Motor 2.0 da BMW

O giro é que andam muitos de 20d a fazer médias de 5l/100km e a pastar na estrada.

110cv já lhes chegavam quanto mais 177cv. Parece que há fome de potência. Quando mais melhor, mesmo que não se utilize.

2.0

2.0

mas, 318 e 320 nao usam o mesmo motor de 2 litros ??
pessoalmente preferia o 318 e se tivesse pouca potencia ...?! alterava-o ...

Last edited:
mas, 318 e 320 nao usam o mesmo motor de 2 litros ??
pessoalmente preferia o 318 e se tivesse pouca potencia ...?! alterava-o ...

Se formos por aí o 20d também dá para alterar [;)]

Não esquecer que 18d com repro para potência do 20d não faz dele um motor tão fiável como um verdadeiro 20d.

Há diferenças de hardware e não só software.

a diferença é minima.. vai para o 20d. É outra coisa e consumos semelhantes. E dorme descansado sem pensar que pena não ter comprado 'aquela' máquina.

O que são 4000 € no preço de um carro a rondar os 50.000 € ou mais? Nada tendo em conta o prazer de mais 34 cavalos.

São 10% a mais para ter o mesmo carro e o mesmo motor[:)]

Sendo assim, que compre um 335, porque é outra coisa[:)]

Que mania que existe pelo 20. Independentemente da potência que o carro tem, tem de ser um 20d, nem mais nem menos. loooool

Parece-me que por aqui existe um enorme exagero em torno das potências necessárias.

Um 18d com 143 cv já é tudo menos lento, permitindo circular em AE a velocidades muito acima de lei sem grande esforço, e ser seguro em ultrapassagens em estrada.

Não foi assim há tanto tempo que o A4 1.9 TDI 110cv ou o BMW 320d de 136cv eram carros diesel com andamentos interessantes. Agora 143cv já não chegam...

Acho que a potência média dos carros dos users deste fórum se deve situar acima dos 200cv.

Parece-me que por aqui existe um enorme exagero em torno das potências necessárias.

Um 18d com 143 cv já é tudo menos lento, permitindo circular em AE a velocidades muito acima de lei sem grande esforço, e ser seguro em ultrapassagens em estrada.

Não foi assim há tanto tempo que o A4 1.9 TDI 110cv ou o BMW 320d de 136cv eram carros diesel com andamentos interessantes. Agora 143cv já não chegam...

Acho que a potência média dos carros dos users deste fórum se deve situar acima dos 200cv.

Também chego a essa conclusão.[;)]

Eu faço muita auto-estrada e desde já digo que não ando a empatar o transito, muito pelo contrário.
Não tenho a minima dificuldade em fazer ultrapassagens e a mim o carro nunca me envergonhou, agora se é para fazer corridas, com os 35000 € que gastei no meu carro tinha comprado um M3 usado com 340 cv e era o rei da estrada... ou não!!![:D]

Para mim dependeria sem dúvida da utilização a dar ao carro, se fôr alguém que no seu dia a dia faça muita auto-estrada e nacionais etc, sem dúvida que vale a pena o 320d, agora se o uso principal do carro no dia a dia fôr citadino e deslocações curtas, apenas com viagens ocasionais, já iria para um 318d mais equipado!

Eu penso que um 318d, mesmo para usar em estradas e AE chega bem para as encomendas.

A diferença é que o 320d é mais rápido, mas de todo penso que o motor de 318d é de um citadino!

Se 143cv são poucos, que dizer dos meus 65... E o melhor, os meus até andam, bem, desenrascam[:D]

Realmente, e pegando no exemplo do Taveirada, há alguns anos atrás um 1.9 com 150 era cotado como um motor muito puxado, que só iria dar problemas e o diabo a sete..

Hoje em dia, um 2.0 com 177 (ou mais...) é que é bom[:p]

Cump.

Os dois unicos carro que conduzo tem 55 e 70 cavalos um de 1993 e outro de 1971 portanto quanto á parte de se a potencia do 118d chega eu diria que chega e sobra pois com a potencia dos meus carros ja são mais rapidos do que andar a pé
E cheguei a conduzir um 320d de 136cv e chegava e sobrava
Eu pegava no 18d poupava uns trocos e se sentisse necessidade reprogamava-o
E o motor do 18d nunca será citadinho, o meu micra 1.0 é que é

Estou para ver como é que isto vai parar, daqui a pouco os 320d e 220cdi andam nos 200, 250 cv e tanta potencia para na realidade praticamente nunca lhe dar uso

Os dois unicos carro que conduzo tem 55 e 70 cavalos um de 1993 e outro de 1971 portanto quanto á parte de se a potencia do 118d chega eu diria que chega e sobra pois com a potencia dos meus carros ja são mais rapidos do que andar a pé
E cheguei a conduzir um 320d de 136cv e chegava e sobrava
Eu pegava no 18d poupava uns trocos e se sentisse necessidade reprogamava-o
E o motor do 18d nunca será citadinho, o meu micra 1.0 é que é

Estou para ver como é que isto vai parar, daqui a pouco os 320d e 220cdi andam nos 200, 250 cv e tanta potencia para na realidade praticamente nunca lhe dar uso

Isso das reprogramações tem muito que se lhe diga. Não me parece uma boa escolha.

Se 143cv são poucos, que dizer dos meus 65... E o melhor, os meus até andam, bem, desenrascam[:D]

Realmente, e pegando no exemplo do Taveirada, há alguns anos atrás um 1.9 com 150 era cotado como um motor muito puxado, que só iria dar problemas e o diabo a sete..

Hoje em dia, um 2.0 com 177 (ou mais...) é que é bom[:p]

Cump.

Já para não falar que agora é bi - turbos e etc e tal, mas não há stress :)

Pelos visto agora toda a gente sabe o que faz na altura do 1.9 tdi de 150cv não!

Isso tem a ver com os tais mitos do isto é tudo igual a única coisa que muda é o software . . .

Não me digas que com 143cv vais ter que ir a 120km/h na AE porque já vais a esforçar o motor?

O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Então porque é que se vendem 330 e 335? os motores mais potentes são só para quem gosta de andar a 250km/h nas auto-estradas ou vai a alguma pista 1 vez por semana?

Para mim o mais importante num motor potente é a facilidade e segurança de utilização, a facilidade como as ultrapassagens são feitas, as retomas de velocidade mais céleres, etc..

Eu mudei recentemente de um carro com 125cv para um com 150; então e o anterior não andava sem problema a 160km/h? Andava, mas este chega lá mais rápido, recupera bastante melhor, tem uma segurança diferente nas ultrapassagens...

Daí que para quem faça muitos km, uma motorização superior dá um outro conforto e segurança que compensam os euros investidos, enquanto que para quem faça poucos deve ser mais dificil "rentabilizar" esses euros!

Last edited:
Isso das ultrapassagens é treta. Em AE tanto faz ter 90 ou 500cv. A ultrapassar podes demorar mais ou menos tempo. Não corres perigo de vida.

Nas nacionais tens que saber o que tens na mão e não ultrapassar de qualquer maneira. É que em algumas ultrapassagens até 1.000cv podem ser poucos.

Os 35d são uma questão de capricho porque um 20d já chega e sobra para as estradas que temos.

Então está explicado o porque de tantas mortes na estrada em portugal...os carros não têm potencia para as ultrapassagens...será?
Vai para o 18d...não ficas nada mal servido...se eu apanhasse um desses para mim já era bem bom...143 cv já é alguma coisa e para o dia a dia é mais que suficiente, só porque o 20d tira mais um cagagésimo de segundo no arranque ao 18d, não compensa assim muito a diferença de preço que pagas por ele...
Para mim dependeria sem dúvida da utilização a dar ao carro, se fôr alguém que no seu dia a dia faça muita auto-estrada e nacionais etc, sem dúvida que vale a pena o 320d, agora se o uso principal do carro no dia a dia fôr citadino e deslocações curtas, apenas com viagens ocasionais, já iria para um 318d mais equipado!

Um bmw 318 com 143cv apenas serve para uso citadino???

Então está explicado o porque de tantas mortes na estrada em portugal...os carros não têm potencia para as ultrapassagens...será?
Vai para o 18d...não ficas nada mal servido...se eu apanhasse um desses para mim já era bem bom...143 cv já é alguma coisa e para o dia a dia é mais que suficiente, só porque o 20d tira mais um cagagésimo de segundo no arranque ao 18d, não compensa assim muito a diferença de preço que pagas por ele...

Um bmw 318 com 143cv apenas serve para uso citadino???

Isto só pode ser dito pelo dono de um S65 AMG e pouco mais.

Como é lógico o meu objectivo não foi dizer que um 318d apenas serve para ser carro citadino como um C1 1.0 ou coisa do género.

O que eu quero dizer é que na minha opinião o 320d compensa para quem o utilize, para quem ande muito com o carro e note efectivamente a diferença dos euros que pagou a mais; quem, como a maioria das pessoas, efectue deslocações diárias curtas, "citadinas" não vai quase nunca notar a diferença entre um 318 e um 320, então para quê o investimento?

O objectivo não foi dizer que o 318d é um citadino, mas sim que se o uso que lhe fôr dado seja um uso maioritariamente citadino chega e sobra, assim como chegará e sobrará (se até carros com 90cv chegam porque não um com 143?) para quem o utilize 24 h por dia em auto-estrada mas aí talvez já se note a diferença para o 320d coisa que raramente vai acontecer em cidade.

E se as minhas pérolas servirem pelo menos para vos divertir e se rirem um bocado então já fico contente!

Last edited:
...

O meu objectivo não foi dizer que o 318d é um citadino, mas sim que se o uso que lhe fôr dado seja um uso maioritariamente citadino chega e sobra, assim como chegará e sobrará (se até carros com 90cv chegam porque não um com 143?) para quem o utilize 24 h por dia em auto-estrada mas aí talvez já se note a diferença para o 320d coisa que raramente vai acontecer em cidade.

Não faz muito sentido.

Eu tenho um carro idêntico com 130cv e não sinto falta de potência em AE.
Aliás, se há algum lado onde queria mais potência seria em estrada, apenas pelo gozo de sentir mais potência.

Um 318d faz viagens acima dos 160 km/h com uma perna às costas, e isto já é arriscado de se fazer por causa das multas.

Depois, as diferenças reais de utilização entre 143 e 177 cv estão a ser exageradas aqui. Na realidade não é assim tão óbvio.

Back