Motor e rotações

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

citação:Originalmente colocada por AF147

4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!

Isso do esforco e' muito subjectivo, pois em 1a o motor mantem mais facilmente as 4000 rpm, e por essa logica vai em menos esforco.
Claro que se se estivermos a fazer uma viagem ai desgastara menos o motor ir em 5a pois e' correctamente refrigerado, etc...
então tenho razão![:p]

reis os pistoes tao a fazer mais esforço ás 4000rpm?!ou ás 4000rpm?!

tirando todos os factores externos o carro tá a fazer o mesmo esforço...nao?!

ja e' a 3a vez que dizes que tens razao, achas isso assim tao importante?

Como eu disse no post anterior, depende do que se entende por "esforco"... Portanto nao ha ca razoes ou meias razoes.

4.000 rpm são 4.000 rpm! E para o motor, rodar a 4.000 rpm em 1ª ou 2ª é a mesmíssima coisa...

Simplesmente a caixa é que desmultiplica a potência do motor em andamento.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

4.000 rpm são 4.000 rpm! E para o motor, rodar a 4.000 rpm em 1ª ou 2ª é a mesmíssima coisa...

Então por essa lógica o motor rodar a 4000 rpms sem estar engatado tambem está a esforçar os mesmo que está em 1ª ou em 2ª?

ar156ob4.gif

ja e' a 3a vez que dizes que tens razao, achas isso assim tao importante?

Como eu disse no post anterior, depende do que se entende por "esforco"... Portanto nao ha ca razoes ou meias razoes.
nãos e trata de importante ou não mas o user xico_perto é que disse logo no inicio que tinha razão e acabava ali a discussão!

e?então se fizeres uma viagem ou mesmo centro da cidade sempre em 1º as 4000,é igual a ires em 4 ou 5º?
depois diz-me quanto tempo dura o motor e os componentes!

nãos e trata de importante ou não mas o user xico_perto é que disse logo no inicio que tinha razão e acabava ali a discussão!
o xicos_perto assumiu a primeira definicao de "esforco" de que eu falei. Tu assumiste a segunda, portanto estao os dois certos... ou os dois errados, dependendo da perspectiva.:D

;)

citação:Originalmente colocada por xicos perto

4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.

Mas o esforço do motor é diferente.
Tens que ter em conta o acrescimo de atrito da estrada, do ar e claro dos elementos moveis da viatura, tudo isso aumenta com a velocidade;)

Esta tudo dito aqui, ponto final nao compliquem

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?

Tambem posso meter a colher?[:p]

Eu tinha a msm opinião que o xicos_esperto, mas quando o darth disse aquilo de ir de lisboa ao porto em 1ª pus me a pensar...

O motor quando vai em 5ª a 4000 Rpms vai a fazer força nas rodas para elas andarem para a frente, no entanto se fores em 1ª o motor vai mais a travar as rodas do que a faze-las andar.

Se fores em 5ª e tirares o pe do acelarador, o carro apenas vai perdendo velocidade gradualmente, mas se fores em 1ª ele manda um "soluço" e perde velocidade mt mais rapidamente;)

Se calhar tou aqui a dizer uma bacorada, mas pra mim o motor desgasta-se menos em 5ª pelas razões que disse acima;)

ar156ob4.gif

Boas C3_soul, o meu nick é xicos perto, de xicos que estão perto e não de chico esperto, acho que isso não sou:D
Mas na boa, tou só na risada:D

Depois estamos a falar do esforço e não do desgaste do motor.

Podes fazer uma experiencia caseira, mais uma? porra:D

1º pões o carro em 1ª velocidade ás 4 mil rpms em recta com o carro estabilizado e verifica o seu consumo instantaneo.

2º Depois faz exactamente o mesmo só que em 5ª velocidade.

3º tiras as tuas conclusões;)

Nota: como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento.

Desculpa, não vi bem o teu nick[8)][8)]

Infelismente não posso fazer essa experiencia por que o meu carro não tem CB[:p]

Mas não concordo quando dizes que "como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento."

Então se fores numa descida em 1ª vais a travar o carro com motor, logo isto representa desgaste para o mesmo, e no entanto o consumo instantâneo é 0;)

ar156ob4.gif

o xicos_perto assumiu a primeira definicao de "esforco" de que eu falei. Tu assumiste a segunda, portanto estao os dois certos... ou os dois errados, dependendo da perspectiva.:D

;)
assim ficamos todos contentes!:D[:p]

é claro q o esforço e desgaste é o mesmo! mas para comparar tem q ser em horas de trabalho, n´em km

e?então se fizeres uma viagem ou mesmo centro da cidade sempre em 1º as 4000,é igual a ires em 4 ou 5º?
depois diz-me quanto tempo dura o motor e os componentes!
O motor dura o mesmo... Já a embraiagem não garanto... Assim como a caixa...

Então por essa lógica o motor rodar a 4000 rpms sem estar engatado tambem está a esforçar os mesmo que está em 1ª ou em 2ª?

ar156ob4.gif

sim, 4000rpm são 4000rpm, o esforço produzido é o mesmo, seja em que caso for.
estão a falar nos consumos instantâneos, e que isso revela o esforço. mas a gasolina aqui funciona como energia, se faltar energia é que o esforço irá aumentar.

Infelismente não posso fazer essa experiencia por que o meu carro não tem CB[:p]

Mas não concordo quando dizes que "como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento."

Então se fores numa descida em 1ª vais a travar o carro com motor, logo isto representa desgaste para o mesmo, e no entanto o consumo instantâneo é 0;)

ar156ob4.gif

C3_soul....

É esforço e não desgaste.

O motor mesmo em ponto morto qdo está em funcionamento tem desgaste.

Qdo engatado a descer, é fornecida energia das rodas ao motor, o que o faz mover, por isso não está em esforço. Mas claro que tem desgaste.

ar156ob4.gif

C3_soul....

É esforço e não desgaste.

O motor mesmo em ponto morto qdo está em funcionamento tem desgaste.

Qdo engatado a descer, é fornecida energia das rodas ao motor, o que o faz mover, por isso não está em esforço. Mas claro que tem desgaste.

Então qual é a tua definição de esforço?:D:D

Para mim esforçar uma coisa é desgasta-la mais do que o normal[8D]

ar156ob4.gif

Tem a ver com o atrito/rotações... o menor esforço possivel, é em 5ª a 50kms/h a descer... O maior acredito que seja a subir, a fundo em 5ª a 50kms/h tambem...

Mas façam outra experiencia, sim outra:D

Circulem em 1ª velocidade numa rotação qqr constante estabilizada durante alguns segundos em recta, e carreguem no pedal do acelerador a fundo e verifiquem o tempo de resposta.

Depois façam o mesmo em 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª e verifiquem o tempo de resposta.

O tempo de resposta tem a a ver com o esforço que o motor tem que fazer para fazer o carro subir de velocidade.

O tempo de resporta varia consoante a velocidade da viatura devido ao atrito causado, sendo o do ar uma das principais condicionantes.

citação:Originalmente colocada por lionbest

Tem a ver com o atrito/rotações... o menor esforço possivel, é em 5ª a 50kms/h a descer... O maior acredito que seja a subir, a fundo em 5ª a 50kms/h tambem...

Tás enganado...

O atrito aumenta na mesma proporção das rotações;)
Logo quanto mais rotações, mais atrito;)

ar156ob4.gif

Back