MotoGP

E temos de admitir, que não estando o ET Marquez, isto é mais animado!

Agora vamos por partes, o Miguel vai ser sempre remetido para segundo plano(em qualquer equipa), apesar de ser um grande piloto, é português! Não há mercado e bla bla. Mas o Miguel tem sido sempre inteligente e consistente, tentou passar o Rossi, se fosse umas duas voltas antes era canja, mas viu que não tinha pneus para arriscar tanto assim e guardou os pontos. É fácil criticar que não tem tomates e que o Binder sendo rookie agora é deus, mas está visto que o Binder mesmo que faça borrada vai estar sempre protegido. É sempre bom que o Miguel caia o menos possível. Vejam o Iker, vai ser completamente o patinho feio das 4 KTMs.
Por ultimo, kudos para o Pedrosa que está a dar uma grande ajuda!

O triste fado português. [:p]

O Ronaldo é tuga, a Amália era tuga, o Figo é tuga, o Eusébio era tuga, o Domingos Piedade era tuga, o Carlos Tavares é tuga, todos chegaram ao topo do mundo. Deixem-se de tretas!

Se o Miguel (colega de colégio e amigo desde aí do meu filho mais novo, por isso fica o disclaimer, sou fã dele desde essa altura) fosse um Lorenzo ou um Marquez, era a nacionalidade dele que o parava, não era!

O triste fado português. [:p]

O Ronaldo é tuga, a Amália era tuga, o Figo é tuga, o Eusébio era tuga, o Domingos Piedade era tuga, o Carlos Tavares é tuga, todos chegaram ao topo do mundo. Deixem-se de tretas!

Se o Miguel (colega de colégio e amigo desde aí do meu filho mais novo, por isso fica o disclaimer, sou fã dele desde essa altura) fosse um Lorenzo ou um Marquez, era a nacionalidade dele que o parava, não era!
Não era, mas não pode dizer que não existe um lobby espanhol no mundo do motociclismo.

Porque motivo é que MV avançou tão mais rapidamente para as classes superiores do que o MO?
A qualidade deles era assim tão diferente quando corriam os dois no CEV? Já passaram 10 anos e o MV anda no MotoGP há quantos?

Sorte?
Será apenas isso?

Por falar no MV, que deceção. Eu que pensava que com o et fora de prova o MV seria um dos principais candidatos... Nunca vai conseguir nada assim.
O outro é o AD. Outra deceção ainda por cima num circuito que lhes tem sido favorável. Não ganha este ano (que não vai acontecer), não ganha nunca.
E acho que a Ducati deveria seriamente pensar se faz bem em gastar a pipa de massa que gasta com ele quando pode ter lá pilotos muito mais baratos e com qualidade.
Não sei o que será feito do AD para o ano...

Não era, mas não pode dizer que não existe um lobby espanhol no mundo do motociclismo.

Porque motivo é que MV avançou tão mais rapidamente para as classes superiores do que o MO?
A qualidade deles era assim tão diferente quando corriam os dois no CEV? Já passaram 10 anos e o MV anda no MotoGP há quantos?

Sorte?
Será apenas isso?

Por falar no MV, que deceção. Eu que pensava que com o et fora de prova o MV seria um dos principais candidatos... Nunca vai conseguir nada assim.
O outro é o AD. Outra deceção ainda por cima num circuito que lhes tem sido favorável. Não ganha este ano (que não vai acontecer), não ganha nunca.
E acho que a Ducati deveria seriamente pensar se faz bem em gastar a pipa de massa que gasta com ele quando pode ter lá pilotos muito mais baratos e com qualidade.

Se há loby espanhol, eles fizeram por isso.....é o pais Europeu onde o motociclismo está mais desenvolvido, apoiado por empresas e por organismos oficiais, centrais e regionais....é a escola do motociclismo europeu e mesmo mundial.

Quanto ao Dovizioso, se não existisse o MM já tinha sido campeão pelo menos por 3 vezes.

Se há loby espanhol, eles fizeram por isso.....é o pais Europeu onde o motociclismo está mais desenvolvido, apoiado por empresas e por organismos oficiais, centrais e regionais....é a escola do motociclismo europeu e mesmo mundial.

Quanto ao Dovizioso, se não existisse o MM já tinha sido campeão pelo menos por 3 vezes.

Neste momento não existe Marquez

Sorte?
Será apenas isso?

Na minha opinião não existe lobby nenhum, existe sim uma verdadeira escola de motociclismo, desde Angel Nieto, como existe no ténis espanhol com todos os Nº1 masculinos e femininos que sempre tiveram, como começa a existir uma boa escola de treinadores de futebol portugueses, espalhados por todo o mundo.

Neste momento não existe Marquez

Respondendo fora de contexto.....Neste momento não existe MM, mas pode ainda vir a existir.....no ano passado deu 6 gp's de avanço. Este ano com menos 4 corridas ainda não está fora :)

Quanto ao Dovizioso, veio de uma operação à clavícula 17dias antes da 1ª de Gerez, pode ainda não estar em forma, mas tem sido critico em relação ao desenvolvimento da Ducati, o que não abona muito em relação às próximas corridas....vamos ver as 2 próximas da Austria, em que a Ducati é favorita, o que ele é capaz de fazer.

Para já, tenho mais expectativas no AD, um dos pilotos mais regulares, do que no FQ.

Respondendo fora de contexto.....Neste momento não existe MM, mas pode ainda vir a existir.....no ano passado deu 6 gp's de avanço. Este ano com menos 4 corridas ainda não está fora :)

Quanto ao Dovizioso, veio de uma operação à clavícula 17dias antes da 1ª de Gerez, pode ainda não estar em forma, mas tem sido critico em relação ao desenvolvimento da Ducati, o que não abona muito em relação às próximas corridas....vamos ver as 2 próximas da Austria, em que a Ducati é favorita, o que ele é capaz de fazer.

Para já, tenho mais expectativas no AD, um dos pilotos mais regulares, do que no FQ.

Achas mesmo que a Ducati é favorita na Austria?

Repara que não foi só o AD que esteve mal. As Ducati's oficais estiveram mal (o Petrucci tb não fez melhor que o Dovi). Salvou-se o Zarco, que esteve a milhas de qualquer outro piloto numa Ducati. E isto dá que pensar.

Eu gosto muito do Dovi. Acho-o um piloto muito experiente, consistente e rápido. Mas parece que existem problemas entre ele e a equipa oficial da Ducati e isso pode estar a pesar na sua motivação.

Last edited:

Repara que não foi só o AD que esteve mal. As Ducati's oficais estiveram mal (o Petrucci tb não fez melhor que o Dovi). Salvou-se o Zarco, que esteve a milhas de qualquer outro piloto numa Ducati. E isto dá que pensar.

Austria é Ducati, claramente.

Austria é Ducati, claramente.

Estatísticamente falando, concordo, sem dúvida.

Mas a minha pergunta tinha mais a ver com o momento menos bom que evidenciou neste passado fim-de-semana, numa pista que lhe era favorável. E cheira-me que as KTM, a jogar em casa, vão ser um osso duro de roer.

Segundo o Dovizioso a DUcati está com problemas de desgaste de pneus e falta de aderência. Parece que está difícil a Ducati adaptar-se ás novas borrachas da Michelin, eles, dizem, que não sabem muito bem o que se está a passar. Mas com a analise dos dados do Zarco, aos quais a Ducati tem acesso, pode ser que encontrem o caminho. Se os problemas forem resolvidos ou minimizados......sim, a Ducati é favorita.

Mas se a Ducati não resolver os problemas, o Zarco com a mota do ano passado, vai dar luta, porque o Red Bull Ring é um circuito de motor e travões, e não propriamente de equilíbrio de chassis.

Mas a minha pergunta tinha mais a ver com o momento menos bom que evidenciou neste passado fim-de-semana, numa pista que lhe era favorável. E cheira-me que as KTM, a jogar em casa, vão ser um osso duro de roer.

É notório que a KTM tem evoluído, mal seria se assim não fosse, e o Pedrosa deve ter tido um contribuição decisiva, mas ainda não acredito na sua real competitividade.

A vitória no ultimo fim de semana aconteceu porque os astros estiverem todos alinhados.

Corrida relativamente lenta, +2m e 20s em relação ao ano anterior, inspiração do Binder, que deve ter arriscado porque nada tinha a perder, ausência do MM, e mesmo do Bagnaia, que tem sido dos melhores da Ducati, e erros (ou contas de cabeça) de alguns protagonistas, versus lesões de outros.

Pode-se argumentar, que as condições eram iguais para todos, mas nestas circunstancias a KTM saiu beneficiada.....igualmente para o ZArco.

Nas próximas corridas, com condições mais normais, a KTM vai voltar ao seu lugar.........Top 5, Top 10, o que já não é muito mau.

Eu estou muito expectante com o que o Oliveira vai fazer, no ano passado andou muito bem lá, este ano vai ser ali próximo do top 3, ainda por cima 2 fins de semana no mesmo circuito.

É notório que a KTM tem evoluído, mal seria se assim não fosse, e o Pedrosa deve ter tido um contribuição decisiva, mas ainda não acredito na sua real competitividade.

A vitória no ultimo fim de semana aconteceu porque os astros estiverem todos alinhados.

Corrida relativamente lenta, +2m e 20s em relação ao ano anterior, inspiração do Binder, que deve ter arriscado porque nada tinha a perder, ausência do MM, e mesmo do Bagnaia, que tem sido dos melhores da Ducati, e erros (ou contas de cabeça) de alguns protagonistas, versus lesões de outros.

Pode-se argumentar, que as condições eram iguais para todos, mas nestas circunstancias a KTM saiu beneficiada.....igualmente para o ZArco.

Nas próximas corridas, com condições mais normais, a KTM vai voltar ao seu lugar.........Top 5, Top 10, o que já não é muito mau.

Todos sabemos que a KTM ainda não está ao nível das melhores e nem sei se tem recursos (humanos, tecnológicos, materiais...) para tal, mas a vitória deste fds não foi apenas alinhamento astral! Foi fruto da sorte, mas esta dá muito trabalho e exige dedicação, investimento, sacrifício e espero sinceramente que seja a primeira de muitas!

Talvez daqui a duas temporadas possam estar a discutir o topo. Até lá é aprendizagem e irem melhorando, nem que seja recorrendo a "estrategas", como estão a fazer com o Pedrosa e já fizeram, por exemplo, no motocross com a contratação da estrela Stefan Everts para os ajudar a ganhar nos EUA...

Gosto de todas as marcas, embora assuma que sou fã da KTM e tenho uma (já tive várias outras), mas o mais importante para mim é que esta modalidade se continue a desenvolver e a evoluir já que parte do que aqui se faz chega depois aos comuns mortais...

Back