MotoGP

É o típico portuga do futebol, esquecem que isto é corridas, é logo violência... ali nas corridas todos querem ganhar, acidentes destes acontecem, basta olhar para o incidente entre o Marini e o Bastianini na corrida Sprint, e ambos da estrutura VR46... o Bastianini foi parar ao estaleiro, o Marini desculpou-se, pronto, segue a vida. (no entanto o Marini não levou nenhuma penalização... e o Mir por menos levou...)

Vindo de ti até que é engraçado esse moral.

Contudo, não vi mal nenhum no que disseram, mas talvez tenha um sentido de humor diferente. Eu que normalmente critico a Sport TV pela escolha de comentadores que tem nos desportos motorizados (menos na NASCAR, V8 e indy) não tenho nada assinalar no que disseram, muito menos relacionar o que eles disseram a violência.

Em relação à penalização, não me surpreende, aliás não se esperava nada mais que isto.

Não comparar o acidente do Marini com o do Mir e muito menos do MM, o Mir tentou enfiar onde não podia e bateu no FQ, o MM foi tresloucado, falhou a travagem, bate no Martin e varre o MO... o Marini ao tentar a ultrapassagem perdeu a frente e na sua queda embateu no EB e daí não ter sido penalizado.

Bem, que fds frustrante! Primeira prova do ano, correr em casa e num circuito que gosta, nova equipa e ainda o facto de com o avançar do campeonato, o défice de desenvolvimento da moto tenderá a criar fosso competitivo para as restantes. Não merecia, depois do erro de ontem, hoje o atropelo de Marquez!

Evidentemente que as regras estão definidas e embora as interpretações possam definir muito o que acaba por acontecer, mas manobras como a de hoje não podem ir lá com long laps, se é para participar, então que arranque do final da grelha. Não se trata de ter sido ao português, MM é useiro e vezeiro na conduta, não pode ter enquadramento semelhante ao que Mir fez ontem. Aqui anda-se muito depressa e um pequeno erro naturalmente provoca toques, mas pôr em causa a integridade física de outros pilotos com manobras estupidas! Os travões não são desculpa.

Marquez é porventura o mais genial piloto que já vi correr (e já vi muitos), mas quando pára o relógio... que se parta sozinho é um conto, levar outros para o mesmo destino é que não.

No que à parte desportiva diz respeito, maior destaque obvio para Bagnaia, a dizer presente na candidatura ao bi. Mota rápida e solidez na condução, vida difícil para a concorrência, nomeadamente, o anterior campeão que andou perdido no meio do pelotão.

Hoje já tivemos as Aprilias "boas" na frente, ou melhor, a do MV, que paulatinamente parece ir tomando destaque na equipa. Também as KTM se chegaram mais ao topo, os acidentes ajudaram e Binder esteve em destaque, mas faltou-lhe o habitual para que o resultado fosse melhor do que sensação que deixaram.

Mas há malta muito estúpida, lembro-me de um dos comentadores da Sport Tv logo a incentivar à violência depois do toque entre o Marquez e o Oliveira.

"O Marquez é melhor sair escoltado do autódromo..."

Que ridículo...
Eu vi pela BT Sport e no fim disseram mais ou menos a mesma coisa, disseram que teria sair de helicóptero, acho que não é um incitamento à violência, mas sim uma ilação muito obvia.

Não comparar o acidente do Marini com o do Mir e muito menos do MM, o Mir tentou enfiar onde não podia e bateu no FQ, o MM foi tresloucado, falhou a travagem, bate no Martin e varre o MO... o Marini ao tentar a ultrapassagem perdeu a frente e na sua queda embateu no EB e daí não ter sido penalizado.

Para mim é muito mais incidente de corrida o do Mir com o Quartararo, do que o Marini com o Bastianini, nunca na vida que o Marini conseguia fazer a curva àquela velocidade.

Eu nem percebo onde é que eles estavam com a cabeça para resolverem penalizar o Mir, isto é MotoGP, há toques e coisas do género...

https://www.youtube.com/shorts/g0qIYTHSMYU

Eu vi pela BT Sport e no fim disseram mais ou menos a mesma coisa, disseram que teria sair de helicóptero, acho que não é um incitamento à violência, mas sim uma ilação muito obvia.

Sim, basicamente é como dizer: vão-lhe fazer uma espera para lhe irem ao focinho... 🤣 típico tuga...

Já agora, porrada em quem tem vestes do Marc Marquez, filhos da mãe! 😂

Espargaró: "O acidente de Marc Márquez parece-me gravíssimo. Podia ter rebentado o joelho ao Miguel Oliveira e ficava sem correr o resto da vida. Foi um impacto brutal." "Não aprendemos. Depois das quedas de ontem, hoje arrancámos de forma igual."

FsKPhKOXoAEQcIp

Marc Marquéz:

First of all I want to say that I am very sorry to Oliveira, his team and the Portuguese fans because it was his race. I did a really big mistake today, of course it was not my intention to have this happen, my intention was not even to overtake Martin at that point, but I had a massive lock with the front. Maybe the hard front was not fully up to temperature, I released the brakes and the bike went inside.
I avoided Martin but made contact with Oliveira. I straight away went over to Miguel and then in the medical centre I went to check on him – fortunately it looks like he is OK and this is the most important thing.
On my side I have some pain in my right hand and with my knee but this is not so important at the minute. I fully accept and respect the penalty of the double long-lap during the Argentina GP because I did a mistake.

Quando o marquez passou de boleia na acelera junto ao público, houve lá alguns que até a grade roeram.

Em relação ao autódromo e à organização, começa a ser difícil adjectivar a desgraça. Aliás, na minha opinião tem piorado até, e mesmo com facilidade no bilhete e acesso privilegiado, muito dificilmente lá coloco de novo os pés. Com menos de meia casa, o desespero de pessoas ao sol, horas, em filas para poder comprar uma água ou usar a casa de banho.

​​​​​​

Espargaró: "O acidente de Marc Márquez parece-me gravíssimo. Podia ter rebentado o joelho ao Miguel Oliveira e ficava sem correr o resto da vida. Foi um impacto brutal." "Não aprendemos. Depois das quedas de ontem, hoje arrancámos de forma igual."

FsKPhKOXoAEQcIp

Esse homem tem razão, já ontem alertou para o problema de agressividade consequência do novo modelo de corridas. Até falou na sugestão de criarem uma comissão de pilotos como existe noutros desportos. Até disse algo assim" prezo muito a minha família e a bicicleta...". Tem o irmão no hospital, e mesmo assim alguns portugueses já o estavam a acusar de ser chorão. Ridículo...

Acho que é unânime que honrem todos nós adeptos gostamos muito da corrida, no entanto foi evidente os níveis de agressividade muito elevados ao longo de todo o fim de semana.

Ou seja, se os treinos estão a correr mal, os pilotos começam a arriscar mais que a conta ainda no fp2.
Depois se fazem uma má classificação é altamente penalizador, porque são 37 pontos que estão em jogo!

Para quem sai na frente, espetacular! Vão correr e provavelmente sacar muitos pontos, agora quem parte de 10° para baixo está completamente lixado. Na Sprint Race vai ter de arriscar demasiado para se chegar à frente e nem sequer pode jogar com a gestão de corrida, e no dia seguinte volta a sair da mesma posição, ter de recuperar imenso para chegar à frente.

Posto isto, acho que deviam tomar medidas mais drásticas para penalizar estes excessos, e aí estou de acordo com o Aleix Espargaro: devia ficar de fora do próximo GP.
E deviam implementar uma medida do género: acidente nos FP ou Q: fora da Sprint Race, acidente na sprint Race: fora da corrida. Acidente na corrida: fora do GP seguinte.

Sair atrás para um piloto como o Marc, pode até prejudicar outros pilotos que vão levar com ele em várias ultrapassagens.

Mas pode ser que este GP lhe pede na consciência e o acalme, pelo menos durante uns tempos...
​​​​​​

So agora pude ver a corrida do Motogp, e nem sei que dizer do MM...

Mas em minha opiniao este gajo ou vai acabar a matar-se ou a matar alguem. O número de quedas de lesoes fisicas que tem na sua carreira explicam tudo.

De que serve ser o mais rápido do pelotão se passa mais tempo hospitalizado que em cima da moto?...

Quando o marquez passou de boleia na acelera junto ao público, houve lá alguns que até a grade roeram.

Em relação ao autódromo e à organização, começa a ser difícil adjectivar a desgraça. Aliás, na minha opinião tem piorado até, e mesmo com facilidade no bilhete e acesso privilegiado, muito dificilmente lá coloco de novo os pés. Com menos de meia casa, o desespero de pessoas ao sol, horas, em filas para poder comprar uma água ou usar a casa de banho.

​​​​​​
Essa foi a minha experiência há uns anos. Só me enganam uma vez... Vê -se pior que em casa e ainda estive 40 minutos para comprar uma imperial e um pacote de batatas.

So agora pude ver a corrida do Motogp, e nem sei que dizer do MM...

Mas em minha opiniao este gajo ou vai acabar a matar-se ou a matar alguem. O número de quedas de lesoes fisicas que tem na sua carreira explicam tudo.

De que serve ser o mais rápido do pelotão se passa mais tempo hospitalizado que em cima da moto?...

E consta que também acertou no Jorge Martin, acho que ficou com uma fractura junto ao tornozelo...

Edit: afinal foi isto: O Jorge Martin passou pelo checkup e foi constatado uma pequena fratura no primeiro dedo do pé direito, mas ele foi declarado apto.

Last edited:
As Ktm é que são caso de estudo, ainda não percebi muito bem o que esperar delas.

Durante as sessões de treino, qualificação e Sprint só o Miller andava nos primeiros lugares, depois na corrida o Binder faz uma grande recuperação e acaba na frente do Miller...

Vai ser uma dupla de pilotos interessante de seguir.

Back