MotoGP

tava a ver se encontrava o video de uma corrida do Rossi nas 125 ou 250 em k ele faz cavalinho na reta da meta.
Ia em 1º e fez pra esperar pelo 2º, k axo era o sakata. Mas o Sakata nao quis brincar e passou e n esperou por ele.

Também te lembras disso? Foi nas 250, ambos em aprilia.

Foi demais...Em plena corrida saca cavalo ao longo da recta da meta só para ser passado e poder ir atrás. Foi algo de inédito [:cool:]

Já tentei encontrar no youtube mas não consegui...

Em relação aos powerslides, segundo o que dizem os pilotos e os comentadores, estas motos não têm a mesma entrega de potência que tinham as 1000 além de terem controle de tracção, daí já não se verem. O que é uma pena e o Nicky Hayden que o diga...

Last edited:

O Gary Mccoy era perito nessas situações, porque no seu passado tinha corrido no speedway (aquelas corridas que se correm em ovais com as motas todas de lado).
Quando todos os pilotos tinham pneus macios oi médios na roda traseira ele tinha sempre duros, por causa dessas situações.
Já nas travagens era a mesma coisa, com a mota a bailar de um lado para o outro.

Aqui à uma ou 2 temporadas atrás, era ver o Rossi na Catalunha na penultima curva antes da meta com a mota toda de lado.
Delicioso mesmo [br:)][br:)]
Corridas que vale a pena ver.

O rossi é o melhor piloto de sempre, a Ducati é a melhor mota actualmente, para alem disso um italiano, numa equipa italiana...
não sei se será o melhor de sempre..é, sem dúvida, o melhor da sua geração.
quanto à ducati. a moto tem um motor fenomenal mas não sei se o resto é melhor do que da Yamaha. acredito que a Ducati seja bem mais exigente.
veja-se por onde anda a outra ducati oficial.....
há ali muito talento do Stoner.

ld

Pois, mas o Melandri este ano também está uns (muitos) furos abaixo daquilo a que nos habituou.
Mas não tenho dúvidas que a Ducati é a moto mais rápida do plantel, desde que bem pilotada, o que acontece no caso do Stoner.

não sei se será o melhor de sempre..é, sem dúvida, o melhor da sua geração.
quanto à ducati. a moto tem um motor fenomenal mas não sei se o resto é melhor do que da Yamaha. acredito que a Ducati seja bem mais exigente.
veja-se por onde anda a outra ducati oficial.....
há ali muito talento do Stoner.

ld

Pois, mas o Melandri este ano também está uns (muitos) furos abaixo daquilo a que nos habituou.
Mas não tenho dúvidas que a Ducati é a moto mais rápida do plantel, desde que bem pilotada, o que acontece no caso do Stoner.

O Melandri provavelmente será substituído na 2ª fase da época pelo Gibernau. O problema não é só dele mas também da moto e da própria Ducati que canaliza todos os recursos para o Stoner. E a 2ª equipa (Alice Team) também não tem conseguido grandes resultados. A Honda e a Yamaha são motos mais equilibradas. A Suzuki continua com a fama de ser destruidora de pneus, enquanto que a Kawa demora a apresentar resultados.

Também te lembras disso? Foi nas 250, ambos em aprilia.

Foi demais...Em plena corrida saca cavalo ao longo da recta da meta só para ser passado e poder ir atrás. Foi algo de inédito [:cool:]

Já tentei encontrar no youtube mas não consegui...

Em relação aos powerslides, segundo o que dizem os pilotos e os comentadores, estas motos não têm a mesma entrega de potência que tinham as 1000 além de terem controle de tracção, daí já não se verem. O que é uma pena e o Nicky Hayden que o diga...

Lembro! Eu comecei a ver o Rossi nas 125cc e foi sempre a ver até hoje.
Essa parte foi demais. Mas o Japuna nao foi na conversa, passou o e foi-se. Mas foi bonito de se ver.

Mas se não me engano o rossi apanhou-o e ganhou a corrida.

Também já o sigo desde as 125, daí ser o meu piloto preferido. Já aí ele mostrava classe.

Mas se não me engano o rossi apanhou-o e ganhou a corrida.

Também já o sigo desde as 125, daí ser o meu piloto preferido. Já aí ele mostrava classe.

Nao tenho a certeza mas acho k perdeu. O japones passou o na recta da meta e ele perdeu muitva velocidade e foi um avançozito k levou e já n chegou lá.

MotoGP: Rossi vence em Brno

MotoGP: Rossi vence em Brno

STONER CAI E ITALIANO DILATA VANTAGEM NO CAMPEONATO
Valentino Rossi (Yamaha) venceu o Grande Prémio da República Checa do MotoGP, disputado este domingo no circuito de Brno, e dilatou a sua vantagem na classificação do campeonato. O seu principal opositor, Casey Stoner (Ducati), abandonou (queda) a prova logo na 3.ª volta
O Stoner entregou a vitoria ao Rossi, assim não tem piada. Aquela Ducati parece que não é para brincadeiras.[:D]

O Stoner entregou a vitoria ao Rossi, assim não tem piada. Aquela Ducati parece que não é para brincadeiras.[:D]

Entregou? [:D] Então se ele não aguenta a pressão que culpa tem o Rossi? [:p]

O Stoner parece-me que está psicológicamente afectado depois de Laguna Seca, pensava ele que com a mota que tinha eram favas contadas mas enganou-se redondamente.

Eu acho que a FIM tem de limitar seriamente a electrónica destas motos, sob pena de reduzir o papel do piloto a quase nada. O caso do Stoner é bem demonstrativo do que está a acontecer. Ele só tem de enrolar o punho à saída das curvas, que a electrónica encarrega-se de gerir a aceleração. Já o resto do plantel, tem de dosear à unha o acelerador, um erro e é cuspidela pela certa. A queda do Stoner de ontem, foi de certeza um stress qualquer da electrónica. Confia cegamente na electrónica da moto e deu-se mal.

Eu acho que a FIM tem de limitar seriamente a electrónica destas motos, sob pena de reduzir o papel do piloto a quase nada. O caso do Stoner é bem demonstrativo do que está a acontecer. Ele só tem de enrolar o punho à saída das curvas, que a electrónica encarrega-se de gerir a aceleração. Já o resto do plantel, tem de dosear à unha o acelerador, um erro e é cuspidela pela certa. A queda do Stoner de ontem, foi de certeza um stress qualquer da electrónica. Confia cegamente na electrónica da moto e deu-se mal.
E na partida? Inacreditável. Mesmo assim com a electrónica toda, a Ducati parece sempre muito mais instável que o restante motos. Aquele motor deve ser simplesmente fenomenal

E na partida? Inacreditável. Mesmo assim com a electrónica toda, a Ducati parece sempre muito mais instável que o restante motos. Aquele motor deve ser simplesmente fenomenal

Por acaso parecem, à saida das curvas andam sempre aos safanões, mas aquela electrónica deve digerir esses problemas todos. Em velocidade de ponta, a diferença para as restantes motos já não é assim tão grande.

Por acaso parecem, à saida das curvas andam sempre aos safanões, mas aquela electrónica deve digerir esses problemas todos. Em velocidade de ponta, a diferença para as restantes motos já não é assim tão grande.
A mota tem muita tecnologia, no arranque sai disparada, não há nenhuma que lha faça frente, sem electrónica não sei como seria, mas parece que o segredo da potencia é o sistema desmodromico.

A mota tem muita tecnologia, no arranque sai disparada, não há nenhuma que lha faça frente, sem electrónica não sei como seria, mas parece que o segredo da potencia é o sistema desmodromico.

Eh pá isso já não sei... o único que sei é que com um sistema de válvulas sincronizado mecanicamente, evitas os cruzamentos de válvulas a alta rotação, o que acontece num sistema de retorno por molas, limitado pelas constantes elásticas das molas e pelas frequências de resonância.

Com um sistema de válvulas pneumáticas, também evitas facilmente o cruzamento das válvulas. Teóricamente, um sistema com válvulas penumáticas é o mais eficaz porque tem menos peças móveis, logo é mais fiável e tem um melhor rendimento..... mas os engenheiros da Ducati estão cá para provar o contrário, eheheh... por acaso, a besta negra da Honda não é a Yamaha, mas sim a Ducati. Já nas SBK leva bigodes atrás de bigodes e agora no Motogp nem se fala.

Exacto, as valvulas por molas também penso que só fazem 16 mil rpm, e as pneumaticas e desmo chegam ás 20 mil. Por acaso a Honda tem estado apagada, a Yamaha também se não estivesse lá o Rossi nem quero imaginar como estava aquilo. A Ducati parece que está numa boa fase, nada para a GP8, só mesmo os despistes do Stoner [:p] Já agora li numa revista, nao sei se é verdade mas o Motor Honda e Ducati colocam aproximadamente 220cv e o motor Yamaha só 210cv, em competição isto é muito.

Acho que não tem nada a ver com o controlo de válvulas.

A Ducati é -salvo erro- a única marca que continua com uma configuração de motor "screamer". Todas as outras marcas optaram pela configuração "big-bang".

A vantagem do screamer em relação ao big-bang é a maior potência disponibilizada pelo motor, com o inconveniente de a mesma ser disponibilizada de forma muito violenta, sendo portanto mais "gulosa" no desgaste dos pneus.

Aparentemente a Ducati conseguiu - com o seu excepcional controlo de tracção - equilibrar o funcionamento do seu screamer de forma a que é mais controlável em curva e muito eficiente em recta.

Talvez a prova de que isto é verdade é que o próprio Stoner já declarou que a sua Ducati está mais controlavel à custa de uma menor velocidade final, com as novas afinações da electrónica.

Em relação à última prova ... pareceu-me que a pressão sobre o Stoner foi demais: estava com um composto mais macio no pneu traseiro (comparado com o do Rossi) e contava que isso lhe desse vantagem no início da corrida para "fugir" do Rossi e evitar novo Laguna Seca... só que o Rossi não estava praí virado e à 6ª volta já estava a recuperar tempo (só nessa volta "tirou" 2 décimas de segundo ao gap ...). O Stoner "forçou" um pouco mais e ultrapassou os limites da Duc.
Optima operação para o Rossi, péssima para o espectáculo.

P.S. - Mais uma monumental bacorada por parte da Michelin ... já se comenta que a Honda irá -no próximo ano- equipar as motos de fábrica com Bridgestone ... A continuar assim, teremos uma só marca de pneus no MotoGP num futuro próximo ...

P.S.2 - Já se falam em medidas para diminuir as velocidades de passagem em curva das MotoGP, em nome da segurança. Desde "pneu único" (leia-se "marca única") até jantes mais estreitas passando pela abolição do Fly-by-wire (e consequente redução da eficácia dos controlos de tracção), já há várias hipóteses na mesa ...

"V"

Referes-te á ordem de disparo dos cilindros não é? Screamer indica que disparam 2 ao mesmo tempo e Big Bang indica que disparam intervalados?

Sim, aquela mota tem muita electronica, vê-se no arranque, coloca logo a potencia no chão, e a forma como ganhou vantagem em recta, a curvar parece um touro, não sei como consegue domar aquilo. Não vi a corrida toda, mas parece que o Stoner perdeu a frente ao entrar rápido de mais numa curva. O Rossi assustou-o e ele meteu-se a abrir feito parvo, provavelmente sabia que numa luta directa com Rossi, perderia.

Back