Espargaró: "O acidente de Marc Márquez parece-me gravíssimo. Podia ter rebentado o joelho ao Miguel Oliveira e ficava sem correr o resto da vida. Foi um impacto brutal." "Não aprendemos. Depois das quedas de ontem, hoje arrancámos de forma igual."
Esse homem tem razão, já ontem alertou para o problema de agressividade consequência do novo modelo de corridas. Até falou na sugestão de criarem uma comissão de pilotos como existe noutros desportos. Até disse algo assim" prezo muito a minha família e a bicicleta...". Tem o irmão no hospital, e mesmo assim alguns portugueses já o estavam a acusar de ser chorão. Ridículo...
Acho que é unânime que honrem todos nós adeptos gostamos muito da corrida, no entanto foi evidente os níveis de agressividade muito elevados ao longo de todo o fim de semana.
Ou seja, se os treinos estão a correr mal, os pilotos começam a arriscar mais que a conta ainda no fp2.
Depois se fazem uma má classificação é altamente penalizador, porque são 37 pontos que estão em jogo!
Para quem sai na frente, espetacular! Vão correr e provavelmente sacar muitos pontos, agora quem parte de 10° para baixo está completamente lixado. Na Sprint Race vai ter de arriscar demasiado para se chegar à frente e nem sequer pode jogar com a gestão de corrida, e no dia seguinte volta a sair da mesma posição, ter de recuperar imenso para chegar à frente.
Posto isto, acho que deviam tomar medidas mais drásticas para penalizar estes excessos, e aí estou de acordo com o Aleix Espargaro: devia ficar de fora do próximo GP.
E deviam implementar uma medida do género: acidente nos FP ou Q: fora da Sprint Race, acidente na sprint Race: fora da corrida. Acidente na corrida: fora do GP seguinte.
Sair atrás para um piloto como o Marc, pode até prejudicar outros pilotos que vão levar com ele em várias ultrapassagens.
Mas pode ser que este GP lhe pede na consciência e o acalme, pelo menos durante uns tempos...