Motor e rotações

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.
ia?aquilo tinha um barulho infernal,coisa que não acontecia,caso fosse numa velocidade mais alta!

isso é o ruido perceptivel. a uma velocaide alta não ouves tanto porque existem outros ruidos, o de rolamento e o aerodinâmico.

citação:Originalmente colocada por AF147

um colega meu com um 205 ficou com a 1º engatada e não conseguia tira-la,e só consegui fazer 4 km,porque o motor estava a aquecer mt,e a desgasta-lo.
Mas o motor ia a fazer o mesmo esforço, simplesmente o carro não tinha ou não atingia velocidade suficiente para permitir uma boa refrigeração do motor.
ia?aquilo tinha um barulho infernal,coisa que não acontecia,caso fosse numa velocidade mais alta!

isso é o ruido perceptivel. a uma velocaide alta não ouves tanto porque existem outros ruidos, o de rolamento e o aerodinâmico.
não concordo,faz o teste no teu carro!;)

citação:Originalmente colocada por colin

Mas desgaste de quê ao certo?
E qual pode ser a explicação para isso?
Que esforços estão envolvidos?
desgaste do motor e caixa e embraiagem!

Embraiagem percebo perfeitamente.
Da caixa também vou dizer que sim.

Mas do motor pq? Qual a explicação? E de que componentes?
porque o motor estando sujeito,a grandes variações de velocidade e rotação,faz com que o motor tenha um desgaste maior!
sinceramente não sei que componentes são.

não concordo,faz o teste no teu carro!;)

já fiz. uma vez tinha o carro "no ar", com suportes laterais e decidi experimentar engatar (5ª) e acelerar para ver como era. acelerou dos 0-200 para aí em 3s :D e o baralho do motor estava todo lá.

ok... ficamos então na mesma... não há razões para ter um desgaste maior. Será assim porque sim, portanto.

As peças, são todas as peças móveis do motor. Sobretudo os segmentos...

vcs são uns complicados do caraças.... uma camião q trabalha numa pedreira e outro que anda na estrada, qual a diferença?

um anda em 1 e 2ª velocidade, e o q anda na estrada anda sempre nas velocidades elevadas...agora qual dura mais? o 1 ou o 2? claro que nisto o q conta são as horas de trabalho cada hora corresponde a x km, mas o desgaste nos dois é o mesmo

tentem compreender o desgaste é o mesmo pq no fundo ele só está a andar a 4000rpm o resto, caixa, transmissões, etc é q vai ter um desgaste anormal,

o aquecimento n devia contar para isto, pq o autor do tópico apenas perguntou qual faz mais esforço ou tem mais desgaste.

ok... ficamos então na mesma... não há razões para ter um desgaste maior. Será assim porque sim, portanto.
não há razão?[8)]então no para arranca tens uma mudança de rotação enorme de um momento para o outro e isso não desgasta o motor?
Quando mt gente compra um carro usado ficam todos contentes com "o carro só fazia auto-estrada,logo tem um desgaste mt menor"

Pois. O pior é que as perdas mecânicas por atrito (nos segmentos, lá está) crescem, e muito, com o aumento de velocidade de rotação. Portanto, desgaste nos segmentos será tanto maior quanto maior for a velocidade de rotação.

Os esforços mecânicos nos componentes causados pelas forças de inércia crescem com o quadrado da velocidade. Portanto, quanto maior a velocidade de rotação, mais esforços serão feitos nos componentes móveis.

A pressão máxima atingida dentro de um cilindro (afectando paredes de cilindros, cabeça do motor, topo do embolo e segmento de compressão, principalmente) depende da carga imposta ao motor. Para circularmos a 120km/h precisamos de mais potência do que para circular a 30km/h. Logo, maiores pressões máximas dentro do cilindro e maiores esforços no componentes que falei.

Que razões (lógicas, físicas, que não sejam o "porque sim") há para haver maior esforço de um motor a andar devagarinho?

Ah! Finalmente! Variações bruscas de rotação! Pronto! Uma razão que me parece válida. As acelerações bruscas trazem grandes eforços de inércia aos componentes móveis. Será que, para uma utilização cuidada, se sobrepõe às razões que apresentei?

Eu só queria trocar ideias e expor o meu ponto de vista. Agora, na base do "é assim porque é2, não podemos esclarecer a pergunta principal do tópico.

cumps

Ah! Finalmente! Variações bruscas de rotação! Pronto! Uma razão que me parece válida. As acelerações bruscas trazem grandes eforços de inércia aos componentes móveis. Será que, para uma utilização cuidada, se sobrepõe às razões que apresentei?

Eu só queria trocar ideias e expor o meu ponto de vista. Agora, na base do "é assim porque é2, não podemos esclarecer a pergunta principal do tópico.

cumps
há mt que ando a dizer "variações";)
mesmo sendo cuidada,acho que o desgaste vai ser sempre superior!se tiveres um carro com 100000 km de estrada e outro de cidade,o de estrada vai parecer novo a beira do outro,porque em cidade é dificil haver uitlização cuidada.

Quando mt gente compra um carro usado ficam todos contentes com "o carro só fazia auto-estrada,logo tem um desgaste mt menor"

Só mais uma coisa. Eu quando faço as perguntas chatas "E pq? E que razões? E que peças?" é mais naquela de promover a troca de ideias e "obrigar-nos" a pensar nas coisas.

Eu, sinceramente, não sou de comer tudo que me metem à frente. Para mim as coisas para serem de uma determinada maneira, tem de haver razões para isso. Se não, quem me garante que não me andam a enganar a vender o carro que só fazia auto-estrada e tá como novo apesar de ter 350mil km?

cumps

mesmo sendo cuidada,acho que o desgaste vai ser sempre superior!se tiveres um carro com 100000 km de estrada e outro de cidade,o de estrada vai parecer novo a beira do outro,porque em cidade é dificil haver uitlização cuidada.

Mas isso tem muito que se lhe diga... Pode haver gente cuidadosa mesmo em cidade (eu considero que poupo bastante o meu carro) e há gente que mesmo em auto-estrada esmifra o carro até mais não.

A questão do "vai ser sempre superior" não é, com certeza, assim tão linear.

Mas isso tem muito que se lhe diga... Pode haver gente cuidadosa mesmo em cidade (eu considero que poupo bastante o meu carro) e há gente que mesmo em auto-estrada esmifra o carro até mais não.

A questão do "vai ser sempre superior" não é, com certeza, assim tão linear.
resumindo o desgaste só de depende do dono!

resumindo o desgaste só de depende do dono!

Concordo que, em grande parte, o dono terá responsabilidade no desgaste que o carro sofre. Cabe-lhe a ele saber os prós e os contras de determinadas utilizações (com as reduções à cão, o andar sempre a fundo, o andar sempre a morrer, o esperar que aqueça até esmifrar o carro) e escolher a sua maneira de utilizar o carro.

citação:Originalmente colocada por caz

vcs são uns complicados do caraças.... uma camião q trabalha numa pedreira e outro que anda na estrada, qual a diferença?

um anda em 1 e 2ª velocidade, e o q anda na estrada anda sempre nas velocidades elevadas...agora qual dura mais? o 1 ou o 2? claro que nisto o q conta são as horas de trabalho cada hora corresponde a x km, mas o desgaste nos dois é o mesmo

tentem compreender o desgaste é o mesmo pq no fundo ele só está a andar a 4000rpm o resto, caixa, transmissões, etc é q vai ter um desgaste anormal,

o aquecimento n devia contar para isto, pq o autor do tópico apenas perguntou qual faz mais esforço ou tem mais desgaste.

1 ajuda

1h = 50 kms

citação:Originalmente colocada por rjtd21

Boas. Aqui vai uma dúvida, provavelmente estúpida.
Queria saber o seguinte:
O esforço do motor qdo vai à rotação X é igual, qualquer que seja a mudança engatada?

É [:p]
Mas, no entanto, esse esforço pode ser diferente a essa mesma rotação. Agora é independente da relação da caixa enfrenada. Depende da carga a que o motor está a ser solicitado. Ou seja, da dose de combustível que está a ser introduzido. Por exemplo podemos circular em 1ª velocidade às 2000 rpm só com uma leve pressão no acelerador. Numa subida, estamos à mesma rotação e com muito mais consumo de combustível.

Em relação às velocidades engrenadas o esforço do motor pode ser o mesmo em 1ª ou em 6ª. Não se esqueçam que a caixa de velocidades desmultiplica todas estas forças. Converte mais velocidade, reduzido os binários disponíveis.

4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
também concordo com isto.
se fores com o carro carregado numa subida em 1ª às 4000rpm, será igual a ir numa AE em 5ª às 4000rpm

entao o k voces kerem dizer é k a velocidade constante o desgaste do motor é igual para o mesmo carro,mesmo dono,mesmos pés...numa 1ª e numa 5ª?

ora isto no vazio ou seja sem atrito e sem factores externos,um motor a funcionar em 1ª as 4mil rpm e um motor a funcionar em 5ª as 4mil rpm o desgaste/esforco vai ser igual?

eu n percebo pouco ou nd de mecanica,tenho algumas bases de fisica pk sou obrigado a te-la ha mts anos lolol

mas axo uma questao mt boa a do topico,ha alguem k tenha certezas e factos k comprovem o k diz?

Back