Motas económicas.

A mota não é para uso do dia-a-dia.

É mais para dar umas voltas ao fds e ir alguns dias para o trabalho no Verão.

Como não lhe vou dar grande uso (menos de 5.000kms por ano) também não queria gastar muito dinheiro.

A ideia é comprar uma usada que tenha 10 anos no máximo.

Boas e não gostas da Diversion 600 ??? em passeio de fds com 2 consumos < 5l , a semi-carenagem dá um jeitão se precisares de fazer AE ou para ir para o trabalho no verão e não ficar com a camisa marcada pelos mosquitos :)

Não sei como são as manutenções da cb500, mas as da minha diversion não eram nada de especial, eu usava a minha para ir trabalhar todos os dias verão e inverno e para passear ao fds, e tirando o facto de eu ter derretido a 1ª embraiagem muito cedo (culpa exclusivamente minha), depois foi sempre só por gasolina e de vez em quando pneus e andar, andar, andar ...

cpts

Essa moto é económica, tanto ou mais do que a CB500 e o motor monocilindrico não vibra por aí alem, até pelo contrário no entanto prefiro sempre a rustica dos motores 2 cilindros. Tens também a Pegaso que é irmã da F650 e custa menos.

No entanto dizem que a VStrom é superior a essas duas!

P.S: Encontras a Transalp por pouco mais de 3000 €, pessoalmente prefiro-as a F650 apesar de gastar um pouco mais. Cuidado na compra destas motas que muitas vezes não estão em bom estado, o andar em certos terrenos dá um desgaste muito grande nas motos.

Alguém falou na minha mota?! [:cool:]

Já tive uma Pegaso que é idêntica à F650 e garanto-vos que não tem nada a ver... quanto a esse desgaste que referes 90% dos donos destas motas não sabe o que é andar em terra. Ou 95%...

Para a terra que faço isto chega:

hpim2125wz8.jpg

hpim2140az8.jpg

Última edição:
Não sabia que era de serie na F650, é raro e nem como opcional existe em todas a motos.
Se vais andar pouco em cidade, mas vais fazer estrada/AE a velocidades contidas e preocupas-te com os consumos pondera tambem a Deauville 650, é uma mota com mais binário do que a Cb500, o motor V2 tem menos nervo, acho-a mais lenta a arrancar mas é mais confortável e tem uma boa protecção aerodinâmica.

De facto é de série na F 650 GS, mas não sei desde quando.

Tenho de investigar isso para procurar uma usada que já tenha.

Todas as especificações:

http://www.bmw-motorrad.pt/com/en/index.html

Pois, pelo que vejo 4,5 litros com a CB500 é possível. Já com a hornet a coisas sobem p'rai para uns 6 litros.

Se eu fizer uns 8.000 kms por ano (fazendo as contas por alto) gasto mais cerca de 150€ com a hornet em combustivel, que quase dá para o seguro da CB500.

A tudo isto acrescenta-se ainda o facto de a CB500 ser mais barata e de eu apenas ter andado com a minha 75cm3.

A hornet é mesmo só paixão...

Conhecem outras motas que façam médias < 5 litros ?

Em cidade faço 5,8 com a Strom, com top-case e a andar à vontade... e esgotando uma 1ª e um 2ª de vez em quando. Já fiz 5,5. Em estrada desce mais, claro.

Também tenho outro carro que faz 100 kms com 4€.

A compra da mota é mesmo pela paixão das duas rodas. Mas se tiver um consumo muito mais elevado do que os carros a minha razão vai-me inibir de aproveitá-la mais. E em vez de no Verão, por exemplo, ir todos os dias de mota para o trabalho, secalhar só vou andar ao fds e pouco mais.

Pois, mas de carro demoras 3 ou 4 vezes mais tempo com o motor ligado e a velocidades de caracol.

No site da bmw está classificada em enduro.

A vantagem que vejo neste tipo de motas é a possibilidade de sair de vez em quando da estrada...

Vai ao site da KTM e vê o que é um endurista a sério. Isso são trails estradistas.

Raramente vou andar na AE com a mota.

A mota é mais para passeios de fds. Estradas nacionais e tal...

Lá está! Compra uma Strom 650! Mais barata que a Transalp e melhor (tem 6 mudanças a Transalp 5, o motor é bem mais potente). Qualquer comparativo mete a Strom 650 a milhas da concorrência.

Até no comparativo europeu foi a Rainha dos Alpes!

060914stromalpesnb8.jpg

http://www.motorradonline.de/fotoshow/alpenmasters_2006.240823.htm

Pá, aparece aqui, regista-te apresenta-te e pergunta o que quiseres:

www.vstromportugal.com

...pessoal 5 estrelas! [;)]

Obrigado por partilhares a tua experiência Tiago_Leal.

De facto também não vou fazer mais do que uns 5.000kms/ano.

Vou andar ao fds e eventualmente algumas vezes para o trabalho (se estiver bom tempo). Uns 60 litros por ano ainda são uns 70€ (quase metade do seguro) mas é verdade que os cavalos estão lá para quando forem precisos.

Isso é o que todos dizem! [:D]

É isso mesmo. Vou andar mais em nacionais (médias de 90/100kmh) e um pouco de AE. Mas no geral sempre em velocidades contidas (o meu avô anda de mota à 38 anos e ainda só teve uma pequena queda, sem gravidade, graças às velocidades contidas).

Vou investigar essa Deauville 650...

E?

Eu ia a 20 km/h qdo um carro bate contra mim resultando em fractura da tibia e peronio com esmagamento de osso...

Essa teoria n dá com nada pah...

RR

E?

Eu ia a 20 km/h qdo um carro bate contra mim resultando em fractura da tibia e peronio com esmagamento de osso...

Essa teoria n dá com nada pah...

RR

eu ia a mais que 80, e um carro bateu-me e não parti grande coisa!!!
:rolleyes:
Teoria da médica..... = aterrar um aviao

maior velocidade do corpo......aterragem mais suave .....(caso não se bata em nada, que foi o que me aconteceu....queimaduras da abrasão apenas)

menos velocidade e impulso para cima, cais tipo peso morto....[:D] ...

eu tou a rir, por causa da teoria dela.........que até tem lógica...mas.....

bem, cuidado ai nas duas rodas![;)]

Até podias estar parado e ser esmagado por um camião...

ou estar em casa na cama, e entrar-te um carro desgovernado pela casa a dentro...

ou um avião, ou um tremor de terra fazer ruir o prédio....

enfim! não é não fazendo nada que se resolve as coisas.........é tendo atenção, andar a menos de metade do limite da mota em casos de desconhecimento da via..........e sempre DEMASIADO atento![;)]

eu ia a mais que 80, e um carro bateu-me e não parti grande coisa!!!
:rolleyes:
Teoria da médica..... = aterrar um aviao

maior velocidade do corpo......aterragem mais suave .....(caso não se bata em nada, que foi o que me aconteceu....queimaduras da abrasão apenas)

menos velocidade e impulso para cima, cais tipo peso morto....[:D] ...

eu tou a rir, por causa da teoria dela.........que até tem lógica...mas.....

bem, cuidado ai nas duas rodas![;)]

Até poderia tar parado dado a perna ser sido esmagado pelo parachoques.

Teorias cada um até as pode ter, mas não valem de nada. Cada situação é uma situação.

RR

Mota para... Nah, não vou dizer isso! [:)]

Digo simplesmente que já tenho um aspirador com rodas lá em casa.

Nota: a Deauville é conhecida por Dullville. [;)]

Mota para velhos era o que ias dizer.
Simplesmente nem toda a gente gosta de andar por aí a puxar pelas rotações e prefere viagens mais calmas em conforto e nisso a Deauville é excelente mesmo. O motor é o suficiente para a por a andar acima dos 180km/h é também económico e muito fiavel. Acho-a muito eficaz apesar de preferir sempre uma GSX 750F pelo mesmo preço mas essa curiosamente parece agradar a menos gente.

Já agora fala-nos lá da Vstorm comparativamente á Pegaso (que é praticamente igual á F650GS). :)

Mota para velhos era o que ias dizer.
Simplesmente nem toda a gente gosta de andar por aí a puxar pelas rotações e prefere viagens mais calmas em conforto e nisso a Deauville é excelente mesmo. O motor é o suficiente para a por a andar acima dos 180km/h é também económico e muito fiavel. Acho-a muito eficaz apesar de preferir sempre uma GSX 750F pelo mesmo preço mas essa curiosamente parece agradar a menos gente.

Já agora fala-nos lá da Vstorm comparativamente á Pegaso (que é praticamente igual á F650GS). :)

Não ia dizer para velhos, porque conheço um velhote do MCP com um V-Strom 650 e anda depressa e bem. Era vê-lo a abrir nos troços de terra do Lés a Lés!

A V-Strom tem uma condução excelente, é muito confortável para condutor e pendura, embora carregada o motor fique um pouco "curto". O motor é linear, potente, e fabuloso, é excelente e isso é unânime. A ciclística é fabulosa tendo em conta que é uma trail, estradas de montanha são um doce, não é tão boa em altas velocidades e curvas largas. Em AE a velocidade de cruzeiro e conforto ronda os 150 / 160, encosta aos 180/190 com alguma facilidade mas a frente torna-se instável (corrige-se facilmente mas não sinto necessidade). Em cidade a andar á vontade e a puxar uma segunda ou outra bebe 5,6 / 5,8, desce em estrada, claro. A aerodinâmica é excelente, o ecrã ajustável ainda não o pus em cima porque em baixo e no meio já é excelente.

Grande vantagem: No fundo é uma 1000 com um motor de 650. Tem tudo da DL1000, quadro, travões, suspensão é quase igual, carenagens também, painel...

Em terra: tens que ter a noção que não é uma XT, faz estradões de terra e mesmo algumas coisas ligeiramente trialeiras, mas está limitada pelo peso e pelos pneus. No entanto para 90% das pessoas chega perfeitamente.

Pontos maus: acabamentos. Há ali uns atilhos de cabos, parafusos, certos pormenores que "embaretecem" a mota mas podiam ser mais decentes. Nota-se ferrugem superficial nos discos e em ligeirissimos pontos nas bainhas. Mas também é verdade que a minha mota fica dias em frente ao mar.... e o preço é tão concorrencial que isso se contorna e se esquece: por 7.500€ (fora qualquer negociação), é do melhor que se pode comprar! Na altura ainda escolhi 450€ de extras, que podiam ser em equipamento.

A Pegaso é uma mota mais descomprometida, pelo menos eu sentia-a assim... esta ainda é novinha e tenho um ataque se cair, com a Pegaso deixei-a cair 3 ou 4 vezes, já nem ligava. Os arranhões eram sempre os mesmos! [:D]

Em termos de condução não tenham dúvidas: a Pegaso / F650 (do mesmo ano) é uma boa mota, mas a Strom é muito melhor. O mono da Pegaso é excelente em baixas, o barulhinho é muito bom e com os pneus adequados fazia maravilhas em terra. Mas metam-na
em AE e aquele 100 kms a 150 km/h que na Pegaso se fazem em tensão e com um vibrador debaixo do rabo, na Strom fazem-se em posição de conforto com metade do vento. Em estradas sinuosa a V-Strom deve de lhe fugir mas com alguma dificuldade e em cidade a Pegasoé efectivamente mais manobrável. Não esperem é milagres do mono: passava dos 8 L/100 em cidade. A versão com i.e. bebe menos 1 L, ainda assim bastante. Quanto a travar... são 2 discos à frente na Strom contra um na Pegaso. Preciso dizer mais?

Última edição:
Tinha ficado com a ideia que não pretendias gastar muito dinheiro, logo uma duville fica afastada...

Vais ter sempre várias opiniões válidas no que respeita ao abs.

Vê o exemplo do teu avô...de certo que as motos que ele teve não possuíam abs.

Mas como disse são opções, onde acresce sempre +- 500€, com a desvantagem das usadas do segmento em questão raramente terem...

Algumas hondas (caso da nova hornet, deuville, etc) têm um sistema de travagem combinadas CBS, que, segundo dizem funciona muito bem.

Mas lá está se a prioridade for o preço, dificilmente conseguirás uma moto como queres.

Cump.

Pois, realmente não pretendo gastar muito dinheiro numa moto que nem tenho real necessidade, visto ter 2 carros.

A BMW também tem folhetos onde diz que o ABS é opcional (na F650GS). Pelos vistos não deve ser de série, deve ser opcional.

Se encontrasse uma CBF 500 usada e com ABS é que era uma mimo...

Em cidade faço 5,8 com a Strom, com top-case e a andar à vontade... e esgotando uma 1ª e um 2ª de vez em quando. Já fiz 5,5. Em estrada desce mais, claro.

Pois, mas de carro demoras 3 ou 4 vezes mais tempo com o motor ligado e a velocidades de caracol.

Vai ao site da KTM e vê o que é um endurista a sério. Isso são trails estradistas.

De carro demoro mesmo pouco tempo, raramente apanho muito trânsito (que obrigue a parar).

A BMW, eu sei que não é uma enduro pura, é mais estradista. Mas é por isso mesmo que também gosto dela, visto 95% da utilização que lhe daria seria estrada (eventualmente os outros 5% seriam para umas voltas nos pinhais).

Se ias a 20 e o resultado foi esse, imagina se ias a 120...

Nakele dia se fosse a 25 km/h tinha tido a sorte do carro n me bater.

Desde esse dia comecei a conduzir de maneira mto diferente dentro de cidade e esqueci grande parte das regras de boa conduta do código que apenas fazem com que se parta pernas por causa dos que n olham para lado nenhum. (ou morte)

RR

Nakele dia se fosse a 25 km/h tinha tido a sorte do carro n me bater.

Desde esse dia comecei a conduzir de maneira mto diferente dentro de cidade e esqueci grande parte das regras de boa conduta do código que apenas fazem com que se parta pernas por causa dos que n olham para lado nenhum. (ou morte)

RR

Também depende da sorte.

Mas continuo a achar que quanto maior a velocidade maior será a queda.

Não ia dizer para velhos, porque conheço um velhote do MCP com um V-Strom 650 e anda depressa e bem. Era vê-lo a abrir nos troços de terra do Lés a Lés!

A V-Strom tem uma condução excelente, é muito confortável para condutor e pendura, embora carregada o motor fique um pouco "curto". O motor é linear, potente, e fabuloso, é excelente e isso é unânime. A ciclística é fabulosa tendo em conta que é uma trail, estradas de montanha são um doce, não é tão boa em altas velocidades e curvas largas. Em AE a velocidade de cruzeiro e conforto ronda os 150 / 160, encosta aos 180/190 com alguma facilidade mas a frente torna-se instável (corrige-se facilmente mas não sinto necessidade). Em cidade a andar á vontade e a puxar uma segunda ou outra bebe 5,6 / 5,8, desce em estrada, claro. A aerodinâmica é excelente, o ecrã ajustável ainda não o pus em cima porque em baixo e no meio já é excelente.

Grande vantagem: No fundo é uma 1000 com um motor de 650. Tem tudo da DL1000, quadro, travões, suspensão é quase igual, carenagens também, painel...

Em terra: tens que ter a noção que não é uma XT, faz estradões de terra e mesmo algumas coisas ligeiramente trialeiras, mas está limitada pelo peso e pelos pneus. No entanto para 90% das pessoas chega perfeitamente.

Pontos maus: acabamentos. Há ali uns atilhos de cabos, parafusos, certos pormenores que "embaretecem" a mota mas podiam ser mais decentes. Nota-se ferrugem superficial nos discos e em ligeirissimos pontos nas bainhas. Mas também é verdade que a minha mota fica dias em frente ao mar.... e o preço é tão concorrencial que isso se contorna e se esquece: por 7.500€ (fora qualquer negociação), é do melhor que se pode comprar! Na altura ainda escolhi 450€ de extras, que podiam ser em equipamento.

A Pegaso é uma mota mais descomprometida, pelo menos eu sentia-a assim... esta ainda é novinha e tenho um ataque se cair, com a Pegaso deixei-a cair 3 ou 4 vezes, já nem ligava. Os arranhões eram sempre os mesmos! [:D]

Em termos de condução não tenham dúvidas: a Pegaso / F650 (do mesmo ano) é uma boa mota, mas a Strom é muito melhor. O mono da Pegaso é excelente em baixas, o barulhinho é muito bom e com os pneus adequados fazia maravilhas em terra. Mas metam-na
em AE e aquele 100 kms a 150 km/h que na Pegaso se fazem em tensão e com um vibrador debaixo do rabo, na Strom fazem-se em posição de conforto com metade do vento. Em estradas sinuosa a V-Strom deve de lhe fugir mas com alguma dificuldade e em cidade a Pegasoé efectivamente mais manobrável. Não esperem é milagres do mono: passava dos 8 L/100 em cidade. A versão com i.e. bebe menos 1 L, ainda assim bastante. Quanto a travar... são 2 discos à frente na Strom contra um na Pegaso. Preciso dizer mais?

Já tinha boas referencias da DL650 e a tua boa descrição confirma o que penso da moto.
Esperava era melhores consumos do motor Rotax por parte da Pegaso.

Voltar
Superior