a guardar no bolso..[:)]

Se forem coisas soft, divertem-se todos, sem perder a "tradição"

já vi umas quantas e fiquei a pensar "*******, têm 30 anos e ainda andam a brincar às bandas na faculdade? ridículo"

Nisso concordo contigo! Há muitos que já nem idade tem para lá andar..

Mas falando da tuna que frequentei.. Nos 2 anos que lá andei, estávamos, ganhamos alguns prémios, e 40% era malta já com 30..

Mas o primeiro festival que fiz foi na Aula Magna.. e vi músicos e ouvi vozes a cantar, que envergonham muito artista.. mas lá está, são algumas tunas que tem imensa qualidade.. Muitas são apenas mais uma..

E não me parece que estejam lá para aspirar a músicos.. Eu fui por gostar de tocar, e pela experiência de tocar num palco e ir a vários sítios do País.. mas nunca fazer vida disto (musica)

Rally tascas? Qual rally tascas? Aquele tipo de prática "académica" em que um miúdo da universidade de Évora devido ao estado de embrieguez extremo, caiu de um muro com mais de 6 metros de altura e ia morrendo?

Ah... ok, se é disso que se tratam as novas praxes académicas então tudo bem.

Não crescam não...

A porcaria que comi foi, por ex, uma bifana, com uma mistura de mostarda com vinagre e limão[:vm)].. A mistela era coisas como café com V.balsâmico..

No meu caso, aconteceu uma vez (uma de comer, e uma de beber). E ai ficou. Foi uma simples e inocente praxe. Para mim, limite é o que aconteceu há 2 ou 3 anos em Coimbra.. em que cag@ram num balde, e mandaram-o para cima de uma rapariga.
Ou terem obrigado um rapaz a despir-se a frente de várias dezenas de pessoas..

São formas de viver e pensar, se achaste brincadeira se se o fizeste por livre e espontanea vontade, ainda bem.
Eu jamais comeria algo que fosse nojento para mim ou que não gostasse ou me sentisse obrigado a fazer.

Desculpa, mas não sei o que conheces de mim para fazeres esse tipo de afirmação.. Portanto, toda a gente que não se declara anti-praxe nas faculdades, são frustrados que anseiam por integração num determinado grupo? Por favor..
Foste à faculdade?
Praxaram-te?
Se sim, foi para te sentires integrado?

Eu não te conheço, não afirmei nada. São opiniões.
Apenas tens que reconhecer que nem todos/as têm a autonomia ou a força de dizer que não e acarretar as supostas " consequiencias".

Não, não fui praxado, houve tentativa mas não passou disso.

Edit: Relativamente ao "sujeitar" e aos limites.. Há um código de praxe. Quando se compra o "Kit-caloiro" (pelo menos na minha faculdade), dão um livro, onde vem as regras das praxes, disposição de emblemas na capa, etc.. Se algum doutor violar uma regra, reportas isso ao DUX ou ao MAXIMUS CONSILIUM.. Da mesma maneira que há quem siga "Doentiamente" a questão de praxar, também seguem "Doentiamente" a questão de responsabilizar que viola códigos..

O mundo era tão bonito se fosse assim não era?....

E essa dos "rallys das tascas" é outra...é supostamente sem maldade nenhuma e serve para o convivio.. sim sim claro.... depois acontece como já vi, autenticos "bébes" que ao chegarem à Faculdade sem nunca ter bebido alcool na vida, cairem nesse erro do rally em que se sente OBRIGADOS a irem e depois irem parar ao hospital em coma alcoolico, ou até devido ao alcool cometerem erros que vão se arrepender mais tarde.
Nota: conheço alguns casos pessoalmente em que infelizmente isso aconteceu.

A única coisa que digo, é que nem todas as pessoas REAGEM da mesma forma, PENSA da mesma forma, ou são fortes em termos de personalidade..

Mas claro, é tudo na brincadeira não é? yeah right...

Last edited:
São opiniões.

Pessoalmente acho as praxes umas das coisas mais ridiculas que possa haver...

Só faltava entrar num trabalho novo e ser "praxado" para me sentir " integrado" ( soube que há empresas que o fazem....)

Cada um sabe de si, mas não se pode dizer de "boca cheia" que adoraram a experiencia de ser " enxovalhado" pelas rua de Lisboa ( ou outra cidade qualquer) só porque é o espírito...mesmo não sendo de conteudo fisico porque de PSICOLOGICO têm sempre e como já vários disseram aqui, nem todos reagem e defendem-se da mesma forma.

Andar com T-shirts ( como eu vi este ano) a dizer que é um certo animal e tinha que fazer os movimentos desse animal em plena Almirante Reis, é deveras uma experiencia a recordar para o resto da vida...enfim são opiniões e maneiras de olhar para o respeito de cada um.

Não me via a fazer essa figuras, por mais que alguém diga que são apenas "brincadeiras" e são "inocentes"
Pois concordo.

Acho que se podia fazer algumas brincadeiras ou actividades.
Mas coisas, como em muitas onde se grita, tem de se olhar para o chão ou se obriga alguem a fazer figuras, cortar o cabelo, estar "de 4" horas entre outras coisas a mim não faziam(não fizeram, mas tambem sou nocturno e é diferente..).

Last edited:
Rally tascas? Qual rally tascas? Aquele tipo de prática "académica" em que um miúdo da universidade de Évora devido ao estado de embrieguez extremo, caiu de um muro com mais de 6 metros de altura e ia morrendo?

Não crescam não...

Quem não sabe beber, não bebe. Ninguém cai de um muro de 6m só porque sim [;)], às vezes a embriaguez, a insegurança e a inconsequência levam as pessoas a cometerem certos actos só para se sentirem pertença de um determinado grupo.

Podem ser rally tascas como aqueles que havia onde estudei, com um quizz de 60 e tal perguntas de cultura geral, a maioria sobre a cidade que nos acolheu, para preencher durante a "prova" e um sudoku. O percurso era tão grande que quando chegava ao fim a única coisa que tinha era uma dor de pernas.

Acho que esta história das praxes é bastante simples, quem quer entra quem não quer não entra (nunca vi arrastarem ninguém). As irresponsabilidades devem ser punidas e para tal até existem códigos de praxe, além da legislação nacional.

Se a vida académica me fez mal? bastante, engordei mais de 20kg, mas também fiz o curso no tempo regulamentar e com uma nota superior aos meus objectivos iniciais, além de ter feito amigos para a vida.

São formas de viver e pensar, se achaste brincadeira se se o fizeste por livre e espontanea vontade, ainda bem.
Eu jamais comeria algo que fosse nojento para mim ou que não gostasse ou me sentisse obrigado a fazer.

Deram aquilo, e só detectei pelo sabor, porque de aparência não se apercebia..

Eu não te conheço, não afirmei nada. São opiniões.
Apenas tens que reconhecer que nem todos/as têm a autonomia ou a força de dizer que não e acarretar as supostas " consequiencias".

Não, não fui praxado, houve tentativa mas não passou disso.

Entendi como se tivesses a "insinuar" algo. Peço desculpa.
Sim.. Quem é praxado tem de ter um limite mental.. mal ultrapassem, há que saber dizer "não"..

O mundo era tão bonito se fosse assim não era?....

Falando do que vi e pelo que passei, na minha faculdade é assim. O Simples facto de um Doutor ter dado uma "palmada" no rabo de uma rapariga, ela não gostou.. Reportou e o Conselho não deixou o Doutor praxar novamente.. Traja, mas não praxa.

E essa dos "rallys das tascas" é outra...é supostamente sem maldade nenhuma e serve para o convivio.. sim sim claro.... depois acontece como já vi, autenticos "bébes" que ao chegarem à Faculdade sem nunca ter bebido alcool na vida, cairem nesse erro do rally em que se sente OBRIGADOS a irem e depois irem parar ao hospital em coma alcoolico, ou até devido ao alcool cometerem erros que vão se arrepender mais tarde.

A única coisa que digo, é que nem todas as pessoas REAGEM da mesma forma, PENSA da mesma forma, ou são fortes em termos de personalidade..

Cada um faz o que quer.. tanto quanto sei, o rally tascas é opcional.. Só bebe quem quer..

Já quando estudava era vítima de algum separatismo porque não fumava e não ingeria bebidas alcoólicas porque não gostava. Tinha poucos, mas bons amigos, mas a marginalização por parte de muitos era notória. Os mais fracos ou sós acabavam por ceder para serem aceites. Mas eu sempre preferi ser aceite por aquilo que sou.
Ainda hoje não acho piada ao facto das pessoas precisarem de se embeber para se divertirem, mas assim como não os critico deixando-os à sua maneira, também não acho piada às críticas vindas em sentido contrário.

Nas universidades existem abusos como os existem cá fora. Não é por serem pessoas mais letradas que deixam de ser estúpidas.
Depois existem inúmeros marmanjos cujo único reconhecimento é nas faculdades, não pelo brio no aproveitamento académico, mas por tudo aquilo que fazem fora das aulas. Gajos com 30 anos e mais que já andam há mais de 1 década a gastar o pastel dos pais e a roubarem vagas a outros em vez de se fazerem à vida. Apetece dizer-lhes: cresçam e apareçam!

Depois, neste e noutros casos, a mediocridade tende-se a juntar para fazer a força. Daí a humilhar e abusar em praxes, vai apenas um passo. :(

Não crescam não...

O que se passou em Évora denegre o espírito... é apenas mais uma história triste e não pensada que vem parar à comunicação social... Se porventura tivesse lido os meus posts anteriores, via que as praxes da minha faculdade NUNCA chegam a esse nível. [;)] Eu quando falei em Rally Tascas, tal como já expliquei, consiste somente em andar em equipas de caloiros e veteranos, a percorrer a pé as diversas tascas de Estoril/Cascais (uma bela maratona), onde quem quer beber, bebe, quem não quer, não bebe, mas todos participam em actividades do género "façam rir os veteranos" e os veteranos a fazerem um esforço imenso para não se rirem, ou questionários de cultura geral/académica. Se há casos de bebedeira extrema? Em 3 anos de curso, lembro-me de 1 caso único, em que a caloira não tinha ninguém por perto e bebeu o que não devia, de resto, corre tudo sobre rodas. [;)]

Já expliquei a filosofia dos rally tascas pela minha faculdade em posts anteriores... A intenção de referir este evento não foi criar mais polémica em torno das praxes, apenas de mostrar que as coisas podem e DEVEM ser feitas com respeito e moderação. E se há universidades onde isto não se verifica, a maioria respeita e são valores reais. [;)] Falo por mim, quando fui caloira, e participei no 1º rally, praticamente não bebi (por não estar habituada a grandes aventuras) e diverti-me imenso na mesma; e como eu, mais caloiros fizeram isso e nenhum veterano me obrigou a beber.

Também conheço casos de abusos nos rally tascas, e que se repetem nas saídas às quintas-feiras com o pessoal. No entanto, pela minha faculdade, no início de todos os rally tascas, são ditas regras, que são para cumprir, e quem não as cumpre, é encaminhado/acompanhado de carro por 1-2 veteranos para casa; a partir daí, estão por conta deles.

Aceito quem é contra as praxes, mas não consigo aceitar quem diz mal a torto e a direito das praxes e generaliza para todas as universidades acontecimentos trágicos, pontuais, que vêm para a comunicação social, precisamente por serem a excepção, e não a regra. As praxes que eu tenho conhecimento, na minha faculdade, apelam unicamente à diversão, companheirismo. TODOS podem negar uma praxe e, no máximo, é-lhes pedido que encham umas 10-20 flexões.

Por isto digo, sou a favor das praxes desde que praticadas com respeito. [;)]

Back