MotoGP

O Miguel, como piloto, está recorrentemente com este "problema" no pneu traseiro.
Numa das primeiras corridas do Miguel na Crypto e do Miller na KTM, há um momento captado em televisão em que o Miguel pergunta ao Miller como é que ele consegue encontrar o grip atrás?

Ou seja, está recorrentemente com esse problema, ninguém lhe consegue uma solução, e se calhar...o "problema" já está na própria pilotagem e na busca incansável de uma solução que não existe, ou que é tão ínfima, que será quase impossível encontrar o setup perfeito para todas as corridas, todas as temperaturas, todos os compostos, todas as condições de piso seco (pelo menos).

Sai se calhar mais prejudicado por andar sempre à procura de algo, a trocar de setups constantemente, do que afinar o melhor possível e assumir que determinadas condições não vão mudar.
É que se fosse esta a primeira vez, ainda se entendia...mas esta recorrência, já joga muito contra o Miguel pois já estará a perder crédito.

E depois pronto...entra-se no campo subjetivo...Acosta, é muito bom, mas chega a uma Gasgas e anda lá na frente. Raul Fernandez, já descolou do Miguel, e ainda tem a benece de andando com a mota de 2023, pode-se pensar que será por aí. Quando agarrar a de 2024, será a prova dos 9, e se se mantiver a tendência, será depois o quê? Só sobrará a equipa técnica para culpas. Outros pilotos há que andam recorrentemente em treinos, motocross, etc...o Miguel, ora é batizados, ora é cafés da manhã, ora é publicidades...e depois estas coincidências ficam difíceis de explicar.

Porque raio não deixaram a mota com o setup de Sábado?

Porque o setup para uma corrida de sprint há-de ser diferente para uma corrida longa, a gestão de desgaste não tem nada a ver e é preciso pensar nisso também.
Conjugar tudo isso, é claramente exigente para os mecânicos e se formos a ver bem, a experiência com a Aprilia é muito pouca.
O Miguel deve ser muito minucioso e isso tem coisas boas e coisas más.
Eu ainda acredito em alguns bons resultados este ano.

:sh)

La vêm as bernardetes do f1 com os seus dramas

9VDeAen.png

Porque o setup para uma corrida de sprint há-de ser diferente para uma corrida longa, a gestão de desgaste não tem nada a ver e é preciso pensar nisso também.
Conjugar tudo isso, é claramente exigente para os mecânicos e se formos a ver bem, a experiência com a Aprilia é muito pouca.

Muitos (ou todos) dos mecânicos atuais da trackhouse já vêm do tempo da yamaha RNF, que era basicamente a pior mota do pelotão a par com a tech3, entretanto transitaram para a aprilia na cryptodata rnf, e mais recentemente para a trackhouse.

O dovisioso vem de 4 épocas em que 3 delas é vice campeão e noutra termina em 4º, e quando se junta à RNF acaba a carreira a 6 corridas do final da época, depois de passar toda a época com queixas de afinação da mota, sendo que pelo menos numa dessas ocasiões voltou a box e recusou pilotar o resto da corrida. A outra mota era o darryn binder, que acabou a época em último.

Pelas palavras do Rivola, a trackhouse é um 'work in progress' e o Brivio (team manager trackhouse) já solicitou novos engenheiros.

Obviamente que nunca vamos saber exatamente o que se passa nos bastidores, só se pode ir tentando ligar algumas pontas soltas, o Miguel por muito que quisesse também não poderia falar.

Last edited:
  • Like
Reactions: now

Tendo em conta que haviam mistos macios na Sprint, e os tempos verificados em corrida entre início e fim, conforme esclareceu o user LuisPedro, se foram mexer na mota para proteger os pneus, foi (mais uma vez) má decisão. Pioraram a mota e não desgastaram os pneus.

Muitos (ou todos) dos mecânicos atuais da trackhouse já vêm do tempo da yamaha RNF, que era basicamente a pior mota do pelotão a par com a tech3, entretanto transitaram para a aprilia na cryptodata rnf, e mais recentemente para a trackhouse.

O dovisioso vem de 4 épocas em que 3 delas é vice campeão e noutra termina em 4º, e quando se junta à RNF acaba a carreira a 6 corridas do final da época, depois de passar toda a época com queixas de afinação da mota, sendo que pelo menos numa dessas ocasiões voltou a box e recusou pilotar o resto da corrida. A outra mota era o darryn binder, que acabou a época em último.

Pelas palavras do Rivola, a trackhouse é um 'work in progress' e o Brivio (team manager trackhouse) já solicitou novos engenheiros.

Obviamente que nunca vamos saber exatamente o que se passa nos bastidores, só se pode ir tentando ligar algumas pontas soltas, o Miguel por muito que quisesse também não poderia falar.

A par disso, que é inequívoca a teórica insuficiente capacidade técnica da equipa da TH, todas essas análises são viáveis...os pontos são:

- O Miguel teve oferta da GasGas e não aceitou. No fim é mais fácil fazer as contas, mas esse tema do Dovisioso já na altura era conhecido. Até o Viñales aceitou ir para lá, ele e o seu "agente" não quiseram.

- Na KTM a história foi semelhante, se bem que tipicamente uns lugares acima, o Miguel não conseguia afinar a mota para o que pretendia, o que o levou a ser preterido por um Miller. Continuamente falhava qualificações, arrancava de trás, passava demasiado tempo na box, deixava tudo para o fim e foi claramente passado pelo Binder.

- Teremos poucas dúvidas que não fará muito melhor, mas quando o Raul Fernandez passar a ter a mota de 2024...ou muito me engano, ou o fosso será ainda maior. E caso se confirme, aí qual vai ser o problema?​

A trackhouse e sua equipa técnica passaram de 2 motas de 2022 para uma de 23 e outra de 24. Existem dados para a mota de 2023 da época passada, mas não existem, como é natural, para a mota de 2024. Os problemas que vão surgindo, aparentemente vão sendo resolvidos pela equipa principal de melhor forma que a satélite.

Arrisco-me a dizer que o Raul até está a ser beneficiado neste caso específico por usar a mota de 2023, que no fundo é um produto bem afinado do ano passado, com provas dadas, e com incrementos de melhorias de 24 (aero, pneus). A mota do miguel é um trabalho de raiz, em bruto, que alegadamente a equipa técnica da TH não tem capacidade para polir.

Quando o Raul tiver a mota de 2024, passam a ser o dobro dos inputs para resolver e afinar... Que o faça o mais rápido possível, só é benéfico para o Oliveira.

Se for mais rápido que o Miguel, será por mérito próprio, até porque não estamos a falar propriamente de um aleijado, foi vice campeão no único ano que correu em moto 2, a 4 pontos, sendo que desistiu em mais duas provas que o Gardner, caso contrário muito provavelmente tinha sido campeão.

Last edited:
Mas há troca de telemetria com a Aprilia oficial? Se o setup funciona nas oficiais também devia funcionar na do Miguel.

Deverá haver... Mas cada vez que aparece um novo circuito, começam todos do 'zero', a informação não deve ser transmitida em tempo real para a satélite. Poderão ir partilhando soluções relativamente ao que está a resultar entre eles, mas depois é preciso convergir todos esses dados para cada piloto e seu estilo específico de pilotagem, sendo que o miguel, por sua vez, também está a experimentar e a tentar ajustar. Neste sentido, é natural que a equipa principal com 2 pilotos e equipa técnica mais capaz consiga mais rapidamente encontrar soluções.

O que tenho lido é que a Aprilia oficial está a utilizar um híbrido entre a mota de 2023 e a mota de 2024, o único das 4 Aprilias a usar a mota de 2024 por inteiro é o Miguel.

Tenho lido (mas só conversas de FB, que não sei se são reais ou não) também que os dados da oficial são disponibilizados ao final do dia para a TrackHouse.

Outro dado importante que (aparentemente) beneficiará a mota de 2023 é que já há dados de todas as pistas, relativos ao ano passado, o que pelo menos facilitará uma base de afinação logo no início de cada GP.

O que tenho lido é que a Aprilia oficial está a utilizar um híbrido entre a mota de 2023 e a mota de 2024, o único das 4 Aprilias a usar a mota de 2024 por inteiro é o Miguel.

Tenho lido (mas só conversas de FB, que não sei se são reais ou não) também que os dados da oficial são disponibilizados ao final do dia para a TrackHouse.

Outro dado importante que (aparentemente) beneficiará a mota de 2023 é que já há dados de todas as pistas, relativos ao ano passado, o que pelo menos facilitará uma base de afinação logo no início de cada GP.

Também li isso várias vezes, mas como não consegui encontrar a fonte não liguei muito.

Há outra coisa que também escapa ao fã comum que só lê os títulos, o engenheiro chefe do miguel é o mesmo que o vinales tinha quando veio para a aprilia, que foi corrido porque o vinales não conseguia obter os resultados que queria...

Há muitos fatores que influenciam o que se está a passar de momento, e tirar uma conclusão como se lê por vezes, do tipo, 'é lento porque tem medo', ou 'é lento porque é pai' é ridículo. Ele está a dar tudo dentro do daquilo que é possível, e isso resulta em ser meio segundo mais lento que os melhores. Parece que o homem anda em ritmo passeio pela forma que falam [:D]

Last edited:
Também li isso várias vezes, mas como não consegui encontrar a fonte não liguei muito.

Há outra coisa que também escapa ao fã comum que só lê os títulos, o engenheiro chefe do miguel é o mesmo que o vinales tinha quando veio para a aprilia, que foi corrido porque o vinales não conseguia obter os resultados que queria...

Há muitos fatores que influenciam o que se está a passar de momento, e tirar uma conclusão como se lê por vezes, do tipo, 'é lento porque tem medo', ou 'é lento porque é pai' é ridículo. Ele está a dar tudo dentro do daquilo que é possível, e isso resulta em ser meio segundo mais lento que os melhores. Parece que o homem anda em ritmo passeio pela forma que falam [:D]

O Belmonte já disse várias vezes isso do chefe de mecânicos que era o que o Vinales despachou.
Quanto ás motas hibridas é verdade, pelo menos até certa altura da época era assim. Agora se o Miguel estiver de saida, provavelmente quem vai testar peças vai ser o Raul, quando receber a mota de 24.

Oiçam as declarações do Marc Marquez, bastante técnicas do ultimo GP porque vale a pena. Ás vezes a malta critica os pilotos só com base no que vê, mas há tanto por trás que nós desconhecemos.
E se quiserem, oiçam o podcast slipstream effect, um bom podcast tuga na minha opinião.

Fala-se que a mota de 24 para o Raul, será em Silverstone...
Veremos.

Que a equipa é fraca, acho que haverão poucas dúvidas. O que se rebate é o quão fraca é face a outras variáveis...é que a da Crypto também era fraca, a da KTM também era fraca, e chega a um ponto em que as contas de probabilidades começam a atenuar a parcialização única na altura de atribuição de responsabilidades.

Todos queremos o Miguel a lutar por vitórias, e não me parece que vir recorrentemente a público mandar a equipa abaixo quando ele próprio não está isento de erros e dizer que está a falar com outras marcas (já o fez na saída da KTM) seja boa política.

Fala-se que a mota de 24 para o Raul, será em Silverstone...
Veremos.

Que a equipa é fraca, acho que haverão poucas dúvidas. O que se rebate é o quão fraca é face a outras variáveis...é que a da Crypto também era fraca, a da KTM também era fraca, e chega a um ponto em que as contas de probabilidades começam a atenuar a parcialização única na altura de atribuição de responsabilidades.

Todos queremos o Miguel a lutar por vitórias, e não me parece que vir recorrentemente a público mandar a equipa abaixo quando ele próprio não está isento de erros e dizer que está a falar com outras marcas (já o fez na saída da KTM) seja boa política.

A equipa técnica da TH é a mesma da RNF, na base. O Brivio este ano é que está a pedir mais gente a pensar no próximo ano já.

É normal um piloto que não está satisfeito criticar a equipa, mesmo assim ainda muito brando é ele, mesmo estando de saída aparentemente.
Se virem as declarações do Miler a rasgar a KTM então até se benzem.
Quem deu a última vitória numa corrida de domingo à KTM? Ainda continua a ser o Miguel.
A KTM quis seguir o caminho do Miler por causa das informações que trazia principalmente do pneu macio, tentaram ir por esse caminho e já disseram em público que erraram nessa filosofia.

a da KTM também era fraca, .

Vale o que vale.

Em 2020, na Tech 3, acabou o campeonato em 9º, o binder na KTM factory em 11º... O binder não prestava? É que o pol espargaro acabou em 5º com a mesma mota do binder, automaticamente torna-o melhor piloto que ele?

2021, não termina 5 das 18 corridas... Ainda assim, em 3 corridas seguidas faz 2º - 1º - 2º. Logo de seguida lesiona-se e passa o resto da época entre quedas e a saga dos pneus que se desfaziam (até o pai dele chegou a postar foto do pneu traseiro cheio de buracos).

2022 a ducati já começa a esmagar, 5 ducati nos 9 primeiros lugares, miguel em 10º, consegue ganhar 2 gps e só em 2 corridas perdeu posições, uma posição em cada uma delas, acabando com uma média de 5 posições ganhas por corrida. Claramente penalizado pela incapacidade de qualificar bem...

Last edited:
Atenção, a KTM ser fraca resulta das críticas gerais, e do comentário do Oliveira ao Miller, apanhado em TV, sobre como é que ele conseguira ter grip na mota.

Ou seja, não é opinião minha, sim das recorrentes falhas em se qualificar bem, como dizes, em que se atribuia sempre a incapacidade da equipa em afinar a mota ao Miguel, e toda a queixa com os pneus/grip.

Em 2020, na Tech 3, acabou o campeonato em 9º, o binder na KTM factory em 11º... O binder não prestava? É que o pol espargaro acabou em 5º com a mesma mota do binder, automaticamente torna-o melhor piloto que ele?

Não sei de onde tiras essa conclusão para exemplificar uma posição que tenha tomado.
Acho que é clara a evolução do Binder, que é o grande argumento a seu favor...e uma suposta estagnação do Miguel. E isso foi patente, quando o Miguel era claramente mais rápido quando na Tech3, e quando ambos na KTM, deu-se o inverso.​

Last edited:
É normal um piloto que não está satisfeito criticar a equipa, mesmo assim ainda muito brando é ele, mesmo estando de saída aparentemente.
Se virem as declarações do Miler a rasgar a KTM então até se benzem.
QUOTE]

Alguns nem falam, tentam só gripar o motor da mota [:D]

O Vinales tem um feitio especial também. Quando a coisa não corre ao jeito dele fica bravo.

Agora é virar a página e venha o Marquezking do ring!

Back