MotoGP

O facto de ser piloto de fábrica, não "obriga" a ter sempre versões de 2025? Pensava poderem ser alteradas/adaptadas/atualizadas, agora voltar a specs parciais de 2024...

Quanto ao MO, pois, é a saída anunciada, é uma pena.
Tivesse a oportunidade na LCR ou até mesmo como piloto de testes da Aprilia, tinham sido as minhas preferências se pudesse escolher dentro do leque "eventualmente possível".

O Savadori corre quase todos os GPs, seria quase um piloto de fábrica, com mota de fábrica...um wild card a espreitar todas as lesões do Martin (incluindo um divórcio que não deve tardar muito).

Mas pronto, novo capítulo. Que seja muito feliz, tenha mais sorte em pista e principalmente com as suas decisões de carreira.

Last edited:
Um lugar em motogp era sempre melhor, mesmo com motas fracas como a deste ano e as duas dos anos anteriores, e eventualmente uma lcr.

Em relação a piloto de testes, não acho que fosse melhor. Acho preferível continuar a correr a tempo inteiro, desta vez com uma equipa capaz e uma mota competitiva.

Estou curioso para ver o que faz, e acaba por ser engraçado ter sido troca por troca com o toprak, vamos ver qual deles se adapta melhor à nova filosofia.

Do que se sabe,

-Aero spec 2024, incluindo banco e rab€ta;
-Disco de 355mm;
-Swingarm e forquilhas 2024
-Ride height device de 2024

Há algumas cabecinhas que acham que o piloto mais dominante de 2024, com mais 50% de voltas a rodar em primeiro 1º lugar que o martin, com 11gps ganhos, que, fora as corridas que não completou nesse ano, só numa ocasião ficou fora do pódio (em 5º), conhecido pelo seu sangue frio e nervos de aço, de repente ia desaprender tudo o que mostrou nas ultimas 3 épocas cmo o piloto mais bem sucedido de sempre da história da ducati em motogp e ter um mental breakdown só porque o marquez é bom [:D]

Mas acredito que esse breakdown aparece simplesmente porque não o conseguiu acompanhar, mas não sou muito de psicologias.[:D]

Do que se sabe,

-Disco de 355mm;

Há algumas cabecinhas que acham que o piloto mais dominante de 2024, com mais 50% de voltas a rodar em primeiro 1º lugar que o martin, com 11gps ganhos, que, fora as corridas que não completou nesse ano, só numa ocasião ficou fora do pódio (em 5º), conhecido pelo seu sangue frio e nervos de aço, de repente ia desaprender tudo o que mostrou nas ultimas 3 épocas cmo o piloto mais bem sucedido de sempre da história da ducati em motogp e ter um mental breakdown só porque o marquez é bom [:D]

Então se não desaprendeu, não se adaptou à nova moto de 2025, que aliás, é a evolução da "sua" moto, se há piloto que teve de passar e saltar uma evolução foi o Marquez.

Até nisso vejo uma vantagem para o Bagnaia, que não se confirmou.

Para mim a resposta é simples, o italiano não tem ritmo para o Marquez, e aqui não vejo nenhum problema, o espanhol é um dos melhores de todos os tempos, mas o problema foi não aceitar isso e fazer um bom trabalho dentro da equipa com o material que tinha à disposição, porque não me parece que o irmão do Marquez seja melhor que o Bagnaia, muito sinceramente, e fez um muito melhor trabalho com a moto que tinha entre mãos, os resultados assim o demonstram.

Então se não desaprendeu, não se adaptou à nova moto de 2025, que aliás, é a evolução da "sua" moto, se há piloto que teve de passar e saltar uma evolução foi o Marquez.

Para mim a resposta é simples, o italiano não tem ritmo para o Marquez, e aqui não vejo nenhum problema, o espanhol é um dos melhores de todos os tempos, mas o problema foi não aceitar isso e fazer um bom trabalho dentro da equipa com o material que tinha à disposição, porque não me parece que o irmão do Marquez seja melhor que o Bagnaia, muito sinceramente, e fez um muito melhor trabalho com a moto que tinha entre mãos, os resultados assim o demonstram.

Essa teoria não tem grande cabimento porque ele NÃO SÓ não tem ritmo para o marquez como não tem para outros. Basta ver a fluidez com que pilotou este fim de semana em comparação com grandes prémios anteriores.

Em grande parte dos circuitos deste ano, andou a fazer tempos mais altos que o ano passado, e alguns circuitos nesta época, o marquez não bateu os tempos do bagnaia do ano passado (tanto do bagnaia como alguns do martin). Também é verdade que bateu em alguns circuitos, mas o tal ritmo que falas não é assim tão avassalador.

Tailandia absoluto - bagnaia 2024
Mugelo volta em corrida - bagnaia 2024
Assen absoluto e volta em corrida - bagnaia 2024
Austria volta em corrida - bagnaia 2024
San marino absoluto e volta em corrida - bagnaia 2024

Do que se sabe,

-Disco de 355mm;

Lê-se por aí que o Pecco não gostou da 2025 logo na primeira vez que andou com a mota... não percebo porque não bateu mais o pé logo na altura (ou por outro lado até tenho medo de perceber).

Acho que a parte mental pode ter pesado um bocadinho para os 2, o MM passa da 2023 para a 2025, vê evolução relativamente à 2023 e a motivação aumenta, o Pecco passa da 2024 para a 2025 e nem por isso (até pelo contrário).

O Marquez mais novo anda com a 2024, que é a mota com que aparentemente o Pecco se dá melhor, e isso pode ter influência nos resultados em comparação com o Pecco.

Quanto ao ritmo, tenho tendência a acreditar que com máquinas iguais o Pecco não tem andamento para o MM, mas acho que será necessário esperar mais uns GPs, agora que a Ducati fez a vontade ao Pecco. Eu estou curioso para ver os próximos para ver se a competitividade aumenta.

Eu compreendo que os adeptos não se afeiçoem muito ao bagnaia e até nem se apercebam bem daquilo que ele representa, afinal, o ser humano é atraído tanto pelo brilho como pelo drama, e aí o marquez é senhor. O bagnaia não é um piloto carismático nem de espetáculo, ele é um operador da ferramenta que tem, meio mudo e carrancudo, e o seu rendimento, pelos vistos, depende muito da afinação da dita.

O marquez, alien, melhor de sempre para alguns, em 2017-2019 esmagou a relativamente humilde concorrência (dovi + ducati), tendo ganho 27 gps e não concluiu 6 corridas.... Pois bem, o bagnaia, piloto meh e desinteressante, entre 2022 e 2024, ganhou 25 gps e não concluiu 12 (o dobro, basicamente)... Com concorrência tipo martin e quartararo, não foi propriamente um passeio no parque... São números que não podem ser ignorados.

Last edited:
Eu compreendo que os adeptos não se afeiçoem muito ao bagnaia e até nem se apercebam bem daquilo que ele representa, afinal, o ser humano é atraído tanto pelo brilho como pelo drama, e aí o marquez é senhor. O bagnaia não é um piloto carismático nem de espetáculo, ele é um operador da ferramenta que tem, meio mudo e carrancudo, e o seu rendimento, pelos vistos, depende muito da afinação da dita.

O marquez, alien, melhor de sempre para alguns, em 2017-2019 esmagou a relativamente humilde concorrência (dovi + ducati), tendo ganho 27 gps e não concluiu 6 corridas.... Pois bem, o bagnaia, piloto meh e desinteressante, entre 2022 e 2024, ganhou 25 gps e não concluiu 12 (o dobro, basicamente)... Com concorrência tipo martin e quartararo, não foi propriamente um passeio no parque... São números que não podem ser ignorados.

Então e o ano passado? Bagnaia nem o campeonato ganhou com a melhor mota, ou tens duvidas disso? Onde fica o Martin?

Então e o ano passado? Bagnaia nem o campeonato ganhou com a melhor mota, ou tens duvidas disso? Onde fica o Martin?

Precisamente, só vem provar o meu ponto. Foi a época que mais corridas ganhou e mesmo assim não conseguiu ser campeão. Faltou não cair tantas vezes. A concorrência sempre foi forte, e ainda assim ganhou os gps que ganhou. Mesmo não sendo campeão, bateu bateu não sei quantos records que ainda hoje perduram, e foi mais rápido em determinados circuitos em comparação a este ano.

O marquez não teve concorrência (nessas 3 épocas) e não teve esta época, com o bagnaia aparentemente inadaptado desde o primeiro grande prémio da temporada, martin lesionado e numa mota fraca, quartararo numa mota horrível.

Precisamente, só vem provar o meu ponto. Foi a época que mais corridas ganhou e mesmo assim não conseguiu ser campeão. Faltou não cair tantas vezes. A concorrência sempre foi forte, e ainda assim ganhou os gps que ganhou. Mesmo não sendo campeão, bateu bateu não sei quantos records que ainda hoje perduram, e foi mais rápido em determinados circuitos em comparação a este ano.

O marquez não teve concorrência (nessas 3 épocas) e não teve esta época, com o bagnaia aparentemente inadaptado desde o primeiro grande prémio da temporada, martin lesionado e numa mota fraca, quartararo numa mota horrível.

Eu acho que não prova nada, o MM não teve concorrência e ganhou a 5 provas do fim, o ano passado o MM estreou a Ducati, com uma mota muito menos evoluida, equipa satelite, e a partir do momento que se adaptou andou quase a par do Bagnaia que perde o campeonato para uma equipa satelite com alguém que já estava adaptado. Não tenho duvidas que o MM adaptado à mota que o resultado de 2024 seria muito diferente.

Eu acho que não prova nada, o MM não teve concorrência e ganhou a 5 provas do fim, o ano passado o MM estreou a Ducati, com uma mota muito menos evoluida, equipa satelite, e a partir do momento que se adaptou andou quase a par do Bagnaia que perde o campeonato para uma equipa satelite com alguém que já estava adaptado. Não tenho duvidas que o MM adaptado à mota que o resultado de 2024 seria muito diferente.

3 corridas ganhas e 10 pódios contra 11 ganhas e 16 pódios não acho que seja quase andar a par. Onde ele andava sempre era na roda do bagnaia, isso lembro-me.

O bagnaia esteve cerca de 350 voltas em 1º na época passada, o marquez esteve 60 (martin 266).

O marquez só conseguiu voltar a ser campeão quando efetivamente lhe deram a ferramenta que ele necessitava. A época passada prova que ele não é nenhum deus, e que até para o(s) melhor(es) do mundo, se não há mota, não há milagres.

Outra coisa é a situação do bagnaia, que em circunstâncias normais, e se o marc lá não estivesse, já tinha sido corrigida há muito tempo.

Se é verdade que foi o dovi que ajudou a domar a fera, transformando a mota em algo que se conseguia pilotar, foi o bagnaia que deu continuidade ao processo e transformou definitivamente a ducati no monstro que hoje é.

Difícil, pelo tema mota.
A mota de 2024 foi realmente uma evolução grande para a de 2023.
Ninguém na de 2023 se aproximou sequer de quem rodava na de 2024, mesmo com MM (não obstante de ser primeiro ano).

E a competitividade da de 2024 é tão óbvia, que o que o Alex Marquez está a fazer em 2025, o comprova...e só mesmo um fabuloso Quartararo, uma Aprilia de fábrica com toda a equipa a trabalhar para o Bez, e aqui e ali uma KTM com bons pilotos, impedem que seja um troféu Ducati, a la WRC depois com os R2.

O salto qualitativo da de 2025 para a de 2024 foi mais ténue, o que é lógico, por não terem podido mexer no motor...Simplesmente, por motivos estranhos, o Bagnaia não se adaptou nem conseguiu impor as alterações que mais o beneficiam, e o MM, não só é o melhor piloto, como com um ano de 2023 a competir com a de 2024, deu um passo gigante em termos de qualidade da mota.

Discordo completamente, até ao acidente a Honda era o que o MM fazia, fosse encostado aos outros ou não, a Ducati era, de longe a melhor mota do grid.

Depois do acidente o MM com uma mota inferior, sem estar adaptado a ela, o maior salta evolutivo nas Ducati, vindo de um acidente com várias cirurgias, rapidamente se encostou aos primeiros, ficou em 3º vindo de uma paragem de anos...

Em relação a este ano, o que farias tu se mandasses naquela equipa? Tens um piloto a desenvolver uma mota e a ter resultados espetaculares, do outro lado tens um que quer a mota do ano passado, sabendo que tens que desenvolver a mota porque vais ter uma viragem completa nas regras, diz lá.

Discordo completamente, até ao acidente a Honda era o que o MM fazia, fosse encostado aos outros ou não, a Ducati era, de longe a melhor mota do grid.

Depois do acidente o MM com uma mota inferior, sem estar adaptado a ela, vindo de um acidente com várias cirurgias, rapidamente se encostou aos primeiros, ficou em 3º vindo de uma paragem de anos...

Em relação a este ano, o que farias tu se mandasses naquela equipa? Tens um piloto a desenvolver uma mota e a ter resultados espetaculares, do outro lado tens um que quer a mota do ano passado, sabendo que tens que desenvolver a mota porque vais ter uma viragem completa nas regras, diz lá.

E não quero nada, só estou a constatar factos.

O apogeu da honda ocorreu enquanto o pedrosa la estava. A honda conseguiu passar, gradualmente, e em especial após o pedrosa abandonar a parte do desenvolvimento, da mota mais dominante para a pior mota do grid, que culminou com as duas equipas nos dois ultimos lugar em 2024, a época após o marquez abandonar o barco. Foi o estado em que a honda ficou por escolher dar ouvidos apenas a um piloto e desenvolver a mota em torno de si. Não faço juízos de valor, afinal a honda deve tudo e mais alguma coisa ao marquez.

O apogeu da honda ocorreu enquanto o pedrosa la estava. A honda conseguiu passar, gradualmente, e em especial após o pedrosa abandonar a parte do desenvolvimento, da mota mais dominante para a pior mota do grid, que culminou com as duas equipas nos dois ultimos lugar em 2024, a época após o marquez abandonar o barco. Foi o estado em que a honda ficou por escolher dar ouvidos apenas a um piloto e desenvolver a mota em torno de si. Não faço juízos de valor, afinal a honda deve tudo e mais alguma coisa ao marquez.

E não disse que querias alguma coisa, mas que factos é que existem que comprovem o que tu dizes ou eu? Estamos apenas a falar, nada disto é objetivo, as coisas evoluiram de uma forma, a Ducati apenas seguiu o caminho melhor para si, desta forma tem 5 corridas para desenvolver a mota do proximo ano sem se chatear com campeonatos e afins. Se estivesse a olhar para a mota do Bagnaia que ganharia com isso?

E eu concordo que a Honda seguiu apenas o caminho do MM, isso foi burrice, mas isso quer dizer que a culpa é do MM? Ou que é mau piloto? Nunca falei do apogeu da Honda, mas sim do apogeu do MM, são coisas diferentes, ele não deu hipotese a ninguém, tal como o fez este ano, isto é um facto.

E não disse que querias alguma coisa, mas que factos é que existem que comprovem o que tu dizes ou eu? Estamos apenas a falar, nada disto é objetivo, as coisas evoluiram de uma forma, a Ducati apenas seguiu o caminho melhor para si, desta forma tem 5 corridas para desenvolver a mota do proximo ano sem se chatear com campeonatos e afins. Se estivesse a olhar para a mota do Bagnaia que ganharia com isso?

E eu concordo que a Honda seguiu apenas o caminho do MM, isso foi burrice, mas isso quer dizer que a culpa é do MM? Ou que é mau piloto? Nunca falei do apogeu da Honda, mas sim do apogeu do MM, são coisas diferentes, ele não deu hipotese a ninguém, tal como o fez este ano, isto é um facto.

Eu queria dizer que não fazia nada, enganei-me [:D]

A decisão da honda foi o que foi e resultou no que está à vista, mas como disse, não faço juízos de valor relativamente a isso.

Em relação à ducati, visto que vai haver o reset das especificações para 2027, e sendo que o marquez está a esmagar, possivelmente até estão a tomar a melhor decisão.

Independentemente de tudo, não invalida o que disse sobre o bagnaia, o seu mérito e feitos com a ducati. Pode deixar de ser no futuro, mas ao dia de hoje, é o piloto mais bem sucedido de sempre da ducati.

Sendo que o gap para as outras marcas está a diminuir, estou curioso para ver o que acontece no próximo ano.

Eu também estou curioso para ver quando vai aparecer o "drop" do MM, o facto é que ele mudou muito a forma de como encara as corridas, acho que está muito mais inteligente e o proximo ano será um ano onde as equipas vão estar muito proximas em termos de performance, tirando, talvez, a Yamaha, que acho que só dão tiros nos pés.
Muito curioso de ver o que vai fazer o Toprak e o MO, pena a BMW não querer o Motgp.

Tu omites muitas partes da história.

O Marquez estreia-se na Honda em 2013 e é logo campeão no seu primeiro ano (nem sei se há na história do motociclismo algum piloto a fazer tal feito, e logo frente a 2 dos melhores pilotos), passando um atestado de incompetência ao Rossi e Lorenzo, na altura os pilotos que papavam tudo.

O rapaz ficou sentado e teve a sorte do campeonato lhe cair nos braços... foi isso... 😂

Depois só fez asneira em 2015, talvez por excesso de confiança e se calhar alguma lacuna mental, com isso ficou mais forte e foi campeão nos anos seguintes, só acabando com a sua excelente performance a sua grave queda no inicio de 2020.

Em relação à queda da Honda, parece-me óbvio que foi devido à não presença do Marquez na equipa, e o desenvolvimento a partir daí foi catastrófico, tomaram opções erradas e quando ele regressou já pouco havia a fazer.

E parece-me obvio que há outros campeões na categoria mais devido ao facto do Marquez ter-se lesionado, do que propriamente terem conseguido serem melhores do que ele.

Outra coisa, apesar da aparência jovem, o Marquez já vai na sua 13ª temporada na MotoGP, já não é um jovem desmiolado e tem esta performance quase imaculada, muito parecida em termos percentuais da sua melhor temporada, que foi 2019.

Tu omites muitas partes da história.

O Marquez estreia-se na Honda em 2013 e é logo campeão no seu primeiro ano (nem sei se há na história do motociclismo algum piloto a fazer tal feito, e logo frente a 2 dos melhores pilotos), passando um atestado de incompetência ao Rossi e Lorenzo, na altura os pilotos que papavam tudo.

O rapaz ficou sentado e teve a sorte do campeonato lhe cair nos braços... foi isso... 😂

Depois só fez asneira em 2015, talvez por excesso de confiança e se calhar alguma lacuna mental, com isso ficou mais forte e foi campeão nos anos seguintes, só acabando com a sua excelente performance a sua grave queda no inicio de 2020.

Em relação à queda da Honda, parece-me óbvio que foi devido à não presença do Marquez na equipa, e o desenvolvimento a partir daí foi catastrófico, tomaram opções erradas e quando ele regressou já pouco havia a fazer.

E parece-me obvio que há outros campeões na categoria mais devido ao facto do Marquez ter-se lesionado, do que propriamente terem conseguido serem melhores do que ele.

Outra coisa, apesar da aparência jovem, o Marquez já vai na sua 13ª temporada na MotoGP, já não é um jovem desmiolado e tem esta performance quase imaculada, muito parecida em termos percentuais da sua melhor temporada, que foi 2019.

Em 2015 quem fez asneira foi o marquez, em cair 1/3 das corridas. Em 2016 teve resultados semelhantes a 2015, mesmas corridas ganhas, mesmos 2ºs lugares, e foi campeão... Mas só caiu 1 vez em vez de 6.

Não precisas ficar defensivo, não tiro mérito ao marquez, só disse que a honda está assim porque, ano após ano, decidiu ignorar as fragilidades, só porque o piloto para quem desenvolviam a mota à medida conseguia mascarar grande parte dos handicaps. E assim foi, até não conseguir mais.

Basta ver o percurso dos outros pilotos honda, lcr e hrc, gradualmente caírem pela tabela abaixo ao longo dos anos...

Back