MotoGP

Alguém percebeu o que aconteceu ao MO nesse último setor?

Bagnaia sobre carris, impressionante a fluidez.

MM com um erro que eu não esperava, mas anda sempre com tanta sede ao pote que até comete erros que um gajo nem está à espera.

Esperemos que não seja nada grave com o Aleix. O Savadori também foi ao hospital.

GRQRpp-WEAEm-Q0
.

Alguém percebeu o que aconteceu ao MO nesse último setor?

Bagnaia sobre carris, impressionante a fluidez.

MM com um erro que eu não esperava, mas anda sempre com tanta sede ao pote que até comete erros que um gajo nem está à espera.

Esperemos que não seja nada grave com o Aleix. O Savadori também foi ao hospital.

'Foi um pouco melhor a Sprint. Foi a melhor moto que até ao momento este fim de semana pilotei, e vês imediatamente o salto [qualitativo] e isso é bom, bom de se sentir. O ritmo foi razoável, de onde arranquei mas não foi, claro, fantástico e nos 31s como o Pecco [Bagnaia] está a fazer, mas seja como for foi bom para estar «lá» próximo ao top dez'.

– Consegui estar ali até à última volta, mas depois vi a bandeira amarela e decidi abrandar, depois vi a verde e pensei: «Merda, tenho de proteger a minha linha». Pensei em demasia, travei demais na última chicane – porque tinha um aviso por exceder os limites da pista – e tive de a fazer super lento e o [Marco] Bezzecchi e o [Pedro] Acosta ultrapassaram-me na linha da meta. Foi uma chatice, sem pontos, mas ao menos conseguimos alguns dados para amanhã e vamos tentar melhorar um pouco mais a moto.”

'Foi um pouco melhor a Sprint. Foi a melhor moto que até ao momento este fim de semana pilotei, e vês imediatamente o salto [qualitativo] e isso é bom, bom de se sentir. O ritmo foi razoável, de onde arranquei mas não foi, claro, fantástico e nos 31s como o Pecco [Bagnaia] está a fazer, mas seja como for foi bom para estar «lá» próximo ao top dez'.

– Consegui estar ali até à última volta, mas depois vi a bandeira amarela e decidi abrandar, depois vi a verde e pensei: «*****, tenho de proteger a minha linha». Pensei em demasia, travei demais na última chicane – porque tinha um aviso por exceder os limites da pista – e tive de a fazer super lento e o [Marco] Bezzecchi e o [Pedro] Acosta ultrapassaram-me na linha da meta. Foi uma chatice, sem pontos, mas ao menos conseguimos alguns dados para amanhã e vamos tentar melhorar um pouco mais a moto.”

Vejo tanta gente a escrever que a culpa nunca é dele, que arranja sempre desculpas, ou é da mota, ou do pneu, ou do sol, ou da chuva, ou dum adversário. Afinal aqui assume um erro dele, coisa nunca antes vista. Só pode ser doença.

Agora é esperar que tenham aprendido alguma coisa com as alterações. Um top10 já seria bom tendo em conta a posição de onde sai.

Mais um WUP morno...
Não seria problema se o Miguel de antigamente ainda aqui estivesse, aquele que em corrida galgava posições como ninguém.

Resta esperar por um bom arranque e um setup acertado. Ontem parece que não correu mal na Sprint...veremos.

Corrida sem grande história.
Os dois candidatos a mostrarem estar longe da concorrência. Pecco lançado.

Quanto ao Miguel, mais um fim de semana desgraçado, a roçar a figura triste.
Depois de vir a monte criticar abertamente a equipa, agora merecia um troco na mesma moeda...sei lá...virem falar da dificuldade que é afinar-lhe uma mota desde a Tech3...da long lap dupla...de falhar uma long lap sozinho...motivos não faltal...veremos o que vem dizer, na certa deve ter sido da mota de novo. Enfim...

Espero que já esteja de contrato assinado.

Corrida sem grande história.
Os dois candidatos a mostrarem estar longe da concorrência. Pecco lançado.

Quanto ao Miguel, mais um fim de semana desgraçado, a roçar a figura triste.
Depois de vir a monte criticar abertamente a equipa, agora merecia um troco na mesma moeda...sei lá...virem falar da dificuldade que é afinar-lhe uma mota desde a Tech3...da long lap dupla...de falhar uma long lap sozinho...motivos não faltal...veremos o que vem dizer, na certa deve ter sido da mota de novo. Enfim...

Espero que já esteja de contrato assinado.

Do aluguer de espaço, para a abertura da clínica?
Ah....com certeza!!!!

O Peco ligou o rolo compressor neste GP, liderou de uma ponta à outra todos os dias.
O Martin vai ter de jogar com os restos e se calhar vai arriscar bem menos para não perder pontos em quedas.

O pouco que deu de transmissão do miguel com o quartararo, que diferença gigante em curva entre ambas as motas... Zero fluidez, parecia que ía a lutar com a mota.
É pena que entre ele e a equipa técnica não se consigam solucionar os problemas da mota.

Ainda assim, e para que se tenha uma noção do avanço em pneus do ano passado para este, se ao tempo total de corrida dele subtrairmos os 12 segundos que perdeu quando foi à gravilha e os 4 segundos a mais que demorou a completar a llp, dá 40:35,xxx, ou seja, o suficiente para ganhar o GP de assen do ano passado (bagnaia 40:37,640)

Last edited:
O pouco que deu de transmissão do miguel com o quartararo, que diferença gigante em curva entre ambas as motas... Zero fluidez, parecia que ía a lutar com a mota.
É pena que entre ele e a equipa técnica não se consigam solucionar os problemas da mota.

Ainda assim, e para que se tenha uma noção do avanço em pneus do ano passado para este, se subtrairmos os 12 segundos que perdeu quando foi à gravilha e os 4 segundos a mais que demorou a completsr a llp, dá 40:53,xxx, ou seja, o suficiente para ganhar o GP de assen do ano passado...

Também tive essa noção, lutar contra a Mota, pista e adversários…..foi mau de se ver.

Tem que haver algo de muito errado ali.
Passaram a 6f às avessas...nada, qualificação sofrível.

Sábado fazem um warmup fraquinho e depois do nada, milagre, afinação da mota corre relativamente bem, e o Miguel lá galga lugares, fazendo quase um top 10 não fosse um erro do próprio no fim. Tudo apontava a que a solução estivesse mais perto.

Certo? Claro que não...

Não contentes, e bem, suponho que no warmup de domingo tivessem testado algo diferente...o que conseguiram? Meter a mota pior do que estava no sábado, onde na corrida a melhor volta foi pior, a média foi pior, e os pneus exatamente o mesmo setup.

Não retiro na certa que poderá haver alguma limitação da equipa técnica, mas se tiver de adivinhar, o Miguel deve ser complicadíssimo de "servir".

Tem que haver algo de muito errado ali.
Passaram a 6f às avessas...nada, qualificação sofrível.

Sábado fazem um warmup fraquinho e depois do nada, milagre, afinação da mota corre relativamente bem, e o Miguel lá galga lugares, fazendo quase um top 10 não fosse um erro do próprio no fim. Tudo apontava a que a solução estivesse mais perto.

Certo? Claro que não...

Não contentes, e bem, suponho que no warmup de domingo tivessem testado algo diferente...o que conseguiram? Meter a mota pior do que estava no sábado, onde na corrida a melhor volta foi pior, a média foi pior, e os pneus exatamente o mesmo setup.

Não retiro na certa que poderá haver alguma limitação da equipa técnica, mas se tiver de adivinhar, o Miguel deve ser complicadíssimo de "servir".

É evidente que há um problema qualquer, basta analisar os dados que nos são fornecidos.

O miguel é o piloto do grid que vai com combinação mais dura para a sprint (duro/medio) sendo que todos os outros exceto o zarco (medio/medio) vão com combinações de pneu macio. Este (duro/medio) é o setup que usou na corrida de domingo.

De acordo com o lap timing, as ultimas voltas do miguel na corrida de domingo são de ritmo semelhante às iniciais, o que quer dizer que, aparentemente, não houve problema desgaste de pneu... Ou seja, no sábado, a escolha de pneu foi extremamente inadequada do ponto de vista da gestão de desgaste, teria beneficiado em grande medida de compostos mais moles. Porque não o fez? Certamente que não deverá ser por ser burro ou por distração, mas pelo facto de não conseguirem tirar partida dos pneus soft, ou pior, o rendimento (feedback/controlo) ser ainda pior, como o Miguel já disse há umas semanas atrás.

Se analisarmos os 3 treinos, o miguel esgotou praticamente todas as combinações de pneus possível, que dá a entender que está num ponto onde já tenta critérios aleatórios para resolver desesperadamente a situação. No treino livre que dá acesso à Q2, apesar de ter tentado com soft/soft na última tentativa, o melhor tempo que faz é com médio atrás na sessão anterior. Obviamente que isto não faz sentido nenhum e é o UNICO piloto do grid que realiza o seu melhor tempo com outro pneu que não o macio na traseira. Quanto a mim, isto são dados extremamente preocupantes.

Melhor tempo do miguel este ano em Assen: 01:32.123 (17º Q1) Ano passado: 01:32.087 (2º Q1)... Mota 2024 vs 2022, melhores pneus.... Desaprendeu?

Se o pneu soft não funciona, ele nunca vai conseguir classificar em condições, vai arrancar sempre do meio para trás do pelotão, com maior risco de cair, por aí fora... Vamos para o 9º GP da época e ainda não conseguiram resolver o problema do pneu soft? Não pode ser só falha de comunicação ou inapetência do piloto.

Obviamente que isto sou eu a especular, mas tudo o que falo tem por base dados que nos são fornecidos pela Dorna e estão à vista de todos, vão acumulando e tornam-se difíceis de ignorar.

Last edited:
Back