MotoGP

O Troy Bayliss correu nas 500 de 2003 a 2005, tinha alguma experiência, é um bocaod diferente.

Pessoalmente também acho difícil o Toprak fazer algo interessante em MotoGP, mas o homem tem talento e é combativo, e espero que seja combativo e tenha andamento para nos proporcionar a todos belas lutas em pista.

O Troy Bayliss nunca correu nas 500;

Correu em MotoGP mas nunca nas 500;

Last edited:
  • Like
Reactions: Two
Acho que o Bautista tinha uma vantagem grande no peso, tenho ideia que quando introduziram a regra do peso mínimo de piloto + moto a coisa ficou mais complicada para ele.

Era uma das ventagens sim.
Mas ele, e a massa adepta ferrenha da Ducati, tentaram fazer parecer que o seu eclipsar apenas se deveu a esse tema. Chamaram-lhe a lei anti-Bautista.
Nada mais falso.

A verdade é que o Bautista não é, nem nunca foi, piloto capaz de ombrear com talento elevado.
E depois...a Ducati com ele ganhou, entre outras porque:
1- beneficiou imenso da aquisição por parte da VW, que permitiu um desenvolvimento imenso que se traduziu em WSBK, MotoGP, novas motas no mercado, etc. Uma aquisição que ocorreu em 2012 e que ao longo dos anos foi aos poucos trazendo os resultados que hoje todos podemos ver.
2- apresentou uma mota "base" de 45.000€, ao passo que a concorrência tinha motas de um gabarito mais baixo...levou algumas marcas a manifestarem-se contra a diferença no ponto de partida. A Ducati consegue fazer modelos de produção estupidamente caros, porque tem mercado...as outras marcas não. Ninguém compra uma CBR ou R1 por 45.000€.
3- beneficiou das vantagens da competitividade, ie, como a Ducati não ganhava nada há 1 década, corria com o limite de rpm mais alto, quase 2.000rpm a mais que a Kawasaki que tinha sido octo-campeã, e cerca de 1.500rpm que a Yamaha que era a campeã em título. Aquilo nas retas era patético.
4- efetivamente não havia o lastro ao peso, que beneficiava mais um piloto mais leve, hoje a diferença não foi eliminada mas sim atenuada. Ora como o valor de referência são 80kg para piloto+equipamento, quem estiver abaixo tem de adicionar metade da diferença. Ou seja, imaginando por exemplo 4kg para o equipamento, se antes o Bautista (com 68kg) tinha 8kg de diferença para a referência, passou a ter só 4kg de vantagem. Mas ainda assim, sendo o piloto mais leve, era o que menos peso levava no conjunto piloto+equipamento. Por exemplo, o Toprak pesa 72kg, para o mesmo peso de referência de 80kg e de equipamento de 4kg, o Toprak tem de adicionar 3kg. É daquelas coisas que se amplificam para inglês ver, mas na realidade são só desculpas. Este é quase um não assunto.

Last edited:
Era uma das ventagens sim.
Mas ele, e a massa adepta ferrenha da Ducati, tentaram fazer parecer que o seu eclipsar apenas se deveu a esse tema. Chamaram-lhe a lei anti-Bautista.
Nada mais falso.

A verdade é que o Bautista não é, nem nunca foi, piloto capaz de ombrear com talento elevado.

Não concordo em absoluto. Em talento estava ao nível de um Jorge Lorenzo ou Dani Pedrosa, por exemplo.
Era o piloto que deveria ter sucedido ao Lorenzo no título de 250cc.
Foi um piloto que se perdeu um pouco se calhar, por motivos duvidosos. A pressa ou o mau aconselhamento, precipitou-lhe a carreira que se conhece;

E depois...a Ducati com ele ganhou, entre outras porque:
1- beneficiou imenso da aquisição por parte da VW, que permitiu um desenvolvimento imenso que se traduziu em WSBK, MotoGP, novas motas no mercado, etc. Uma aquisição que ocorreu em 2012 e que ao longo dos anos foi aos poucos trazendo os resultados que hoje todos podemos ver.
2- apresentou uma mota "base" de 45.000€, ao passo que a concorrência tinha motas de um gabarito mais baixo...levou algumas marcas a manifestarem-se contra a diferença no ponto de partida. A Ducati consegue fazer modelos de produção estupidamente caros, porque tem mercado...as outras marcas não. Ninguém compra uma CBR ou R1 por 45.000€.

A Honda já teve motos desses preços ou ainda mais caras: RC30, RC45. Com produções semelhantes a essas Ducatis que falas.
E todas se venderam e são hoje em dia autênticos ícones com valorização bem superior a qualquer Ducati desta vida.
Se as japonesas não fazer algo semelhante, é por pura estratégia comercial.
Quisesse a Honda lançar um V4 com distribuição de engrenagens... monobraço e já agora, pistões ovais...

3- beneficiou das vantagens da competitividade, ie, como a Ducati não ganhava nada há 1 década, corria com o limite de rpm mais alto, quase 2.000rpm a mais que a Kawasaki que tinha sido octo-campeã, e cerca de 1.500rpm que a Yamaha que era a campeã em título. Aquilo nas retas era patético.
4- efetivamente não havia o lastro ao peso, que beneficiava mais um piloto mais leve, hoje a diferença não foi eliminada mas sim atenuada. Ora como o valor de referência são 80kg para piloto+equipamento, quem estiver abaixo tem de adicionar metade da diferença. Ou seja, imaginando por exemplo 3kg para o equipamento, se antes o Bautista (com 68kg) tinha 9kg de diferença para a referência, passou a ter só 4.5kg de vantagem. Mas ainda assim, sendo o piloto mais leve, era o que menos peso levava no conjunto piloto+equipamento. Por exemplo, o Toprak pesa 72kg, para o mesmo peso de referência de 80kg e de equipamento de 3kg, o Topral tem de adicionar 3.5kg. É daquelas coisas que se amplificam para inglês ver, mas na realidade são só desculpas. Este é quase um não assunto.

No primeiro ano de SBK, o Bautista cilindrou toda a concorrência, apesar de não ter obtido o título. Mais nenhuma Ducati se lhe aproximava, era ele que fazia a diferença. Claro está, num plantel com o nível que se conhece...

Acabou o teste.

Sempre que se esquecerem do quanto a ducati é superior aos outros infelizes que lá andam, lembrem-se que o bulega, um piloto FRAQUÍSSIMO em moto2, pegou na ducati gp meia dúzia de vezes, e com o tempo de hoje teria ido à Q2 no passado sábado.

Este piloto, em 3 anos de moto2, esteve menos vezes no top 10 que as vezes que o miguel ganhou corridas no mesmo período.

RaGoJIZ.png

Foi o que se viu?
Foi campeão duas vezes quando beneficiou de uma conjuntura específica, em que não só a Ducati deu o salto qualitativo que deu a reboque da VW, como ainda beneficiava de todas as vantagens das regras WSBK que beneficiavam as marcas sem vitórias, ou seja, a Ducati era a que corria com o limite mais alto de rpm. Tinha de longe a melhor mota. Passava pelo Toprak nas retas como se o turco não tivesse 6a. Chegava a ser ridículo.
Assim que começaram a alargar os limites de rpm à concorrência, fechou a torneira...mesmo mantendo a Ducati o limite mais alto.
E assim que entrou o lastro ao peso, nem contou mais para as contas do campeonato.
Está mais velho, é certo, mas não fosse a conjuntura muito própria, cheira-me que não tinha ganho nada.

Xavi Vierge, Ianone, Lecuona...todos "zero"...

A ida para o WSBK não é assim tão óbvia em termos de sucesso.

Então eu posso dizer o mesmo do Bagnaia na MotoGP, beneficiou de uma conjuntura altamente benéfica, melhor moto e sem nenhum companheiro de equipa rápido o suficiente, bastou o Marquez ir para lá e o italiano terminou na 5ª posição do campeonato, quando o companheiro de equipa foi campeão a faltarem 5 corridas para o final...

Estes testes assim meio de esguelha confirmam -me o seguinte:

Que qualquer meco é competitivo na Ducati;

Que os fora de série passeiam-se na Ducati - Marc Marquez;

Que a Aprilia pode ser o contra poder da Ducati;

Que a Honda tem de por as pilhas;

Que a Yamaha continua o seu calvário;

Estes testes assim meio de esguelha confirmam -me o seguinte:

Que qualquer meco é competitivo na Ducati;

Que os fora de série passeiam-se na Ducati - Marc Marquez;

Que a Aprilia pode ser o contra poder da Ducati;

Que a Honda tem de por as pilhas;

Que a Yamaha continua o seu calvário;

Para mim o factor chave para o ano é ver se o Jorge Martin deixa o azar de lado, se adapta à Aprilia e podemos ter um campeonato interessante, entre ele e o Marc Marquez.

Não concordo em absoluto. Em talento estava ao nível de um Jorge Lorenzo ou Dani Pedrosa, por exemplo.
Era o piloto que deveria ter sucedido ao Lorenzo no título de 250cc.
Foi um piloto que se perdeu um pouco se calhar, por motivos duvidosos. A pressa ou o mau aconselhamento, precipitou-lhe a carreira que se conhece;

A Honda já teve motos desses preços ou ainda mais caras: RC30, RC45. Com produções semelhantes a essas Ducatis que falas.
E todas se venderam e são hoje em dia autênticos ícones com valorização bem superior a qualquer Ducati desta vida.
Se as japonesas não fazer algo semelhante, é por pura estratégia comercial.
Quisesse a Honda lançar um V4 com distribuição de engrenagens... monobraço e já agora, pistões ovais...

No primeiro ano de SBK, o Bautista cilindrou toda a concorrência, apesar de não ter obtido o título. Mais nenhuma Ducati se lhe aproximava, era ele que fazia a diferença. Claro está, num plantel com o nível que se conhece...

Respeito a opinião, mas continuo na minha.
O Bautista claro que é um bom piloto, mas muito aquém daquilo que ele mesmo e os aficionados da Ducati quiseram fazer parecer.
Ganhou quando tinha uma mota muito melhor que o adversário. Mas pronto, tem o mérito de ter conseguido capitalizar as vantagens que tinha.
Bastou reduzirem um pouco a vantagem, que continuou a existir, e nunca mais teve hipótese. E não foi apenas o lastro que o retirou da corrida, como ele quer fazer passar.

E apesar de alguns modelos mais icónicos que outras marcas possam ter, compreendes que a Ducati mais facilmente vende modelos base caros que outras marcas...seu mérito. E foi isso que a concorrência utilizou para argumentar as diferenças entre motas base, que também beneficiaram o Bautista.​

Então eu posso dizer o mesmo do Bagnaia na MotoGP, beneficiou de uma conjuntura altamente benéfica, melhor moto e sem nenhum companheiro de equipa rápido o suficiente, bastou o Marquez ir para lá e o italiano terminou na 5ª posição do campeonato, quando o companheiro de equipa foi campeão a faltarem 5 corridas para o final...

Sim, o hype do Bagnaia foi semelhante. É bom piloto? Claro. Mas não tão melhor como pareceu. Simplesmente tinha a melhor mota.
No último título que ganhou, viu-se grego para levar de vencida o Martin.
A época passada chegou mesmo a perder para uma satélite. E bastava ver a vantagem da mota face à anterior, com o Marquez sempre a tentar ter roda do Bagnaia, pois a mota de 2023 não tinha a mínima hipótese contra a de 2024.
E este ano foi o descalabro.
Acusou a pressão.
Não conseguiu sequer lutar pelo segundo lugar, acabando num lugar miserável face ao que a marca tem para oferecer.

Sim, o hype do Bagnaia foi semelhante. É bom piloto? Claro. Mas não tão melhor como pareceu. Simplesmente tinha a melhor mota.
No último título que ganhou, viu-se grego para levar de vencida o Martin.
A época passada chegou mesmo a perder para uma satélite. E bastava ver a vantagem da mota face à anterior, com o Marquez sempre a tentar ter roda do Bagnaia, pois a mota de 2023 não tinha a mínima hipótese contra a de 2024.
E este ano foi o descalabro.
Acusou a pressão.
Não conseguiu sequer lutar pelo segundo lugar, acabando num lugar miserável face ao que a marca tem para oferecer.

Hype? Ressuscitou a ducati, bateu todos os records da marca, tirou um campeonato ao quartararo com 91 pontos de diferença, revalida o campeonato... O ano passado, estatisticamente, foi o melhor ano do bagnaia, 11 vitórias, 498 pontos... Em condições normais, seria campeão. Perde porque o martin, que apenas ganhou 3 grandes prémios, mas foi bastante regular.

É verdade que a ducati é muito melhor que as outras, mas parece-me um erro descreditar assim o piloto.

Em relação a este ano, acho que subestimam o problema com essa da 'pressão'. Tanto nos testes iniciais para a época de 2025, como o GP da tailandia (o 1º da época), ele queixou-se de vários aspectos da mota (críticas que foi mantendo em gps seguintes, até ao final da época), e nessa altura ainda não havia pressão.

Last edited:
Respeito a opinião, mas continuo na minha.
O Bautista claro que é um bom piloto, mas muito aquém daquilo que ele mesmo e os aficionados da Ducati quiseram fazer parecer.
Ganhou quando tinha uma mota muito melhor que o adversário. Mas pronto, tem o mérito de ter conseguido capitalizar as vantagens que tinha.
Bastou reduzirem um pouco a vantagem, que continuou a existir, e nunca mais teve hipótese. E não foi apenas o lastro que o retirou da corrida, como ele quer fazer passar.

E apesar de alguns modelos mais icónicos que outras marcas possam ter, compreendes que a Ducati mais facilmente vende modelos base caros que outras marcas...seu mérito. E foi isso que a concorrência utilizou para argumentar as diferenças entre motas base, que também beneficiaram o Bautista.​

Relativamente ao valor base dos modelos Ducati: As suas séries são bem menores, e de tecnologia/soluções técnicas mais exclusivas e mais caras.

Qualquer construtor pode optar pelo mesmo caminho. A tecnologia e a exclusividade vendem sempre.

Ao nível do Bagnaia tens quase toda a grelha, Miguel Oliveira incluido.

Acima do Bagnaia tens o Marquez e possivelmente o Quartararo e o Acosta, ainda que estes 2 estejam num nível claramente inferior ao do Marquez;

Acima do Bagnaia tens o Marquez e possivelmente o Quartararo e o Acosta, ainda que estes 2 estejam num nível claramente inferior ao do Marquez;

Precisavam de ter a mesma mota para comparar.

A partir do momento em que o quartararo, com a mota horrível que a yamaha é, conseguiu ainda assim sacar poles ao marquez e à ducati...

Precisavam de ter a mesma mota para comparar.

A partir do momento em que o quartararo, com a mota horrível que a yamaha é, conseguiu ainda assim sacar poles ao marquez e à ducati...

Eu acho que o Fabio é muito bom numa volta, na corrida vai cometendo uns erros, em corrida não vejo ninguém a andar ao nivel do MM.

Hype? Ressuscitou a ducati, bateu todos os records da marca, tirou um campeonato ao quartararo com 91 pontos de diferença, revalida o campeonato... O ano passado, estatisticamente, foi o melhor ano do bagnaia, 11 vitórias, 498 pontos... Em condições normais, seria campeão. Perde porque o martin, que apenas ganhou 3 grandes prémios, mas foi bastante regular.

É verdade que a ducati é muito melhor que as outras, mas parece-me um erro descreditar assim o piloto.

Em relação a este ano, acho que subestimam o problema com essa da 'pressão'. Tanto nos testes iniciais para a época de 2025, como o GP da tailandia (o 1º da época), ele queixou-se de vários aspectos da mota (críticas que foi mantendo em gps seguintes, até ao final da época), e nessa altura ainda não havia pressão.

Ressuscitou a Ducati? Lolada!! Alguma vez?
Respondeste a ti mesmo logo abaixo...a Ducati é muito melhor que as outras...e que concorrência teve? O Miller? Nem as satélite conseguiu levar com uma vitoria clamorosa, com uma mota muito melhor.

Ninguém está a descreditar ninguém...é um bom piloto. Mas andará ao nível do nosso MO, que acabou despedido. Teve a sorte de lhe ser apresentado um outro caminho e de ter nascido italiano.

Quanto à pressão...pois...as motas só não prestam quando se tem colegas mais rápidos. Se fosse eu a pilotar a outra Ducati de fábrica, ele iria dizer que a dele era ótima. Tudo é um pouco relativo. Claro que ele muitas vezes nem os tempos do ano anterior conseguiu bater, o que diz bastante, mas segundo consta a Ducati deu-lhe a escolher a spec, e ele escolheu a mesma do MM.

Eu acho que o MM está num nível à parte. Deverá ser dos, se não o melhor piloto de sempre.
Mas o Quartararo é muito bom. O que ele faz com aquela bicicleta..arriscaria a dizer que hoje é talvez o segundo melhor piloto do grid.

O Martin, tem muito talento, mas aparentemente pouco sangue frio...para a média geral e talento que tem. Estamos a falar dos melhores pilotos do mundo.

O Acosta...falta ver o que fará numa mota mais competitiva, contra um MM para ver o real valor.

O Acosta parece-me um bocado burro, pois andou o ano todo a torrar os pneus no inicio das corridas e depois a andar para trás.

Eu acho que o MM está num nível à parte. Deverá ser dos, se não o melhor piloto de sempre.
Mas o Quartararo é muito bom. O que ele faz com aquela bicicleta..arriscaria a dizer que hoje é talvez o segundo melhor piloto do grid.

O Martin, tem muito talento, mas aparentemente pouco sangue frio...para a média geral e talento que tem. Estamos a falar dos melhores pilotos do mundo.

O Acosta...falta ver o que fará numa mota mais competitiva, contra um MM para ver o real valor.

Para mim quartararo, martin e acosta estão todos no mesmo patamar, o acosta ainda um pouco imaturo. O baganaia, nas condições certas, também lá está.

O marquez fez o que quis porque, simplesmente, não houve ninguém para disputar com ele o que quer que fosse.

Back