Hoje fez-se história, tal como há uns meses atrás na Austria. Primeira pole de sempre de um português na MotoGP. E o responsável por estes dois feitos históricos tem um nome: Miguel Oliveira. Um piloto muito especial, muito low-profile. A humildade é um das suas características principais e, por isso, por vezes não é tido por muitos fãs da modalidade como um piloto de topo. Nada mais errado, na minha opinião. Este "nosso" Miguel é um piloto de grande nível e temos todos, nós portugueses, que nos dar por satisfeitos por termos um representante deste calibre na MotoGP.
É fácil dizer que está a jogar em casa, mas a verdade é que o Miguel já provou que, quando tem uma moto competitiva, consegue andar na frente a disputar os lugares cimeiros, independentemente do circuito. Para alguns isso já não é novidade mas, para outros, conseguir fazer uma pole era algo que faltava para acreditarem mais nas capacidades do Miguel (dado o seu modesto registo em qualificação). Hoje o Miguel provou que também é bom em qualificação. Tem é que se sentir à vontade com a máquina que pilota. Sinceramente, quando vi o Morbidelli (que na minha opinião é dos melhores pilotos atuais da MotoGP) a fazer um tempo a entrar no segundo 38 pensei que o italiano tivesse garantido a pole.
O que veio a seguir foi épico, com o Miguel a fazer igualmente um tempo na casa do segundo 38 mas a destronar o italiano da 1ª posição (por 44 milesimos de segundo) e a conseguir a sua primeira pole na MotoGP. Se houvesse público no circuito teria sido maravilhoso ver a sua reacção. A "casa" teria vindo abaixo! Teria sido o delírio completo assistir a este feito ao vivo nesta pista fabulosa.
Para os que tinham dúvidas sobre a capacidade do Miguel, acho que hoje ele mostrou a fibra de que é feito. Amanhã é outro dia e, independentemente do que acontecer na prova, por mim já ganhei o fim-de-semana. Uma vitória amanhã seria a cereja em cima do bolo. Um fim-de-semana perfeito.