MotoGP

Eu julgo que ele perde a frente, qaundo vê que o Pol vai regressar, a julgar pelos comentários da BT Sport a culpa é do Pol.

Continuam a ser imagens com a mesma perspetiva. No entanto, neste video, talvez por estar em câmera lenta, já me parece que de facto o Miguel não vai em queda e que só após o toque do Pol é que o Miguel perde o controlo da moto. Um coisa é certa, o Pol fez um erro na abordagem da curva. Se calhar deveria ter ter tido mais cuidado ao regressar à pista, porque ele sabia que o Miguel vinha atrás dele. E aí sim, acho que o Pol não teve a capacidade de análise da situação que se impunha e acabou por colocar as 2 KTM fora da prova.

Um piloto quando erra uma curva daquela forma não pode voltar à pista sem tomar as devidas precauções de segurança. Se ele não tivesse nenhum piloto a pressioná-lo tudo bem, mas não era esse o caso. Como é óbvio com o erro do Pol, o Miguel fez o que lhe competia que era tentar a ultrapassagem. Cabia ao Pol ceder a posição e não disputá-la pois, quando ele retoma a pista, o Miguel já estava à frente dele.

Ainda assim, gostava de ver outra perspetiva deste incidente. Infelizmente parece que não existem outras imagens.

Última edição:
P.S: Eu era o Rossi e ia para casa....

Bela chapada de luva branca do Dovi....

Onde anda a Honda?

Foi logo o que eu pensei. Ele já não tem nada a provar no motociclismo. O seu nome está para sempre ligado à história deste desporto.

A verdade é que se a moto do Morbidelli o apanha, muito provavelmente, ele tinha morrido ali. Por vezes estas situações não acontecem por acaso, terá um sido um aviso? Mas ele é um profissional e, apesar de visivelmente abalado, voltou para a corrida e conseguiu ser a melhor das Yamaha, terminando em 5º.

Mas foi um momento arrepiante que ele não vai esquecer.

O Mir e o Miller ficavam sempre na frente do Oliveira, ficaria na 4ª posição.
Isso agora é muito relativo.
Podia ou não ficar em 4o, como podia ficar mais para a frente ou para trás, não sabemos como seria o comportamento dos pneus ou o seu andamento.
Se fosse em função da primeira corrida diria que estava com ritmo para pódio, sem dúvida.
Mas mais uma vez, é tudo relativo. O Rins parecia perdido lá para o meio, na primeira corrida, e na segunda num ápice chegou lá à frente, e depois fez borrada quando tinha mais do que tempo para tentar vencer.

O que vale, pelo menos tem sido uma constante, é que o MO é daqueles pilotos que no fim da corrida, independente do resultado, parte para próxima com grande moral e esquece o que se passou na anterior.

Apenas uma nota para o Pol.
Entendo que a corrida tenha sido prejudicada pela bandeira vermelha, mas não pode ter uma atitude assim como a que teve na segunda corrida pois a partir do momento em que percebeu que não estava a correr bem, não sei se derivado do stress da paragem, dos pneus, mas para conseguir resultados não pode perder a cabeça e cometer tantos erros, pois a dada altura foram erros atrás de erros.

As Yamaha, tal como de certo modo o MV deixou antever, são rápidas para uma volta mas para ritmo de corrida... safou se o VR que com a sua idade e experiência, e depois do tremendo susto, conseguiu ser melhor da Yamaha. O MV não sei se ficou traumatizado com o incidente, pois foi perder lugares em barda, sendo que já na primeira corrida tinha perdido bastantes.

As Suzuki bem rápidas, a darem luta às Ducati, mas o Rins não pode não pontuar. É imperativo que consiga pontuar, tal como aconteceu com o FQ (outra corrida para esquecer) ou com o MV, que por más prestações e posições, conseguiram amealhar alguns pontos.

O FQ depois daquele início de temporada está a andar para trás. E no próximo fim-de-semana não se espera melhorias significativas.

Última nota para o entusiasmo que tem sido estas corridas. Tal como já tinha referido anteriormente isto sem o MM é muito mais divertido, corridas muito mais abertas quanto ao vencedor, e temos para já 3 construtores diferentes com vitórias e a Honda, perdão, a Márquez, nem se vê. E parece ser já um dado adquirido que este ano está decidido que a Honda não o vai utilizar a não ser que tenha a certeza que está completamente recuperado. Compreendo que os, segundo consta, 16 milhões, pesem no investimento feito no MM, e na mota estar totalmente focada no seu estilo, e que a Honda não queira hipotecar o fim da carreira do MM e o investimento que fizeram nele. Provavelmente só teremos MM para o ano.

Apenas outra nota para as imagens do descontentamento do Miguel. Nunca o tínhamos visto assim (alias, muitos comentários que li referiam isso mesmo, ele que é extremamente calmo e ponderado), estava visivelmente chateado com a situação, o que leva a entender que não tenha dito sua culpa a queda.
E saberia bem como estava em termos de ritmo de corrida e que poderia ter alcançado um extraordinário resultado.

Relativamente às declarações, nada de novo, não podia vir para antena dizer mal do Pol ou da KTM, é apenas e só o seu empregador e com mais dois anos de contrato. Estou em crer que se não fosse um KTM o discurso teria sido diferente.

117768253_10159240888860769_3788238317955382574_o.jpg

118074529_10159240887915769_46778130946551383_o.jpg

117888454_10159240888390769_4826086908193956195_o.jpg

117803864_10159240888325769_1984648463679918057_o.jpg

117949553_10159240888370769_366467391794559416_o.jpg

Analisando mais a frio parece-me que é impossível o MO ter qualquer responsabilidade neste incidente.

Mesmo que eventualmente se possa alegar que ele já vinha em queda quando se dá o contacto, aparece-lhe um cromo na trajectória normal de corrida, numa altura em que ele estaria a começar a abrir acelerador, e teve que se agarrar aos travões. Isto já sendo simpático para quem acha que ele já estava em queda.

O Pol é que vinha com muita sede ao pote, naquela circunstância nunca podia tentar endireitar a mota tão rapidamente para ganhar tracção para a recta. Ao fazer isso fica na trajectória de saída da curva em condição normal de corrida. Tinha que sair mais largo e ver se vinha alguém.

Na curva 4, é sempre feita quase junto ao corretor exterior, a imagem que se vê do Oliveira é uma imagem normal, ele está deitado a fazer a curva, quem tem uma visão mais acima, que era o que o Palhaço tinha, dá a sensação da moto muito deitada, o que não falta são prespetivas iguais, quando um piloto está por dentro, deitado e em ultrapassagem.

A curva 4, para não perder o momento , na acelaração e após o apex, é sempre feita perto dos corretores exteriores.

O Palhaço do 44, julga que é tudo dele e parece que lhes dá comichão do Oliveira os ultrapassar, ele sabia perfeitamente quem é que vinha atrás. O gajo alargou e cagou e toca a dar um chega para lá, porque a posição é minha, foi quando se deu o embate.

Mal o Pol embateu na moto do Oliveira, como a moto ia descompensada, com um ângulo superior a 50 graus, é normal que perca aderência e assim mais uma vez e pela 3ª vez, um piloto Ktm é culposo na queda do Oliveira e que sorte ele teve, de não ter lesões.

O virar as costas do Pol é outro atributo dele, sabendo que fez cagada.

Na 1ª corrida o Oliveira tinha tudo para um pódio certo, as Ducati estavam em tremenda dificuldade em sequer acompanhar o Pol, ou manter os tempos do Oliveira, que rondavam os 1.24,6xx, na 2ª corrida, ambas as Ducati estavam a fazer 1.24,0xx, levando conigo as Suzuki e a colocar o Pol em apuros, visto que ele não estava a conseguir ir buscar 0,5s por volta e não teve cabeça para ver isso, foi quando começou a queimar as travagens e a alargar.

Oliveira não podia ter evitado o acidente, viu uma aberta segura e fez o seu trajeto normal, quando passou o Pol estava deitado e com visão contrária à moto de Pol, já o Pol viu e sabia que ia e podia estar lá uma moto, foltou-lhe como sempre, ser metódico, em situações destas.

O engraçado, é ele considerar acidente de corrida, quando ele é o único culpado.

Sei que haverá mais oportunidades para o Oliveira, mas são corridas como estas e como a 2ª de Jerez, que Oliveira precisa de sorte e tem de aproveitar ao máximo este momento da Ktm, antes que as concessões, retirem alguma vantagem de um contrutor que está ainda a tentar acompanhar a Ducati, Honda e Yamaha, que estão hã decadas no Motogp.

Estas imagens demonstram bem a raiva que sentiu, mas por um lado gostava que ele não tivesse reagido assim.
Pode ser que assim o respeitem mais, ainda dizem que é o fado, mas se calhar falta mesmo terem mais respeito pelo Português.

Voltar
Superior